Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marco.saopaulino

(sugestão/ajuda) Troca de Sub

Recommended Posts

Galera, a principio montei um som voltado para qualidade, até abri um tópico aqui na area "iniciantes qualidade" e a galera me ajudou bastante.

acontece que agora quero "aumentar" o grave.

 

bom, tenho o seguinte som num Celta 2002 4P:

1 par de MTX RTC-603 (vai nas portas dianteiras)

1 par de MTX RTC-502 (vai no local original na atras, nas laterais do tampão)

empurrados por uma Taramps T400

 

pro grave, peguei um sub Bravox BVX 1200, caixa dutada (duto quadrado 4cm) com medidas externas: LARGURA 38cm - ALTURA 38cm (sendo 32,5cm onde fica o falante + 4cm de duto + 1,5cm de madeira) - PROFUNDIDADE 43cm

pra empurrar tenho uma Stetsom 1k5.

 

bateria 65Ah

o player é um pioneer DEH 2550ui.

 

Então, queria trocar esse Sub BVX1200 por algum outro entre 2.000 e 2.500 RMS...

Qual sub vcs me indicam nessa faixa de potencia, que nao vá "matar" todo o espaço do porta-malas??? (tenho 2 filhos pequenos e sou músico).

valeria a pena pegar o Bravox EDX q é 1500RMS?? ou vale mais a pena investir em algo de 2.000RMS pra cima???

 

 

Sei que vou ter que trocar a Bateria e a Potencia do grave (pretendo por uma Stetson 2k5 ou Taramps HD3000 ou Banda Ice 2500)...

 

 

Segue fotos do som atual.

 

https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t1.0-9/10361031_735291633185610_4808496083905709840_n.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo vc tera que que reformular todo o seu set ao trocar somento o falante !!!

 

modulo , bateria , cabos e proteção !!!

 

sugiro que esta bateria esta sendo muito pouco pra o seu uso pois o 1k5 precisa de no minimo 75A de bateria só pra ele cabos de 21mm² no minimo e proteção de 140A em potencia maxima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo vc tera que que reformular todo o seu set ao trocar somento o falante !!!

 

modulo , bateria , cabos e proteção !!!

 

sugiro que esta bateria esta sendo muito pouco pra o seu uso pois o 1k5 precisa de no minimo 75A de bateria só pra ele cabos de 21mm² no minimo e proteção de 140A em potencia maxima

 

BRUNIN'S, a bateria e o modulo eu sei q preciso trocar, já estão nos meus planos vou pegar um dos que citei acima (Stetson 2k5 ou Taramps HD3000 ou Banda Ice 2500). a bateria eu pensei numa STROKE POWER 90Ah que achei no Mercado Livre, pois ela cabe la na frente no Celta. Os cabos positivo e negativo são bem grossos, nao sei a dimensão exata, mas é os que vejo a galera sempre usar qnd monta som grande (na foto que postei acima talvez nao de pra ver, pois eles ficam na parte de baixo da stetson, mas aparece a ponta deles lá...

agora eu nao entendi o que seria essa "proteção de 140A". voce poderia me explicar o que é???

Obrigado amigo...

Editado por marco.saopaulino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seria " fusivel ou disjuntor " de proteção, caso tenha algum curto circuito dentro do modulo o mesmo " queima ou desarma " evitando que seu modulo e carro pegue fogo :vts

é instalado no cabo positivo ( + ) o mais próximo possivel da bateria !!!

 

sugestão : utilize uma bateria pequena de 45A mesmo no cofre do carro, e esta bateria para o som! se o monei for pouco use só ela mesmo mas não tera 100% de rendimento esperado mas ja tera um bom som :legal: um mega-capacitor pode ajudar !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seria " fusivel ou disjuntor " de proteção, caso tenha algum curto circuito dentro do modulo o mesmo " queima ou desarma " evitando que seu modulo e carro pegue fogo :vts

é instalado no cabo positivo ( + ) o mais próximo possivel da bateria !!!

 

sugestão : utilize uma bateria pequena de 45A mesmo no cofre do carro, e esta bateria para o som! se o monei for pouco use só ela mesmo mas não tera 100% de rendimento esperado mas ja tera um bom som :legal: um mega-capacitor pode ajudar !

 

 

Esse fusível la na frente, proximo do (+) da bateria eu tenho... nao sei a amperagem dele, mas sei q ele é bem grandinho... (vou ver hj a noite e informo)...

 

eu nao queria ter q usar 2 baterias, pois uso o porta-malas no dia a dia...

até deixei as medidas da caixa pq nao pretendo me desfazer dela, pois ela está no tamanho "limite" que eu posso usar...

vou ter q usar 1 la na frente apenas :( mas vou pensar na possibilidade de um mega-capacitor...

