Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Gustavo.Lautert

Ajuda com esquema elétrico

Recommended Posts

Eaí pessoal...

 

Tenho a seguinte situção:

 

Uma bateria Moura de 60Ah no cofre do motor.

 

Uma bateria MaxPower 100Ah no porta malas.

 

Um SounDigital Sd400.4d pra tocar Cornetas e Tweeters, segundo o manual deve-se usar um fusível de 40A.

 

Um SounDigital Sd800.4d pra tocar dois subwoofers, segundo o manual deve-se usar um fusível de 80A.

 

Um Mega Capacitor Digital 3 Farads B52 DPF-3.

 

Alguém pode me ajudar a montar um esquema elétrico para essa configuração? Pesquisei e vi que no cabo entre as baterias tem que usar dois fusíveis/disjuntores cada um perto de uma bateria, mas não sei quantos amperes eles tem que ser. E não sei onde por os fusíveis dos módulos e onde ligar o mega capacitor.

 

Por favor me ajudem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Gustavo,

 

Começando da bateria de 60ah (motor) ...

 

O ideal seria um fusível/disjuntor igual ou muito pouco aproximado acima da potência do alternador, e logo um fio, com bitola compatível com a amperagem fornecida pelo mesmo alternador.

 

Para ter uma noção, o meu alternador é de 110a e foi instalado um porta fusível com fusível de 123ah ou 126ah se não me falha a memória, e com fio de 21mm²; entre as duas baterias. Na bateria do cofre ficou esse porta fusível com o fusível de + ou – 120a e na bateria mais próxima do sistema um disjuntor de 200a, mas foi depois que aprendi que poderia ser um disjuntor até menor e mais próximo do fornecimento do alternador.

 

Por favor, nunca pense em economizar em bitolas de fios, pois quanto maior os mm², menos perdas elétricas haverão no caminho e maior segurança terá na instalação.

 

A partir da bateria de 100ah ...

 

Quanto aos fios da Maxpower aos amplificadores, procure se basear nas instruções do manual, pois costumam ser as margens mais seguras. Eu particularmente, tenho uma SD800.4D e utilizo fios de 8mm², inspirados de uma Taramp’s TS400x4 que eu tinha, mas a SD orienta 16mm² para esse amplificador. Mas se eu tiver uma oportunidade e achar necessário, talvez eu os troque futuramente.

 

Dizem também, que se puder aterrar os amplificadores direto no pólo negativo da bateria, é melhor ainda!

 

Conclusão: O local ideal para a instalação dos fusíveis/disjuntores sempre será o mais próximo possível do pólo positivo das baterias. Pois caso, aconteça qualquer anormalidades ambos terão que partir/desarmar impedindo com que a fiação passada por dentro do veículo ou amplificadores sejam afetados.

 

MEGA CAPACITOR ...

 

Geralmente o Mega capacitor é dedicado para o amplficador de GRAVES/SUBGRAVES, eu acredito que ele deva ficar entre o fusível/disjuntor ideal contido na MAXPOWER e o amplificador mais forte, que nesse caso é a SD800.

 

Apenas um cuidado! Existe um macete para recarregar o Mega Capacitor antes de alimentá-lo direto no sistema, pois se não utilizar essa técnica e tentar alimentar direto, parece que pode ocorrer um estouro em suas mãos. Muito cuidado!

 

Eu já vi no youtube, o pessoal ensinando como carregar e instalar um Mega Capacitor, portanto sugiro que pesquise alguns desses vídeos no youtube antes de mecher com Mega Capacitor.

 

Talvez um Mega Capacitor nem seja tão necessário nesse seu sistema, visto que tem 100Ah dedicados diretamente ao seus sistema. Mas fica ao seu critério.

 

Espero ter contribuído em alguma coisa .....

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda.

 

Só pra ter certeza montei um desenho do esquema elétrico...

 

X7oAg3.png

O Fusível 4(F4) deve ser de 80A com cabo 16mm2 (segundo o manual).

O Fusível 3(F3) deve ser de 40A com cabo 10mm2 (segundo o manual, mas provavelmente usarei 16mm2).

Para interligar as bateria pretendo usar cabo 33,6mm2 com os dois fusíveis(F1 e F2) de 80A.

 

Está certo isso? O desenho está correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo.

 

Se for possível, utilize para o SD800.4D fios a partir de 2,5mm², conforme orienta o manual dessa nova versão Evolution.

 

Opte por fios com 100% de cobre. Esses mais simples da Technoise é mais "merchandising", costumam ser 70% alumínio e apenas 30% cobre.

 

Eu até utilizo esses Technoise e até hoje não me deram problemas, mas comprei antes de aprender um pouco do assunto sobre condutividade.

 

Agora têm as linhas VERDE ou LARANJA, não tenho certeza qual é agora, onde alguma linha dessas cores porta 99,99% de cobre. Em compensação, o preço é bem salgado.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas mais uma dica, ultiliza fios residencial flexiveis, mais baratos e melhores!

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pessoal realmente fala sobre a utilização de fios residenciais, por alguns carregarem a patente do Inmetro que monitora o cumprimento de alguns termos de qualidade.

 

Eu particulamente nunca utilizei, mas é bastante recomendado aqui no fórum.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato navegante, eles respeitam a quantidade exata de cobre em sua composicão, alguns automotivos não, por exemplo os famosos tecnoise são 70% alumínio e 30 por cento cobre, e um cabo horrivel principalmente pra som e custa até mais caro que um residencial top do top

Eu só utilizo fios de 50mm no meu sistema tudo residencial!

Neles eu confio !

Forte abraço

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...