Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SparxxD

SQ Básico - Pioneer 6080, Hertz ESK 165, JL 10WXv2, DAT PR4160

Recommended Posts

Boa noite galera!

 

 

EDIT: Tudo comprado (página 2 e 3). Fotos pág. 03

 

 

Ficou:

- Hertz ESK 165

- Hertz DCX 170.3 (no player)

- JL 10' WXv2-4

- DAT PR4160

- Fiação Technoise (RCA 800 e paralelo 100% cobre)

 

 

Tópico original:

 

Gostaria de dar um Up no som do carro (Palio 2013, modelo "novo"). Atualmente possuo:

 

- HU Pioneer DEH-6080UB de 2008 (3x RCA 4v, 4x 22 rms);

- Kit 2 vias Hertz ESK 165 (4 ohms, 200 rms o par).

 

No carro anterior (Astra 2 portas), nas laterais traseiras ele tinha falantes Selenium 5x7", o que não deixava o som tão ruim. Agora no Palio, que utilizo só o kit na frente sem falante nas portas traseiras, estou achando o som bem ruim. A voz não tem aquela "pegada" forte (provavelmente falta de amplificação decente) e o grave é fraco de mais.

 

Então eu quero um som que dê voz, e que o grave acompanhe "decentemente" (mas não precisa ser muito forte). Dizem que meu kit Hertz amplificado fica com um grave muito legal, então gostaria de ver a possibilidade de utilizar apenas falantes nas portas, sem colocar nada no porta-malas pois preciso dele todo. Além do mais, vou utilizar apenas a bateria Moura 60Ah original.

 

Pensei em algumas alternativas:

 

1- Colocar um Coaxial bom nas portas traseiras e um amplificador* para o Kit Hertz + Coaxial;

2- Colocar um Woofer/Midbass nas portas traseiras e um amplificador* para o Kit Hertz + Woofer/Midbass.

*(o amplificadorgostaria de colocar embaixo do banco do motorista)

 

Será que consigo fazer um som decente assim??

 

Não entendo muito, mas estive dando uma olhada nos coaxiais. Me interessei por estes:

- Hertz ECX 165.5 (70 rms, 4 ohms) - R$ 280,00;

- Focal Integration IC-165 ou ISC-165 (não entendi a diferença entre eles, ambos tem 70 rms, 4 ohms, e demais especificações idênticas. Talvez um seja modelo antigo e o outro novo) - R$ 350,00;

- Morel Maximo 6" (80 rms, 4 ohms) - R$ 390,00.

 

Sei que existem muitas marcas boas por aí, então por favor, opinem! rsrsrsrs

Em questão de preço, gostaria de gastar:

 

Até R$ 400,00 no Coaxial ou Woofer/Midbass, mas posso esticar até uns R$ 470,00;

Até R$ 700,00 no Amplificador, mas posso esticar até uns R$ 850,00.

 

Equipamentos das marcas Focal, JBL, Rockford Fosgate e MTX eu consigo um preço legal, em média 20% a menos que nas lojas.

 

 

E aí pessoal, o que me dizem?? Eu realmente não gostaria de colocar sub, pelos motivos que descrevi ali em cima e também porque utilizo o carro apenas nos fins de semana, não fazendo sentido investir um dinheiro alto que vai ficar a maior parte do tempo parado.

 

 

Aguardo respostas []-[]

Obrigado pela ajuda galera!!!

 

Abraços!

Editado por SparxxD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela pouca experiência que eu tenho, lendo o próprio forum e outros artigos, acho que a melhor opção em qualidade seria um sub mesmo, no seu caso um de 8" que precise de uma caixa de menor litragem, entre 10 e 12. Mas vale a pena esperar as dicas dos mais experientes, to só dando um palpite aqui hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, que nada, qualquer ajuda é muito bem vinda!!

