Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fehzao

Caixa para 2 Pioneer 309 em Carro Sedan

Recommended Posts

Pessoal , sou leigo em assunto de som e sou novo aqui no fórum, não sei se fiz certo em criar o tópico, procurei bastante sobre isso aqui no fórum e não achei, me desculpe se fiz errado, mas vamos no que interessa.

 

Meu Set:

2 Pioneer 309 12'' Bob.Dupla D4

Soundigital 2000 1 OHM

1 Corneta

1 Twiter Hinor

Módulo MXR stereo 2 canais 50wrms

Megacapacitor Audioart 3.5 farads

Bateria ALPHACELL 220 glx 110 AH Gel

Fonte BOOG FB100 100 AH

Fiação de 21 mm e para o módulo 25 mm

RCA Taramp's 5 Metros

Porta Fusível 100 AH

Relê

DVD Hbuster HBD9540an 7 polegadas Retrátil.

 

Esse é meu set;

 

Os pioneers estão em uma caixa com 46 litros bruto para cada e duto de 3 polegadas por 17 cm , não fiz o calculo de quantos herts está dando , mas creio que em torno de 38 hz conforme um amigo me falou , mas não estou conseguindo um grave forte por onde eu passe as pessoas consigam sentir o grave , balance a janela, nunca consegui disparar um alarme , já troquei de caixa 2 vezes, muitos me dizem que eu devo fazr uma com 50 litros pra cada e duto de 4X30 , mas estou em dúvida, se alguem poder fazer umas medidas para mim ter esse objetivo de um grave forte como eu falei, na caixa atual , quando o grave toca o carro treme todo ta quase tudo solto kkkkk, mas o grave não sai para fora do carro , e agora preciso da ajuda de vocês, me desculpem se fiz ou falei algo errado, e para lembrar meu carro é sedan , sei que é difícil conseguir grave em carro sedan , espero que vocês consigam me ajudar :)

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente reduzir o volume da caixa pra uns 39 litros brutos.

 

Se ir na onda da caixa de 50 litros pika das galáxias, vai ter uma grande decepção.

Talvez trocando o módulo, dê uma melhorada tb.

 

 

Veja se consegue uma roadistar rs1600D emprestada aí pra testar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

victorj obrigado pela ajuda, teria como vc passar para mim as dimensões da caixa de 39 litros ? e a caixa tem que ser dutada ou selada e o duto de quantas polegadas e comprimento ?

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa pode ser calculada nesse site, no final da página.

http://autosom.net/a.../box_design.htm

 

Lembrando que deverá ter uns 78 litros totais pros 2 subs.

A sintonia aconselho testar na prática, começando com 2 dutos de 3" por 15, variando até uns 25cm.

 

 

Mas se quiser testar sem fazer outra caixa, coloque garrafa pet com água ou areia até reduzir o volume interno e ficando a seu gosto.

Editado por victorj

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu, vou tentar fazer outra caixa então para ver se o resultado fica ao meu gosto e tentar chegar nesse objetivo , agora outra coisa que tenho dúvidas é em relação ao meu módulo , sei que é muito forte para os pioneers, o cara que regulou eu acho que regulou errado ou ficou com medo de queimá-los, pq eles estão saindo um pouco de voz, epelo que eu saiba sub não pode sair voz, aí eu queria saber na soundigital qual o corte eu teria que colocar em HPF e LPF ? será que HPF em 30hz e LPF 100 em 100hz já para de sair voz, e eu regulando para não sair voz corre o risco de queimar os subs ou eu só correria este risco aumentando muito o levelk (Ganho) ?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tipo se eu diminuir todo o HPF para 5 hz que é o mínimo da minha soundigital vai parar de sair voz ? eu diminuindo não vai ter problemas ? como queima do sub ou ele excursionar muito ? e se possível qual regulagem vcs me recomendam fazer ?

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa tudo em full no módulo e faz os cortes pelo player.

 

Deixa o LPF no player em 80hz q tá blz. Mas o melhor mesmo é testar na prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hpf em 30 e lpf em 80/100 no módulo, pq no seu player não deve ter!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que carro é?

 

 

Sempre tive sedans e sei a dificuldade de fazer tocar forte.

 

 

Rebata o encosto do banco, e vire a caixa com o subw direcionado para o parabrisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que carro é?

 

 

Sempre tive sedans e sei a dificuldade de fazer tocar forte.

 

 

Rebata o encosto do banco, e vire a caixa com o subw direcionado para o parabrisas.

 

no meu caso foi o oposto kkkkk.

 

O jeito q ficou mais forte foi com o banco rebatido e a caixa com o sub quase encostado na tampa do porta malas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

no meu caso foi o oposto kkkkk.

 

O jeito q ficou mais forte foi com o banco rebatido e a caixa com o sub quase encostado na tampa do porta malas.

 

 

Qual carro?

