Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
tecnologia83

FREQUÊNCIA DE CORTE - Mid, Tweeter e Sub

Recommended Posts

Estou criando esse tópico para tentar solucionar algumas duvidas comuns entre pessoas que não possuem razoável conhecimento como eu, no tocante a frequencias de corte para mid, tweeter e Sub, regulagens no player e no Amp.

 

 

Tenho um kit 2 vias frontal DLS, 1 kit 2 vias traseiro (morel tempo6) (tampão porta-mala), subwoofer em caixa selada questo 350 rms.

 

Tenho 2 módulos, 1 hertz HDP4 e 1 HDP5, ambos biamplificando os kits 2 vias e amplificando o sub. não está sendo utilizado os crossovers dos kits. o HDP4 toca biamplificando o kit frontal, e o HDP5 toca biamplificando o kit 2 vias traseiro + sub.

 

O Player é um KENWOOD EXCELON 7710, o qual possui todos ajustes necessários.

 

 

 

 

Perguntas:

 

CORTES NOS MÓDULOS:

 

 

1) Em quanto devo deixar os cortes para os tweeters dianteiros e traseiros

 

2) " " para mid dianteiro e traseiro

 

3) " " para subwoofer

 

4) Slope, devo deixar em 6, 12, 18 ou 24 db para tweeters, mid e sub

 

 

 

 

CORTES NO PLAYER:

 

 

1) Em quanto devo deixar os cortes para os tweeters dianteiros e traseiros

 

2) " " para mid dianteiro e traseiro

 

3) " " para subwoofer

 

4) Slope, devo deixar em 6, 12, 18 ou 24 db para tweeters, mid e sub ?

 

 

 

 

 

 

Agradeço a todos desde já

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um começo rápido e rasteiro:

 

1) Desligue e não utilize o kit traseiro. Normalmente ele vai apenas atrapalhar a correta formação do palco sonoro que deve sempre ser na frente do motorista

2) Deixe os crossovers dos amplificadores totalmente em FULL / BYPASS, utiliza apenas o player

3) Parta do arroz com feijão cortando o kti entre mid e twt em 2500Hz a 12 Db / 8A e o mid e sub em 80Hz 12 Db / 8a. Depois vá experimentando os cortes próximos e slopes e ajeitando de ouvido. Normalmente o corte passa alta do twt nunca deve ser menor que 2000Hz, cuidado para não baixar e estragar o falante. Também não cortaria o mid abaixo de 50Hz.

 

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O offtime foi uma mãe p/vc,,,,, não esqueça de agradecer.

 

 

CIROZOTALK

Editado por cirors

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um começo rápido e rasteiro:

 

1) Desligue e não utilize o kit traseiro. Normalmente ele vai apenas atrapalhar a correta formação do palco sonoro que deve sempre ser na frente do motorista

2) Deixe os crossovers dos amplificadores totalmente em FULL / BYPASS, utiliza apenas o player

3) Parta do arroz com feijão cortando o kti entre mid e twt em 2500Hz a 12 Db / 8A e o mid e sub em 80Hz 12 Db / 8a. Depois vá experimentando os cortes próximos e slopes e ajeitando de ouvido. Normalmente o corte passa alta do twt nunca deve ser menor que 2000Hz, cuidado para não baixar e estragar o falante. Também não cortaria o mid abaixo de 50Hz.

 

Espero ter ajudado!

 

 

Muito grato.

 

O sub está em 50hz.

 

O mid está em 60. mid de trás 80.

 

tweeter em 2000.

 

Slope está 24db,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Eu ja havia lido esses links que postou, mas não consegui resultado satisfatório, mesmo pq, cada sistema é diferente.

Editado por tecnologia83

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja havia lido esses links que postou, mas não consegui resultado satisfatório, mesmo pq, cada sistema é diferente.

já temos um belo poto de partida

tu sabe que o teu é diferente dos demais, então tratar o teu como os outros não é conveniente

sendo assim, o que a gente informar, pode não valer pra muita coisa!

