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Alex_84

Instalação de midbass/mini subwoofers utilizando caixa de ar

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Bom pessoal, pra quem acompanha os fóruns diymobileaudio e buwaldahybrids já deve ter visto esse tipo de instalação para alto falantes que trabalham bem em ambientes IB/Portas.

Principalmente midbass dedicados em sistemas 4 vias.

 

Exemplos:

 

dscn2833v.jpg

 

100420121248.jpg

 

A pergunta é por que aqui no BR praticamente não vemos muitos carros usando essa solução?

 

Vantagens

 

- Não precisa gastar com tratamento de portas

- Facilidade de instalação. (recorte na lataria, baffles, manta apenas no local onde ficará montado o baffle)

- Melhor PLD (Path Lenght difference)

- Local extremamente rígido (carroceria do carro), logo o risco de ter vibrações como no caso das portas fica quase nulo.

 

Desvantagens

 

- Alteração irreversível no carro

- Risco de corrosão na lataria caso o serviço não seja bem feito.

- Não sei se existe essa possibilidade, mas para falantes que não tem tratamento no cone para ter contato com água como os HAT, chega a entrar água nessa área?

Editado por Alex_84

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essa eu tbm queria saber... pois cogitei bastante alternativas mais práticas...

 

por aqui a alternativa são os "pezinhos"... esse tipo de instalação... nunca vi ngm cogitando....

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Isso ai lembra as instalações de antigamente em Monza, opala

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Vai muito do carro. Na maioria atrás desta lata tem um paralama de plástico.

 

Em SUVs deve ter um bom espaço ali, protegido... tem que avaliar caso a caso. Eu mesmo não faço pela alteração na lataria.

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Isso ai lembra as instalações de antigamente em Monza, opala

 

Exatamente, lembro de um Escort XR3 de um colega que também vinha nessa posição.

 

Nessa época o forro de porta era praticamente reto só de eucatex revestido com carpet.

 

Hoje a indústria usa + painel de porta todo em plástico.

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EU acho inviável pela alteração na lataria do carro.

 

Realmente é algo meio hardcore.

 

Mas se for pensar que a gente fica entre 3 e 5 anos com o carro...

 

Outra, já vi muita gente cortar tampão traseiro de sedã, que também é de lata, pra instalar 6x9 [^]

 

O estrago é o mesmo.

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Se pensar por este ponto de vista blz...

Dependendo do nivel da instalacao, o novo dono num vai nem perceber este recorte!

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Vários carros, hoje, levam muita eletrônica neste lugar, talvez por isso não vemos muito esta solução.

Cogitei isto em meu gol 89, mas não em meus carros novos.

Mas é muito interessante.

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

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Com os preços de carros aqui no Brasil poucas pessoas teriam coragem de modificar um carro assim.(geralmente sempre pensamos em revender o carro)

Lá fora muito mais fácil te um carro dedicado para o som.

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Realmente é algo meio hardcore.

 

Mas se for pensar que a gente fica entre 3 e 5 anos com o carro...

 

Outra, já vi muita gente cortar tampão traseiro de sedã, que também é de lata, pra instalar 6x9 [^]

 

O estrago é o mesmo.

Man...poderia compartilhar um projeto?

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Buenas!

 

Em meu carro anterior, um Renault Duster, eu fiz metade da loucura...

Pelo lado de dentro, eu removi o descanso do pé esquerdo (que é de isopor).

Fiz o furo para o mid - um HAT Unity de 5pol - tanto na lata quanto no carpet.

Adicionei um bafle de MDF de 20mm.

Adicionei manta acústica em toda região próxima.

Os cabos que passavam por ali eu dei um jeito de reposicionar, não atrapalharam.

Os tweeters deixei na coluna, direcionados um de frente para o outro (off axis).

 

Faltou coragem para fazer o recorte na lata pelo lado de fora.

Ali tem que ser mais corajoso, pois é este corte que pode provocar o acúmulo de água e a consequente ferrugem.

Achei que o espaço já existente na caixa de ar seria suficiente para o mid. Mas não foi ...

O mid tocou anasalado e sem grave.

Na hora de vender o carro, fechei o buraco na lata com manta acústica e emendei o carpet.

Fiz a emenda por baixo do tapete de borracha, só prestando muita atenção para perceber.

