Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Boa dia pessoal, sou novo por aqui e queria muito a ajuda de vçs, queria saber as medidas dos 4 dutos triangulares de canto em uma caixa para Bravox Rave "15

Altura: 42cm

largura:46cm

Profundidade:43cm

MDF:18mm

Total: 64,15 litros internos

Se possivel queria muito que a caixa tivesse uma sintonia entre 45Hz e 70Hz som para fora, gravão!

SPL (dB/w/m)

Z (Ohms)

Fo (Hz)

Sd (m²)

Bl. (T.m)

Qms

Qes

Qts

Vas (litros)

Resp. de Freq. (Hz)

** Potência Máx. (Watts)

** Potência Nom. (Watts)

Xmáx (mm) 93

4

32

0,090792

20,4

2,63

0,35

0,31

143

30 - 2K

2200

1100

7,5

 

Já estou a algums dias pesquisando bastante no forum e tetando usar o BASSBOX e WINISD , mas para um iniciante e muito dificil.. :unsure::(

segue imagens do projeto da caixa...

DUTOS??

Agradeço desde já!

 

 

 

gDOnTo.jpg

eLaK2Z.jpg

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, o calculo da sintonia acho que só com programa, eu to sem winsd aqui, mas c no manual tu tiver o projeto da caixa com duto redondo ai fica facil calcular os dutos retangulares! para equivaler a 2 dutos de 4" redondos tem que fazer 4 dutos retangulares de 9 x 9cm aproximadamente, depois disso só acertar a sintonia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, o calculo da sintonia acho que só com programa, eu to sem winsd aqui, mas c no manual tu tiver o projeto da caixa com duto redondo ai fica facil calcular os dutos retangulares! para equivaler a 2 dutos de 4" redondos tem que fazer 4 dutos retangulares de 9 x 9cm aproximadamente, depois disso só acertar a sintonia!

 

caixa dutada duto redondo.

volume:60litros

Dimensões da caixa:A50 x L54 xP31

DUTO:

diâmetro:4" Quantidade:2 comprimento:6

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

45hz 4 dutos de 12x12 triangulares de 56,50cm

3oxXrTp.jpg

50hz 4 dutos de 12x12 triangulares de 44cm

ryjxWS4.jpg

60hz 4 dutos de 12x12 triangulares de 28cm

aLcQJq1.jpg

70hz 4 dutos de 12x12 triangulares de 18cm

bVuwWZI.jpg

 

eu faria com 50hz ou 60hz pq 45hz e mt baixo pra tocar com mala aberta e 70hz fica muito "picuda" a caixa

 

obs; alguem me corrija se as simulaçoes tiver erradas [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa tem apenas 42cm de altura, e a Rave tem quase isso de diametro vc acha dar pra fazer o duto com 12x12?

 

y9U1JU.png

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz 12 x 12 por uns 35cm que vai sintonizar em uns 55 ou 56, pra trio fica muito bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz 12 x 12 por uns 35cm que vai sintonizar em uns 55 ou 56, pra trio fica muito bom!

entao isso comfirma que minhas simulaçoes estao certas ne?!, ou nao tem nada a ver ? [^]

pL3XcRT.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, vc e show! :rever1::legal: mas pra entra na mala do Prisma limite e 42 de altura, usava uma caixa com as mesmas medidas e Duto Retangular indicado pelo fabricante "Bravox" Duto: A 39cm x L 5cm X P 32cm .

vR8zoV.jpg

8FDWOf.jpg

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz 12 x 12 por uns 35cm que vai sintonizar em uns 55 ou 56, pra trio fica muito bom!

:legal: mas com altura de 42 cm e o diametro da alto falante 37 sera que dar para fazer 12x12? :unsure:y9U1JU.png Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai beleza... bem o negocio é o seguinte eu comprei um par estes quando lançaram fiz 3 caixas até chegar uma a meu gosto. agora vamos lá. na minha simulação no BASSBAOX PRO 6 pelas medidas que vc passou no inicio tanto no programa como na calculadora num dá nunca 63 litros viu deu sim 83 litros descontando os dutos e os espaços ocupados pelos dutos espaço total liquido em 65,63Litros ok.