:legal:

começa pelo que o offtime disse, e a partir daí vai ajustando

meu único conselho é não fazer um corte pro tweeter abaixo do que o manual informa que vem de fábrica, e se não informa, faça o corte em 2xFs com slope de pelo menos 12dB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano, grato. Porem, essa premissa básica já segui, e ainda restam outras duvidas abaixo

 

Tenho algumas duvidas, do que devo selecionar abaixo no módulo:

 

No meus dois módulos, existem as opções:

 

(HDP4): biamplifica o kit 2 vias frontal (tweeter e mid)

 

- level 1 a 6

- Pass mode: hi, full ou Lo

- Mode: St, mo

- Xover: 50 a 500

- xover: 80 a 3.3k

- Multiplier x1 ou x10

 

 

 

HDP5 (Biamplifica o kit traseiro 2 vias e amplifica o sub)

 

 

CANAL A

 

- level 1 a 6

- Pass mode: hi, full ou Lo

- HIGH PASS: 40-150

- LOW PASS: 80-3.3K

 

CANAL B

- Level 1 a 6

- Pass mode : hi ou full

- Hi pass: 80 a 3.3k

 

SUB

-Level 1 a 6

- low pass 40 a 150.

 

 

 

 

KIT 2 VIAS FRONTAL

 

- Tweeter: toca de 3.3 a 25khz. sensibilidade de 93

- mid: toca de 30 a 5khz. sensibilidade: 86db.

 

Nesse caso acima ouço muito mais o tweeter do que o mid, talvez pela sensibilidade do tweeter. O QUE EU PODERIA FAZER ?

 

 

 

 

CORTES NO PLAYER:

 

 

1) Em quanto devo deixar os cortes para os tweeters dianteiros e traseiros

 

2) " " para mid dianteiro e traseiro

 

3) " " para subwoofer

 

4) Slope, devo deixar em 6, 12, 18 ou 24 db para tweeters, mid e sub ?

 

 

 

 

Obrigado por tudo desde já

 

 

Um grande abraço !

Editado por tecnologia83

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Percebi uma coisa... Na verdade as tuas dúvidas não são sobre os cortes, mas sobre a operação dos equipamentos que tu tens em mãos

Põe aí nos amps:

- Level 1

- Pass mode full

- Mode st

Pra todos eles, o resto não faz diferença com essas configs

A unica coisa, no HDP5, caso o canal Sub não tenha pass mode separado pra ele, coloca o corte em 150, se tiver, coloca full

Isso pra começar

Se for feito isso todos os ajustes podem ser feitos pelo player a partir se agora

ATENÇÃO! CUIDADO! SE TU NÃO AJUSTOU NADA DO CROSSOVER DO PLAYER, FAÇA ANTES DE APLICAR VOLUME, POIS OA TWEETERS PODEM ESTAR TOTALMENTE DESPROTEGIDOS

 

Aí meu velho, se tuas ligações estão feitas de forma correta, olha o manual do kit qual é a Fs dos tweeters, coloca o HP em 2x esse valor e slope 12dB

Repete esse corte no LP dos mids

Corte HP dos mids comece em 80Hz 12dB

Kit dianteiro e traseiro com mesmos cortes, já que são os mesmos e já que o player não vai permitir cortes separados

Sub LP 60Hz 12dB

Tá feito o acerto inicial, BEEEEMMMMM SIMPLES, BEEEMMMMM SEM GANHO, BEEEEEMMMMM PROPENSO A FICAR MUITO RUIM

 

Vai ter que olhar nos manuais quais são os níveis de tensão mínimo e máximo do controle de ganho do amp e qual é o nivel de saída do player

Vai ter que subir o ganho dos canais dos subs e mids pra tentar igualar as tensões

Supondo que o amp vá de 1V até 5V e o player seja 4V, o minimo do amp corresponde a 5V e o máximo a 1V, então sobe o ganho só um pouco, pronto, player e amp estão com os ganhos igualados

Ganho dos tweeters vai no ouvido, já que a sensibilidade deles é bem maior vai ter que ter menos ganho, pode ser que tenha que diminuir isso no próprio player

Lembre de deixar os ganhos do kit traseiro mais baixo, se não vai matar teu palco

 

Depois disso tem que ir mexendo, principalmente dando tempo pro set todo amaciar, sem amaciar os falantes não vão tocar tudo que podem

