Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
adrianosap

[Ajuda] Com a construção da caixa para Alto Falante Jblselenium Street

Recommended Posts

190 litros internos ?? não. Dá com as medidas externas, se descontar a espessura da medeira não..

Considerando MDF de 20mm terá em torno de 151 litros.

Faça o calculo no site da bravox, lá tem um programinha...

Eu vi msm, sera que esse programinha é certo?

Isso é todo o espaço do meu porta-mala, vou tentar subir o tamanho dela, mais a cx corneta ja ta batendo no vidro. A minha cx que estou usando então n tem 50l por falante...kaka

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas vc não iria usar câmaras com 89 litros para cada falante? daria 178 litros totais, ou mudou pra 95 litros?.

O programa ta certo sim, faça na calculadoras pra conferir, da certinho.

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

mas vc não iria usar câmaras com 89 litros para cada falante? daria 178 litros totais, ou mudou pra 95 litros?.

O programa ta certo sim, faça na calculadoras pra conferir, da certinho.

Tipo, eu fui la no meu amigo pra tirar a medida do porta-mala e isso foi tudo que conseguimos, estou no limite msm, mexi até na moldura dos módulos, passando o HD1600 e o mega capacitor pra baixo pra sobrar mais espaço. Por fora ela dava 95l pra cada, mais por dentro eu n sabia. achei que perderia uns 5 litros.

O negocio é trocar de carro ou vende esses falantes...=(

Compartilhar este post

Link para o post

140920055020220166.png

Então, vai dar as medidas da 73 litros, comparando as especificações vc acha que teria qual diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Se fazer ela trapezoidal ganha uns litros, depois vou ver aqui o que da pra fazer com estas medidas, blz? a profundidade de 42cm é limite? na parte de cima sendo 42cm a de baixo deve aumentar de 10 a 15cm com a inclinação do banco, ganha uns litros aí, mede a parte de baixo até onde dá pra chegar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fazer ela trapezoidal ganha uns litros, depois vou ver aqui o que da pra fazer com estas medidas, blz? a profundidade de 42cm é limite? na parte de cima sendo 42cm a de baixo deve aumentar de 10 a 15cm com a inclinação do banco, ganha uns litros aí, mede a parte de baixo até onde dá pra chegar.

Ae que ta o negocio, eu joguei pra baixo o mega capacitor a fonte usina e o HD1600 pois são mais grossos, então em linha reta ta dando praticamente o msm tamanho do ponta da moldura. Eu acabei de ir la medir e nao da msm, se sobrar vai sobra uns 5cm dae nem compensa.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.

E se tirar o ampli e o mega do fundo e jogar nas laterais do pm??

Se não tiver como vai ter que ser nos 73 litros pra cada msm.

Compartilhar este post

Link para o post

Adriano,

eu não tenho nível de cálculos de conversão entre duto redondo e retangular como o osmairps, mas estou com o Bass Box 6 Pro instalado no meu pc, onde tenho o interesse de aprender manusear.

Mas não chegue ao ponto de desanimar dos alto falantes ou do espaço da mala do carro. Já que quer alcançar o máximo de resultado, se você chegar perto do máximo já é uma vitória!

Um Gerente da Taramp's, em suas palavras, diz que os softwares e recomendações de caixa pode nos aproximar do melhor resultado, mas nada como ouvir e comparar. Você pode até se surpreender com nova caixa que quer construir, mas também pode descobrir que a caixa que têm hoje têm o resultado mais agradável que qualquer caixa sugerida por programa ou manual.

Para tirar mesmo a prova real de qual caixa realmente gera o melhor resultado, ou você mede no RTA ou se tiver com o ouvidos bem treinados.

Há poucos dias, entendi que meu sub's 1000wrms/cada, tem sugestão do Bass Box de 75l, e estão em 57litros/falante e com dutos diferentes do recomendado e tão tremendo tudo internamente e muita coisa externamente por onde passa.

Um dia pretendo mudar a caixa, mas se o espaço da mala não permitir chegar nos 75l/falante, vou deixar no máximo permitido pelo espaço do porta malas.

Ah não ser que você tenha a facilidade $$$ de trocar de carro apenas por causa de som automotivo.

Estimo eu, que muitos fabricantes sugerem caixas para melhor resultado, mas já pensou na possibilidade de sugestões de fabricantes que visam mais poupar o falantes e diminuir uma demanda de pós-venda/garantia?

Por isso, aprendi que CAIXA x RESULTADO só ouvindo com o falante em questão.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.

E se tirar o ampli e o mega do fundo e jogar nas laterais do pm??

Se não tiver como vai ter que ser nos 73 litros pra cada msm.

msm fazendo isto a diferença n é muita e tbm ja ta tudo instalado, da até dó de mexer em tudo novamente.

Pelo programinha ela ta com 76 litros, sera que o programa desconta o valor dos falantes?

Adriano,

eu não tenho nível de cálculos de conversão entre duto redondo e retangular como o osmairps, mas estou com o Bass Box 6 Pro instalado no meu pc, onde tenho o interesse de aprender manusear.

Mas não chegue ao ponto de desanimar dos alto falantes ou do espaço da mala do carro. Já que quer alcançar o máximo de resultado, se você chegar perto do máximo já é uma vitória!

Um Gerente da Taramp's, em suas palavras, diz que os softwares e recomendações de caixa pode nos aproximar do melhor resultado, mas nada como ouvir e comparar. Você pode até se surpreender com nova caixa que quer construir, mas também pode descobrir que a caixa que têm hoje têm o resultado mais agradável que qualquer caixa sugerida por programa ou manual.

