Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Matéria de revista: Hi fi de alta potência?

Recommended Posts

Polemizando....

O que acham disso?

 

Acho que é um trio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu me sinto parcialmente culpado por ter colocado pilha no Renan pra fazer Horn... isso deve tocar MUITO.

 

Se é hi-fi, MESMO, não é. Claro. Nem é o foco, o que não impede que um PA seja desenvolvido pra tocar hi-fi. Mas o desenvolvimento aí é parelho com PAs de primeira linha. Não é páine37litrotócaprafóra40litrotócaprádentro.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é um trio.

:+1 tambem acho,

um hi-fi nao teria que tocar todas frequencias audiveis? ou nao?

tem muita corneta [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo agora é hifi. Meu nome é EwertonHiFi

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK rsrsrsrsrsrr essa foi

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, tudo bem?

 

Eu sou o responsável pelo desenvolvimento e alinhamento desse sistema, e pelo que muitos aqui me conhecem, sabe que sou exigente no que diz respeito a resultados de desempenho e sonoridade.

Como seria um carro de demonstração da nossa marca, resolvi unir todo o conhecimento que adquirir nos mais de 15 anos de audio (pesquisa e desenvolvimento) para fazer algo realmente diferente de tudo que já foi visto no som automotivo, para que pudéssemos romper a barreira do preconceito e provar que um sistema de som pode ser muito bom, independente da sua classificação: Automotivo, Residêncial, Profissional...

 

Usei como inspiração uma mescla entre duas configurações: Caixas Avantgarden + Caixas Scaena

 

Basshorn3web.jpg

 

 

 

031112Scaena-600.jpg?1331562614

 

 

 

 

Faço, das minhas palavras, o texto da CarStereo:

 

O melhor dos dois mundos

 

A Renan, projetista e um dos sócios da Omega Driver, coube providenciar o desenvolvimento de um sistema de som com altíssima eficiência e fidelidade de áudio. “Para que isto fosse possível, decidimos unir o melhor dos dois mundos: cornetas para as 4 vias e arranjo vertical em linha (Line Array).As cornetas por si não precisam de muitas explicações para que possamos entender sobre a sua elevada eficiência, basta colocar as mãos em formato de conchas sobre a boca no momento de falar que já percebe-se os ganhos que teremos. Mas o interessante desse projeto é que as cornetas foram usadas também na região de subgraves”, conta.

Usando o conceito de Back-Loaded Horn (corneta de carregamento traseiro), foi desenvolvida uma caixa acústica para oito subwoofers SW1500 de 15” com uma corneta dobrada de 2,38m de comprimento total, capaz de responder a partir de 36Hz com ganhos acima dos 10dB. Renan explica que a transição dos graves para os médio-graves ocorre por volta dos 100Hz, onde se inicia a resposta da próxima caixa corneta projetada para 12 MG600 de 12” e com resposta útil até 1Khz. A terceira via conta com 16 drivers fenólicos de 1” atuando de 1kHz a 4kHz. Para a região dos agudos, foram utilizados 8 drivers de titânio, também de 1”, que permitiram respostas até os 18kHz.

Outro ponto importante, segundo Renan, foi o uso do conceito de arranjo em linha vertical (Line Array), pois esta configuração permite que o sistema "vá mais longe", já que em um determinado momento a propagação do sinal tem uma forma cilíndrica, o que resulta em decaimento de apenas -3dB com o dobro da distância, ao contrário dos sistemas convencionais, que têm decaimento de -6dB com o mesmo dobro da distância.

 

Análise das fórmulas

 

Renan explica que, quando analisamos as fórmulas matemáticas envolvidas nesses tipos de arranjos, percebemos que esses ganhos atuam apenas em um determinado momento, chamado de "Near Field" (campo próximo) e este, por sua vez, depende da frequência e da altura da linha. E é aí, segundo ele, que entra a ideia de utilizar muitos drivers empilhados, pois assim conseguimos um "Near Field" maior, e o mais próximo possível entre eles no empilhamento vertical, pois, à medida que a frequência vai aumentando, o comprimento de onda vai diminuindo, e o sinal começa a desacoplar em relação ao driver seguinte.

 

Som estéreo

 

Ele explica que, neste momento, deveriam entrar os famosos guias de ondas. Mas, por uma questão estética e finalidade à qual o sistema será aplicado, decidiu-se apenas por cornetas convencionais. Outra característica bem interessante desse projeto é que ele trabalha totalmente em estéreo, algo fora do comum nesse segmento automotivo, que trabalha em mono. Para que isso fosse possível, todo sistema é gerenciado pelo processador de áudio CarDSP da AudioSigma, equipamento desenvolvido para o mercado Hi-Fi de som interno. Este produto, além de executar funções como crossover, equalização, delays (atraso do tempo de cada via) e limiters (controle da potência máxima para cada alto-falante), conta com um gerenciamento de baterias para tomar ações, como reduzir o volume, por exemplo, quando estas estiverem descarregando.

Toda essa fundamentação, segundo Renan, fez com que o sistema apresentasse um resultado extraordinário com apenas 43.800 W RMS dos amplificadores Soundigital. A parte de alimentação conta com 16 baterias Agressive Power de 135 A/h cada, além de duas fontes Turbo 1500x da JFA. Todas as caixas foram executadas pela Audioracing Caixas Acústicas e pintadas pelo pessoal da MegaBass.

 

De acordo com o projetista, quem teve a oportunidade de ouvir o sistema, compara-o aos sistemas “top” 2.1 (estéreo + sub) dedicados ao som residencial. “As dinâmicas alcançadas pelas cornetas e realismos propostos pelos arranjos verticais, além do devido alinhamento no ajuste da resposta, fazem desse projeto um verdadeiro Hi-Fi de alta potência.

