Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ScsMcd

Capacete : a segurança começa na escolha correta

Recommended Posts

POST_CAPACETE_01-1024x682.jpg

 

Capacetes integrais conferem maior segurança ao motociclista

 

Segundo estudo realizado pela Escola Paulista de Medicina, 68% das lesões graves com motociclistas são na cabeça, e um capacete bom pode ser a diferença entre a vida e a morte, além de ser obrigatório no Brasil. Às vezes, é mais difícil escolher o capacete, do que a própria moto. Existem diversos tipos, tamanhos e funcionalidades. Em primeiro lugar, o motociclista deve levar em conta o tipo de utilização, que pode ser dividida em: uso dentro das cidades, para a estrada ou para a prática de esportes on-road (em piso de asfalto) e off-road (na terra).

 

Para o uso urbano, há três tipos de capacetes: o integral (totalmente fechado), o aberto – que deixa rosto e queixo expostos – e o escamoteável (articulado). É claro que o integral é mais seguro, pois oferece maior proteção, tanto em caso de uma queda, quanto das adversidades das vias, como insetos ou pedras lançadas por outros veículos. O aberto é mais confortável nos dias quentes do verão, pois deixa o rosto exposto ao vento, mas é obrigatório ter viseira (assim como os outros) ou ser usado com óculos de proteção próprios para motocicletas. Os modelos escamoteáveis, ou articulados, unem a segurança do capacete integral, com a sensação de liberdade do capacete aberto. Porém, em caso de um impacto forte, a “queixeira” não oferece o mesmo nível de proteção do modelo fechado.

 

POST_CAPACETE_02.jpg

 

Os capacetes em geral são construídos, basicamente, em dois tipos de material: plástico injetado ou composto de fibras sintéticas. Os cascos construídos em plástico são mais baratos, mas oferecem menos proteção ao motociclista. A característica do material faz com que o capacete bata no chão repetidas vezes – como uma bola quicando – o que é conhecido como efeito-mola, absorvendo menos o impacto. Já os capacetes feitos em fibras sintéticas (fibra de vidro, de carbono, kevlar, etc), além de serem fabricados em menor escala, oferecem maior capacidade de absorção de impacto, já que a o material consegue se reconstituir mais rapidamente do que o plástico.

 

Para a utilização esportiva ou de lazer, tanto nos circuitos asfaltados, quanto nas pistas de terra, recomenda-se o uso de capacetes mais leves, normalmente feitos em fibras, geralmente de carbono ou vidro, e que tenham finalidade “Racing”. Esses modelos são normalmente mais caros, mas oferecem segurança em condições extremas. Para o uso on-road, há modelos “racing” do tipo integral e para o uso off-road, existem capacetes projetados especialmente para este tipo de esporte. São equipamentos com uma “aba” frontal, que protege contra pedras e outras adversidades. Esses capacetes também não têm viseira, portanto os pilotos utilizam um óculos exclusivo para esta finalidade, mas oferecem maior espaço da boca do piloto à queixeira para facilitar a ventilação e respiração.

 

POST_CAPACETE_03.jpg

 

Medidas

 

Mas, os capacetes não devem apenas trazer segurança, devem ser confortáveis. Para isso, é necessário saber a medida de sua cabeça e ter em mente que, como o formato da caixa craniana de cada pessoa é diferente da outra, assim também são os capacetes. Portanto, antes de escolher o seu, o motociclista deve pegar uma fita métrica e medir a circunferência de sua cabeça. O número encontrado em centímetros será correspondente ao tamanho do capacete. Exemplos: 56 – Small; 58 – Medium; 60 – Large; 62 – Extra Large; 64 – Extra Extra Large.

 

Por terem formatos diferentes de cabeças e de capacetes, vale experimentar antes de comprar. O fato de utilizar uma determinada medida de uma marca e modelo não significa que esta será a mesma medida para outras fabricantes. Quando prová-lo, o motociclista deve ficar atento se o capacete veste bem. Ou seja, se fica confortável, tanto nas bochechas, quanto na parte frontal da cabeça. Deixemos claro: confortável não quer dizer frouxo. O capacete precisa encostar-se ao couro cabeludo e as almofadas (espumas) laterais nas bochechas. Não pode haver nenhum espaço entre o capacete e a cabeça. Quando a espuma e o isopor do capacete já estiverem gastos, ou seja, já apresentarem uma folga entre a cabeça do condutor, está na hora de trocar. Capacetes largos tendem a sair da cabeça em caso de acidentes.

