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Guest SeaL

Hallmeter com pirômetro ou nao?

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Guest SeaL

Sei que o pirômetro serve para medir a temp dos gazes de escape do motor do carro... mas qual a real funcionalidade dele? regulagem?

 

Pretendo instalar um hallmeter daki uns tempos, mas nao sei se vale a pena investir 380 pilas num hallmeter da ODG com pirômetro contra 100 reais de outras marcas sem o equipamento complementar....

 

Compensa instalar este hallmeter com pirômetro num carro aspro como o meu?

E num turbo???

 

Pra quê serve o pirômetro?? (fora saber a temp dos gazes de escape)...

 

Valeu

SeaL :legal:

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O pirômetro tem (entre aspas) " a mesma função " do hallmeter; porém.... ele é muito mais preciso; mais seguro e mais fácil de se utilizar........

 

e qual é a função??? a função é monitorar a mistura ar combustível..... quanto mais pobre a mistura maior a temperatura; quanto mais rica a mistura menor a temperatura.

 

qual é a vantagem então em relação ao hallmeter??? a vantagem é a precisão das informações; as sondas lambdas hoje já são consideradas muito imprecisas; tanto é que quem realmente que fazer acerto do carro via sonda; hoje lá fora só utiliza as wide band..... qualquer outro tipo de sonda (como as que usamos aqui no Brasil) não oferecem confiabilidade suficiente para um real acerto de um carro realmente forte; além disso no caso das sondas existem situações que são "maquiadas" pelas sondas..... por exemplo; quando existe pré detonação (batida de pino) a sonda lê como mistura rica..... e o piloto acha que tá tudo certo..... erro fatal para o motor; já com o EGT (ou pirômetro) se acontecer a batida de pino ele percebe isso através da temperatura e diz isso a vc.......

 

Qual o problema do uso do EGT???

Referêncial...... esse é o problema; é que diferente do hallmeter onde normalmente a gente já sabe o quanto tem que ter de leitura para determinado carro/preparação; no caso do EGT por ser de uso relativamente recente no Brasil ainda se tem pouco referêncial; e ele varia muito em relação onde é instalada a probe (sensor)...... ou seja...... se vc e seu amigo tem carros exatamente iguais; mas vc instala a probe 10 cm mais afastada dos cilindros que seu amigo; a diferença de temperatura lida é enorme; então vc perde o referêncial....... resumindo; vc precisa saber o quanto é bom; e o quanto é ruim para o seu carro e no local onde vc instalou o sensor ..... se não souber isso; de nada adianta o aparelho.

 

espero não ter complicado muito..... :unsure:

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O pirômetro tem (entre aspas) " a mesma função " do hallmeter; porém.... ele é muito mais preciso; mais seguro e mais fácil de se utilizar........

 

e qual é a função??? a função é monitorar a mistura ar combustível..... quanto mais pobre a mistura maior a temperatura; quanto mais rica a mistura menor a temperatura.

 

qual é a vantagem então em relação ao hallmeter??? a vantagem é a precisão das informações; as sondas lambdas hoje já são consideradas muito imprecisas; tanto é que quem realmente que fazer acerto do carro via sonda; hoje lá fora só utiliza as wide band..... qualquer outro tipo de sonda (como as que usamos aqui no Brasil) não oferecem confiabilidade suficiente para um real acerto de um carro realmente forte; além disso no caso das sondas existem situações que são "maquiadas" pelas sondas..... por exemplo; quando existe pré detonação (batida de pino) a sonda lê como mistura rica..... e o piloto acha que tá tudo certo..... erro fatal para o motor; já com o EGT (ou pirômetro) se acontecer a batida de pino ele percebe isso através da temperatura e diz isso a vc.......

 

Qual o problema do uso do EGT???

Referêncial...... esse é o problema; é que diferente do hallmeter onde normalmente a gente já sabe o quanto tem que ter de leitura para determinado carro/preparação; no caso do EGT por ser de uso relativamente recente no Brasil ainda se tem pouco referêncial; e ele varia muito em relação onde é instalada a probe (sensor)...... ou seja...... se vc e seu amigo tem carros exatamente iguais; mas vc instala a probe 10 cm mais afastada dos cilindros que seu amigo; a diferença de temperatura lida é enorme; então vc perde o referêncial....... resumindo; vc precisa saber o quanto é bom; e o quanto é ruim para o seu carro e no local onde vc instalou o sensor ..... se não souber isso; de nada adianta o aparelho.