Aos poucos desce o corte do sub, em SQ se usa cortes mais baixos, é comum ver subs cortados na faixa de 40Hz e com slopes altos, não que todos sejam assim, vai do set e do que o dono busca do que está ouvindo

Ao mesmo tempo aos poucos desce o corte dos mids e sobe o slope, slopes mais altos permitem aplicar mais potencia, mas prejudicam integração com o sube tornam o sistema mais analítico, tem que achar o teu ponto ideal, de acordo, novamente, com teu set e com teu gosto

O corte entre mid e tweeter já depende mais da curva de resposta dos mids, as vezes é dificil acertar, então quando se tem no manual as informações do ponto de corte e do tipo de corte, se começa por ali, se o teu tiver, pode usar isso em vez da "regra" do 2xFs

 

No mais, te faltou leitura, pesquisa e um pouco se empenho em querer entender as coisas, pois não existe receita "equipamentos A+B+C = regulagem X"

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano eu expliquei pra ele o que dá pra fazer via MP, o problema principal pelo que eu percebi é que o player dele não faz o corte twt/mid. Outra coisa, recomendei ele retirar o kit traseiro, por dois motivos, primeiro que atrapalha, segundo que o player dele consegue fazer alinhamento de TA em 4 canais (front/rear). Dessa forma ele conseguiria acertar o TA de todos os falantes.

 

No final das contas pra mim ele nao deveria usar o HDP4, usar só o 5ch e deixar o corte mid/twt no amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu imaginava que o 7710 não faria o papel de crossover, mas não quis entrar no detalhe pois não baixei o manual

nesse caso, é bem como tu disse

se ele ainda insistir em usar kit traseiro, perde o conforto de um alinhamento de tempo bem ajustado

pode também usar os 2 HDP, o 4 pra tocar tweeter frontal e kit traseiro (usando o cross passivo e ganho bem baixo) e o 5 pra tocar sub e mids da frente nas bridges, pode ser que o headroom fique interessante, mas novamente sem o alinhamento de tempo em função do kit traseiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De qq forma, na minha opiniao, o kit traseiro, mesmo atenuado, só atrapalha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu imaginava que o 7710 não faria o papel de crossover, mas não quis entrar no detalhe pois não baixei o manual

nesse caso, é bem como tu disse

se ele ainda insistir em usar kit traseiro, perde o conforto de um alinhamento de tempo bem ajustado

pode também usar os 2 HDP, o 4 pra tocar tweeter frontal e kit traseiro (usando o cross passivo e ganho bem baixo) e o 5 pra tocar sub e mids da frente nas bridges, pode ser que o headroom fique interessante, mas novamente sem o alinhamento de tempo em função do kit traseiro

 

O Offtime me ajudou muito, a exaustão.

 

Quanto ao kit atrás, uso muito esporadicamente, apenas quando vai alguem atrás ou não posso por algum motivo ficar ouvindo na frente. Meu uso é 70/80% apenas o kit frontal e deixo o fader em 100% só frontal. Quando preciso usar o de trás, regulo o fader em 70/30T ou 60/40T.

 

Uso o HDP4 biamplificando o frontal (tweeter e mid) e o HDP5 biamplificando o traseiro (tweeter e mid) e amplificando o sub.

 

 

 

A unica coisa que ainda não consegui chegar num resultado ótimo é o level do canal A e B do HDP4. O canal A é o mid (86db) e o B tweeter (93db). Como o tweeter tem 7 db a mais de sensibilidade, o level dele tem que ficar bem inferior ao do mid. Deixei em 2, e para o mid em 3, mas ainda assim acho que ficou o tweeter muito maisl alto e pronunciado. ALGUMA SUGESTÃO ?

 

 

 

O corte do mid deixei em 60 no player e slope 24db no player.

mid - no módulo deixei em 70 a 2500.

tweeter - deixei em 3.3k no modulo.

Sub deixei em em 60 e 24db de slope.