 

POST_CAPACETE_04.jpg

 

 

O barato sai caro

 

Também é importante ressaltar que as normas brasileiras exigem uma proteção mais reforçada na região que corresponde à calota craniana, têmporas e nuca. Portanto, capacetes abertos ou que apenas cumpram às normas não protegem a região do queixo. Por isso, é recomendável utilizar um capacete integral em viagens e estradas, onde a velocidade é mais alta. Vale lembrar também, que não basta usar o capacete, ele deve estar bem afivelado. Existem dois tipos de fecho: cinta jugular com sistema de engate rápido ou com anel duplo. O primeiro é mais prático, porém está sujeito a desgaste e a possível abertura em caso de acidente. Já o segundo, traz mais segurança, porém é mais trabalhoso de afivelar e desafivelar. Em qualquer um dos casos, é importante sempre manter a cinta jugular bem afivelada e com a tira encostando no pescoço do piloto. Se houver folga, há a possibilidade do capacete sair voando em caso de acidente.

 

Assim, o motociclista deve se conscientizar de que o cérebro, apesar de vital, é um dos órgãos mais frágeis do corpo. Infelizmente, a cabeça é a primeira parte do corpo a sofrer um impacto em caso de queda ou acidente. Dessa forma, o motociclista – e ou garupa – não deve optar pelo capacete mais barato do mercado (nem pelo mais caro), mas sim por um produto confiável para o tipo de utilização. Para garantir essa confiança e qualidade ao consumidor, em fevereiro de 2001 a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a norma NBR 7471. Além de conferir as dimensões e peso, a resolução também exige que todos os capacetes comercializados no Brasil (nacionais ou importados) passem por testes de qualidade, certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Vale lembrar que capacetes comprados no exterior para uso próprio estão dentro da lei, já que o selo só é conferido para capacetes comercializados no país, como prevê a resolução nº 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), datada de 29 de setembro de 2006.

 

POST_CAPACETE_05.jpg

 

Os testes consistem em avaliar a resistência de diversas partes do capacete, como a cinta jugular, a viseira e o casco propriamente dito a choques sofridos na parte superior, nas laterais e também na região da nuca. Portanto, na hora de comprar um novo ou seu primeiro – capacete, o motociclista deve verificar se o produto conta com o selo do Inmetro, garantia de que o capacete passou e foi aprovado por todos os testes. Segundo Rodrigo Almeida, gerente de marketing da BR Motorsport – representante da AGV e LS2 – o consumidor deve sempre conferir a originalidade de um capacete. “As pessoas não podem se iludir com preços muito baixos. Existem diversas cópias falsificadas de capacetes conhecidos, como LS2 e AGV. No mercado paralelo, encontramos marcas como LS3 e AVG, que custam em torno de R$ 50 a R$ 100. Esse tipo de equipamento não passa por nenhum teste e ainda recebem o selo falsificado do Inmetro. Quem compra capacetes nessas condições está brincando com a vida”, afirma. Muitas vezes o motociclista acredita que está sendo “esperto” ao economizar no capacete. O barato pode sair muito caro! (por Roberto Brandão Filho)

 

FONTE : SITE UOL - http://infomoto.blog...escolher-certo/

 

 

Errata : Infelizmente, apesar de ser permitido ao consumidor entrar no Brasil com um capacete importado sem selo do Inmetro, ainda assim ele está sujeito à fiscalização e penalização caso seu capacete esteja sem o selo do Inmetro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Quase comprei um agv nos eua, era coisa de $200... Dai vi os Bell e mais caros no fim, queria un shoi, mas não tava querendo pagar os minimos $550, vou me matricular essa semana na moto escola, ja tenho 14 anos de habilitacao, e agora decidi ter moto... Vamo que vamo! Assim q voltar nos eua trago um shoi ou bell

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xiii de cabeça não lembro, e olha que foi em mes passado kkkkkkkk

 

Lembro somente dos preço que foram esses que lhe passei, os Shoei foram os + baratos, o Agv, eram intermediários e os Bell, tb eram + baratos... Tentei achar um Bell ou Shoei igual aos "F1", mas não achei... Vou me matricular essa semana na Moto Escola e acho q ate dezembro to nos eua novamente e trago um... Posta o modelo ai cxb dessas marcas...

 

Edit: todos que vi e gostei eram 100% fechados...

