Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
soundastra

Volume Caixa de Som (Duvidas)

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

 

Pessoal, tava olhando no site JBL, os meus auto falantes (Tornado 4000 15'), ao menos pelo que eu entendi, ta 65 litros recomendado, com 2 dutos de 10x8 (diamxcomp).

 

Ou seja, minha caixa, com 2 tornados, deveria ter algo em torno de 130 litros, e 4 dutos, certo? Devo considerar o valor bruto (comprimento X altura X largura) ou o valor liquido (comprimento X altura X largura - volume auto falante - volume duto)?

Porque tava observando a minha caixa ela tem 52cm x 52cm x 96cm, descontando a largura do MDF 48x48x92, logo 212 litros, ta sobrando muito, não acham??

Editado por soundastra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa Tiago, não consegui excluir aquele tópico, vou printar o seu comentário do outro aqui, grato!

 

 

2lbzyb5.png

 

Todos concordam com o Tiago? E sobre as %, não tenho nem noção kkkk

 

A questão é, pela proporção 1000RMS x 100AMP eu precisaria de mais 6 baterias, e espaço é um grande problema pra mim... =(

Editado por soundastra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A verdade quem vai determina será a sintonia e corte utilizado, pois essa regra é padrão agora para algo específico muda essa regra, lembrando que um som voltado ao subgrave consome mais que um som voltado ao grave que consome mais que um som voltado ao pancadão.

 

Se deseja algo mais exclusivo na resposta pode economizar a quantidade de bateria e ainda tem o maior db que a quantidade padrão devido a sintonia mais alta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A verdade quem vai determina será a sintonia e corte utilizado, pois essa regra é padrão agora para algo específico muda essa regra, lembrando que um som voltado ao subgrave consome mais que um som voltado ao grave que consome mais que um som voltado ao pancadão.

 

Se deseja algo mais exclusivo na resposta pode economizar a quantidade de bateria e ainda tem o maior db que a quantidade padrão devido a sintonia mais alta.

Vou dar uma pesquisada e tentar traduzir o que tu falou, mas se for questão de estilo musical, é pra tocar Eletronica (House, Deep), um pouco de Funk (não preciso dar prioridade pra isso, odeio, é só pra agradar a mulherada kk).

 

E essa questão de corte e sintonia, como devo interpretar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Soundastra, deixa a relação de todos os módulos do seu set, assim nos conseguiremos calcular uma média do consumo total. vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra seu som 400ah e uma fonte parruda já ta otimo. compra mais 2 dessas q vc já tem pra ficar 4 e uma fonte jfa150, ou usina 150, ou overloud150 e tem outras marcas também, eu prefiro a jfa depois q vem as outras, e pode por um sd800 ou banda7k ou taramps8000, q vai ficar bom e tocar no talo por muito tempo, no modulo vai no mais barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Soundastra, deixa a relação de todos os módulos do seu set, assim nos conseguiremos calcular uma média do consumo total. vlw

 

 

2 - Auto Falante Tornado 4000 (2000 rms) 15'

(Caixa 4 dutos redondos de 4' e 8cm de comprimento, 140lts, madeira 15mm)

Módulo Amplificador HD3500

 

4 - Corneta Selenium d200

2 - Super Tweeters HST 600

Módulo Amplificador Stetsom vs 400.4

 

Crossover Stetsom Stx 64

Voltimetro Stetsom VT3

 

2 - Baterias de torre AGM 100 amperes cada

1 - Bateria Moura 60 amperes no motor

 

 

pra seu som 400ah e uma fonte parruda já ta otimo. compra mais 2 dessas q vc já tem pra ficar 4 e uma fonte jfa150, ou usina 150, ou overloud150 e tem outras marcas também, eu prefiro a jfa depois q vem as outras, e pode por um sd800 ou banda7k ou taramps8000, q vai ficar bom e tocar no talo por muito tempo, no modulo vai no mais barato.

Tenho o pequeno problema, nos lugares que frequento, Rave, etc, não existem tomadas perto =(

Quanto a qualidade, qual melhor módulo dos citados? Banda Viking?

