Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Luis_555

Dando voz num projeto de SPL no Opala

Recommended Posts

Boa noite amigos,

 

A uns 3 anos eu fiz um projeto de som pro meu Opala e montei ele todo em casa com a grande ajuda dos amigos aqui do fórum, deve existir ainda o tópico dele...

 

10301364_603395603117000_6254833471794326586_n.jpg?oh=fbbf65d829237ada365e71eed10341a5&oe=549198BB&__gda__=1418158289_61d5ec892052dcaf35d6774221f33c5e

 

Pois bem, o grave continua batendo bem, exatamente como eu queria. Logo depois faltou "barulho", voz jogada pra fora do carro mesmo, mas sem trio, digo som de portas e tampão. Entao eu coloquei um modulozinho xingling, que tem se saido bem desde então... tbm por 150 pila.

 

ZhZh4Yv.jpg

 

Mas agora queria um pouco mais, acredito que esse modulo ai seja bem fraquinho...

 

Em julho fui ao Paraguai e vi uma caixa da roadstar com 2 falantezinhos de 6pol numa caixinha, pedi pra testar e fiquei de cara com o som que fez, e custava 23 dolares kkkkkkk enta comprei, ja que eu costumava usar uma caixa com 2 6x9 que eu tinha feito plug n play na mala e eu colocava só qnd precisava pra animar alguma coisa um pouco (eu sei que não é um trio de pancadão e nem é o objetivo). só que essas duas caixas do 6x9 eram mto grandes entao essa ali foi perfeita.

 

caixa-de-som-automotiva-roadstar-rs-652-6-230w-rms_MLB-O-3510453758_122012__15260_zoom.jpg

Podem zuar roadstar e essas caixinhas, mas é MUITO boa, faz um som legal, é minúscula, facil de ligar e desligar, tem alça pra carregar, perfeita pro meu uso. Só que ai ta 190,00 ¬¬ paguei menos de 50 reais.

 

Nessa mesma ida ao PY aproveitei e trouxe um modulo pra por no lugar do xinglingzão, e como o dos pioneer era um BBuster que é muito bom no custo beneficio trouxe um 2000GL pra fazer a barulheira... agora a duvida esta em como se liga esse bicho? Precisa um RCA 2x4 saidas e ligar "pos e neg" de cada falante nos lugares ali como eu liguei? Pois fiz o teste com um RCA normal 2x2 ligando só o das portas e achei o som bem fraco pela potencia do modulo, nao seria exagero dizer que tocou o mesmo que o xing ling... o RCA que usei no teste não é bem um RCA kkk acho que é um cabo de audio normal mas tem o mesmo encaixe dos RCA de som... pois nao tinha outro ja que o modulo antigo nao usava, mas creio que ele apenas mande sinal e nao potencia mesmo entao... a duvida, é isso mesmo fraco assim?

 

Q6mOvDT.jpg

aC3Xu6D.jpg

 

Esse modulo é pro que eu quero? (Fazer barulho/tocar alto)

 

Ah, esse modulo vai tocar 2 CS60B nas portas... e 2 mtx de 5" no tampao só, que eu tinha encostados aqui em casa e botei lá. Tem algum falante que vai berrar mais que esses? Nao quero fazer pézinhos e no tampao um 6x9 tocaria mais, valeria investir em algum, se valer e quiserem indicar sintam-se a vontade, realmente não entendo muito dessa parte de som.

 

Desculpem o texto enorme.

 

Abraço!!

Editado por Luis_555

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nessa foto por último o amp ta desligado! espero que tenha ligado a alimentação dele [¨]

 

dá uma olhada em como ta o ganho, de repente ta muito baixo e por isso não ficou a contento... já testei esse amp e gostei, pro que vc quer ele vai atender perfeitamente.

 

sobre o rca, qual seu player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkk

 

Cara com o ganho no minimo nem se ouve nada quase, pra ficar no nivel do xingling ele tava em 60~70% mais ou menos... to achando estranho, achei que teria de dosar bem pra não fritar tudo mas não é oq tá acontecendo...

 

O aparelho é um DEH 3080, tem 2 pares de RCA... uma esta no 3600 dos pionner e a outra irei usar pra esse 2000gl, (se ele tocar mais forte), pq do jeito que tá tocando o xingling é melhor, já que é menor e eu deixo embaixo do banco do carona!!

 

Esses cabos pra 4x2 existem prontos pra vender?

Editado por Luis_555

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estranho mesmo, era pra estar tocando bem melhor que o booster antigo...

 

esse rca que vc ta querendo é complicado de encontrar, eu usaria dois Y mesmo.

 

experimenta ligar os falantes em 2ohms, usando só 2ch do amp. dessa forma da pra usar um cabo RCA só de melhor qualidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E essa ligação seria como dai?

 

Lembrei de um detalhe, a alimentação usa cabos pouco mais grossos que esse dos falantes, dá conta pra duas vias né? pois como uso embaixo do banco fica complicado puxar um demonhão de 18mm igual usei nos subs...

