Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

É o seguinte,

 

tenho um Kicker Solobaric L3 10" (S10L3) alimentado por um PowerOne, é meu primeiro som e ficou a cargo do instalador.

Depois de um tempo percebi que em volume mais alto o duto faz barulho de vento e ou está soprando, medindo a caixa vi que ela está com aproximadamente 49 litros sem contar o sub e o duto (duto retangular)

O duto ocupa uns 8l e a área dele ta por volta de 80cm2 quando no manual está em 140cm2 aprox.

Tinha a idéia de vender ele e comprar outro porque não sei se vale a pena mexer na caixa

Specs L3 10":

400rms

Fs: 32.85 Hz

SPL: 85.3 dB

 

Busco subgrave, macio, pesado e como quero deixar o PowerOne (manda uns 350wrms pro sub) pensei em um comprar subwoofer de 15" pra descer mais e ter mais sensibilidade.

 

Peguntas:

1- Vou perder rendimento pelo fato de terem menos potencia ou o amplificador é que vai ditar o ritmo?

2- Além de hiphop ouço eletro(house) tb, vai embolar mto? no de 10" já embola tambem!

3- Se eu pegasse um de 12" de 400 rms mudaria muito pro 15", tipo um Fosgate P2 novo? Porta malas do Gol G5 ia agradecer.

 

Algumas Opções *escolhi pelo preço mesmo

 

MTX RT15-04 (U$ 80,00 no PY)

250 rms

Fs: 21.77 Hz

Xmax: 0.320 in(8.13 mm)

SPLo: 89.13 dB

SPL 2.83V/1m: 93.13 dB

***specs antigas de 2004

 

Rockford Fosgate P1S4-15 (U$ 80,00 no PY)

250 rms

Fs: 23 Hz

Xmax: 9mm

SPL (dB@ 1w/1m): 87dB

 

Kicker Comp 15" (U$ 90,00 no PY)

250 rms

Fs: 23 Hz

Xmax: 11.4mm

SPL 1w/1m: 90.3dB

 

 

Desculpe pelo tamanho do texto.

Anderson.

Editado por anderson1303

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mude essa caixa que o resultado pode surpreender vc ... sem mexer em mais nada ...

 

 

 

Pois é, tenho essa opção também, fazer uma outra caixa ou tentar arrumar essa porque ela não está no tamanho máximo máximo do manual e o duto está menor em comprimento e área, com a sintonia mais ou menos ente 33hz e 36hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certeza que esta caixa esta errada.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certeza que esta caixa esta errada.

 

 

Caixa maior manual:

VOl. caixa + deslocamento duto = 49.6L

Duto: 6.4 x 26.7 cm = 170.88 cm2

Duto compr.: 50.8 cm

 

Caixa atual: MDF 20mm

altura: 39 cm

largua: 89 cm

profund. superior: 13,7 cm

profund. inferior: 27,5 cm

DUTO compr.: (média) 37,35 cm

DUTO area: 34,5 x 2,5 cm = 86,25 cm2

 

A caixa é em formato de trapézio encostada no banco traseiro e o duto está na frente da caixa mas faz uma curva acompanhando o fundo

*pelo formato de trapézio da caixa o duto tem comprimentos diferentes superior e inferior! por isso fiz uma média do comprimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho o manual do L5, pelo menos o de 10" a caixa máxima é 63,7l

 

 

Mas se o duto esta soprando, pode rever esta caixa.

 

 

 

 

 

 

 

E eu compraria outro S3L10 e colocaria outro amplificador mais forte, algo em torno de 1.500rms e boa alimentação também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entre as opções citadas no início, qual vocês escolheriam?

 

MTX RT 15"

kicker Comp 15"

Rockford Fosgate P1 15"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual desses é melhor? Pra subgrave.

Fiquei meio em duvida porque o manual da kicker fala caixa de 86 a 115 litros, já os da mtx e fosgate fala em 75l apenas.

 

O fosgate tem fs de 23hz e spl de 87dB, faixa de freq 18-250hz

O kicker tem Fs de 23hz e 2pl de 90dB.

Mtx fala spl de 93 mas é "2,83v", fs 21hz

 

Ambos 250 rms, é pra tocar num Power One

 

Alguém?

Opiniões?.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ouvir o que ?

