Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Novo mini-PA Full Horn

Recommended Posts

Depois de uns 5 anos de serviços prestados, chegou a hora de aposentar o meu velho cornetão (http://autoforum.com.br/topic/142292-minha-nova-cornetona/)

 

Enfim, no começo do ano uma chuva forte estourou a calha do depósito da minha mãe, a po*** toda alagou e molhou bastante a caixa. A madeira deteriorou, e nos últimos tempos a caixa estava bem capenga. E olha que na semana passada ainda segurou uma festa pra 100 pessoas sozinha e um dia inteiro tocando na loja, tanto DJ quanto banda. Chegou no fim do dia "batendo" tudo.

 

DSC_2539_zps07a4c68f.jpg

 

Resumindo, preciso de um sistema maior (e agora, modular) e que aguente a porrada. O SPL proporcionado pelos 8PW3 eram mais que suficientes pro uso corriqueiro dela, mas os eventos na loja estão crescendo e preciso ampliar o PAzinho. Por isto veio a ideia de partir logo pra 2x 15". Por caixa serão 1x 15" + driver D200 + supertweeter. E continuarei usando caixa cornetada, porque depois da primeira é meio impossível voltar atrás. Pra ter uma ideia, a caixa anterior me permitia ter som com perfeita inteligibilidade e ótimo SPL a cerca de 60 metros, numa boa. Eu conseguia deixá-la virada pro estacionamento da quadra e ainda ver o povo dançando junto aos carros. E isto com apenas 2 woofers de 8". Ter uma resposta melhor nos graves também ficou extremamente desejável.

 

Depois de muito rabiscar, cheguei neste projeto:

 

novacorneta-01_zpsd64f9ca5.jpg

 

No projeto não coloquei o local do driver e tweeter. Ainda vou decidí-los.

 

Cada corneta ficará com 51x51x51cm, algo que me permite transportar no carro, sem depender de usar o reboque e ficar sem ter onde estacionar a po*** toda. Talvez use rodízios pequenos com trava pra facilitar o deslocamento também. Devo usar compensado de 10mm bem travado, preciso de uma caixa não muito pesada. Ainda estou decidindo os materiais.

 

São cerca de 80L pra cada falante, onde vou usar um par de dutos de 100mm pra sintonizá-la entre 50 e 60Hz. No primeiro desenho os dutos são os círculos abaixo do falante. Os falantes eu vou montar, tenho os conjuntos magnéticos dos mids de 6" que tinha montado pro carro, 140mm x 25, bobina de 38mm, se não me falha a memória. Preciso apenas comprar um par de carcaças, cones, aranhas, bobinas novas e montar os novos woofers.

 

Pretendo amplificar cada uma com um SD250.2 + fonte CFTV de 30A, mas será numa próxima fase ($$$). Por hora, o SD + fonte que já tenho dará conta das duas (sim, tenho um problema de impedância a resolver).

 

Enfim, tenho um mês de "descanso" pro PAzinho. Em novembro já devo precisar dele de novo. A construção é simples, sem muita firula. Na semana que vem pretendo começar a empreita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá para reaproveitar os 8PW3 como midrange no sistema? Tá usando algo para bolar a caixa?

 

Agora mdf 10mm para 15" é fo** hein Klebão?

 

Tudo bem, não é la uma aplicação critica raifai modafoca, vai funcionar, facilitar por ficar mais leve... Mas daquele jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando tb.

 

Sou doido pra testar meus over numa caixa diferente... rs

 

Vai responder bem a partir de quantos hz será heim??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria melhor aposentar esses sd 250 e colocar um amp de verdade? THE BOMB HAS BEEN PLATED!

 

Tem os ETLJ de 550w tocaria muito melhor que as sd 250 e com bem mais qualidade sem duvida..

 

E o melhor de tudo! Sem gambiarras.

 

Modulo automotivo pra tocar em som P.A vale a pena comprar para tocar só os drivers, e tem que ser xing ling (1600gl melhor CXB atualmente)

Não adianta colocar sd250~sd400~banda~torramps, pra agudo que fica uma bosta, já testei e digo meu radio AM toca melhor :vts

THE BOMB HAS BEEN PLANTED 2 :vts

 

Sabe aquele som bacana, LIMPO com VIDA, subindo bem com aqueles agudos espessos? :vts

Amp residencial é a melhor escolha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

peor q tenho q concordar com o allan...

 

2 sd250 = 300,00

2 fonte = 200,00

 

+ cabos e tal, com pouco a mais de grana pega um amplificadorzim honesto de duzentos e vinte volts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não dá para reaproveitar os 8PW3 como midrange no sistema? Tá usando algo para bolar a caixa?

 

Agora mdf 10mm para 15" é fo** hein Klebão?

 

Tudo bem, não é la uma aplicação critica raifai modafoca, vai funcionar, facilitar por ficar mais leve... Mas daquele jeito.