Para tirar mesmo a prova real de qual caixa realmente gera o melhor resultado, ou você mede no RTA ou se tiver com o ouvidos bem treinados.

Há poucos dias, entendi que meu sub's 1000wrms/cada, tem sugestão do Bass Box de 75l, e estão em 57litros/falante e com dutos diferentes do recomendado e tão tremendo tudo internamente e muita coisa externamente por onde passa.

Um dia pretendo mudar a caixa, mas se o espaço da mala não permitir chegar nos 75l/falante, vou deixar no máximo permitido pelo espaço do porta malas.

Ah não ser que você tenha a facilidade $$$ de trocar de carro apenas por causa de som automotivo.

Estimo eu, que muitos fabricantes sugerem caixas para melhor resultado, mas já pensou na possibilidade de sugestões de fabricantes que visam mais poupar o falantes e diminuir uma demanda de pós-venda/garantia?

Por isso, aprendi que CAIXA x RESULTADO só ouvindo com o falante em questão.

Concordo com vc, vamos experimentar msm., meu primeiro som era 2 sub de 12 street bass 250rms e com uma cx que nem eu sabia a litragem., Tocava muitoooooo, mais que qualquer street de 15 que eu via dos outros. Dae cai na bobera de pegar 2 de 15 numa troca pau a pau., kra, aquela melda n tocava nem metade do outro. Moral da historia., se eu n gostar do resultado da nova cx, vou trocar pau a pau com os de 12 polegadas do msm modelo...=)

Compartilhar este post

Link para o post

É isso aí!

Pelo menos você já conhece o que é bom, e agora está menos difícil voltar para os de 12" do que se precisasse avançar para os de 15", pelo custo do antecessor ser geralmente menor.

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria msm os ultravox 550, mas quando eu vi esses jbl eu gostei, é bem parecido com tornado o acabamento dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que o amigo disse é verdade, o que é bom para o fabricante e pra mim, pode não ser pra vc, o negócio é testar msm.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que o amigo disse é verdade, o que é bom para o fabricante e pra mim, pode não ser pra vc, o negócio é testar msm.

Mas vai ficar top sim., depois de tudo pronto eu vo posta um video...=)

Editado por adrianosap

Compartilhar este post

Link para o post

isso, se não gostar, vai mexendo no tamanho do duto que vai ajustando a sintonia até que fique do seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a vantagem do duto redondo, ser ajustável.

Agora, se tiver a chance de escutar de mala aberta outros "hobbistas" com o mesmo Street Bass em caixas diferentes melhor ainda para comparar! Ou até mesmo, você mesmo construir diferentes design's de caixas para sanar essa curiosidade. Já li relatos de uma fonte (colaborador de uma das fábricas de amplificador nacional), que uma caixa labirinto chegou a aumentar 10dB's no resultado. E a diferença de 10dB's é muita coisa!

E sempre lembre que caixa é apenas um dos detalhes entre dimensionamento de baterias, fiação, amplificadores, conectores, material e etc;

E o ideal para comparar som de mala fechada é se for no mesmo modelo de carro, pois até o design do carro também influencia na continuidade do(s) duto(s).

Editado por Navegante

Compartilhar este post

Link para o post

isso, se não gostar, vai mexendo no tamanho do duto que vai ajustando a sintonia até que fique do seu gosto.

Sim, Sim, acho q da certo sim., E q tbm esses falantes são novos e no youtube tem pouca gente com os de 15, e acho que nenhum com duto redondo. Vamos conferir

Essa é a vantagem do duto redondo, ser ajustável.

Agora, se tiver a chance de escutar de mala aberta outros "hobbistas" com o mesmo Street Bass em caixas diferentes melhor ainda para comparar! Ou até mesmo, você mesmo construir diferentes design's de caixas para sanar essa curiosidade. Já li relatos de uma fonte (colaborador de uma das fábricas de amplificador nacional), que uma caixa labirinto chegou a aumentar 10dB's no resultado. E a diferença de 10dB's é muita coisa!

E sempre lembre que caixa é apenas um dos detalhes entre dimensionamento de baterias, fiação, amplificadores, conectores, material e etc;

E o ideal para comparar som de mala fechada é se for no mesmo modelo de carro, pois até o design do carro também influencia na continuidade do(s) duto(s).

Vo sim, e tbm acho que depois q colocar o px1 e a cx vai ter outro som, pois minha cx ta dando 47 litros por falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Tamo fazeno aqui, mas com esse ia chuvoso só vo monta la por segunda, esperar seca bem a cola e tall.

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardando...

Terminei a cx e tirei as fotos, mais to sem o cabo da maquina pra passar., amanha eu ja posto., só gostaria de saber se eu coloco os duto de ar pra baixo ou pra cima, pois pra baixo eles ficaram bem próximo do fim do porta-malas., outra coisa, eu fiquei sabendo que as medidas que a selenium passa para a especificação das cx nesses manuais ja é a litragem medida por fora da cx, descontando os falantes, dutos e mdf., sera que é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma ligada lá, eu já cheguei a ligar na Bravox e eles me atenderam de boa quando foi pra eu mandar fazer minha caixa, pedi uma caixa que desse um grave estendido, reforçado sabe? me passaram de boa e na hora.

Editado erro de português...

Editado por osmairps

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardando...

aee. termino de chega as paradas, sabadão estará tudo instalado =)

mini_141002051658815646.jpgmini_141002051621412757.jpgmini_141002051727919399.jpg

São coisas simples mais acho que esta ficando do meu gosto e com qualidade que é oque mais importa!

oque mais está faltando?

Editado por adrianosap

Compartilhar este post

Link para o post

MG's.... Vai ter um buraco no seu som....

Não entendi!

Editado por adrianosap

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...