 

espero não ter complicado muito..... :unsure:

Muito Obrigado pelo esclarecimento!!!!!!

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O pirômetro tem (entre aspas) " a mesma função " do hallmeter; porém.... ele é muito mais preciso; mais seguro e mais fácil de se utilizar........

 

e qual é a função??? a função é monitorar a mistura ar combustível..... quanto mais pobre a mistura maior a temperatura; quanto mais rica a mistura menor a temperatura.

 

qual é a vantagem então em relação ao hallmeter??? a vantagem é a precisão das informações; as sondas lambdas hoje já são consideradas muito imprecisas; tanto é que quem realmente que fazer acerto do carro via sonda; hoje lá fora só utiliza as wide band..... qualquer outro tipo de sonda (como as que usamos aqui no Brasil) não oferecem confiabilidade suficiente para um real acerto de um carro realmente forte; além disso no caso das sondas existem situações que são "maquiadas" pelas sondas..... por exemplo; quando existe pré detonação (batida de pino) a sonda lê como mistura rica..... e o piloto acha que tá tudo certo..... erro fatal para o motor; já com o EGT (ou pirômetro) se acontecer a batida de pino ele percebe isso através da temperatura e diz isso a vc.......

 

Qual o problema do uso do EGT???

Referêncial...... esse é o problema; é que diferente do hallmeter onde normalmente a gente já sabe o quanto tem que ter de leitura para determinado carro/preparação; no caso do EGT por ser de uso relativamente recente no Brasil ainda se tem pouco referêncial; e ele varia muito em relação onde é instalada a probe (sensor)...... ou seja...... se vc e seu amigo tem carros exatamente iguais; mas vc instala a probe 10 cm mais afastada dos cilindros que seu amigo; a diferença de temperatura lida é enorme; então vc perde o referêncial....... resumindo; vc precisa saber o quanto é bom; e o quanto é ruim para o seu carro e no local onde vc instalou o sensor ..... se não souber isso; de nada adianta o aparelho.

 

espero não ter complicado muito..... :unsure:

e no caso como se sabe qual a temp boa?

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Aihhhh é que tá!!!!! existem algumas formas de se saber isso.... mas sempre através de referênciais; por exemplo..... no meu caso eu uso um EGT no Eclipse; peguei as informações de onde especificamente instalar a probe (sensor) e qual a temperatura que eu deveria ler alí...... no meu caso (específico para o Eclipse turbo) instalei a probe no coletor do 4° cil (normalmente o cilindro que fica mais pobre) a 10 cm da parede dos cilindros..... e nesse lugar específico eu não devo ler mais de 1650°F....... em lenta algo próximo a 800°F e em giros médio (3000 a 4000 rpms) algo como 1300 ~ 1400°F.

 

Como eles chegaram nesses valores???? através da experiência.... tentativas e erros..... e muito provávelmente muitos motores derretidos...... no geral; é quase uma regra que a temperatura no coletor a essa distância dos cilindros (10 cm mais ou menos) não deve ultrapassaro os 1650~1700°F, pois acima disso a temperatura na câmara de combustão estará muito próxima ao início de derretimento dos metais; e daí já viu..... fragilizou o pistão...... bau... bauuuuu.....

 

Agora existem outras formas de se chegar a temperatura ideal; mas infelizmente ainda pouco conhecidas ou simplesmente fora do acesso da maioria dos preparadores brasileiros; uma delas seria o acerto em dino usando uma wide band; assim o cara vai acertando o carro com precisão e sabendo quanto é o retorno em potência.... uma vez identificado esse "momento" ideal.... é só ler quanto tá dando o EGT e gravar esse valor como o valor correto para próximos acertos....

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Guest SeaL

Mau...

Esta Wide Band... eh vendida por que marca?

Quanto custaria mais ou menos uma dessas???

Valeu

SeaL

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Mau...

Esta Wide Band... eh vendida por que marca?

Quanto custaria mais ou menos uma dessas???

Valeu

SeaL

Uma porrada de marca , submarcva e injeções faz uso delas , são sondas capases de serem muito precisas mesmo com gases a elevada temperatura , onde as narow ja eram faz tempo, normalmente implementadas em closed loop para correção da mistura ar combustivel em tempo real mesmo na pauleira.

