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Pb_las

Compensado vs. MDF

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Chegou a hora de fazer minha nova caixa e constatei que o preço do Compensado para a MDF é relativamente grande aqui em minha cidade.

 

Por este motivo gostaria de algumas opiniões e dicas de qual a melhor forma para estar trabalhando com estes dois materiais e quais as vantagens de cada um.

 

Estou considerando a chapa do compensado normal (não é o naval) pois nas madeireiras que visitei fui informado que a única diferença do comp. naval para o normal é a impermeabilização.

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EU ACHO Q A DIFERENÇA NÃO VALE O PREÇO

???

 

Olha a desidade... uma chapa de compensado 15mm eu carrego brincando.. já a de MDF eu não tiro do chão!!! Em MDF sua caixa vai ficar beeem mais rígida que com compensado... e isso significa graves melhres.

 

MDF na cabeça!

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cara naum sei como é em sua cidade mas aqui em curitiba eu costumo comprar já cortada a MDF no leroy merlin e compensa muito.... tanto pelo acabamento que se pode dar nela, e a rigidez da madeira que é muito maior...até tem algus poucos compensados que tem uma densidade boa e talvez naum fiquem tão longe do resultado em MDF... mas vá de MDF que não vai se arrepender o resultado compensa o gasto.....

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Chegou a hora de fazer minha nova caixa e constatei que o preço do Compensado para a MDF é relativamente grande aqui em minha cidade.

 

Por este motivo gostaria de algumas opiniões e dicas de qual a melhor forma para estar trabalhando com estes dois materiais e quais as vantagens de cada um.

 

Estou considerando a chapa do compensado normal (não é o naval) pois nas madeireiras que visitei fui informado que a única diferença do comp. naval para o normal é a impermeabilização.

Quanto ao tipo de material usado, duas coisas são importantes:

 

1) Espessura da chapa, quanto mais grossa melhor! 20mm é pra lá de suficiente se a potência não for muito alta e a caixa não for grande demais. Se a caixa for muito grande, use algumas escoras por dentro para aumentar a rigidez.

 

2) considerando chapas da mesma espessura, quanto maior a densidade do material melhor. MDF é realmente um pouco mais densa, cerca de 750Kg/m3 contra 650Kg/m3 do compensado, embora isso dependa muito do modelo, fabricante, etc, etc.. Essa diferença é muito pequena, não justifica o preço.

 

O MDF sem dúvida é bem mais facil de trabalhar, não lasca como o compensado e fica mais bonito... mas se vc quiser economizar no material pode ir de compensado tranquilamente!!!

Editado por vpelegrino

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Além do já foi falado. Prefira compensado:

1 - se vai locomer caixa com bastante frequência (pode ser que precise)

2 - se tiver que retirar os falante para algum reparo ou mudança de configuração

3 - se correr o risco de pegar respingo de chuva (exemplo, caçamba de pick-up)

4 - se a umidade relativa do ar for alta

 

O MDF é mais sensível nestas condições.

Editado por fcoelhogomes

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vai de compensado, para depois ela estragar inteira e acabar fazendo uma de mdf!!!!

Então vai de mdf logo!!!

MDf é uma madeira mais rigida, vai proporcionar um som melhor, é mais fácil de trabalhar, mais resistente, da um acabamento melhor, não lasca, enquanto que o compensado só é mais leve e mais barato!!!

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ja viu oq acontece com o mdf em teste práticos???? ele vira farinha....

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Dependendo do compensado, ele acaba descolando as chapas com o tempo, a chapa fica tomando pancada o tempo todo.

Mas se o problema eh a grana, faça muitos reforços internos que fica bom tb.

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Se o MDF vifa farinha, o compensado vira farofa!!!!! hheheheheheh

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Amigo, se eu fosse vc iria de MDF...falo por experiencia propria...

a um tempo atraz eu mandei fazer um caixa de compensado...e hoje ela esta se esfarelando...sendo assim não tem como usar mais, pois perdeu toda sua rigidez...compensa vc gasta um pouco mais concerteza...

pq no futuro vc não tera problemas..

 

 

 

Skolacha

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nao vejo a densidade como o principal quesito, mas sim a rigidez, o mdf é mais rigido, e portanto vc obtera maior spl.

 

tb acho exagerado altas espessuras, se vc reforçar bem ela, pode ter bons resultados com pequenas espessuras.