Editado por Luis_555

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

liga os fios + com + e - com -, ficará em paralelo caindo a impedancia. liga nos canais front do amp, coloca os falantes dianteiros em um canal e os traseiros no outro, assim da pra ajustar pelo player.

 

pra finalidade que vc ta querendo, pode comprar um cabo de 10mm residencial que já está de bom tamanho pra esse amp. ele é bem tranquilo pra passar, bitola menor que essa eu não usaria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh entao se pá é os cabos mesmo, o que tá ali é bem fino, tipo o dos auto falantes pouca coisa mais grossos...

 

Mas no modulo nem consigo encaixar 10mm eu acho, ele é parafuso com entrada pra terminal em U... O.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá fo**. Hoje fui na loja de som de um amigo, e ele disse que fiação nao era adequada, eu tbm estava desconfiado, entao peguei fio 8,6mm proprio pra som.

 

Agora em casa, liguei o modulo com essa fiacao direto na batera em uma das portas e o antigo xing ling com a fiacao fina antiga na outra. O antigo toca MUITO mais limpo, o som sai bem mais agudo e alto. Ja troquei o lado das portas de cada modulo e sempre onde o xing ling ta toca mais forte.

 

E agora??? Isso como ganho em 90%!!! Tá fo**. É mais fraco mesmo esse 2000GL que esse xingling prata que eu tinha???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mistérios do som automotivo...

 

eu já passei por isso, onde um booster da MXR tocava "melhor" que um Audiobank.

 

esse 2000gl tem tranquilamente uns 60~70rms por canal :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá fo**. Hoje fui na loja de som de um amigo, e ele disse que fiação nao era adequada, eu tbm estava desconfiado, entao peguei fio 8,6mm proprio pra som.

 

Agora em casa, liguei o modulo com essa fiacao direto na batera em uma das portas e o antigo xing ling com a fiacao fina antiga na outra. O antigo toca MUITO mais limpo, o som sai bem mais agudo e alto. Ja troquei o lado das portas de cada modulo e sempre onde o xing ling ta toca mais forte.

 

E agora??? Isso como ganho em 90%!!! Tá fo**. É mais fraco mesmo esse 2000GL que esse xingling prata que eu tinha???

 

Coloca um cabo residencial 16mm ai, coloca o player em uns 70~80% do volume e vai aumentando o ganho do modulo até ouvir distorção.. ai é só voltar um pouquinho que é o ponto.. deixa o modulo em hp e deixa o potenciometro em uns 80~100hz

se não adiantar o xingling tocava mais mesmo rs

Editado por ximenez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiação de 8,6mm já tá bom para esse módulo, não acredito que colocando um de 16mm iria resolver os problemas do som, tem que verificar os cabos rca e a própria saída rca do rádio, pois o h-Buster é módulo do tipo booster que já utiliza o sinal amplificado do rádio e o 2000gl é com rca qualquer problema na sensibilidade do sinal do rca altera no "volume" final na saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito com amigo, acho que abriu o tópico no lugar errado, aqui é trio elétrico e esse som que está descrevendo está voltado para som automotivo ou som interno spl e talvez seja o lugar mais correto para o seu questionamento.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mistérios do som automotivo...

 

eu já passei por isso, onde um booster da MXR tocava "melhor" que um Audiobank.

 

esse 2000gl tem tranquilamente uns 60~70rms por canal :(

 

rsrsrs, pois é, to desencanando dele já, vou vender kkkk

 

Coloca um cabo residencial 16mm ai, coloca o player em uns 70~80% do volume e vai aumentando o ganho do modulo até ouvir distorção.. ai é só voltar um pouquinho que é o ponto.. deixa o modulo em hp e deixa o potenciometro em uns 80~100hz

se não adiantar o xingling tocava mais mesmo rs

 

Bah, mas cabo 16mm pra esse modulo tocar só kit duas vias é osso kkk ainda mais tendo de esconder embaixo do banco, que no caso do Opala é um tanto apertado... acho que o xing ling é melhor mesmo hahha

 

 

fiação de 8,6mm já tá bom para esse módulo, não acredito que colocando um de 16mm iria resolver os problemas do som, tem que verificar os cabos rca e a própria saída rca do rádio, pois o h-Buster é módulo do tipo booster que já utiliza o sinal amplificado do rádio e o 2000gl é com rca qualquer problema na sensibilidade do sinal do rca altera no "volume" final na saída.

 

 

Vou ver se consigo outro cabo RCA pra tirar a dúvida mesmo, porém esse ali era novo, eu comprei no mesmo dia que levei o som pro cara olhar... já as saidas, são zero novas, nunca tinham sido usadas desde que comprei o cdplayer!!

 

 

Com todo respeito com amigo, acho que abriu o tópico no lugar errado, aqui é trio elétrico e esse som que está descrevendo está voltado para som automotivo ou som interno spl e talvez seja o lugar mais correto para o seu questionamento.

 

Opa, não sabia que existia essa seção aqui, como eu queria mais "som pra fora" mesmo usando o som interno imaginei ser aqui kkkk se esta no lugar errado desculpem, e a vontade pra mover o tópico!!

 

Abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...