 

Mas o mau se refere a uma sonda ou analizador mais sonda wide band , a sonda em si mais trans custa de 250 a 350 dolares , um analizador com sonda lambda wb na faixa de 600 dolares.

 

la fora....

 

mas se vc usar um analisador c\ sonda wb para analize de mistura , pode jogar o pirometro fora, so valeria apena colocar para saber o valor de referencia de temperatura quando vc atingice o valor lambda ideal medido com a wideband, e depois tirar , as maioria das pessoas que tem dino de bancada fazem uso de analisadores wb conjugado com pirometros de alta precisão "thermocouple tipe J"

 

Abração

 

Ivo

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Sei que o pirômetro serve para medir a temp dos gazes de escape do motor do carro... mas qual a real funcionalidade dele? regulagem?

 

Pretendo instalar um hallmeter daki uns tempos, mas nao sei se vale a pena investir 380 pilas num hallmeter da ODG com pirômetro contra 100 reais de outras marcas sem o equipamento complementar....

 

Compensa instalar este hallmeter com pirômetro num carro aspro como o meu?

E num turbo???

 

Pra quê serve o pirômetro?? (fora saber a temp dos gazes de escape)...

 

Valeu

SeaL :legal:

Não é dificil a injeção do seu honda ja usar uma sonda wb em closed loop :rolleyes: , .... Embora não possa afirmar, vale a pena voce conferir, ai é logico , os hallmeter do 1.99 não podem ser usados :(

Editado por copyman

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Guest SeaL
Sei que o pirômetro serve para medir a temp dos gazes de escape do motor do carro... mas qual a real funcionalidade dele? regulagem?

 

Pretendo instalar um hallmeter daki uns tempos, mas nao sei se vale a pena investir 380 pilas num hallmeter da ODG com pirômetro contra 100 reais de outras marcas sem o equipamento complementar....

 

Compensa instalar este hallmeter com pirômetro num carro aspro como o meu?

E num turbo???

 

Pra quê serve o pirômetro?? (fora saber a temp dos gazes de escape)...

 

Valeu

SeaL :legal:

Não é dificil a injeção do seu honda ja usar uma sonda wb em closed loop :rolleyes: , .... Embora não possa afirmar, vale a pena voce conferir, ai é logico , os hallmeter do 1.99 não podem ser usados :(

hehe... Disso eu nao sabia... hehe vou confirmar com a Honda :D

 

 

Mas assim...

Sem escabrosidades de preparação gringa...

um mero hallmeter ou um hallmeter com pirômetro pro Civicquizinho original????

Quem sabe daki uns tempos um nitro... ou turbo... mas soh mais lah pra freeeeeeeente...

 

Compensa gastar 380 pilas num hallmeter com pirômetro?

Ou nem?

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Esse era o que eu queria colocar no meu manco...

 

Lembro-me que em certo Gol Turbo + Nitro, eles usavam o pirômetro pra saber quando era o limite para começar a parar de pisar... não me recordo bem como era mas quando a Temp chegava muito alta eles tiravam o pé... sim, sim... aquele 1.0 T que bateu 330Cv... :blink:

 

Só estou esperando o meu Hall + Pirô porque é presente... rs.

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Até é válido Fer...

 

Mas se vc não vai ter um motor sobre-alimentado e/ou com as características originais muito modificadas, nem compensa...

 

Mesmo pq o que o MAU falou é de extrema importância...

 

Centímetros que vc desloque o pirômetro dentro do coletor, os dados já não estarão mais "os mesmos".

 

Num carro de prep "leve" e/ou original, fica mais a caráter de "perfumaria" ou "árvore de natal"... Huehuehuehue!!! Cheio de "luzesinhas" e "numerosinhos" piscando enquanto vc acelera...

 

Huehueuhehue!!!

 

:legal:

 

Ahh!!!

 

No seu caso tmb, vc terá que comprar o sensor e mandar colocar no coletor, o que gera mais um pequeno custo e mão de obra.

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Guest TuCa

preciso de um pirômetro!

 

pra regular meu carro...ia ser ideal!

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hum....bem interessante, pelo q entendi o pirometro serve para medir a temp dos gases é isso?

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hum....bem interessante, pelo q entendi o pirometro serve para medir a temp dos gases é isso?

