Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diego Camilo

sub de 18" ala Importados

Recommended Posts

eae gente

estou querendo montar um sub diy de 18" que se compare com os 18sound e os beyma da vida, sei que não vai ser facil pois tem muita tecnologia empregada nesses subs, mas se equiparar- se ao 18SW1p (modelo antigo com vas~400, fs=29, sen=99) ja esta de bom tamanho.

 

componentes:

 

carcaça:

Alguma de Alumínio injetada quáquer por ser mais rígida e não ter propriedades magnéticas, funda de preferencia.

 

imã:

eu estava penando em por o habitual 220x110x25 que consigo por uns R$ 60,00; mas também teria a opção do 280x150x25 que sai por R$ 110,00.gostaria de por neodímio mas os preços sao exorbitantes, quase 350,00 por um anelzinho de 110x80x6 sem falar que a bobina teria que ser minuscula (70~74mm).ja vi af que usam blocos de neodímio ao invés de anéis mas por nao intender muito bem a tecnologia pretendo não arriscar.

 

Arruela superior:

não sei e verdade nem aonde li que quando mais grossa a arruela superior for mais xmax tem o af.Por ser um sub queria um xmax generoso (e real e claro) de um 12~14mm ou mais se possível, só não acho que a arruela que vai ditar isso.mas caso for teria uma medida recomendada, nem que eu mande usinar as peças rs.

 

Arruela inferior e polo:

no que essas 2 peças influem no rendimento do af? enquanto mais justo o polo da bobina mais fluxo magnetítico ? qual a distancia segura entre a bobina e o polo ? tem como deixar o woofer sem polo para ele refrigerar melhor ?

 

bobina:

inicialmente queria a maior bobina possível, de 140mm no caso do imã de 280, e o mais leve possível para baixar o mms (e sem querer o Fs :banghead ). estava pensando em corpo de alumínio e fio retangular (ou quadrado) de alumínio, pois iniciamento não pretendo aplicar tandos rms no sub.depois quem sabe eu faça uma de kapton com fio de cobre ou com fio bimetálico de CopperAlumo (fio de alumínio recoberto com Cobre, mais leve e quase tao condutor que o cobre) de preferencia retangular.

ja que o vão do imã e de 150mm qual a maior bobina que eu posso fazer sem que ela raspe no gap ?

em um sub q não preso potencia aplicada e sim sensibilidade qual material usar na bobina ?(alumínio, kapton, fibra de vidro, "fibra de carbono e kevlar caso possível").

no que a altura da bobina influencia ? lembrando que eu preso alto xmax, alta sensibilidade e baixo fs(cobertor curto ter esse 2 últimos kkkkk)

fio quadrado, retangular, chato muda alguma coisa ? esmaltado ou não ?

qual a diferença em timbre,resistência de 4ohms pra 8ohms ?

 

Cordalha:

o material da cordalha influencia em alguma coisa ?

 

centragem:

gostaria da centragem mais mole possível desde que o cone fique controlado, para obter a mais alta sensibilidade. o tamanho dela muda alguma coisa ? plana, media ou alta ? 1 ou 2 centragens ? estava pensando e uma de 225mm(ou maios se existir) plana NÃO reforçada, caso fique ruim eu testo outra pois aranha e baratinho kkkkkkk.

sera que existe uma centragem que comece plana e termine alta ?

 

Suspensão :

a maioria dos cone ja vem com suspensão mas trocá-las por "melhores" trocaria sem pestanejar.

1, 2 , 3 ou 4 ondas na suspensão, no que o numero de ondas influencia ?

axo que tecido e meio unanime para um woofer de 18" mas se alguém achar outro material melhor estou aberto a opiniões.

 

cone:

e aqui q a porca torce o rabo, a maioria do cones nacionais são pesados e não são tao rígidos e resistentes quanto eu gostaria.

tenho 3 opções:

importar um leve e resistente feito de kevlar ou fibra de carbono.

usar o nacional mais leve q seja aceitável. ou...

fabrica um do zero com kevlar e resina epoxi rígida o mais leve possível.

gosto mais da terceira opção, só não acho que ficaria bom na primeira tentativa, por isso tentaria primeiro com papelão e/ou fibra de vidro ate pegar a manha.

agora vamos ao modelo do cone:

raso médio ou fundo ? fundo movimenta mais ar mais e mais pesado, qual seria o melhor ?

liso (sub800) ou enrugado (wpu1805) ?

cone parabólico funciona em woffer de grande porte ?

qual o ganho do cone ser feito a vácuo ?

alguém sabe qual e o melhor cone nacional ?

 

aceito sugestões em quaisquer peças do sub, desde que seja para optimizar o mesmo.

 

edit/

 

Sem querer ser grosso mas a questão não e se ou vou ou não montar o sub e sim quando, não me importo de gastar o mesmo que se gasta para adquirir um nacional pronto, pois como sitado abaixo não tem preço de ver tocar uma coisa que vc mesmo montou tocando.

eu gostaria que vcs opinassem sobre as peças sitadas e não se vale ou não a pena ok.