 

15mm ta bom demais p/ uma dutada, bem reforçada, arrisco até dizer q com menor espessura e bom reforço teria já o resultado esperado.

 

o compensado pela propria construçao, descola-se e as placas soltas intermediarias começam a vibrar. fica ruim, tanto que nem em armarios é usado mais (ao menos nos bem feitos nao).

 

 

o compensado naval é resinado e evita q as placas descolem, por isso é mais indicado como alternativa ao mdf.

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Chegou a hora de fazer minha nova caixa e constatei que o preço do Compensado para a MDF é relativamente grande aqui em minha cidade.

 

Por este motivo gostaria de algumas opiniões e dicas de qual a melhor forma para estar trabalhando com estes dois materiais e quais as vantagens de cada um.

 

Estou considerando a chapa do compensado normal (não é o naval) pois nas madeireiras que visitei fui informado que a única diferença do comp. naval para o normal é a impermeabilização.

Pb_Las, vai de compensado, eh mtt mais barato, mais facil de achar e pode comprar na medida em vez de placa. Vc ouviu os meus upgrades descendo a 30 hz na selada, tocando alto e acredite: aquela caixa eh de compensado 15mm. Fica show, nao vejo diferenca nenhuma no som, pois ja tive caixa de mdf. Talvez com altas potencias (acima de 1000 rms) haja diferenca em termos de SPL e rigidez.

 

A maior vantagem do mdf esta na montagem (eh mais facil de trabalhar, nao lasca) e na duracao (as placas de compensado podem se soltar com o tempo e o mdf eh po prensado). Como parto do principio q a caixa sao usadas por menos de 4 anos (no meu caso) e tem carpete em volta, esse parametro nao influi.

 

Pode ir de compensado 15mm ou 18mm tranquilo

 

[]s

Editado por jvfonseca

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só uso mdf!! sou alergico a compensado!! :pirou: cara usa mdf é a melhor opção !!

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só uso mdf!! sou alergico a compensado!! :pirou: cara usa mdf é a melhor opção !!

Certo...muito obrigado pelas respotas, acho que já deu para formar uma base que vai me ajudar bastante na hora de decidir qual comprar.

 

Agora restou a dúvida de que materiais usar com cada tipo de madeira..

 

Ex: Compensado -> É mais indicado o uso de pregos ou parafusos ? Para colar as chapas qual é a cola mais indicada ? e para vedar a caixa ?

 

De qualquer forma muito obrigado a todos pelas respostas. :legal:

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Fala Pedrinho.....

 

Se eu fosse vc NÃO IRIA DE COMPENSADO.... só pelo seguinte fato.... aquela caixa dos Upgrades, quem fez fui eu também.... só que TOMEI UMA SURRA... pq o compensado (naval) na hora de pregar as PLACAS....começaram a abrir buracos.... e mais, o compensado são chapas de uns 2 a 3 mm em cima uma da outra.... com o tempo isso DESCOLA.... tipo assim: eu pregava e o compensado ABRIA.... não ABSORVIA o prego não.... ele RASGAVA.... por isso deixei o compensado de lado e comprei MDF.... te falo uma coisa.... é muito mais FÁCIL e PRÁTICO trabalhar cortando MDF.....

cole as placas com cola BRANCA (em ambos os casos - CASCOREZ EXTRA é azul escrito).... para vedar NÃO USE SILICONE..... compre aquela BISNAGA GRANDE de SIKAFLEX 221... é um silicone só que vira borracha de solado de tênis.... ou seja, se vc quiser abrir a caixa (desmontar) vc não conseguirá.... pois o SIKAFLEX fará uma borracha e não deixará DESCOLAR as chapas.... eu vi esse produto na feira de arquitetura & construção lá no RioCentro ano passado.... era da BRASCOLA só não lembro o nome..... é um PRODUTO ÓTIMO.... a minha usei o SIKAFLEX (só aplique com LUVAS pq em contato com a pele ele vira borracha - fiquei 3 dias com os dedos emborrachados.... :vts ) só que acabou no FIM da "SELAGEM".... ai usei a bisnaga de silicone.... cara na minha caixa tem mais silicone que no peito da Daniele Winitts :P :lol:

 

EDIT: Ah... usei PREGOS e parafusos (para MDF cabeça chata) para prender minha caixa.....