 

 

 

Na marea tocou mais forte com o subw virado para frente, se jogo na tampa vibra tudo e não tem ataque no SPL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, posso ate parecer preconceituoso, mas conseguir subgrave com sd, taramps, stetson... entre outras é meio complicado.

sao modulos excelentes, porem pra subwoofer? ainda mais que voce so tem dois. Mas conforme instruçoes dadas ai faz os cortes

certinhos que vai melhorar bastante, pois subwoofer nao pode passar voz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado pessoal, então meu carro é sedan , mas o banco traseiro não abaixa, pois ele é fixo e é todo de lata atrás, tirei os 6X9 que eu tinha e deixei os buracos dos 6X9 para passar o grave pra dentro, melhorou depois que eu tirei, e o meu dvd não tem cortes de HPF e LPF , então o jeito é eu fazer no módulo, vou colocar o HPF em 30 hz e o LPF em 100 hz , quando comprei esse dvd nem ví que não tinha cortes, depois que instalei que fui ver, ele tem uma opção que chama "loudness", deixo ela sempre deligada , não sei se é o certo, muito obrigado pessoal por me ajudarem e quem quiser dar mais dicas aí para me ajudar , estou aberto á opiniões, valeu .

 

Vou testar regular o módulo e depois posto o resultado.

 

Veleu :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então coloca os dutos da caixa pra dentro da cabine, vai melhorar bastante!

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A uns 3-4 anos atrás tive um corsa classic, comecei usando 1x 15" 380RMS + Corzus HT600. E realmente só era bateção de lata do porta malas e placa, internamente grave não era muito, e pra fora então muito menos.

 

Com o tempo acrescentei mais 1 sub, melhorei a amplificação(Explosound 6000.2D) e bateria, e comecei a andar com o banco traseiro desparafusado para quando fosse escutar som, baixava o banco, a partir dai começou a melhorar.

 

Resumindo, até que parti para 4x 15" 550RMS e módulo de +3.000RMS e mais baterias, cabeamento necessário, ai a brincadeira ficou boa, e realmente tinha excelentes graves mesmo sendo carro sedan. Mas ainda assim andava com o banco traseiro abaixado e a tampa do porta malas forrada de manta acustica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal, vocês estão me ajudando muito, fiz a regulagem do módulo , mas os subs estavam esquentanod um pouco, o jeito vai ser eu trocar de módulo, ou de subs , vou ver o que eu ovu fazer , estava pensando em vender meu módulo e pegar uma hd2500 2 OHMS da taramp's e pegar 2 Selenium Tornado 15'', vou ver o que eu faço, mas valeu memso a ajuda de vocês.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual carro?

 

 

 

Na marea tocou mais forte com o subw virado para frente, se jogo na tampa vibra tudo e não tem ataque no SPL.

 

é um clio sedam.

 

O marea é todo lacrado neh?

 

Ae pessoal, vocês estão me ajudando muito, fiz a regulagem do módulo , mas os subs estavam esquentanod um pouco, o jeito vai ser eu trocar de módulo, ou de subs , vou ver o que eu ovu fazer , estava pensando em vender meu módulo e pegar uma hd2500 2 OHMS da taramp's e pegar 2 Selenium Tornado 15'', vou ver o que eu faço, mas valeu memso a ajuda de vocês.

 

Abraços.

 

cara, esquentar um pouco é normal. Só nao pode esquentar a ponto de feder verniz da bobina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora queria pedir se possível para alguém calcular para mim um acaixa que fique forte para ocar em meu carro, e passar as medidas pra mim , não sei mecher nesses programas que calculam, queria uma caixa que tocasse forte , com uma grave que desse para escutar e tremer aonde eu passe, se for possível alguém fazer pra mim , eu agradeço.

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se cogitou a possibilidade de trocar subs ou módulo.

 

Faz um up "barato" e coloca mais 2x pioneer ai... monta uma caixa com 4x, com esse SD2000 já dá para tocar, futuramente vc pensa em um módulo de uns 3.000RMS pra cima.

 

+ 2x pioneer vc gastaria menos de R$400 dependendo aonde vc comprar. Ai será só fazer a caixa. Com certeza ficará bem mais forte.

 

Leia o relato que dei logo acima, já usei diversos subs e quantidades diferentes no meu corsa classic, e o melhor resultado que tive foi realmente com 4 subs.

 

Tocava forte mesmo sendo carro sedan... aonde passava tremia os portões, janelas, telhados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não trocaria a SD2000.

 

 

Mas adicionaria mais 2 subs, ai sim vai ficar forte mesmo!!!

 

 

 

 

Aqui no fórum já existe diversas receitas de caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou pegar mais dois pioneer então, mas tem um problema os dois pioneer que já tenho é bobina dupla 4 OHMS, tem como eu comprar mais 2 subs pioneer em qual impedância para casar em 1 OHM os 4 subs ?

 

passa as medidas da caixa para 4 pioneer se tiver fazendo o favor.

 

Valeu pessoal estão me ajudando batante .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...