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, dependendo do modelo da moto e das situações de deslocamento, muitos capacetes poderão se enquadrar pro seu estilo. Vou mandar algumas considerações que fiz em outro fórum :

 

LS2 FF358 : é um bom capacete, só não gostei muito do sistema de troca da viseira, mas nada de muito difícil tbm. R$350~450

 

Norisk FF389 : é uma boa opção, com viseira solar. R$400

 

AGV K-3 : K3 é o modelo de entrada da AGV, eu tenho dois deles. São bons capacetes mas se a pergunta é CxB, não vale a pena. Com menos investimento vc pega um Scorpion Exo 1000 (R$800) que é um capacete melhor, tem viseira solar, sistema Airfit, etc. A vantagem do AGV é, por ser uma marca referência, desvaloriza menos; mas.. dificilmente vc compra um capacete pensando em revenda. R$900~1100

 

SHARK S700 : não gosto muito. É um capacete "basicão", não tem sistema de abre/fecha para entrada de ar frontal, não vem com bavete, entra vento bagarai e faz muito barulho... kk R$550~700

 

BELL M5X CARBON : muito bom e leve. Difícil encontrar o modelo (e consequentemente peças de reposição) aqui no Brasil. O design e os grafismos não são dos mais interessantes, mas a ergonomia e qualidade são ótimas. U$650~800

 

Tops de linha para motos Race : AGV Pista GP / SHOEI X-12 / ARAI RX-7 GP (CORSAIR V) : aí vai do formato da cabeça (experimentar) e gosto pessoal. Uns são mais arredondados, outros mais alongados; sistema de troca de viseira é tranquilo em todos; são semelhantes com relação aos materiais empregados e próximos quanto ao peso. US$700~900

 

Boa caçada e mande informes do escolhido !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem muito muito modelo pra comprar, entao nao adianta ir só por ser de tal marca pq dependendo tu pega um ruim

 

AGV pelo que vi dizer é ruim um pouco na visão principalmente os gp tech.

 

Shark é muito barulhento, mas o RSR2 é uma boa opçao pelo preço.

 

Mas já que ta nos EUA compra os top da shoei, arai.... Tem Nolan tbm, tem da Xlite que SNME o lorenzo usa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um LS2 FF358... É bom, mas pra altas velocidades (> 200km/h) acho um pouco barulhento rsrs. Mas nunca testei outro capacete top pra falar com propriedade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um LS2 FF358... É bom, mas pra altas velocidades (> 200km/h) acho um pouco barulhento rsrs. Mas nunca testei outro capacete top pra falar com propriedade.

 

Normal. O LS2 FF358 é capacete street, pro dia a dia, velocidades moderadas. Acima de 200km/h ele deve quase sair da cabeça.. kkk :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, dependendo do modelo da moto e das situações de deslocamento, muitos capacetes poderão se enquadrar pro seu estilo. Vou mandar algumas considerações que fiz em outro fórum :

 

LS2 FF358 : é um bom capacete, só não gostei muito do sistema de troca da viseira, mas nada de muito difícil tbm. R$350~450

 

Norisk FF389 : é uma boa opção, com viseira solar. R$400

 

AGV K-3 : K3 é o modelo de entrada da AGV, eu tenho dois deles. São bons capacetes mas se a pergunta é CxB, não vale a pena. Com menos investimento vc pega um Scorpion Exo 1000 (R$800) que é um capacete melhor, tem viseira solar, sistema Airfit, etc. A vantagem do AGV é, por ser uma marca referência, desvaloriza menos; mas.. dificilmente vc compra um capacete pensando em revenda. R$900~1100

 

SHARK S700 : não gosto muito. É um capacete "basicão", não tem sistema de abre/fecha para entrada de ar frontal, não vem com bavete, entra vento bagarai e faz muito barulho... kk R$550~700

 

BELL M5X CARBON : muito bom e leve. Difícil encontrar o modelo (e consequentemente peças de reposição) aqui no Brasil. O design e os grafismos não são dos mais interessantes, mas a ergonomia e qualidade são ótimas. U$650~800

 

Tops de linha para motos Race : AGV Pista GP / SHOEI X-12 / ARAI RX-7 GP (CORSAIR V) : aí vai do formato da cabeça (experimentar) e gosto pessoal. Uns são mais arredondados, outros mais alongados; sistema de troca de viseira é tranquilo em todos; são semelhantes com relação aos materiais empregados e próximos quanto ao peso. US$700~900

 

Boa caçada e mande informes do escolhido !

 

Mas, desses, qual efetivamente vale a pena? se vc tivesse só um, qual vc indicaria?