 

 

Abçs,

 

Rapha :legal:

Editado por Rapha_4_bass

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Estas partes de texto não foram escritas por mim. Peguei aqui no fórum a um tempo atrás e não me lembro de quem postou. Acho que foi o André Lima

 

É só uma parte. Se quizerem tudo é só me falar.

 

Considerações sobre materiais

 

 

A amplitude das flexões das paredes da caixa dependerá em grande parte da espessura e densidade do material usado. A figura 3 mostra a densidade de diversos materiais que podem ser usados para construção de sonofletores. As propriedades de alguns desses materiais serão objeto de nossa discussão.

 

 

Madeira

 

Tradicionalmente este é o material mais usado, devido à facilidade de obtenção, conveniência para qualquer tipo de corte, bom acabamento e principalmente, custo relativamente baixo.

 

A madeira é geralmente empregada em forma de compensado, aglomerado, ou mais raramente, em forma maciça.

 

O compensado, encontrado em chapas de l5mm, 18 mm, e 25 mm, tem custo mais alto, porém é de corte fácil e apresenta bom aspecto quanto a acabamento. Normalmente, para caixas abaixo de vinte litros pode ser empregado em espessura de 15 mm; para volumes entre vinte e cinquenta litros o de 18 mm é o indicado; e acima de cinquenta litros torna-se conveniente o emprego do de 25 mm. É interessante usar o tipo de compensado conhecido como marítimo, ou naval, formado por sete a nove camadas de laminados. Este apresenta maior resistência à flexão que o comum, dito sarrafado, formado por apenas três camadas.

 

O aglomerado, encontrado nas mesmas espessuras que o compensado, é a mais densa e barata das madeiras. Um aglomerado de boa qualidade, que possua uniformidade , boa consistência e que não contenha porosidades, pode apresentar um desempenho acústico razoável, não surpreendendo portanto que este material esteja ganhando o favor dos construtores em relação ao compensado.

 

O aglomerado, da mesma forma que outras madeiras, pode ser encontrado em várias qualidades. Os melhores são reconhecidos por serem formados por uma massa muito fina e homogênea, mesmo em seu interior.Para reconhecê-los deve-se partí-los e examinar a sua constituição interna: se forem formados por pedaços (lascas) de madeira, são pouco rígidos e é melhor evitá-los, devendo-se, para melhores resultados, dar preferência aos mais densos.

 

Referências

 

Paulo Albuquerque - Sonofletores em Baixas Frequêncías, Antenna, junho de 1980.

 

 

P.W. Tappan - Loudspeakers Enclosures Walls, Journal of the Audio Engineering Society, julho de 1962.

 

 

M. Colloms - High Performance Loudspeakers, Pentech Press, 1978.

 

 

Paulo Albuquerque - Dois sonofletores com Radiador Ativo - Antenna, julho de 1978.

 

 

H.F. Olsen - Direct Radiator Loudspeakers Enclosures, Journal of the Audío Engineering Society, janeiro de 1969.

 

 

G.A. Briggs - Cabinet Handbook, Rank Wharfedale, 1962.

 

 

Vance Dickason - Caixas Acústicas e Alto-falantes, H. Sheldon, 1993

 

 

 

Mais Dicas Para construção de Caixas :

O passo-a-passo da contrução

1) Descubra qual o tipo correto de caixa acústica que vai servir para o subwoofer em questão. Se vai ser selada, dutada ou band pass.

2) Descubra a litragem correta que a caixa deve ter. Veja no manual de instruções do subwoofer ou entre em contato com o fabricante.

3) Defina as medidas internas e externas da caixa.

4) Defina como serão os recortes na chapa de madeira e como essas peças vão se encaixar.

5) Leve em consideração que deverá haver um reforço na caixa a cada 40 ou 50 cm de parede. Esse reforço deverá ser descontado na litragem da caixa.

6) Use chapa de madeira de 30 mm no mínimo (isso mesmo: 30 mm, no mínimo). Você pode colar duas chapas de 15 mm se não houver chapa de 30 mm. Quanto mais espessa a parede da caixa melhor.

7) Passe cola em todas as junções da caixa e utilize o mínimo de pregos para a montagem.

8) Cole e pregue os reforços.

9) Parafuse a caixa em todas as junções com espaçamento de 7 cm entre os parafusos. Use parafusos para fixar também os reforços.