Editado por tecnologia83

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simples, baixa o ganho do canal dos tweeters no amp

se está no 2, coloca no mínimo

se ainda não funcionar, mantem assim e aumenta o ganho dos mids de 3 pra 3,5 ou 4

só cuida com o volume no player, pois pode ser que ganho 4 nos amps seja mais ganho do que seria o adequado pra saída do player, aí antes de chegar no máximo volume do player o amp já estará mandando distorção pros mids

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simples, baixa o ganho do canal dos tweeters no amp

se está no 2, coloca no mínimo

se ainda não funcionar, mantem assim e aumenta o ganho dos mids de 3 pra 3,5 ou 4

só cuida com o volume no player, pois pode ser que ganho 4 nos amps seja mais ganho do que seria o adequado pra saída do player, aí antes de chegar no máximo volume do player o amp já estará mandando distorção pros mids

 

Ok. obrigado.

 

E quanto aos parametros baixo, estão corretos ou dentro do aceitável ?

 

O corte do mid deixei em 60 no player e slope 24db no player.

mid - no módulo deixei em 70 a 2500.

tweeter - deixei em 3.3k no modulo.

Sub deixei em em 60 e 24db de slope.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A menos que o slope seja diferente no corte do mid pro tweeter, não há muita necessidade de deixar valores de cortes diferentes, deixa ambos no mesmo valor, ou 2.5k ou 3.3k

Isso considerando falantes com respostas planas ou proximo disso. Pra falantes com respostas com picos ou com deformações da curva, pode se fazer necessário mesmo cortes desencontrados, ou até pra ajustar alguma incoerência relacionada a má resposta do habitáculo. As variáveis podem ser grandes... Mas não pensa nisso nesse primeiro momento.

 

O corte HP do mid, não sei se percebeu, mas tu está aplicando dois ao mesmo tempo, um pelo amp e outro pelo player. Nada impede, e nesse caso pode baixar o corte mais, pode deixar por volta de 50~60Hz nos dois, vai estar trabalhando com uma "super proteção" contra baixas frequências nos mids, o que pode te proporcionar aplicar um pouco mais de potência (não significa que pode subir todo ganho e todo volume, mas pide aumentar um pouco o ganho pra ter um pouco mais de pegada nos mids, desde que não abuse do volume) e com isso já te ajuda a melhorar a sensação de tweeter sobrando que tem hoje

 

Do sub, muito complicado falar de corte de sub, vai do gosto, mas cortando mais baixo os mids pode cortar mais baixo o sub

Pode cortar antes tb, tipo 40Hz, e com slope mais suave, tipo 12 ou 18dB, pra evitar ficar com um degrau na transição entre eles

Tem que ser uma passagem suave do sub pros mids, caso tu goste se sub com mais pressão, senão uma nota fica muito alta e a seguinte, tocada pelos mids, fica muito baixa

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A menos que o slope seja diferente no corte do mid pro tweeter, não há muita necessidade de deixar valores de cortes diferentes, deixa ambos no mesmo valor, ou 2.5k ou 3.3k

Isso considerando falantes com respostas planas ou proximo disso. Pra falantes com respostas com picos ou com deformações da curva, pode se fazer necessário mesmo cortes desencontrados, ou até pra ajustar alguma incoerência relacionada a má resposta do habitáculo. As variáveis podem ser grandes... Mas não pensa nisso nesse primeiro momento.

 

O corte HP do mid, não sei se percebeu, mas tu está aplicando dois ao mesmo tempo, um pelo amp e outro pelo player. Nada impede, e nesse caso pode baixar o corte mais, pode deixar por volta de 50~60Hz nos dois, vai estar trabalhando com uma "super proteção" contra baixas frequências nos mids, o que pode te proporcionar aplicar um pouco mais de potência (não significa que pode subir todo ganho e todo volume, mas pide aumentar um pouco o ganho pra ter um pouco mais de pegada nos mids, desde que não abuse do volume) e com isso já te ajuda a melhorar a sensação de tweeter sobrando que tem hoje

 

Do sub, muito complicado falar de corte de sub, vai do gosto, mas cortando mais baixo os mids pode cortar mais baixo o sub

Pode cortar antes tb, tipo 40Hz, e com slope mais suave, tipo 12 ou 18dB, pra evitar ficar com um degrau na transição entre eles

Tem que ser uma passagem suave do sub pros mids, caso tu goste se sub com mais pressão, senão uma nota fica muito alta e a seguinte, tocada pelos mids, fica muito baixa

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Muito obrigado.