 

mas enfim, vc conhece algum sub 12" nos 2.000 a 2.500RMS que posso aproveitar a caixa que tenho ou que eu tenha q fazer outra que não seja MAIOR do que a q ja uso??? e claro, nada que custe 3.800 reais, como vi esses dias um EDX serie gold... kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sub mais potente que utilize esta mesma litragem pode existir mas é bem difici quantos litros tem sua caixa ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sub mais potente que utilize esta mesma litragem pode existir mas é bem difici quantos litros tem sua caixa ???

 

creio que seja 53 litros... me corrija se eu estiver errado, por favor.

 

caixa dutada (duto quadrado 4cm) com medidas externas: LARGURA 38cm - ALTURA 38cm (sendo 32,5cm onde fica o falante + 4cm de duto + 1,5cm de madeira) - PROFUNDIDADE 43cm

caixa.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EDX? Esse sub só faz zuada!

 

para aproveitar esse Stetsom 1k5, eu iria em um desses subs:

 

Protech Ultimate 1000wrms (vai tocar mais que o BVX)

 

Protech Competition 1500wrms (vai tocar mais que o BVX)

 

Severe Audio 1000.

 

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EDX? Esse sub só faz zuada!

 

para aproveitar esse Stetsom 1k5, eu iria em um desses subs:

 

Protech Ultimate 1000wrms (vai tocar mais que o BVX)

 

Protech Competition 1500wrms (vai tocar mais que o BVX)

 

Severe Audio 1000.

 

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

 

entrei em contato com o pessoal da Protech... vou ver o que eles dizem la... rsrs

Obrigado pela dica... vou me informar mais sobre os sub deles...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de trocar qualquer coisa, arrume a parte elétrica e verá seu som tocar de verdade.

 

Te garanto que com esta bateria teu 1k5 não esta dando tudo que pode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Antes de trocar qualquer coisa, arrume a parte elétrica e verá seu som tocar de verdade.

 

Te garanto que com esta bateria teu 1k5 não esta dando tudo que pode.

 

Mas mesmo com a instalação impecável esse Bravox BVX não toca bem! Esse sub foi um Sub-Mico da Bravox.

 

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de trocar qualquer coisa, arrume a parte elétrica e verá seu som tocar de verdade.

 

Te garanto que com esta bateria teu 1k5 não esta dando tudo que pode.

 

Amigo, estou pensando na Impact Selada 90 Amperes, pois ela cabe na frente do Celta.

produto.mercadolivre.com.br/MLB-572105880-bateria-para-som-automotivo-impact-selada-90-amperes-_JM

 

Achas que ela irá suprir melhor a necessidade do 1K5??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não. Apenas a Impact será pouco ainda!

 

O consumo senoidal do 1k5 é por volta dos 140a/h

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub de 2KRMS ? EDX ? e ainda quer ouvir musica ?

 

Sub desse porte para tocar de verdade precisa de boa instalação elétrica e otima alimentação ...

 

... Meu pequeno pitaco ... kkkk ...

 

Refaça tudo se puder é claro ... Se puder ...

 

1 Bom Kit 2 vias (kit´s parrudos de 100RMS) + 2 Sub´s de 10" de ~ 600RMS e vai ter um ótimo SPL sem peder musicalidade, penso eu que vc por ser musico gosta de dinamica em todo range audivel ... se vc por esses sub´s pesadões vc vai ficar um pouco limitado na dinamica e cheio de picos indesejaveis para um som digamos "de kualidade"

 

Kit em um Ampli AB + Sub´s em ampli GH (dificil encontrar mas acha) ou um D de responsa. ( volume bruto médio para 2 sub´s de 10 gira em torno de 70 ~80 litros ...

 

e taka fogo nesse Stetsom que num dá nem 800RMS ....kkkkkk

 

amigo, então, o q acontece é o seguinte, trocar TODO um som nao é tao facil assim (pelo menos pra mim, que sou um pobre proletário rsrsrs)...

então, sobre a voz, meus kits MTX me atendem perfeitamente, sobre isso estou completamente satisfeito... unica coisa q faria (está nos planos ainda) é por um par de tweeter ali proximo a coluna ou onde arruma o retrovisor, que pretendo usar os Jbl Gto18t 1 Polegada 50w Rms.

 

queria dar um UP no grave sim, mas vou te explicar como uso, pois sempre ha 2 situações.

situação 1: minha esposa e/ou meus filhos no carro - uso o grave no -20 no SUB CONTROL, assim o som fica flat, puxando um pouquinho só o bumbo das musicas.. fixa excelente pra ouvir de tudo, nada sobra, nem grave nem medio nem agudo... fica excelente...

situação 2: qnt to só no carro, subo do -20 e coloco no 0 (zero)... daí sim o grave fica forte... daí ouço basicamente (digamos "só isso" hehe) HIPHOP. mas ainda quero o grave mais forte...