Eu ouço mais hip-hop e eletro (não acelerada tipo psy)

 

Vc alterou seu box ?

Não, a intenção é fazer uma caixa nova para um 15" ou para o L3

 

Tem espaço sobrando no PM ?

Acho que cabe uma caixa de até uns 90l +- no golG5

 

Eu "Eu" iria no que tem maior xmax e menor QTS e que pede caixa menor .... pronto falei. :rolleyes:

Olhando esses fatores o melhor é o Kicker Comp 15", ele tem boa sensibilidade tb, parece uma boa escolha

 

Mas ainda insisto em que altere seu box ...

Um amigo meu ajudou a simular uma caixa no WinISD mas faltam alguns parâmetros do L3 e alguns outros do programa que não sei o que são.

Também penso nos de 15" pois queria testar um sub que descesse mais. O L3 certeza que com mais potência e um caixa correta ele vai render mais só não sei se vai "descer".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esquece o WinISD ... use o BassBox é muito mais intuitivo, completo e extremamente conservador ...

 

Simule uma caixa para seu L3 e "veja" literalmente se vai ficar do seu agrado, mas vc realmente terá que testar na pratica ...

 

É o que "eu" faria antes de gastar + $$$

 

Eu já tive RT só que o de 12 em box sintonizada @ 33hz e posso te afirmar ele "desce" lindamente o sub é muito plano mesmo em caixa dutada, ja tive tb RF P2 só que o de 400RMS e ele é digamos "bruto" muito SPL mesma sintonia do box @ 33hz ... tb desce bem como o RT mas ele é mais agressivo que o RT. O RT é mais gostoso de ouvir. os Kicker´s ainda vou ter um .... [¨]

 

Sugestão: Altere seu box e veja se fica do seu gosto, se não gostar ai sim pense no próximo Sub :legal:

 

 

 

Obrigado pelas respostas, vou tentar mexer nesse bassbox.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estive fazendo algumas simulações e gostaria de ajuda para analisá-los.

 

Vou mostrar aqui gráficos e a descrição da caixa que fiz para:

 

P2 10"

P3 12

P3 15"

 

*as caixas estão uns 3 litros maiores q as recomendadas

*caixas dutadas

* freq das caixas em 28hz

 

Tenho dúvida pois pensava que o 15" desceria mais que os outros mas nas simulações que fiz os P2.10" e P3.10" (este o gráfico n aparece) desceram mais,

o 15" ficou com uma reta a partir dos 20hz, já os outros tem uma cuva gorda nessa faixa. Para conseguir isso como 15" só fazendo uma caixa de mais de 120L que fica bem acima da caixa recomendada pelo fabricante.

 

http://imagizer.imag.../913/o1BrSg.jpg

 

http://imagizer.imageshack.us/v2/1024x768q90/910/6o0iIT.jpg

 

Aqui podemos ver mais facilmente a diferença na curva do ganho:

 

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/674/QA5C5o.png

 

Gostaria de opiniões sobre o resultado dos gráficos.

Editado por anderson1303

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estão simulados com 600 rms

O P2 10" tem pot. nominal de 300rms e máx de 600rms, já o P3 de 12" e 15" tem pot. de 600rms com máx de 1200rms.

Quando você fala em aguentar o dobro seria em relação a nominal correto?

 

Na prática se eu escolher comparando os três com essa potência de 600rms eu vou ter uma resposta parecida na baixas frequências ( >25hz) como pode ser visto nos gráficos?

 

6o0iIT.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois então, eu quero montar um caixa/sub para experimentar subgrave, e eu achava que precisaria de um sub de 15" para isso mas vendo os gráficos me parece que um de 12" ja vai servir. EU falo isso observando o gráfico do spl porque pelo que entendo se o grafico mostrar spl maior nos subgraves significa que terei eles presentes.

 

Uma coisa que eu não sei é comquantos dBs precisam pra realmente sentir o subgrave, não sei se você me entende.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas que é quem ai ...

 

 

Pelos plot´s o que "teoricamente" vai diferenciar um do outro é a velocidade do ar (plot RED está acima de 35ms) e o delay de 2 deles que será maior ...

 

Quanto menor delay maior fidelidade, agora a velocidade do ar no BassBox é tudo ao extremo ele calcula isso sempre em condições maximas então vc pode passar dos 35mm "mas só um pouquinho" ...