 

por enquanto ta assim e sujeito a alterações:

 

carcaça: Alumínio injetado (axo que a unica peça com material definido ja)

 

imã: 280x150x25mm ferrite de Bario (quase certo)

 

bobina: Aluminio Kapton 140mm com fio retangular de alumínio 8ohms(fio ccaw caso alguém saiba aonde vende)

 

centragem: 225mm plana não reforçada (sujeito a alterações)

 

cone: de celulose e LEVE (liso ou com frisos ?)

 

 

e outros itens que vcs julguem importantes

 

PS: não sabia aonde postar isso por isso postei aqui, mesmo q não seja diretamente ligado a trio muita gente pode aprender mais sobre como são feito os AF, se alguma admim quiser mover o tópico que mova kkkkkkkkk

Editado por Diego Camilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com certeza estarei acompanhando esse tópiCU

[-]

 

Edit: Lembrei de um site q vende essas coisas

 

http://www.goiascones.com.br/

 

Já cotei uns preços com eles a um tempo atrás, e era bem interessante e o atendimento foi bom.

Editado por victorj

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagina eu abrir um tópico dizendo que quero montar um bugatti veyron no quintal de casa! Sei que n vai ser fácil, mas se andar lado-a-lado com ferrari ou Lamborghini, ta valendo!

 

Simples, não? Hahahahaha

 

 

Se fosse simples, n existiriam fabricas de falantes medianos! Todos fariam falantes top

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagina eu abrir um tópico dizendo que quero montar um bugatti veyron no quintal de casa! Sei que n vai ser fácil, mas se andar lado-a-lado com ferrari ou Lamborghini, ta valendo!

 

Simples, não? Hahahahaha

 

 

Se fosse simples, n existiriam fabricas de falantes medianos! Todos fariam falantes top

 

haha, verdade!

mas mesmo q nao fique um sub pika das galáxias, porém tocar bonito e ter um timbre gostoso, deve ser bem prazeiroso ouvir a "própria criação" tocando.. rsrs

 

 

Será q com 200 reais em materiais eu monto um de 18" razoável? to dando uma olhada nesse site goias cones e tem tudo tudo!

até cone de sub800.

Tenho uns falantinhos velhos aqui, vou ver se faço um treinamento neles kkkk. Tem muito detalhe que eu nao sei se acerto de primeira, tipo a altura da bobina e tal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei q nao vou alcançar o nível dos mais tops ( pretendo um dia) mas meu trunfo e exatamente aonde os nacionais pecão, nao pretendo colocar um ferrite menor para ter mais lucro ou um cone mais barato ou uma bobina com fio grosso pra colocar na embalagem q ele aguenta 99999 de wats.

e nao tem como um af com ferrite de 280 bobina de 140mm de alumínio tocar mal.

sei que esse tópico e polêmico pois vários aki tem "convenio" ccom as grandes marcas nacionais, mas podem ficar despreocupados, no pretendo abrir uma concorrência para eles, so quero fugir um pouco do abtual e montar meu próprio sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei q nao vou alcançar o nível dos mais tops ( pretendo um dia) mas meu trunfo e exatamente aonde os nacionais pecão, nao pretendo colocar um ferrite menor para ter mais lucro ou um cone mais barato ou uma bobina com fio grosso pra colocar na embalagem q ele aguenta 99999 de wats.

e nao tem como um af com ferrite de 280 bobina de 140mm de alumínio tocar mal.

sei que esse tópico e polêmico pois vários aki tem "convenio" ccom as grandes marcas nacionais, mas podem ficar despreocupados, no pretendo abrir uma concorrência para eles, so quero fugir um pouco do abtual e montar meu próprio sub

 

eu fiquei até interessado, em quem sabe um dia, me arriscar num projeto desses tb.

 

Eu queria um sub de 18" de alta sensibilidade e baixa potência, porém nao encontro um que seja de menos de 500w.

 

Algo em torno de 300 ~ 400w com uma boa sensibilidade já estaria passando de bom pro meu uso.

 

 

Até andei vendo uns videos uns dias atrás de um cara q mostrava as etapas da montagem de um sub. Ele usou 2 centragens, pq segundo ele, devido a alta potência, uma centragem nao suportaria e tal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra fazer um woofer no naipe do 18sw1p ou similar, bote uns 1.200 em material facin!

 

Com o custo q vc estipulou, sai no maximo um magnum 600w de maior excursão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Axo Q nao cheg a tudo isso não mas ao preço de um sub 800 chega fácil kkkk

 

Sem querer cortar o barato de vocês, mas.. vc acha que se fosse realmente barato, não estaríamos CHEIOS de falantes DIY por aí?