:legal:

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Mas se vc não vai ter um motor sobre-alimentado e/ou com as características originais muito modificadas, nem compensa...

 

Mesmo pq o que o MAU falou é de extrema importância...

 

Centímetros que vc desloque o pirômetro dentro do coletor, os dados já não estarão mais "os mesmos".

 

Num carro de prep "leve" e/ou original, fica mais a caráter de "perfumaria" ou "árvore de natal"... Huehuehuehue!!! Cheio de "luzesinhas" e "numerosinhos" piscando enquanto vc acelera...

 

Huehueuhehue!!!

 

:legal:

 

Ahh!!!

 

No seu caso tmb, vc terá que comprar o sensor e mandar colocar no coletor, o que gera mais um pequeno custo e mão de obra.

Bem, vamos por partes então, e lembrar que estes aparelhos de medição lêem o PASSADO, ou seja vc tem alí um valor referente ao que aconteceu alguns momentos antes, porque a sonda ou o pirômetro vai ler apenas os gases que já foram "processados" pelo motor, então cabe lembrar que em TODOS os casos cabe uma interpretação do valor

 

 

1) sonda Wide-band (Tem gente que chama tudo de Oribas, embora seja uma marca)

É uma sonda que lê todo o espectro da relação ar-combustível, conseguindo distinguir relações entre 8 e 18:1 (dependendo até mais ), ela é precisa em toda a faixa de operação e retorna valores entre 0 e 5 volts (por isso nos Honda não funciona o hallmeter comum)

 

Obvio é mais precisa, porém só recomenda-se em afinação em dinanômetro e com data-logger e emulação em tempo real, e mesmo assim leva um tempo muito longo, aliás é o preocesso usado pelas fabricas, e mesmo elas geralmente fazem uns 4 a 5 programas de cada carro afinando-os com o tempo (e levam cercade 2 anos pr alançar o primeiro modelo de programa)

 

2) Sonda de oxigênio comum (EGO ou HEGO)

É a sonda usada em 99% dos carros nacionais, lê através da sonda valores de fator lambda ( e não relação ar-combustível como a anterior) próximos a 1 (relaçõa estequimétrica compromisso entre potência, emissão e consumo), como os motores ciclo Otto andam 95% do tempo nessa condição e o fator 0,85 a 0,9 é bem próximo e o usado para potência consegue fazer um acerto eficiente da relação ar-combustível mesmo para plena carga

 

3) Pirômetro

Lê a temperatura dos gases de escape, e através destes consegue-se saber se a mistura está pobre ou rica (na região de máxima potência a temperatura não deve subir de um certo valor, se cair está rico; se subir mistura pobre)

 

Na verdade o pirômetro NÂO consegue definir se ocorre pré-ignição, apenas ocorre que com alta temperatura na câmara a tendência a ter pré-ignição é maior, port isso vc consegue estimar se vai ocorrer pré-ignição ou não, mas vc pode ter um pistão destruído por excesso de ponto mesmo que a temperatura esteja dentro do ideal (tenho um amigo de Curitiba que isso ocorreu- mistura rica, temperatura idela e mesmo assim quebrou canaleta).

 

cada um tem sua vantagem e desvantagem, o pirômetro é mais caro e requer empirismo (a velha tentativa e erro) pra saber qual os valores corretos, a Wide-band é cara demais e dura muito pouco (num dura 1/10 das normais); a melhor relação entre custo-benefício é a sonda lambda comum bem interpretada.

 

cabe aqui frizar que existem equipamentos para medição de batidas de pino, mas novamente eles são baseados no passado, v tem que esperar acontecer pra ir mapeando o ponto, e uma vez mapeado não se altera mais (a menos que mudem as condições como filtro entupido, carbonização etc.). o aparelho nada mais é do que um microfone de alto ganho associado a filtros de frequência e sistemas de "janela" onde só capta o som por um determinado momento em relação a faísca ou PMS (ou PMI - depende de como é montado), se o som estiver dentro da tal frequência estabelecida é pré-ignição, igualzinho a maioria das centrais fazem hoje

 

[]s jr

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cabe aqui frizar que existem equipamentos para medição de batidas de pino, mas novamente eles são baseados no passado, v tem que esperar acontecer pra ir mapeando o ponto, e uma vez mapeado não se altera mais (a menos que mudem as condições como filtro entupido, carbonização etc.).