 

Em carros que possuem peças plásticas naquele lugar - como a BMW deste tópico - creio que seja fácil reverter, basta colocar uma peça nova no lugar, que vai esconder o buraco.

 

Qual era o meu intuito com este projeto? Tocar bem para os dois ocupantes da frente do carro (projeto two seat).

Baseei-me neste excelente artigo (um dos mais instrutivos que já li):

http://www.diymobile...-pros-cons.html

O conceito dos falantes da HAT estão totalmente alinhados com o artigo (isto pode ser inclusive comprovado nos manuais).

Mantenha os mids o mais afastados possível (por isso colocar lá embaixo)...

Tente fazer com que toquem a maior faixa de frequências - consequentemente, corte o tweeter alto.

De 5Khz para cima, time delay conta menos, o que conta mais é a intensidade.

 

Apesar do mid ter tocado anasalado, eu pude comprovar um pouco da teoria na prática.

Quando eu sentava bem encostado no banco, até posicionando a cabeça um pouco mais para trás, o som ficava totalmente centrado acima e no meio do painel - sem aplicação alguma de time delay - a mesma situação era vivenciada pelos dois ocupantes.

Mas no dia-a-dia, com o corpo um pouco mais para frente, a proximidade com o tweeter esquerdo já aumentava sua intensidade e o som puxava para este lado.

O Duster tinha regulagem de altura do volante, mas não de profundidade.

Se tivesse, acho que o problema estaria resolvido. Eu puxaria o volante e sentaria mais para trás confortavelmente, sem afetar a dirigibilidade do carro.

 

Abraço,

 

Cabral

Editado por cabral

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Buenas!

 

Em meu carro anterior, um Renault Duster, eu fiz metade da loucura...

Pelo lado de dentro, eu removi o descanso do pé esquerdo (que é de isopor).

Fiz o furo para o mid - um HAT Unity de 5pol - tanto na lata quanto no carpet.

Adicionei um bafle de MDF de 20mm.

Adicionei manta acústica em toda região próxima.

Os cabos que passavam por ali eu dei um jeito de reposicionar, não atrapalharam.

Os tweeters deixei na coluna, direcionados um de frente para o outro (off axis).

 

Faltou coragem para fazer o recorte na lata pelo lado de fora.

Ali tem que ser mais corajoso, pois é este corte que pode provocar o acúmulo de água e a consequente ferrugem.

Achei que o espaço já existente na caixa de ar seria suficiente para o mid. Mas não foi ...

O mid tocou anasalado e sem grave.

Na hora de vender o carro, fechei o buraco na lata com manta acústica e emendei o carpet.

Fiz a emenda por baixo do tapete de borracha, só prestando muita atenção para perceber.

 

Em carros que possuem peças plásticas naquele lugar - como a BMW deste tópico - creio que seja fácil reverter, basta colocar uma peça nova no lugar, que vai esconder o buraco.

 

Qual era o meu intuito com este projeto? Tocar bem para os dois ocupantes da frente do carro (projeto two seat).

Baseei-me neste excelente artigo (um dos mais instrutivos que já li):

http://www.diymobile...-pros-cons.html

O conceito dos falantes da HAT estão totalmente alinhados com o artigo (isto pode ser inclusive comprovado nos manuais).

Mantenha os mids o mais afastados possível (por isso colocar lá embaixo)...

Tente fazer com que toquem a maior faixa de frequências - consequentemente, corte o tweeter alto.

De 5Khz para cima, time delay conta menos, o que conta mais é a intensidade.

 

Apesar do mid ter tocado anasalado, eu pude comprovar um pouco da teoria na prática.

Quando eu sentava bem encostado no banco, até posicionando a cabeça um pouco mais para trás, o som ficava totalmente centrado acima e no meio do painel - sem aplicação alguma de time delay - a mesma situação era vivenciada pelos dois ocupantes.

Mas no dia-a-dia, com o corpo um pouco mais para frente, a proximidade com o tweeter esquerdo já aumentava sua intensidade e o som puxava para este lado.

O Duster tinha regulagem de altura do volante, mas não de profundidade.

Se tivesse, acho que o problema estaria resolvido. Eu puxaria o volante e sentaria mais para trás confortavelmente, sem afetar a dirigibilidade do carro.