 

 

Abraço,

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Convenhamos:

 

Fazendo as devidas comparações numa função de transferência, variação de +/- 3dB entre 36Hz~18kHz lida no RTA e o controle tonal que ficou todo esse sistema, sem falar do excesso de headroom que foi usado, qual a dificuldade desse sistema ter leitura no mic fiel ao sinal de entrada, caracterizando assim um sistema de alta fidelidade?

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Convenhamos:

 

Fazendo as devidas comparações numa função de transferência, variação de +/- 3dB entre 36Hz~18kHz lida no RTA e o controle tonal que ficou todo esse sistema, sem falar do excesso de headroom que foi usado, qual a dificuldade desse sistema ter leitura no mic fiel ao sinal de entrada, caracterizando assim um sistema de alta fidelidade?

 

RenanLopes

Convenhamos:

 

Fazendo as devidas comparações numa função de transferência, variação de +/- 3dB entre 36Hz~18kHz lida no RTA e o controle tonal que ficou todo esse sistema, sem falar do excesso de headroom que foi usado, qual a dificuldade desse sistema ter leitura no mic fiel ao sinal de entrada, caracterizando assim um sistema de alta fidelidade?

 

RenanLopes

Só ouvindo pra saber.

 

Números e medições são bonitos de ler e ver.

 

Mas nada indica a real capacidade de um sistema sem uma boa audição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do que chamamos de "Boa Audição"...

 

Mas diante dos fatos, e se levarmos ao pé da letra, o sistema tem na entrada (mic) exatamente o que foi colocado na saída (tanto fase quanto magnitude. Leitura com sinal dinâmico / Musica), isso já caracteriza-se por ter uma boa fidelidade com relação ao sinal musical.. Timbre, ai é gosto pessoal, e como o Audio é subjetivo, o que é bom para uns, pode ser péssimo para outros.

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o povo acha que só se ouve hifi baixinho e ouvindo babaluuuuuuuuuu, ou spanishhhhh harlemmmmmmm... rs

 

até pq o termo hifi é alta fidelidade do que se joga na entrada...

 

mas é difícil de discutir isso com quem tem mente fechada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o povo acha que só se ouve hifi baixinho e ouvindo babaluuuuuuuuuu, ou spanishhhhh harlemmmmmmm... rs

 

até pq o termo hifi é alta fidelidade do que se joga na entrada...

 

mas é difícil de discutir isso com quem tem mente fechada.

Manucu. Spanizzzzzzzzzzz harlem é o cancer das musicas que audiofilo toca no carro. Insuportável.

 

Enviado via código morse.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente ouviu este carro lá no EMMA e eu tb ouvi, para mim estava agradável de ouvir mas poderia ser melhor (minha opinião), até mesmo porque, o que senti falta foi de um UP nas altas, depois de ver que estava usando drivers TI sem TW, considerei como explicado esta característica.

 

Considerando terminologias e nomenclaturas, acho que já deu, o importante é, toca ou não toca bem... fim de papo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente ouviu este carro lá no EMMA e eu tb ouvi, para mim estava agradável de ouvir mas poderia ser melhor (minha opinião), até mesmo porque, o que senti falta foi de um UP nas altas, depois de ver que estava usando drivers TI sem TW, considerei como explicado esta característica.

 

Considerando terminologias e nomenclaturas, acho que já deu, o importante é, toca ou não toca bem... fim de papo.

no Emma o carro foi literalmente "capado" pela organização (isso no sábado)..

domingo eu não ouvi..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

M

 

Considerando terminologias e nomenclaturas, acho que já deu, o importante é, toca ou não toca bem... fim de papo.

Comungo de mesma opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente ouviu este carro lá no EMMA e eu tb ouvi, para mim estava agradável de ouvir mas poderia ser melhor (minha opinião), até mesmo porque, o que senti falta foi de um UP nas altas, depois de ver que estava usando drivers TI sem TW, considerei como explicado esta característica.

 

Considerando terminologias e nomenclaturas, acho que já deu, o importante é, toca ou não toca bem... fim de papo.

 

Robson,

 

O carro recebeu a nova versão do CarDSP no sábado, ainda dentro do Ctba Motor Show, e com isso não tivemos como fazer o alinhamento, apenas ajustamos os cortes e níveis de ouvido mesmo. Acima de 18kHz de fato não existem muitas componentes, principalmente em distâncias mais longas, aonde o efeito do acoplamento vertical já não existe mais, mas pelas medições que fizemos, muitas musicas que serão usadas neste sistema já não passam dos 15kHz.

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manucu. Spanizzzzzzzzzzz harlem é o cancer das musicas que audiofilo toca no carro. Insuportável.

 

Enviado via código morse.

 

:vts :vts o-o- o-o- sabia que vc diria isso... uhhuhusahusauhsahu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente ouviu este carro lá no EMMA e eu tb ouvi, para mim estava agradável de ouvir mas poderia ser melhor (minha opinião), até mesmo porque, o que senti falta foi de um UP nas altas, depois de ver que estava usando drivers TI sem TW, considerei como explicado esta característica.

 

Considerando terminologias e nomenclaturas, acho que já deu, o importante é, toca ou não toca bem... fim de papo.

 

bem por ai, essa de nomenclatura já encheu os pacová... :legal:[-]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

A ideia é nivelar o fórum por baixo..

 

"Fui tomar chimarrão.."

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...