Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
luanpac

Se eu escutar músicas com muito grave num woofer dá problema?

Recommended Posts

Olá, pessoal. Eu tenho 2 woofers eros 312lc de 400rms cada.

Se eu escutar músicas com bastante grave como Trap Music ou Hip-Hop

pode ser que dê problema nos meus alto-falantes? O maior volume que eu uso é o 33

exatamente para não força-los tanto.

 

Player 3580 pionner

Módulo TS 400 Taramps

Módulo HD 800 Taramps

2 Driver Selenium D250x

2 Super Tweeter Selenium ST200

Bateria 65amp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal. Eu tenho 2 woofers eros 312lc de 400rms cada.

Se eu escutar músicas com bastante grave como Trap Music ou Hip-Hop

pode ser que dê problema nos meus alto-falantes? O maior volume que eu uso é o 33

exatamente para não força-los tanto.

 

Player 3580 pionner

Módulo TS 400 Taramps

Módulo HD 800 Taramps

2 Driver Selenium D250x

2 Super Tweeter Selenium ST200

Bateria 65amp

 

Muito grave para esse falante, não é recomendado, principalmente se não tiver fazendo corte subsônico.

 

Vou explicar.

 

Considerando que a seu projeto de caixa, esteja aí por volta dos 55~60Hz e o Fs do falante gira em torno dos 50Hz, o subsônico deve ser ajustado em 50Hz, pois abaixo desse valor o falante fica exposto ao excesso de excursionamento (movimento de ir para frente e para trás) que é extremamente danoso ao falante (mas alguns manés da vida acham bonito, porque acham que o som está "batendo muito");

 

O subsônico pode ser feito pelo amplificador ou player (se ambos tiverem o recurso de corte HP) e no caso do player se tiver várias saídas RCA.

 

Lembrando que o valor do corte, deve ser bem próximo do valor do valor de sintonia do projeto e se for ajustado o mais próximo do valor do Fs, expõe também o falante, com isso diminuindo a potência máxima admissível (máxima que pode ser aplicada)

 

Eu já tive esse falante e quando era para ouvir uma música que tivesse ênfase no grave, ouvia bem mais baixo, mas eu não montei o som para ouvir esse tipo de estilo, então não iria exigir demais dos falantes. Se tivesse intenção de ouvir esses estilos, procuraria outro woofer (18" de preferência que tivesse boa resposta nessa faixa) ou até mesmo subwoofer, que é muito mais recomendado.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho estranho que mesmo usando o corte a 63hz no módulo+crossover+player, quando eu mexo no eq do player e aumento db no 50hz os AF respondem mesmo assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho estranho que mesmo usando o corte a 63hz no módulo+crossover+player, quando eu mexo no eq do player e aumento db no 50hz os AF respondem mesmo assim.

 

Não é tão estranho assim como se pensa.

 

O problema que o nível de corte não é tão preciso, tudo indica que num player e demais, o corte é de cerca de 12 dB/8ª (segunda ordem).

 

Quanto mais alto alto o corte mais preciso ele é e menos ele deixa passar resposta de frequências "vizinhas".

 

Veja o gráfico nesse link e indica que capacitor (primeira ordem) não corta quase nada:

http://autoforum.com.br/topic/194364-cortes-focal-krx2/#entry3335174

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é tão estranho assim como se pensa.

 

O problema que o nível de corte não é tão preciso, tudo indica que num player e demais, o corte é de cerca de 12 dB/8ª (segunda ordem).

 

Quanto mais alto alto o corte mais preciso ele é e menos ele deixa passar resposta de frequências "vizinhas".

 

Veja o gráfico nesse link e indica que capacitor (primeira ordem) não corta quase nada:

http://autoforum.com...2/#entry3335174

Pois é, e mesmo somando o corte do player+amp+crossover não se consegue o corte preciso? A solução seria baixar mais o corte então?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...