 

É, talvez um sub de 8", mas a caixa teria que ser muuuuuito pequena mesmo, uns 10- 15 litros. E ainda assim tem o espaço que o amplificador ocuparia no porta-malas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- HU Pioneer DEH-6080UB de 2008 (3x RCA 4v, 4x 22 rms);

- Kit 2 vias Hertz ESK 165 (4 ohms, 200 rms o par).

 

Então eu quero um som que dê voz, e que o grave acompanhe "decentemente" (mas não precisa ser muito forte). Dizem que meu kit Hertz amplificado fica com um grave muito legal, então gostaria de ver a possibilidade de utilizar apenas falantes nas portas, sem colocar nada no porta-malas pois preciso dele todo. Além do mais, vou utilizar apenas a bateria Moura 60Ah original.

 

Pensei em algumas alternativas:

 

1- Colocar um Coaxial bom nas portas traseiras e um amplificador* para o Kit Hertz + Coaxial;

2- Colocar um Woofer/Midbass nas portas traseiras e um amplificador* para o Kit Hertz + Woofer/Midbass.

*(o amplificadorgostaria de colocar embaixo do banco do motorista)

 

Será que consigo fazer um som decente assim??

 

 

Equipamentos das marcas Focal, JBL, Rockford Fosgate e MTX eu consigo um preço legal, em média 20% a menos que nas lojas.

 

Brother,

 

É o seguinte, se você quer um SQ básico, esqueça coaxial! Só vão atrapalhar OU se realmente quer, coloque mas sem amplificar, deixe beeeeeeem atenuado...

Seu kit é bom para SQ de entrada sim, o mid dele é bem parrudo. Toca mto bem. O tweeter é um pouco estridente, mas é bom tb.

 

Agora vamos ao que interessa.

Quer SQ mesmo ? Pegue um sub de 10" do tipo RE Audio, Morel, JL, etc.

Se consegue os amps mais em conta, dessas marcas citadas, para SQ só Focal. Pegue um 4 canais e 1 de canal para o sub ou procure de outra marca 5 canais, só que nesse caso, por 850,00 terá que garimpar mto aqui nos classificados do fórum para encontrar algo bom nesse valor.

O ideal seria um amp 5 canais para tudo mesmo. DAT Ex5, MB Quart OA 1100.5, Hertz HCP 5...

Sinceramente, eu juntaria o valor do coaxial + o valor do amp e pegaria um amp melhor!

 

Bateria não tem problema desde que vc não escute com o carro desligado.

 

Outra coisa, qual cabeamento vc usa ? Pretende mudar ?

Tem tratamento nas portas ? Isso melhor muito o mid do kit, e com isso, não teria necessidade colocar um par de coaxial...

 

Prefere caixa selada ou dutada ? O que vc curte mais de música ?

 

Diz ai.. :legal:

Editado por Kired

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo o amigo Kired:

 

Na verdade, quero um som voltado para SQ (não precisa ser propriamente um...), e tem a questão de que não posso perder o já pequeno porta-malas do paliozinho...

 

Sobre a bateria, escuto mais o som com o carro desligado do que ligado hahahah mais um ponto que considero negativo no caso de colocar um sub...

 

Mas se fosse pra colocar um sub, colocaria um amplificador que dê pra fazer 3 canais (2x Kit + 1x Sub), e colocaria coaxiais ligados no player.

 

Cabeamento estou utilizando o original do carro, mas se for colocar um amplificador vou utilizar cabos e RCA de marcas boas, tipo Knu, Shok...

Não tenho tratamento nas portas. Originalmente elas possuem uma forração que não sei dizer o material (semelhante à este: http://2.bp.blogspot...s1600/porta.jpg). Tem um vídeo que mostra: https://www.youtube.com/watch?v=aO4BtxM7Hhw

(a partir de 3:30)

 

Sei que influencia muito, mas fico meio receoso de arrancar tudo fora em um carro quase novo.

 

Curto todo tipo de música, por isso gosto muito do som de caixa selada. Para mim, o grave tem que acompanhar a voz, e não o contrário... não gosto de SPL forte.

