Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lipecarva18

[AJUDA] Como calcular a frequência da caixa

Recommended Posts

Boa noite galera, estou montando um som não muito grande, porém procuro uma boa qualidade.

No momento comprei um stetsom 2k5 pra empurrar 4 pioneer TS-W1200pro em 2ohms. Estou com um projeto de uma caixa labirinto aqui que gostaria de fazer, porém não encontrei ninguém que faça o cálculo da frequência correta que devo utilizar em meus alto falantes.

Então estou aqui pra pedir a ajuda de vocês pra me ajudarem no cálculo pra que o som seja de graves fortes e não tão secos!

 

 

Segue a foto da caixa

 

 

23e100.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa o programa winisd, nele tem a opção de escolher o tipo de duto, e fácil de usar, tem tutorial na net. Não te ajudo pq to sem pc.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa o programa winisd, nele tem a opção de escolher o tipo de duto, e fácil de usar, tem tutorial na net. Não te ajudo pq to sem pc.

Obrigado!! vou tentar aqui.. se vc conseguir fazer posta aqui pra me dar uma ajuda.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae, conseguiu calcular?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae, conseguiu calcular?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Opa! Não consegui :( :(

queria muito que me ajudasse... se vc puder.

abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae, conseguiu calcular?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Vc acha que seria melhor essa caixa labirinto ou uma manifold? (por enquanto a labirinto pra mim é melhor por conta do espaço)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz esse modelo aqui, é o sugerido pela bravox pro Rave de 12".

 

Caixa com 42X48X31 e duto com 4X44X19 tudo em centímetros, pra cada woofer.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou sem pc...só estou com o celular. Mandei o pc pra assistencia, parou td...nem ligava.

Qual o tamanho q o manual pede? Esta indicada pelo amigo vai dar 62,5 litros, a frequência só com o programa msm.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por osmairps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou sem pc...só estou com o celular. Mandei o pc pra assistencia, parou td...nem ligava.

Qual o tamanho q o manual pede? Esta indicada pelo amigo vai dar 62,5 litros, a frequência só com o programa msm.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

no manual tem uma dutada, porém um amigo já utilizou e me disse que com o novo projeto (labirinto) tocou muito mais! tem uma band pass também que deve ser TOP.

a litragem pra labirinto tem que ser de 42 L pra cada alto falante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou sem pc...só estou com o celular. Mandei o pc pra assistencia, parou td...nem ligava.

Qual o tamanho q o manual pede? Esta indicada pelo amigo vai dar 62,5 litros, a frequência só com o programa msm.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Na verdade essas são as medidas brutas, com a madeira, descontando a madeira de 20mm vai dar 44L.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou sem pc...só estou com o celular. Mandei o pc pra assistencia, parou td...nem ligava.

Qual o tamanho q o manual pede? Esta indicada pelo amigo vai dar 62,5 litros, a frequência só com o programa msm.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

osmairps, já está com o pc? rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer qual frequência vc deve usar, mas se o pessoal der uma dica eu calculo aqui e desenho ela com as medidas pra vc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho 2 woofer desses no carro e usei uma caixa normal para woofers as com a litragem mai comum ficou ótimo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho 2 woofer desses no carro e usei uma caixa normal para woofers as com a litragem mai comum ficou ótimo

Vc usa 2 ts-w1200pro 5inco? como estão seus graves ao ar livre? posta ai seu projeto :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc usa 2 ts-w1200pro 5inco? como estão seus graves ao ar livre? posta ai seu projeto :)

 

50, 55 litros?? e o tamanho do duto?

Editado por osmairps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 5inco disse que tinha woofers como esse, na verdade eu queria saber o tamanho da caixa que ele está usando. vou jogar a do manual e ver qual a sintonia dela...diametro do duto??

 

De acordo com o manual...

Caixa 42,5 litros

Duto 3" x 18cm

Frequência em 65 Hz (pico em torno de 75Hz, 5,5dB)

 

Calculada no WinISD

Editado por osmairps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 5inco disse que tinha woofers como esse, na verdade eu queria saber o tamanho da caixa que ele está usando. vou jogar a do manual e ver qual a sintonia dela...diametro do duto??

 

De acordo com o manual...

Caixa 42,5 litros

Duto 3" x 18cm

Frequência em 65 Hz (pico em torno de 75Hz, 5,5dB)

 

Calculada no WinISD

Muito agradecido Osmairp, mas em qual frequência ficaria uma caixa com altura = 32, largura = 44, profundidade = 35 tudo em cm e madeira de 18mm dando o total de 42,3 L

duto de 3 x 19cm ? e com esse duto fazendo um "L" no fim da caixa?

ajuda seu amigo aqui que não sabe calcular com o Winisd :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito agradecido Osmairp, mas em qual frequência ficaria uma caixa com altura = 32, largura = 44, profundidade = 35 tudo em cm e madeira de 18mm dando o total de 42,3 L

duto de 3 x 19cm ? e com esse duto fazendo um "L" no fim da caixa?

ajuda seu amigo aqui que não sabe calcular com o Winisd :)

 

Coloquei aí, em torno de 65Hz...

 

Dá uma lida neste link http://autosom.net/mask_index.asp?pag=artigos/carbox.htm ,vai ver em vermelho o texto programas de computador.

Veja aqui como calcular o volume ideal bem calcular on-line sua caixa trapezoidal ou retangular, clica nela, vai lá em baixo vai ver o programa pra calcular tamanho.

 

Dá uma lida nos artigos, tem muita coisa interessante e vai te ajudar muito.

Editado por osmairps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado osmairps!

 

No calculo não importa as medidas da caixa, somente a litragem dela ok? O tamanho do duto ajusta a sintonia em que ela vai trabalhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No calculo não importa as medidas da caixa, somente a litragem dela ok? O tamanho do duto ajusta a sintonia em que ela vai trabalhar.

AAH entendi! então se eu aumentar o tamanho e profundidade do duto a sintonia diminui? ou não seria isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

correto, de acordo com o tamanho do duto vc aumenta ou diminui a sintonia da caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

correto, de acordo com o tamanho do duto vc aumenta ou diminui a sintonia da caixa.

Brother, estou aqui tentando aprender fazer projeto no winisd. Coloquei todos os parametros que veio no manual, dimensões, tudo certinho, mas não estou entendendo o tuning freq. da caixa e nem o System input power. Tem como me ajudar? e por que o Max spl e o Max power ficam em 0 direto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...