 

Mas se eu cortar em 50 para o MID, e deixar 40 para o sub, não ficaria um espaço de 10hz entre os dois, um "buraco" ?. Qual a diferença entre deixar o slope em 12, 18 e 24 ?. Sempre me recomendaram deixar o mais alto possivel, no caso 24.

 

Muito obrigado !

 

Abraço !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De qq forma, na minha opiniao, o kit traseiro, mesmo atenuado, só atrapalha.

 

Voce chegou ao ouvir o carro do Tiago Volpe durante o EMMA no Pr, o C5?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Muito obrigado.

 

Mas se eu cortar em 50 para o MID, e deixar 40 para o sub, não ficaria um espaço de 10hz entre os dois, um "buraco" ?. Qual a diferença entre deixar o slope em 12, 18 e 24 ?. Sempre me recomendaram deixar o mais alto possivel, no caso 24.

 

Muito obrigado !

 

Abraço !

Le o artigo do forum que fala sovre crossover.

Lá mostra os gráficos de cortes de 6, 12 e 18 db/8a...

 

Mas o slope é basicamente como será a atenuação das frequências no ponto de corte.

 

O quão preciso o corte será.

Note que o corte de 24db/8a é muito mais abrupto do que os cortes de 6/12 e 18.

 

De uma forma BEM simples, quanto menor o slope, mais suave será a transição.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal. Sou novo aqui no fórum e estou iniciando agora no SQ, por isso gostaria de algumas dicas pra estabelecer os cortes no meu som, pois tenho medo de tentar mexer sozinho e acabar queimando kits duas vias, sub e amps.

 

HU: Kenwood Excellon DNX 9140

 

Kit 2 Vias dianteiro: Hertz DSK 165.3 6,5 polegadas

 

Kit 2 Vias traseiro: Hertz DSK 130.5 5,0 polegadas

 

Amp p/ Kit 2 Vias: Banda 9.8 Voxxer 4 canais 980Wrms classe A/B

 

Cabo RCA Connection by Audison FT2 450

 

Cabo Speaker (vou usar residencial 100% cobre)

 

Subwoofer: JL Audio 12w1v2 350Wrms

 

Amp p/ Sub: Dat Pr500 Classe D

 

Portas tratadas com Manta Anti-ruídos de espuma de poliuretano antichamas 10mm

 

Os dois kit duas vias estão ligados no Banda 9.8, 1 por canal (estou com idéia de trocar o banda por um amp de qualidade, pois sei que os bandas não são bons pra SQ, conforme vi no fórum. Porém já tinha comprado pq o instalador me disse que era bom. Enfim, acabei entrando na furada). Os kit 2 vias traseiros vou deixar desligados, ligando-os apenas quando tiver passageiro atrás e bem atenuado.

Li no fórum a respeito de biamplificação e deixar os traseiros ligados diretos na HU. Entretanto, não tenho nem idéia de como fazer essa biamplificação e moro em cidade pequena do interior do paraná, então meu instalador também não vai saber fazer.

 

Mas enfim, a principal ajuda que eu queria é de como deixar os cortes de frequencia do sub, mid e tweeters, pois meu instalador não tem muita noção de como isso funciona, e até onde poderia chegar esses cortes. Pois nas leituras sobre SQ por aqui, vi que quanto mais baixos os cortes, melhor a qualidade. Mas não sei se o meu mid aguenta começar a tocar em 60hz, que é onde pretendia fazer o corte do sub. Os cortes do kit estão todos conforme o manual indica, com 2x o Fs do mid e do tweeter, e o corte do sub está em 100hz e o filtro subsônico em 35hz. Por favor, me ajudem, pq não quero tentar abaixar os cortes e acabar queimando algo por ter baixado de mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Boa tarde pessoal. Sou novo aqui no fórum e estou iniciando agora no SQ, por isso gostaria de algumas dicas pra estabelecer os cortes no meu som, pois tenho medo de tentar mexer sozinho e acabar queimando kits duas vias, sub e amps.