 

Eu prefiro guardar mais uma grana e comprar um capacete mais caro por ter maior proteção, ser mais leve, etc, ou não vale a pena usar um capacete desses no dia-a-dia?

 

Os Shoei, Arai e Bell parecem ser a comparação de um pneu remold com um pneu de marca.... :P

 

Vc acha que vale a pena investir nos shoei e arai?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapha, é o que eu disse antes : dependendo do modelo da moto e das situações de deslocamento, muitos capacetes poderão se enquadrar pro seu estilo.

 

Qual moto vc vai comprar ? Vai andar mais em trechos longos ou curtos ? Rodovia ou urbano ? Velocidades moderadas ou mais extremas ?

 

Bom, o meu SHOEI Marc Marquez chegou. Esse é o modelo RF1200, tipo Race quase do mesmo nível do X-12. RF1200 possui composição de casco semelhante ao X-12; possui 05 camadas de proteção enquanto o X-12 tem 06. X-12 tem o sistema quick release que o RF1200 não tem e é um pouco mais aerodinâmico, capacete voltado mesmo para pista.

 

Para pilotos "eventuais" que raramente chegam a velocidades extremas, o RF1200 está de ótimo tamanho, tanto que vou deixar de lado meu X-12 por um tempo.

 

J89hAH.png

 

lYBYNS.jpg

Editado por ScsMcd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cesar, como é o conforto dos LS2? Conhece?

 

Meu interesse é mais nos modelos offroad...

Daqui uns tempos quero trocar o meu, e esse LS2 é interessante. Problema que não tem nenhum na região pra poder testar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cesar, como é o conforto dos LS2? Conhece?

 

Meu interesse é mais nos modelos offroad...

Daqui uns tempos quero trocar o meu, e esse LS2 é interessante. Problema que não tem nenhum na região pra poder testar.

 

Vinicius,

 

a LS2 tem os modelos MX, que são para offroad. Não tenho muito conhecimento sobre esses modelos, mas acredito que devam ser sim, bons capacetes. Qual seu capacete e moto atuais ?

Editado por ScsMcd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2015 vou comprar uma moto, não vai ser top, no maximo 300cc, vai ser somente para ir na faculdade ou outros lugares nos horários de pico(aqui em São Luis andar de carro ta difícil), mais pretendo comprar um capacete de boa qualidade. Gostei dos preços do LS2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vinicius,

 

a LS2 tem os modelos MX, que são para offroad. Não tenho muito conhecimento sobre esses modelos, mas acredito que devam ser sim, bons capacetes. Qual seu capacete e moto atuais ?

 

Comecei esse ano no enduro (praticava downhill antes), peguei uma CRF230, e tá preparada um pouco. Assim que der, quero ir pra uma importada, CRF250.

E o capacete é um Fly Trophy Lite (http://www.canadasmotorcycle.ca/media/catalog/product/2/0/2012-Fly-Racing-Trophy-Lite-Helmet.jpg).

Ou pego o Fly de carbono, ou vou de Fox ou LS2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao cesar,

 

Usarei a moto somente na cidade, trechos curtos (50/60km por "perna"), eventualmente, fds devo pegar estrada... Coisa de 100/120km para ir a Petropolis e descer.... Velocidades moderadas, creio que não deva passar de 120/140 km/l...

 

Eu prezo muito pela segurança, prefiro pagar R$400 a mais num capacete que sei que terá mais segurança...

 

Moto estou pensando alguma "trail" que tenha no minimo abs, ou seja? Acho que não me resta outra opção, senao a Bmw gs650... Ou a moto igual do Harada... Ainda to na duvida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2015 vou comprar uma moto, não vai ser top, no maximo 300cc, vai ser somente para ir na faculdade ou outros lugares nos horários de pico(aqui em São Luis andar de carro ta difícil), mais pretendo comprar um capacete de boa qualidade. Gostei dos preços do LS2.

 

Para motos e deslocamentos que vc mencionou, existem várias boas opções com preços semelhantes : LS2, Norisk, Texx, Zeus... negócio é pesquisar e experimentar :legal:

 

 

Comecei esse ano no enduro (praticava downhill antes), peguei uma CRF230, e tá preparada um pouco. Assim que der, quero ir pra uma importada, CRF250.

E o capacete é um Fly Trophy Lite (http://www.canadasmo...Lite-Helmet.jpg).

Ou pego o Fly de carbono, ou vou de Fox ou LS2.