 

De resto vai realmente de gosto musical aliado a espaço disponivel ... vc que vai decidir tomando como base o que vc procura ... uma caixa picuda, plano, ou voltada extremamente para sub-graves ...

 

O de 12" fico no meio termo em tudo ...

 

 

Cara, eu vi que você tem um Teac A475, estou pensando em trocar meu powerone por um desse Teac para kit 2vias + (sd400.4 ou sd600.1) p sub, será que fica melhor em qualidade de audio? Sabe quanto ele consome?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok então,

é que eu tava pensando em pegar um digital por sub e teria que arrumar um outro pro kit, de pouca potencia, meu kit tem 130rms total.

 

No momento quero ver se vale a pena arrumar minha caixa, trocar o duto retangular por um circular que vai liberar mais volume na caixa e permite ajustes, e ver se meu sub nao tem nenhum poblema pq está fazendo um barulho estranho e ai pegaria um modulo digital, Se não for Sd, tem um MTX TD500.1D de 500 rms:

http://www.pioneerinter.com/br/produtos/linha-automotiva-modulo-amplificador-mono-digital/93708-mtx-amp-1ch-td5001d-mono-digital--500w-rms

e ficaria faltando escolher o amp pro kit.

 

depois se não ficasse contente eu pensaria no P3.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os 2 são AB e tem o mesmo timbre ... mas o P.One é um pouco mais forte ...

 

Eu não trocaria um Classe D ainda mais esses SD´s antigos, a unica vantagem é o consumo o resto o P.One leva facil ...

 

A exceção fica no 800.4 evo esse realmente tem boa qualidade de audio e baixo consumo e tocaria um bom KIT e um sub de 400RMS facil ... mas se vc ta pensando em um P3 de 600RMS ele merece 1K limpo ou 1K5 no dobro da impedancia ...

 

Sobre o Sub´s o de 15" vc vai ter a sensação veja bem "sensação" de ter maior subgrave por conta do maior volume de ar deslocado por conta da maoir área de cone, mas o delay será um pouco maior, e seu box tem que ser bem grande ... Vai no de 12" mesmo.

 

 

 

 

e ai cara... tava vendo que você tem uns subs cerwin vega,

eles fazem frente ao P3? eles são bem mais baratos que os P3.

são bons pra subgrave?

eu vi que que eles tem Fs mais alta, a freq da caixa tem que acompanhar essa fs?

eu gostaria de uma resposta mais plana, sem picos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mude essa caixa que o resultado pode surpreender vc ... sem mexer em mais nada ...

Ouça o lider

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:

 

Estou sob investigação eh ?? pasmafaute

 

A investigação é sobre a origem dos cerwin vega, se eles pagaram os impostos

Editado por hotnikq

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha dica pra este poste é...

Faça uma caixa emboladora de 25hz...

com velocidade de ar no duto de 15m/s

B)

Coloca 6x1000uf despolarizado em série com o sub pra quando queimar não levar o módulo junto

e pregue potência nele até queimar, aí sim compra um sub de 15

Editado por hotnikq

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouça o lider

 

 

 

Problema é que meu L3 provavelmente "abriu o bico"

 

tem um tópico sobre isso no outro subforum SPL

 

vou levar em algum lugar pra fazer uns testes ver se é o sub mesmo ou talvez algum problema no amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

 

 

Problema é que meu L3 provavelmente "abriu o bico"

Esse L3 veio do Paraguai então volta lá e compra um cerwin vega de 15 ou se ficar no Brasil enche esse carro de paini

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse L3 veio do Paraguai então volta lá e compra um cerwin vega de 15 ou se ficar no Brasil enche esse carro de paini

 

 

è isso que to pensando.

Vou comprar no py sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou analisando aqui uma caixa nova para o L3 (2+2)

 

Amplificador p ele um MtX TD1000.1D mandando 1000 rms a 1 ohm

para estéreo Teac A475 com 2 canais em bridge de 200 rms cada

 

Bateria auxiliar tava cogitando uma XS Power de 20Ah e 1000 de pico somada a do cofre de 60Ah e 450 de pico já daria conta?

a outra melhor que essa seria uma outra XS Power de 28Ah e 2000 de pico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...