 

Ou vai pensar que no BR inteiro, só vocês pensaram nisso?

 

Se a selenium vende o 18sw1p a 600 reais (fábrica), significa que eles conseguiram comprar as peças MUUUITO baratas pra chegar nesse preço! Se for montar um similar, NEM DE LONGE tu consegue com 600 conto!

 

 

Vai por mim, com menos de 500 vc monta um do naipe dos Mangum/Kromus!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegar no nível de um nacional de qualidade, tarefa impossível, com os materiais genéricos disponíveis do mercado.

 

Importado :vts

 

 

Nos máximos dos máximos vc chegaria perto de um magnum e arrisco a dizer que vc nem chegue nos Magnum pois até mesmo os magnum hoje em dia ja conseguiram atingir uma qualidade mínima o que é muito difícil atingir com reparos e bobinas genéricas do mercado.

 

Fabricantes nacionais bons de bobinas, cones, centragem etc... so vendem sob encomenda se vc fechar compra de R$ 10.000,00 pra fora em componentes, qto melhor o fornecedor mais alto é o valor, pois se trata de um produto de melhor qualidade com exatas medidas encomendadas, como exemplo a bobina terá um fio condutor de pureza melhor, cola mais resistente,verniz de melhor isolamento e máxima dissipação ,isso so falando na bobina fora os outros itens, e testado a risca garantindo um mesmo uniforme e padrão das peças.

 

Dos materiais a disposição medianos encontráveis pra compra no mercado, vc chegará num mediano falante que nunca chegará num bom falante nacional como sw1p, sub800, sds818, nos importados então que alguns modelos são pouco melhores que os nacionais então impossível.

 

Isso sem falar no sistema de refrigeração da bobina que tanto dos nacionais como dos importados que estão a frente ai comprando as peças na internet vc não disporá desse tão importante recurso importantíssimo na lida com a compressão térmica.

 

Ou seja se for para adquirir conhecimento valhe perder tempo e dinheiro como pra entender como funciona o mecanismo do falante e se derrepente se vc pensa em investir no setor, agora como consumidor final ai sai cara essa brincadeira de pouco sucesso a atingir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tabom esquece essa parte de melhor q ir nacionais

gostaria de montar um sub diy que seja o melhor possível se compara com os nacionais.

gostaria de dicas das melhores peças nao se vai ou.nao ficar melhor q o af x ou se vai gastar o.mesmo do af y

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei quando o dj guto chegou e falou que se quisesse comprava tudo na santa Efigênia e montava um Protech

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

pior que era verdade na epoca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei quando o dj guto chegou e falou que se quisesse comprava tudo na santa Efigênia e montava um Protech

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

pior que era verdade na epoca

:huh::vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

E ainda daria pra montar bem colado HUEHUE

 

 

Desanimei agora,

vou ver se axo uma carcaça completa num ferro velho então, aí só compro bobina, cone, centragem e cordoalha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parceiro nao desiste

 

Existem pessoas que nao correm atras dos seus sonhos!!! E querem que a gente nao faca o mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se usar componentes "comuns", sem querer inventar muito, não fica caro assim não.

 

Esse lance de bobina de 140mm de diâmetro mesmo, pra quê quer usar essa? Esse woofer terá tamanha potência assim para necessitar de um bobina tão grande? Bobina grande não quer dizer que toque com mais qualidade, a vantagem mesmo é na melhor dissipação de calor, mas por outro lado tem prejuízos também.

 

E sim, você acha sim cones leves no mercado nacional, alguns fabricantes de componentes fornecem o cone no peso que você desejar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pretendo eu mesmo enrrolar minhas bobinas, nao pretendo aplicar tanta potencia, qual material usar então ja que eu viso baixo peso para alta sensibilidade, corpo de alumínio ou kepton ? Fio de alumínio ou cobre ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para maior leveza, corpo em Kapton e fio da bobina CCAW (alumínio banhado com cobre). Além de um xmax baixo para maior sensibilidade. O porém é que, pelo que entendi, você quer um subão, e com um conjunto (bobina/cone) leve demais muito provavelmente a Fs ficará mais alta e o falante responderá melhor nos graves e médio-graves. Você ganha de um lado e perde do outro, não é fácil assim. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei q sensibilidade e fs são um cobertor curto, puxa aki descobre ali, ganha sens mas sobe fs

mas não quero um af de 18" 110db (na vdd quero mas e fisicamente impossível com a tecnologia atual), quero um q se assemelhe com o sw1p antigo, com sens=99 fs=29, gostaria de um fs abaixo de 35 e a mais alta sensibilidade respeitando o baixo fs

o q o xmax tem a ver com sensibilidade ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais fora do gap fica a bobina mais se perde sensibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao se eu usar um ferrite mais "comprido" como o 220x110x40mm terei um gap mais "comprido" ?, assim podendo aliar alta sensibilidade com alto xmax ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...