 

Enduro é showww ! Infelizmente, pra um cara do meu tamanho, fica meio que inviável.. kk

 

Não sei muito sobre capacetes para enduro e certamente seu conhecimento é muito maior que o meu. Agora, o grafismo desse FLY que vc mandou é irado !! [-]

 

 

Entao cesar,

 

Usarei a moto somente na cidade, trechos curtos (50/60km por "perna"), eventualmente, fds devo pegar estrada... Coisa de 100/120km para ir a Petropolis e descer.... Velocidades moderadas, creio que não deva passar de 120/140 km/l...

 

Eu prezo muito pela segurança, prefiro pagar R$400 a mais num capacete que sei que terá mais segurança...

 

Moto estou pensando alguma "trail" que tenha no minimo abs, ou seja? Acho que não me resta outra opção, senao a Bmw gs650... Ou a moto igual do Harada... Ainda to na duvida...

 

Rapha, no seu caso, iria de modular : mais seguros que os abertos e mais confortáveis que os integrais. Pra esse tipo de situação e moto eu tenho um NEXX X30V, capacete modular com queixeira fixa. É um bom capacete mas se vc quer investir melhor pode optar pelo LS2 FF393 ou SHARK Openline que já são muito bons ou então pode quebrar a banca e pegar logo o Shark Evoline 3, esse é irado e mais leve.

 

Quanto à moto, assim que comprar, mande IBAGENS !! Hheheh

 

 

Na faixa dos R$400 tem esse Zeus tb, uso e recomendo. Bem confortável, tem viseira solar interna, bom isolamento de vento/ruído. O único senão é que não tem quick release

 

http://www.marquinho...o-preto-fosco/p

 

 

 

Boa dica ! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enduro é showww ! Infelizmente, pra um cara do meu tamanho, fica meio que inviável.. kk

 

Não sei muito sobre capacetes para enduro e certamente seu conhecimento é muito maior que o meu. Agora, o grafismo desse FLY que vc mandou é irado !! [-]

 

Fica nada.. Até mais prático! :vts

Se vê que vai cair, só estica a perna pra ajudar.. :vts

Tenho um amigo que é mais alto que eu (tenho 1,83m), e a altura dele já ajudou em umas par de situações!

 

 

Não questão do capacete de MX em si.. Minha dúvida é mais no conforto da marca mesmo.

Que, dificilmente uma marca que tem capacetes confortáveis para ON, tenha algum ruim para OFF, ou vice-versa... Tentam seguir a mesma linha...

Um exemplo é a Shoei, que tem para ambos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu prefiro não arriscar.. meu negócio é asfalto mesmo, de preferência bem liso e seco heheh

 

Entendi a proposição dos capacetes. LS2 é uma boa marca, mas é aquilo, se vc perguntar pra 10 pessoas, cada uma vai falar algo diferente quanto à qualidade, preço, CxB, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um cap da marca PRO TORK, modelo Evolution, por R$110,00, só para aumentar minha coleção pois achei o grafismo interessante. Até gostei do modelo (claro que não vou utilizá-lo em minhas motos), mas a primeira impressão foi até boa; acredito que seja um cap razoável para motos de menor cilindrada e uso urbano.

 

hSzopnG.jpg

 

 

 

AqsP1Wu.jpg

 

 

 

zzRvCPq.jpg

 

 

 

vfjfV7T.jpg

 

 

 

PkwNWIX.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adesivos refletivos : são "feios" e por vezes, prejudicam o grafismo do capacete, porém são obrigatórios por questão de segurança.

 

Peguei refletivos com cores semelhantes ao grafismo do capacete para afetar o mínimo possível :

 

RCqWbHX.jpg

 

o6XPMDO.jpg

 

nBnOk91.jpg

 

QcGlPjZ.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu tem quase 1 ano e até hoje não coloquei esses adesivos. hauhauahuaua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí vc conta com a sorte de não ser parado numa Blitz.

 

Cidade pequena(120k habitantes), quando sou parado olham mal-mal doc e cnh, já em rodovia nunca fui parado rsrs

E acho que deveria incorporar no grafismo do capacete, mas dai não sei se a legislação tem variações para o adesivo.

Editado por ewertonv

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui olhar esse Ls2 citado e tomei um susto! vale tudo isso mesmo?

http://www.marquinhomotos.com.br/capacete-ls2-ff393-escamoteavel-branco/p

 

Por esse valor não seria possivel pegar outro de marca renomada com mais "tecnologia", mais leve, material melhor? Desculpa a ignorancia mas o unico capacete que tive até hoje foi um HELT Hippo pra andar de biz e CG titan :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...