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DEGDEG7

TURBO X SUPER CHARGER para New Civic 1.8

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Ola amigos, sou novo no fórum, e já tenho uma duvida difícil de resolver, espero que ajudem.

 

Já vi aqui alguns tópicos comparando turbo e supercharger entendo o funcionamento dos dois e sei também as vantagens e desvantagem de cada um deles, mas como dito nos outro topicos, não podemos falar qual dos dois e realmente melhor, pois existem muitas variáveis como o modelo da peça e o modelo do motor, do pra começar...

Justamento por existirem muitas vareáveis crio esse tópico para ajudar no meu projeto em questão, que poderá ajudar muita gente posteriormente também:

 

Tenho um Honda Civic LXS 2008 1.8 140cv sohc flex com 97.000, não se trata de um carro fraco, porem, é um honda, ou seja, pra quem não conhece, motores da honda tem fama de serem muito potentes, porem tem pouca potencia em rotações baixas e relativamente pouco torque se comparado com sua potencia final, ou como o pessoal fala, é um motor que gosta de girar. O meu bate no limite de RPM de fabrica que fica perto dos 7.000 RPM ainda ganhando potencia! Ai ele corta...hshshs

Meu desejo seria ganhar um pouco mais de potencia(não muito, chegar a 230cv ta bom pelo seu peso) para as minhas participações nos Track Days e principalmente ganhar torque total de pelo menos uns 25 kgf desde os 2500 RPM.

Com essa intenção estava fuçando esses dias em grupos de trocas e vendas de peças, e achei um supercharger do fiesta/ecoesport supercharger, que na verdade se trata de um eaton M24 por 1500 reais(o da imagem) e pensei se não seria legal adaptar ele no meu carro, juntamente com filtro esportivo cônico de duplo fluxo, e uma borboleta para deixar o escapamento direto lodo após a descida do cofre do motor. As vantagens vistas por mim seria que não teria que mexer nos coletores, somente faria um suporte para ele pegar na correia e ligaria tubos do filtro e da entrada. Fora que o charger não tem lag, o que e bom para pistas.

 

Minha duvida é que nunca vi nada parecido, será que fica bom? teria que mexer na programação da injeção ou a própria sonda se regularia a nova aspiração? sei que é um charger relativamente pequeno, mas como dito não preciso de final, quero torque, então sera que sairia mais barato que uma turbininha .30/.42?, lembrando que não existem coletores para o civic 1.8 e daria mais trabalho nesse sentido...

 

Espero que minha duvida não seja muito idiota, mas gostaria de ser ajudado, inclusive para postar os resultados independente do que fizer no projeto. Obrigado

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M24 é pra motor 1.0 até 1.4. No seu caso seria o M45.

 

Torque não vai ter em baixa porque seu motor é projetado pra não ter muito torque mesmo.

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Não preciso de torque em RPM extremante baixa, preciso de torque total a partir dos 3000 rpm, pois em corridas não abaixa muito disso entende? na verdade eu sei que o m24 e pequena, mas como não esto querendo milagres achei que conseguiria perto disso, mas nesse caso compensa mais o turbo ou um m45?

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Terá que calcular a relação de polia pro m24 encher este teu motor o que irá passar do limite de rotações do sc causado desgaste, não lembro bem agora mas eu queria pôr isto no meu gol 1.6, por não ter opção de legalizar turbos no RS, então passaria despercebido, o problema é o lance do sc ficar entre a tbi e coletor, me parece dar mais mão de obra e teria que "contar uma historia aos estaladores daqui". Resultado vou acabar optando por uma turbina pequena 42/48 em coletor deslocado pra trás escondendo tudo com uma capa de motor ap 2.0, também irei eliminar o espirro quase que completamente.

 

No seu caso pq não optar por um aspirado/taxado? "Ouvi" dizer que qualquer alteração já vêm alguns Cv, diferente dos AP.

 

Em relação ao m45, se tiver oficina especializada em sc acho que vale a pena, no entanto terá que alimentar essa modificação, me parece que a techrace faz um bom custo beneficio em gerenciador de ponto e bicos, pelo que já li as demais marcas não fazem... ou não funcionam bem, injeções programáveis não sequenciais também bebem pouco mais.

Editado por Miquim

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Amigo, no caso dos motores R18 o melhor cxb é turbinar msm.

Acerto, recomendo a hondata....é um pouco mais cara, porem na minha opinião vale a pena.

Em SP capital e MG, posso te indicar algumas mecânicas especializadas em Honda.

 

Sobre o SC pra R18 eu desconheço.....o maior problema do SC é resfriar o ar captado....mas pode-se utilizar um SC Rotrex(é BEMMM caro) que possibilita a utilização de um IC e a montagem é parecida com a de uma turbina comum(porem sem mexer no coletor de escape e ADM).

 

Recentemente um colega no honda clube ajudou um amigo a turbinar um r18 na podium.....parece q com 0,4 de pressão esta vindo uns 200cv.

 

Foruns bacanas pra pesquisa e conhecer melhor a marca:

hondaclub.com.br

jdmmotors.com.br

 

Do mais boa sorte ai na saga!

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Obrigado pela ajuda dos dois, realmente valeu muito a pena, porem vi agora que SC não compensa mesmo, pois, como um mecânico amigo meu estava me explicando, como o vtec é um motor de alto giro, o SC acabaria trabalhando de mais em rotações altas, o que faria com que ele parasse rápido de funcionar. E também a base de preço de instalação de um SC em relação ao turbo e praticamente o dobro, pois pra fica bom tem que por o mesmo modelo do Civic SI doutrinador(tem videos no Youtube), como o amigo citou: o ROTREX.

Quanto a opção do hondata, ainda não existe versão para o R18 brasileiro, e pelo que vi também não muda muita coisa, sobe uns 20cv pra um investimento perto de 5 mil...

se for pra colocar hodata e turbinar meu R18 gastaria perto de 10 mil, contando reprogramação e kit turbo. mas gastar 10mil pra subir 60cv e ficar com praticamente a mesma potencia de um SI R20 original, que, por sinal tem uma diferença de preço de 10mil, acho que prefiro trocar meu carro...

Realmente cheguei a conclusão de que o R18 e muito bom pra um carro original, porem se quiser desempenho maior que isso, terei que passar pro lendário SI...

Editado por DEGDEG7

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O r18 provavelmente puxa mais ar que esse SC consegue entregar dentro de seu limite. Aposta numa turbina pequena. Tem kit pronto no eBay, coisa de 400 Obamas sem a turbina.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

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