10) Instale um conector apropriado para o fio do subwoofer. Solde o fio do subwoofer nele e depois faça a vedação do conector com bastante silicone na parte interna da caixa.

11) Abra um buraco para a instalação do subwoofer de modo que o subwoofer entre justo sem esforço. Tome cuidado pois, se o subwoofer ficar folgado no buraco, você poderá ter vazamentos.

12) Passe por dentro da caixa silicone em todas as junções das madeiras para que a caixa fique bem vedada.

13) Passe massa plástica nas junções do lado externo da caixa. Isso vai ajudar na vedação e no acabamento.

14) Aguarde 24 horas para instalar o subwoofer para que os vapores do silicone não descolem o cone ou danifiquem alguma outra parte do subwoofer.

15) Instale o subwoofer na caixa com parafusos que não atravessem a parede (o parafuso deve ser mais curto do que a parede da caixa). Use massa de calafetar para vedar a carcaça do subwoofer. Aperte os parafusos em cruz para não empenar a carcaça.

16) Não deixe carpete entre a carcaça do subwoofer e a caixa acústica.

17) Peça para alguém empurrar o cone do subwoofer em direção ao interior da caixa enquanto você procura ouvir vazamentos nas junções. A caixa não deve fazer qualquer tipo de barulho de vazamento.

18) Empurre, você mesmo, o cone do subwoofer. Se o cone voltar rápido à posição normal ou se for fácil de empurrá-lo é porque ainda existe algum vazamento. Descubra e resolva o problema antes de colocar o subwoofer para funcionar.

 

 

Marcello Lacerda de Almeida, Criador do software X2 e X1, Autor do livro Som Automotivo e Instrutor da 2FAST

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Fala Pedrinho.....

 

Se eu fosse vc NÃO IRIA DE COMPENSADO.... só pelo seguinte fato.... aquela caixa dos Upgrades, quem fez fui eu também.... só que TOMEI UMA SURRA... pq o compensado (naval) na hora de pregar as PLACAS....começaram a abrir buracos.... e mais, o compensado são chapas de uns 2 a 3 mm em cima uma da outra.... com o tempo isso DESCOLA.... tipo assim: eu pregava e o compensado ABRIA.... não  ABSORVIA o prego não.... ele RASGAVA.... por isso deixei o compensado de lado e comprei MDF.... te falo uma coisa.... é muito mais FÁCIL e PRÁTICO trabalhar cortando MDF.....

cole as placas com cola BRANCA (em ambos os casos - CASCOREZ EXTRA é azul escrito).... para vedar NÃO USE SILICONE..... compre aquela BISNAGA GRANDE de SIKAFLEX 221... é um silicone só que vira borracha de solado de tênis.... ou seja, se vc quiser abrir a caixa (desmontar) vc não conseguirá.... pois o SIKAFLEX fará uma borracha e não deixará DESCOLAR as chapas.... eu vi esse produto na feira de arquitetura & construção lá no RioCentro ano passado.... era da BRASCOLA só não lembro o nome..... é um PRODUTO ÓTIMO.... a minha usei o SIKAFLEX (só aplique com LUVAS pq em contato com a pele ele vira borracha - fiquei 3 dias com os dedos emborrachados....  :vts ) só que acabou no FIM da "SELAGEM".... ai usei a bisnaga de silicone.... cara na minha caixa tem mais silicone que no peito da Daniele Winitts  :P  :lol:

 

EDIT: Ah... usei PREGOS e parafusos (para MDF cabeça chata) para prender minha caixa.....

 

 

Abçs,

 

Rapha :legal:

Boa Raphinha! Boas dicas!!!! continuem dando dicas.

Editado por Pb_las

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Caixa boa é de MDF, muito bem colada e parafusada e ainda faz uma vedação nas quinas das chapas com serragem e cola ou massa plástica......

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Prefira utilizar MDF ou Compensado NAVAL!

O marneceiro que te disse que a diferença entre o Compensado e Compensado Naval é a impermeabilização deve ser uma anta!

Compensado serve para fazer caixote de tomate e nada mais :)

Faça um teste, construa uma caixa com 50 litros internos com MDF de 20mm de espessura e outra caixa também com 50 litros internos porém feita com Compensado. Coloque a chave do seu carro sobre a caixa... a que vibrar mais é a pior.

[ ]'s

Renato

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