 

 

E colocando um Midbass nas portas traseiras, ficaria ruim??

Editado por SparxxD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Bom, está no caminho certo sobre o amp e o sub. Mas se escuta demasiadamente com o carro desligado, ai pega uma bateria auxiliar, mas é um gasto que você não precisa ter se ligar o carro pelo menos algumas vezes enquanto escuta o som né..... já economiza uma boa grana e um bom espaço no pm.

 

Se não curte SPL forte, recomendo um sub de 8" ou de 10" mesmo que peça baixa litragem, por exemplo um JL 10w0v3 ou um RE Audio REX ou SRX. Ambos tocam muito bem em selada e a litragem é baixa, em torno de 22L. Menos que isso só os de 8"...

 

Cara, tratamento nas portas é essencial para o SQ, mas se realmente não quer fazer, não faça. É melhor não fazer para depois vc não se arrepender de não gostar e etc....

Se ainda realmente quer o coaxial, pegue um mais maneiro na potência, por exemplo um NAR, Morel, Focal.... o Hertz ECX é bem forte. Deixe bem atenuado mesmo, para que fique apenas um "complemento" de frequência entre o kit e o sub.

 

Outra coisa, se não quer sub, pegue um par de coaxial mais forte, nesse caso o Hertz, pegue um amp 4 canais, amplifique tudo, mas deixe o ganho do coaxial mais amenizado para não atrapalhar no kit. Assim vc economiza espaço no pm, e ganha um grave ainda mais controlado e também presente para acompanhar a voz, como vc disse...

 

Sobre os cabos, ai sim, Shok linha 800 ( que é a linha TZ ) ou Knukonceptz Krystal vai cair bem no seu set.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dat ex5

Sub re audio de 8"

Seu kit hertz portas dianteiras

Fullrange nar serie 2 portas traseiras, pode amplificar os full tambem, mas com o fader joga o som 50% a mais pra frente

 

O amplificador não serve so pra aumentar o volume do som, mas ora gerar menos distorção nos full também

 

 

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda galera.

 

Kired:

 

Escuto no máximo umas 2 horas de som em volume baixo ou moderado...

 

O único receio que tenho em utilizar só coaxiais, é o som ficar fraco na questão de graves (já que não pretendo fazer tratamento nas portas). Essa é minha maior dúvida.

 

Guto-Black belt:

 

Meu orçamento é um pouco baixo, não consigo colocar esse amplificador ai hahahah se colocar sub, deixaria o coaxial de fora e futuramente colocaria ligado direto no player... aí posso pegar um amplificador 3ch/4ch e economizar um pouco!

 

 

Pessoal, analisando as dicas de vcs, acho que não tem jeito... o negócio é colocar sub mesmo kkkk

 

Um colega forista deu a ideia de utilizar um sub de 8" embaixo do banco do motorista ou passageiro. O que me dizem? Os graves direto no traseiro não vão incomodar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother, sub no pm é melhor...

 

E outra, monte de acordo com seu orçamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, acho que vou fazer o seguinte:

 

Comprar um amplificador 4 canais, ligar meu kit duas vias em 2 canais e ver como fica... se achar que é suficiente, coloco um coaxial nas portas traseiras e deixo assim. Caso fique pouco grave, uso os outros 2 canais do amp, faço em bridge e ligo um sub.

 

O que acham?? Qual amplificador indicariam? Meu kit é de 100 rms por canal, e caso for colocar um sub, ele seria de 200 a 250 rms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm... fica bom, não é o ideal, mas vai tocar.

Hertz HCP 4, MB Quart OA 1100.4, Focal FPP 4100...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah sim, DAT Ex4 é uma boa também viu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso:

 

Comprar um amplificador 4 canais, ligar meu kit duas vias em 2 canais e ver como fica... se achar que é suficiente, coloco um coaxial nas portas traseiras e deixo assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a prioridade é espaço, amplificador audiphonic hp4000 R$ 490,00 no ML, pequeno e consome muito pouca bateria já que tu escuta com carro desligado e não tem bateria auxiliar. E como seu carro é pequeno e você não gosta de spl forte, coloca um sub questo 8'. Eu tenho um Golf sapão e uso sub 8' também, fico muito bom pro meu gosto.