Over, como assim não se altera mais ?

 

Por exemplo, as hpv3 e hpv3b (sistema de ignição da electromotive) vc configura o nivel de sensibilidade do knock sensor, de quantos em quantos graus quer retardar a ignição quando detectado pré-ignição , e de quantos em quantos graus quer avancar quando a pré-ignição parar.....

 

Portanto não é uma condição que se modifica e não se altera novamente sessada a pré-ignição.

 

Como seria o comportamento de uma injeção qualquer quando o sensor avisa que a pré-ignição e como ela se comporta quando este para?

 

Eita curiosidade que fiquei...

 

Outra cousa , voce ja viu nos engine management mais novos , como é facilitado o ajuste da mistura ar combustivel ( mapear os pontos de injeção sobre todas as condições ) usando uma sonda wb? Ex: Tec-3 , MOTEC M48 PRO pra cima e Haltech e11v2......

 

Basicamente se entra com os valores para estartar o motor , vai puxando no dino e o mapa base vai sendo feito.........., esses ems tem uma auto ajuda muito interessante no acerto do motor do zero, se funfar direitinho é cousa do demo :blink:

 

Abração

 

Ivo

Editado por copyman

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Over, como assim não se altera mais ?

 

Por exemplo, as hpv3 e hpv3b (sistema de ignição da electromotive) vc configura o nivel de sensibilidade do knock sensor, de quantos em quantos graus quer retardar a ignição quando detectado pré-ignição , e de quantos em quantos graus quer avancar quando a pré-ignição parar.....

 

 

Como seria o comportamento de uma injeção qualquer quando o sensor avisa que a pré-ignição e como ela se comporta quando este para?

 

Eita curiosidade que fiquei...

 

Outra cousa , voce ja viu nos engine management mais novos , como é facilitado o ajuste da mistura ar combustivel ( mapear os pontos de injeção sobre todas as condições ) usando uma sonda wb? Ex: Tec-3 , MOTEC M48 PRO pra cima e Haltech e11v2......

 

Basicamente se entra com os valores para estartar o motor , vai puxando no dino e o mapa base vai sendo feito.........., esses ems tem uma auto ajuda muito interessante no acerto do motor do zero, se funfar direitinho é cousa do demo :blink:

 

Abração

 

Ivo

Como disse, não se altera a menos que mudem as condições (ou seja qualidade de combustível, altitude, etc.), ou no caso vc pode andar no limite de detonação com o knock atuante (estratégia usada pela VW por exemplo).

 

Mas se vc mapeou de forma correta e segura nunca vai bater pino na mesma condição (a não ser novamente por carbonização, combustível, etc.), se mapeou bem no limite aí sim...fica como segurança

 

Nas centrais dependenda de estratégia e do ano, tem central que no momento em que bate pino usa um valor fixo de ponto extremamente baixo (até chega a ser negativo), tem algumas que vai diminuindo em escada (por exemplo de 2 em 2°) sobre o mapeado, qdo cessa sobe de 1 em 1°; tem algumas que qdo bate pino vai ao valor de segurança e vai subindo novamente ...depende...

 

Qto ao "autoremapeamento" hehehehe isso é coisa até facil, tem um amigo que estudou na São Carlos a uns bons anos (se num decadas) e que naquela época fez uma injeção eletrônica que justamente fazia isso, ia se autoregulando a partir das leituras de uma sonda comum... pergunte a ele (ele posta só no forum www.Caraudiobrasil.com.br) vc vai se surpreender como ele entende de diversos assuntos, pra iniciar a conversa lembre de que para o motor precisa de apenas 3 condições: ML<meia carga<plena carga; ML se mistura com partida por isso vc precisa acertar pra começar a virar e se manter o minimo pra ele poder ir descobrindo os tempos de injeção, meia carga basta ele ir relacionando cada valor de MAP e RPM com um tempo de injeção (são muito relacionados com TPS) mantendo os valores de sonda dentro dos limites que forem setados (por exemplo no mínimo 200 e no máximo 750mV), em regime de plena carga (acionado pelo TPS a partir de um certo angulo) basta usar o mapa parcial enriquecido de algum fator, ou mesmo outra tabela baseada apenas na RPM (afinal com a borboleta toda aberta o MAP varia muito pouco)

 

[]s Jr

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