 

HU: Kenwood Excellon DNX 9140

 

Kit 2 Vias dianteiro: Hertz DSK 165.3 6,5 polegadas

 

Kit 2 Vias traseiro: Hertz DSK 130.5 5,0 polegadas

 

Amp p/ Kit 2 Vias: Banda 9.8 Voxxer 4 canais 980Wrms classe A/B

 

Cabo RCA Connection by Audison FT2 450

 

Cabo Speaker (vou usar residencial 100% cobre)

 

Subwoofer: JL Audio 12w1v2 350Wrms

 

Amp p/ Sub: Dat Pr500 Classe D

 

Portas tratadas com Manta Anti-ruídos de espuma de poliuretano antichamas 10mm

 

Os dois kit duas vias estão ligados no Banda 9.8, 1 por canal (estou com idéia de trocar o banda por um amp de qualidade, pois sei que os bandas não são bons pra SQ, conforme vi no fórum. Porém já tinha comprado pq o instalador me disse que era bom. Enfim, acabei entrando na furada). Os kit 2 vias traseiros vou deixar desligados, ligando-os apenas quando tiver passageiro atrás e bem atenuado.

Li no fórum a respeito de biamplificação e deixar os traseiros ligados diretos na HU. Entretanto, não tenho nem idéia de como fazer essa biamplificação e moro em cidade pequena do interior do paraná, então meu instalador também não vai saber fazer.

 

Mas enfim, a principal ajuda que eu queria é de como deixar os cortes de frequencia do sub, mid e tweeters, pois meu instalador não tem muita noção de como isso funciona, e até onde poderia chegar esses cortes. Pois nas leituras sobre SQ por aqui, vi que quanto mais baixos os cortes, melhor a qualidade. Mas não sei se o meu mid aguenta começar a tocar em 60hz, que é onde pretendia fazer o corte do sub. Os cortes do kit estão todos conforme o manual indica, com 2x o Fs do mid e do tweeter, e o corte do sub está em 100hz e o filtro subsônico em 35hz. Por favor, me ajudem, pq não quero tentar abaixar os cortes e acabar queimando algo por ter baixado de mais.

Tá tudo errado.

Primeiramente, seu player não tem crossover q faça todos os cortes, então, vc fará apenas o High-Pass do kit e o Low-Pass do sub, é continuará usando os crossovers do kit.

A "regrinha" de usar 2x a Fs é para o tw, não sendo usada para mid e/ou sub (até q há quem use para sub).

Tratando as portas poderá usar o HP do kit entre 50 e 80hz (dependerá do kit, da potência aplicada é alguns outros fatores).

O LP do sub não precisa ser no mesmo ponto do HP do kit, podendo até ser mais baixo.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá tudo errado.

Primeiramente, seu player não tem crossover q faça todos os cortes, então, vc fará apenas o High-Pass do kit e o Low-Pass do sub, é continuará usando os crossovers do kit.

A "regrinha" de usar 2x a Fs é para o tw, não sendo usada para mid e/ou sub (até q há quem use para sub).

Tratando as portas poderá usar o HP do kit entre 50 e 80hz (dependerá do kit, da potência aplicada é alguns outros fatores).

O LP do sub não precisa ser no mesmo ponto do HP do kit, podendo até ser mais baixo.

Faço os cortes no amp então, Alves? Na hu deixo tudo flat?

Os cortes no tweeter faço em 5600hz, sendo que o FS dele é 2800hz?

Quanto aos midbass, me falaram pra cortar em 60hz (é um hertz dsk 165.3 com Fs de 67, será que aguenta?) e cortar o sub em 50hz e deixar o slope em 12 ou 16, pra atenuar o sub  e casar com o mid. Está correto?

Como eu poderia biamplificar os kit 2 vias? manda um canal pra cada tweeter e cada midbass?

 

Desculpa, Alves. Tô te enchendo de perguntas, mas vi que você entende bastante sobre o tema e o pessoal respeita muito suas opiniões. Quase comprei um kit 2 vias GM por causa dos feedbacks que você e outros membros deram num outro tópico do fórum.

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema de fazer os cortes pelo amp é q a maioria dos amps não possuem crossover tão versátil assim e q não dá pra saber exatamente o corte usado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...