2powd4p.jpg

2sb3ebs.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso:

Ah ta hahahah mudei os planos, vou colocar sub mesmo!

 

Se a prioridade é espaço, amplificador audiphonic hp4000 R$ 490,00 no ML, pequeno e consome muito pouca bateria já que tu escuta com carro

 

desligado e não tem bateria auxiliar. E como seu carro é pequeno e você não gosta de spl forte, coloca um sub questo 8'. Eu tenho um Golf

 

sapão e uso sub 8' também, fico muito bom pro meu gosto.

Estava de olho nesse amp também! Está na minha lista.

 

 

Galera, decidi o que quero! kkkkkkkk

 

Vou colocar um sub de 8" polegadas mesmo, mantendo o kit 2 vias na frente e sem nada nas portas traseiras. Se houver necessidade, mais pra frente coloco uns Coaxiais medianos ligados no player mesmo.

 

Meu kit 2 vias: Hertz ESK 165, 100 rms cada, 4 ohms

Olhei os seguintes equipamentos, que estão dentro do orçamento que pretendo gastar:

 

Subwoofers de 8" em Caixa SELADA (todos bobina simples 4 ohms) (na faixa de R$ 230 a R$ 370):

- Questo Audio QS250A-08SVC4 - 250 rms

- NAR 0804-SW-2 - 200 rms

- Re Audio REX8S4 - 175 rms

- Hertz ES 200 8" - 200 rms

 

Amplificadores 4 canais (vou utilizar 3 canais) (na faixa de R$ 500 a R$ 750):

- Focal Solid 4 - 4x 75w @ 4 ohms - Classe A/B

- Audiophonic Sensation HP 4000 - 4x 75w @ 4 ohms - Classe D

- Shok Industries Reference Pro 4.80 - 4x 80w @ 4 ohms - Classe A/B

- DAT PR4160 - 4x 85w @ 4 ohms - Classe A/B

- Audiophonic CLUB 800.4 - 4x 100w @ 4 ohms - Classe A/B

 

 

Não busco um grave forte (inclusive, prefiro graves mais brandos), então a potencia do sub não vai influenciar na escolha. O que realmente conta ponto seria a qualidade final do som...

 

Qual combinação vcs acham que fica boa?? Pode ser também outras marcas/modelos! Esses aí foram os que pesquisei meio por cima, que vi o pessoal utilizar aqui no fórum...

 

Abraços!

 

EDIT: Adicionado Amplificador Focal, retirado Hertz HCP 4 e HE 4

Editado por SparxxD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RE Audio sem pensar duas vezes!!!!

O melhor de todos que vc citou!!!

 

Sobre o amp, ainda é melhor um cinco canais....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RE Audio sem pensar duas vezes!!!!

O melhor de todos que vc citou!!!

 

Sobre o amp, ainda é melhor um cinco canais....

Não sabia que ele era tudo isso não, mesmo porque é o que tem menos potência dos 4. Mas ele é melhor em questão de qualidade, força, ou em tudo? kkkk

 

Certo... mas qual a necessidade de 5 canais, se vou utilizar apenas 2 para o kit 2 vias + 1 para o sub?

Editado por SparxxD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia que ele era tudo isso não, mesmo porque é o que tem menos potência dos 4. Mas ele é melhor em questão de qualidade, força, ou em tudo? kkkk

 

Certo... mas qual a necessidade de 5 canais, se vou utilizar apenas 2 para o kit 2 vias + 1 para o sub?

 

Não se prenda a potência.... olhe as especificações de cada um. Você verá que o RE pede um caixa de 20L eu acho, desce até 24hz, bem dinâmico...