 

Abraço,

 

Cabral

 

Muito legal o relato, mas apesar de alguns instalarem midbass nessa posição em sistemas 2 vias, que foi o seu caso, acredito que o ideal seja usar essa solução em sistemas 3 vias. Assim o midbass vai tocar uma faixa de freq. extremamente pequena e não é necessário direcioná-lo.

 

Não vi fotos do seu Duster mas acredito que o mid também ficou montado off-axis. Pode tá aí a explicação para o som ter ficado abafado, pois entrou no campo das frequências que são direcionais (médios e agudos).

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Infelizmente não tenho fotos do processo. Mas sim, eles também estavam off axis.

Acredito que isto influencie mesmo na resposta dos médios, mas a falta de graves tinha como causa a falta de espaço na caixa de ar.

Graves é o que você mais buscaria dos mids/woofers num sistema 3x, então minha dica (depois deste aprendizado): se for pra fazer, tenha coragem pra fazer por completo, cortando também a lataria pelo lado de fora...

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Graves é o que você mais buscaria dos mids/woofers num sistema 3x, então minha dica (depois deste aprendizado): se for pra fazer, tenha coragem pra fazer por completo, cortando também a lataria pelo lado de fora...

 

 

Exatamente, o objetivo é deixar o midbass "respirar" kkk.

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perai... os mids ficam com a parte traseira PRA FORA DO CARRO? :huh: na caixa de roda?

 

Sem falar que é um buraco num lugar próximo ao pneu... ruído de rodagem indo DIRETO pra cabine, direto da fonte.

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perai... os mids ficam com a parte traseira PRA FORA DO CARRO? :huh: na caixa de roda?

 

Duvido que a idéia seja essa

 

Se dei a entender isso, me expressei mal

Editado por Alex_84

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Pessoal, pra ilustrar, seguem fotos do processo de um dos carros do Scott Buwalda.

 

Recorte inicial, pelo lado de dentro, região do pezinho.

Aqui é fixado o falante.

 

29vWBO.jpg

 

Recorte na caixa de ar, pelo lado de fora.

Este é o recorte para o falante respirar.

Tem que ser bem planejado, pois caso entre água, ela precisa escoar.

 

3RMlhj.jpg

 

Outra foto deste recorte, já com uma tela de proteção e recolocando o acabamento plástico.

 

3YQAdT.jpg

 

Novamente o recorte interno, agora já com o baffle (de aço neste caso).

 

VrQXHs.jpg

 

Visão final com o alto-falante.

 

2ATsmV.jpg

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Com essas enchentes que rolam pela terra brasilis, não acho muito viável se ter um falante como fundão pra caixa de rodas não...

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Fora outros problemas... A não ser que vc tenha um carro oldschool somente dedicado ao audio pra competição e um rolezinho vez ou outra num domingão de sol...

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Pessoal, pra ilustrar, seguem fotos do processo de um dos carros do Scott Buwalda.

 

Recorte inicial, pelo lado de dentro, região do pezinho.

Aqui é fixado o falante.

 

29vWBO.jpg

 

Recorte na caixa de ar, pelo lado de fora.

Este é o recorte para o falante respirar.

Tem que ser bem planejado, pois caso entre água, ela precisa escoar.

 

3RMlhj.jpg

 

Outra foto deste recorte, já com uma tela de proteção e recolocando o acabamento plástico.

 

3YQAdT.jpg

 

Novamente o recorte interno, agora já com o baffle (de aço neste caso).

 

VrQXHs.jpg

 

Visão final com o alto-falante.

 

2ATsmV.jpg

Desse jeito, ñ bate água (certo?), mas essa outra chapa q fica por trás merece um tratamento, ñ?

Editado por Alves

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mas essa outra chapa q fica por trás merece um tratamento, ñ?

 

 

Por desencargo, até pode. Mesmo sendo uma área bem pequena.

 

Mas apesar de ser chapa, não é molenga igual a uma porta, é mais reforçada essa área.

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Por desencargo, até pode. Mesmo sendo uma área bem pequena.

 

Mas apesar de ser chapa, não é molenga igual a uma porta, é mais reforçada essa área.

É mesmo... olhando esta foto percebe-se melhor:

3RMlhj.jpg

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