 

 

Vou montar os 8PW3 em duas cornetinhas novas, mas só depois que estas estiverem prontas. Servirão para coisas menores, com 40W apenas. Quando eu preciso tocar baixo, a caixa atual acaba sendo ignorante demais. Mal dá pra relá no volume... :vts

 

Tô aqui matutando a estrutura... não sei se realmente vai ser possível usar 10mm, mas preciso que cada caixa pese no máximo 20kg. Tô com suspeita de hérnia de disco e não tô podendo brincar muito de carregar e descarregar isto não.

 

 

Qual 15'' e ST serão usados?

 

15" serão DIY, pelas especificações algo bem parecido com o 15PW3. O conjunto magnético terá praticamente a mesma medida. Não vai ser subão, nem a ideia é ter muito grave, apenas mais peso do que já conseguia com os 8".

 

acompanhando tb.

 

Sou doido pra testar meus over numa caixa diferente... rs

 

Vai responder bem a partir de quantos hz será heim??

 

Tocando bem nos 60Hz, pra mim tá ótimo.

 

 

Não seria melhor aposentar esses sd 250 e colocar um amp de verdade?

 

Tenho um Gradiente HAII guardado. BUT não pretendo usá-lo, pois preciso de simplicidade. Foi-se o tempo que eu tinha paciência pra desembarcar rack e caixas. Foi-se o tempo que eu rebocava um A1 + 2 Staner 1800, mesa, EQ, crossover, régua... Hoje eu preciso tocar a loja, o som tem que se virar sozinho.

 

Se eu achar um amp legal do tipo painel, até penso em sair da "gambiarra". Mas por hora ela me oferece potência e baixo custo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

peor q tenho q concordar com o allan...

 

2 sd250 = 300,00

2 fonte = 200,00

 

+ cabos e tal, com pouco a mais de grana pega um amplificadorzim honesto de duzentos e vinte volts

 

Um deles e a fonte eu já tenho. Teria que comprar outro conjunto.

 

E a vantagem é que já fica montado NA CAIXA. Empurrei pro canto e liguei na tomada, já era, tá tocando.

 

As vantagens de um sistema ativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando tbm. Sistema pequeno e eficiente me interessa bastante.

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dexa ver se entendi.

 

vão ser 2 caixas tipo satelite com 8 + drive + st (ou ti) e mais 2x 15 pra grave, isso?

pq não deixa o sd250 nos medios e pega um sd800 pra tocar nos 15 e no lugar de outra fonte, usa uma bateria veia boqueta junto com a fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se eu achar um amp legal do tipo painel, até penso em sair da "gambiarra". Mas por hora ela me oferece potência e baixo custo.

 

algo do tipo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-579902419-amplificador-ativador-xpa6000-transforme-sua-caixa-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593130493-amplificador-ativador-xpa1000-transforme-sua-caixa-_JM

 

?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem vídeo dessa caixa tocando?

 

Da muitaaa diferença entre usar uma dutada nos pw3 e usar essa ''whorn'' que tu usava?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dexa ver se entendi.

 

vão ser 2 caixas tipo satelite com 8 + drive + st (ou ti) e mais 2x 15 pra grave, isso?

pq não deixa o sd250 nos medios e pega um sd800 pra tocar nos 15 e no lugar de outra fonte, usa uma bateria veia boqueta junto com a fonte?

 

Não, as 15" serão fullrange. Basicamente meu problema hoje é: A corneta que tenho é muito grande pra eventos pequenos, e muito pequena pra eventos grandes. Mesmo ela se virando bem em eventos grandes, é muito diretiva. Com duas eu resolvo o problema de cobertura numa boa.

 

Por isto vou fazer uma bem menor com os woofers de 8", assim eu tenho uma opção pros eventos pequenos. São sistemas independentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Essa XPA1000 tem um preço bem interessante, hein?

 

Pena que são só 100W, precisava de um pouco mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem vídeo dessa caixa tocando?

 

Da muitaaa diferença entre usar uma dutada nos pw3 e usar essa ''whorn'' que tu usava?

 

Não tenho vídeo. Quase não tenho fotos dela.

 

E sim, tem muita diferença. Pra ter uma ideia, os 2 8PW3 tocam mais alto que o driver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vish.

 

Já dei a ideia do Juliano de fazer um 250.2 ou 250.1 com entrada 220V. Ia ficar perfeito pra muitas aplicações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vish.

 

Já dei a ideia do Juliano de fazer um 250.2 ou 250.1 com entrada 220V. Ia ficar perfeito pra muitas aplicações.

parece que o Carlos ja fez isso com um 700.. mas deu bastante trabalho..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esperado pra ver quantas páginas vai levar pro tópico não dar em nada :vts

e a sala dedicada com uma horn no teto heim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...