 

Sobre o amp de 5 canais, o ideal é vc usar 4 canais em bridge, se tornando 2 ( ou seja, ao invés de 4 canais independentes, vc faz bridge que fica 1 canal frontal e 1 canal traseiro, ambos com maiores potência ) + o canal do sub.

Entendeu ?! Você terá um maior controle no canal frontal ( tweeter ), maior controle no canal traseiro ( midbass ) e o sub fica normal ( canal sub ).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se prenda a potência.... olhe as especificações de cada um. Você verá que o RE pede um caixa de 20L eu acho, desce até 24hz, bem dinâmico...

 

Sobre o amp de 5 canais, o ideal é vc usar 4 canais em bridge, se tornando 2 ( ou seja, ao invés de 4 canais independentes, vc faz bridge que fica 1 canal frontal e 1 canal traseiro, ambos com maiores potência ) + o canal do sub.

Entendeu ?! Você terá um maior controle no canal frontal ( tweeter ), maior controle no canal traseiro ( midbass ) e o sub fica normal ( canal sub ).

Ahhh certo... no caso eu faria Selada mesmo, li que a litragem fica na média de 10 a 12,5 Litros.

 

Acho que entendi... mas meu kit é 4 ohms, isso influencia? E outra, são 100 rms por kit... teria que pegar um módulo mais fraco, certo??

 

O grande problema é que amplificadores 5 canais são "meio" caros :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh certo... no caso eu faria Selada mesmo, li que a litragem fica na média de 10 a 12,5 Litros.

 

Acho que entendi... mas meu kit é 4 ohms, isso influencia? E outra, são 100 rms por kit... teria que pegar um módulo mais fraco, certo??

 

O grande problema é que amplificadores 5 canais são "meio" caros :P

Sim, a litragem é baixa mesmo.

Melhor ainda que seja 4ohms. Não necessariamente, se pegar um DAT Ex4, pelo que me lembro ele manda 100 e poucos rms à 4ohms por canal. Se pegar um amp 5 canais, pode ser potência mais baixa sim, pois fizer o bridge, ela vai dobrar a potência.

 

"Bi-amplificação".... dá uma pesquisada a respeito. Vai tirar suas dúvidas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Mas os amps 5 canais sao meio caros, e tem a questão da bateria também, que vou usar apenas a moura 60ah do carro. Então acho que vou manter um ampli comum 4 canais mesmo.

 

Dos que postei ali em cima, tem algum classe A/B com consumo razoavel?? Podem citar de outras marcas/modelos tambem...

 

O sub a princípio vou de Re audio mesmo! Mas queria ver mais opiniões.

 

Mas estou achando meu kit meio estranho! Ele ta distorcendo demais, coisa que no outro carro (tambem ligado direto no player) nao fazia... Será que o instalador pode ter invertido os fios???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou montando um SQ de entrada de baixa potência com sub de 8".

 

Particularmente acho que sub de 8" para tocar legal tem que ser dutada, selada vai descer pouco.

 

Vou usar um JL8W1v2 de 150W, apesar da baixa potência faz um barulho legal hehehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou montando um SQ de entrada de baixa potência com sub de 8".

 

Particularmente acho que sub de 8" para tocar legal tem que ser dutada, selada vai descer pouco.

 

Vou usar um JL8W1v2 de 150W, apesar da baixa potência faz um barulho legal hehehehe.

 

Vejo muita gente colocar em Selada. Será que não depende mais do sub em vez da caixa??

 

Deixa eu ver se entendi... em selada ele perderia graves em frequências mais baixas? É isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em selada normalmente o sub desce menos, um sub de 8" já é limitado para tocar baixas frequências e usando em salada fica mais complicado ainda.

 

No caso do RE de 8" acho que é um dos poucos que desce melhor em selada, mas não sei como ficaria o SPL.

 

Monta e testa, se não gostar vai de dutada, afinal a caixa é pequena de qualquer jeito, a não ser o RE 8" que pede caixa dutada gigante.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...