Peguei os parametros Thielle Small no site da bravos pois os seus ficaram complicados de entender. rsrsrsrsrs

bem vamos lá.

Não faria 4 dutos devido ao compriemento e sua caixa não iria suportar.

Nna minha simulação deu 3 dutos de 10cm x 10cm e 30cm comprimento. Fs da caixa 58Hz No grafico deu pico da caixa ente 66Hz e 69Hz pois o Rave toca meio picudo mesmo tendo como SPL 128Db SPL. é pode pesquisar as melhores caixas para triu trabalham depois dos 65Hz portanto essa está ideal para abrir a mala,

ou 2 dutos 10cm x 10cm x 30cm dando 47Hz o FS da caixa mais baixo não vai atacar muito longe mais se quiser descer é uma opção OBS. grave proximo e naõ tera muito grave de longe 30 a 40mts ok.

Na primeira opção você podera cortar no crossover ou Cd Player acima de 50Hz com velocidade do ar em 18m/s não vai escutar a caixa soprar como muitas que quando bate vc ouve tipo o duto soprando, vc não terá esse problema ok

 

No mais essa seria a caixa que eu iria fazer pra mim caso tivesse com 2 Rave novamente.

 

corte de 50Hz até uns 250Hz se tiver médio grave vai melhorar 70% a qualidadedo som viu. eles vc colocaria de 250Hz a 2Khz, Cornetas de 2Khz a 6Khz e tweter de 6Khz acima.

 

eu usaria essas configurações no meu som...

 

Se alguem tiver opiniões e palpites em algo que possa estar equivocado por favor falem a vontade ok pessoal.

 

duvidas entre em contato ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc tendo 3 dutos vc pode deslocar o woofer um pouco pro lado que não irá cortas e 10 x 10 vc consegue por facil em 3 cantos ok. tentei colcoar um bom projetinho pra vc poder utilizar sem danificar o woofer e naõ tendo problemas em espaço de duto e furo do woffer... vc deve ter entendido o que eu quis dizer ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc tendo 3 dutos vc pode deslocar o woofer um pouco pro lado que não irá cortas e 10 x 10 vc consegue por facil em 3 cantos ok. tentei colcoar um bom projetinho pra vc poder utilizar sem danificar o woofer e naõ tendo problemas em espaço de duto e furo do woffer... vc deve ter entendido o que eu quis dizer ok.

Primeiramento muito obrigado estou apredendo muito com vcs! :rever1:[-] gostei muito da ideia dos tres dutos de 10x10x30, tive a seguinte ideia se eu diminui a espessura de 18mm para 16mm não consigo aumentar a tamanho do duto?? e para compesar o aumento na litragem colocaria algums reforços dentro da caixa ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao isso comfirma que minhas simulaçoes estao certas ne?!, ou nao tem nada a ver ? [^]

pL3XcRT.jpg

gostei muito da ideia de colocar 3 dutos de 10x10x30profundidade e mover o alto falante para o canto que nao colocar dutos, me restou um duvida se eu diminui o expessura de 18mm para 16 mm sera que nao consigo almentar os para 3 dutos de 12x12x30profudidade?? colocaria algums reforços dentro das caixa para compersar o alumento da litragem.ou não faz sentido??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então pessoal se eu colocar 3 dutos consigo deslocar o alto falante para a ponta que não tiver dutos. e se eu diminuir o expessura da madeira de 18mm para 16mm consigo almetar e tamanho do duto??e para compesar o aumento da litragem colocaria reforços na caixa. Se 4 dutos de 12x12x 35cm sintoniza em 55 ou 56 hz como que 3 dutos de 10x10 30cm sintoniza entre 58 e 66Hz?? oque é Fs da caixa??