 

obs.: precisa necessariamente ser apenas 1 sub, pois uso o porta-malas no dia a dia para carregar mochila dos meninos, guitarra, pedais, etc... então, só posso usar metade do porta-malas...

 

veja como ta a caixa hoje... se eu tiver que aumentar a litragem dela, terá que ser PRA CIMA, ou no maximo uns 5cm pros lados, mais q isso ja compromete o uso do porta-malas e meu casamento :D

 

https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t1.0-9/10361031_735291633185610_4808496083905709840_n.jpg

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

amigo, então, o q acontece é o seguinte, trocar TODO um som nao é tao facil assim (pelo menos pra mim, que sou um pobre proletário rsrsrs)...

então, sobre a voz, meus kits MTX me atendem perfeitamente, sobre isso estou completamente satisfeito... unica coisa q faria (está nos planos ainda) é por um par de tweeter ali proximo a coluna ou onde arruma o retrovisor, que pretendo usar os Jbl Gto18t 1 Polegada 50w Rms.

 

queria dar um UP no grave sim, mas vou te explicar como uso, pois sempre ha 2 situações.

situação 1: minha esposa e/ou meus filhos no carro - uso o grave no -20 no SUB CONTROL, assim o som fica flat, puxando um pouquinho só o bumbo das musicas.. fixa excelente pra ouvir de tudo, nada sobra, nem grave nem medio nem agudo... fica excelente...

situação 2: qnt to só no carro, subo do -20 e coloco no 0 (zero)... daí sim o grave fica forte... daí ouço basicamente (digamos "só isso" hehe) HIPHOP. mas ainda quero o grave mais forte...

 

obs.: precisa necessariamente ser apenas 1 sub, pois uso o porta-malas no dia a dia para carregar mochila dos meninos, guitarra, pedais, etc... então, só posso usar metade do porta-malas...

 

veja como ta a caixa hoje... se eu tiver que aumentar a litragem dela, terá que ser PRA CIMA, ou no maximo uns 5cm pros lados, mais q isso ja compromete o uso do porta-malas e meu casamento :D

 

https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t1.0-9/10361031_735291633185610_4808496083905709840_n.jpg

 

Obrigado.

 

Quer ganhar volume nessa caixa? Coloca a bunda desse sub pra fora. O BVX tem o conjunto magnético bonito. Nessa configuração que eu estou sugerindo tu vai ganhar cerca de 2 litros na caixa!

 

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 Black Panther de 8" então vc tera um UP no grave e ainda vai sobrar porta malas ... :legal:

 

Existem Sub´s que precisam de pouco volume para tocar bem ...

 

De uma Pesquisa que vc vai encontrar ...

 

O volta a dizer sub´s pesados necessitam de volumes altos para tocar como devem ...

 

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

 

O Black Panther de 8" toca legal e gostoso, mas é um sub muito sensível a perder o controle de cone e bater bobina fácil! Eu tinha um... Mesmo em caixa pequena ele não suporta muito bem seus 200wrms em dutada!

 

Agora em caixa selada de 10 litros esse sub toca controlado. Perde SPL (típica de caixas seladas), mas pra não danificar esse sub tem que ser com uma caixa selada pequena!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 Black Panther de 8" então vc tera um UP no grave e ainda vai sobrar porta malas ... :legal:

 

Existem Sub´s que precisam de pouco volume para tocar bem ...

 

De uma Pesquisa que vc vai encontrar ...

 

O volta a dizer sub´s pesados necessitam de volumes altos para tocar como devem ...

 

esse black panter é keybass??? pq tipo, pelo que li, ele tem 200RMS... um par dele daria 400RMS... eu quero tirar o meu sub de 1200 e por um sub de 2.000RMS... acho q o black panter nao iria atender bem o que eu pretendo, estou errado??? :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de pensar em trocar o sistema inteiro, tentaria extrair o máximo do set que já tem.

Você não precisará trocar a bateria porque vai trocar de amplificador, você JÁ precisa trocar a bateria para tocar esse set. Você tem teóricos 2.000W, que consumiria no mínimo 120A, como sua bateria manda metade disso tem apenas metade do resultado. E quem sofre mais com isso é o sub, que é mais pesado e passa mais fome.

Troque a bateria e o alternador (não adianta ter uma bateria de 120A carregada com 60A) e já terá um resultado bem melhor.

Outra coisa, um amplificador importado (Fosgate, por exemplo) tocará bem mais que os nacionais que citou. Na verdade acho que uma P1000-1bd toca mais que essa 1k5, isso na minha humilde opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...