Editado por soundastra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daew galerinha, agora ta instalado, tudo certo e ficou muito bom.

 

Pra instalação mandei refazer toda a fiação desde o alternador com fios mais grossos, e coloquei cabos RCA blindados da Stetsom em todo o conjunto da obra -rs

 

Coloquei pra tocar no reveillon da minha cidade, que costuma ser agitado (para uma cidade pequena, obvio) e fiquei surpreso com o resultado. Minhas baterias estavão praticamente descarregadas, tive de manter o carro ligado desde a 1h até as 6h, e só se ouvia meu som ao redor, não tinha pra ninguém. Porém, algo que me deixou bastante intrigado foi um cheiro de queimado que saiu de dentro da caixa com os Tornados, sentia um forte cheiro saindo pelos dutos, alguém sabe me dizer o que é isso?

 

Ta certo que exagerei um pouco no volume, apesar de os Tornados não terem distorcido, o amplificador chegava a clipar em graves não muito altos, será pela falta de bateria? O que explica o cheiro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daew galerinha, agora ta instalado, tudo certo e ficou muito bom.

 

Pra instalação mandei refazer toda a fiação desde o alternador com fios mais grossos, e coloquei cabos RCA blindados da Stetsom em todo o conjunto da obra -rs

 

Coloquei pra tocar no reveillon da minha cidade, que costuma ser agitado (para uma cidade pequena, obvio) e fiquei surpreso com o resultado. Minhas baterias estavão praticamente descarregadas, tive de manter o carro ligado desde a 1h até as 6h, e só se ouvia meu som ao redor, não tinha pra ninguém. Porém, algo que me deixou bastante intrigado foi um cheiro de queimado que saiu de dentro da caixa com os Tornados, sentia um forte cheiro saindo pelos dutos, alguém sabe me dizer o que é isso?

 

Ta certo que exagerei um pouco no volume, apesar de os Tornados não terem distorcido, o amplificador chegava a clipar em graves não muito altos, será pela falta de bateria? O que explica o cheiro?

 

pode ser pq os falantes tavam novos e vc tava amaciando ainda ou excesso de distorção mesmo. compra uma fonte pq carro ligado parado por muito tempo e toda vez uma hora ele bate o motor pq aquece muito e só o radiador nao da conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode ser pq os falantes tavam novos e vc tava amaciando ainda ou excesso de distorção mesmo. compra uma fonte pq carro ligado parado por muito tempo e toda vez uma hora ele bate o motor pq aquece muito e só o radiador nao da conta.

Já comprei!! Valeu conselho

Editado por soundastra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tava olhando no site JBL, os meus auto falantes (Tornado 4000 15'), ao menos pelo que eu entendi, ta 65 litros recomendado, com 2 dutos de 10x8 (diamxcomp).

 

Ou seja, minha caixa, com 2 tornados, deveria ter algo em torno de 130 litros, e 4 dutos, certo? Devo considerar o valor bruto (comprimento X altura X largura) ou o valor liquido (comprimento X altura X largura - volume auto falante - volume duto)?

Porque tava observando a minha caixa ela tem 52cm x 52cm x 96cm, descontando a largura do MDF 48x48x92, logo 212 litros, ta sobrando muito, não acham??

Editado por soundastra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, me tirou um milhão de dúvidas da cabeça... Mas surgiram outras kkkkkk

Vou pesquisar sobre minhas novas dúvidas, qqr coisa pergunto!

 

Valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém?

 

Aprenda uma coisa:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

 

Onde tem: Calculando o tamanho das chapas de madeira e em função do tipo de caixa

Especifique a espessura da madeira e escolha entre medidas internas ou externa

 

Depois disso verifique qual o volume que o falante ocupa (no portifólio ou site deve ter) e subtraia do volume achado, nesse caso 2x Volumes.

 

Se tiver maior do que 2x65 é porque está errada a caixa.

 

Se tiver ligeiramente maior, verifique se a caixa tem divisória entre as câmaras (lembrando que cada falante deve ocupar 65l e não uma câmara de 130l para 02).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...