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao posso te ajudar com a sintonia pq só to vendo o forum pelo cel ai fica dificil simular, mas como vc ta usando os rave q é a mesma coisa do tornado 1100, vc faz o seguinte manda email pra selenium ou liga no 0800, é mais rapido no 0800, ai vc fala q comprou um par de tornado 1100 de 15 e passa as medidas da sua caixa e fala a sintonia que quer q vao te mandar o tamanho dos dutos e ate outros projetos se quiser fazer outro. fs é a sintonia da caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao posso te ajudar com a sintonia pq só to vendo o forum pelo cel ai fica dificil simular, mas como vc ta usando os rave q é a mesma coisa do tornado 1100, vc faz o seguinte manda email pra selenium ou liga no 0800, é mais rapido no 0800, ai vc fala q comprou um par de tornado 1100 de 15 e passa as medidas da sua caixa e fala a sintonia que quer q vao te mandar o tamanho dos dutos e ate outros projetos se quiser fazer outro. fs é a sintonia da caixa.

a litragem da Tornado e muito maior acho que 90 litros, por isso acho que nao vai dar certo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Séra que alguem poderia calcular a sintonia com 3 tres dutos de 12x12 32 profundidade??? ou 4 dutos de 9x9 32 profundidade?? só estou esperando finalizar os dutos para colocar o som para tocar. :unsure:

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com 4 dutos de 9x9x32 da 44hz,com 3 dutos triangular nao faço ideia de como calcular

AdacXHO.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, o calculo da sintonia acho que só com programa, eu to sem winsd aqui, mas c no manual tu tiver o projeto da caixa com duto redondo ai fica facil calcular os dutos retangulares! para equivaler a 2 dutos de 4" redondos tem que fazer 4 dutos retangulares de 9 x 9cm aproximadamente, depois disso só acertar a sintonia!

c cada caixa tiver 42 x 46 da quase no limite mas da sim!

vc tendo 3 dutos vc pode deslocar o woofer um pouco pro lado que não irá cortas e 10 x 10 vc consegue por facil em 3 cantos ok. tentei colcoar um bom projetinho pra vc poder utilizar sem danificar o woofer e naõ tendo problemas em espaço de duto e furo do woffer... vc deve ter entendido o que eu quis dizer ok.

com 4 dutos de 9x9x32 da 44hz,com 3 dutos triangular nao faço ideia de como calcular

AdacXHO.jpg

 

Quero agradecer a todos, muito obrigado ! em especial o -TIAGO e ROVEL pela paciência :rever1: . acabei de simular a caixa no pedaço de papelão com os dutos 12x12x33cm profundidade e deu certinho !! [-]:vts estou indo agora msm na loja onde onde vou fazer a caixa porque os caras lá só sabem fazer caixa de qualquer jeito oque importa para eles e a beleza da caixa, fui falar sobre os programas que sintoniza a caixa o cara falou que isso não tinha importância, que tamanho de duto não influenciava muito.. :pirou:[o_] sair triste da loja... mas vcs salvaram meu projeto [-] . Que Deus abençoe a todos e até mas... hand26gkbWXf.jpg

89HI2O.jpg

gkbWXf.jpg

VhLoa6.jpg

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

foi o q te falei, c a caixa tivesse 46 x 42 daria justo mas daria! Vai ficar bacana o projeto! posta imagens e até 1 video c possivel depois de pronto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer abusar da boa vontade de vcs irei colocar um médio grave tbm um Khromus´s voicer 8"pol 200rms e o fabricante não informa nada! por enquanto só tenho o modelo da caixa cornetada e dutada e a altura de 25cm no máximo, será que vcs poderiam calcular uma caixa com uma sintonia e uma litragem legal??

11TzIB.jpg

 

kipqmg.jpg7BseaG.jpg

Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai fazer caixa cornetada ?

sim! indentica com a da ft. quanto menor a altura melhor, pois vou colocar drivers emcima da caixa do medio. Editado por Binho Bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...