Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
koro

Baterias optima: Enganação?

Recommended Posts

o alan ta certo, se as baterias estiver descarregadas e o som desligado a fonte nao manda e nunca vai mandar sua potencia total, e é claro q a fonte reconhece a demanda ou vc acha q quando liga uma fote ela já da tudo.

 

Negativo.

 

Ela é feita, projetada pra enviar a amperagem total dela desde que se tenha resistência. E bateria descarregada e com uma DDP alta entre a fonte e a bateria vai SIM puxar toda a amperagem dela (exemplo de uma bateria com 12v ligada em uma fonte de 14.4v estabilizada).

 

Se quer queimar uma bateria faça isso que falou.

 

Agora, se ela tem proteção ou se tem função de carregador é outro papo. Até onde sei são vendidos como fonte então não tem porquê ter, não são feitas pra carregar bateria descarregada até onde eu sei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pelo que vi na net, as optima são iguais as estacionarias na questão de poderem ser descarregadas sem terem problemas.

 

 

Quanto custa uma Optima acima de 60a/h???

exato..

elas podem ser descarregadas por completo mais de 300x.. diferente de uma bateria comum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué não entendi porque tão falando de bateria descarregada, se o amigo dono do som

falou que nunca ficou tocando o som com bateria com carga baixa. Sempre acima de 12,7v.

 

Quando o som está ligado no talo a carga das fontes vai toda pros módulos...Não fica nas baterias.

A bateria da uma filtrada no ripple da saída da fonte pra mandar limpo a corrente para os módulos

e claro ajuda muito a segurar a tensão.

Quando a tensão da bateria ta em 13,5v tocando de boa e digamos e da um pico forte quem vai segurar é a bateria...

No caso bateria pra pico mesmo seria a Optima RED.... Dizem sem bem melhores que as amarelas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso bateria pra pico mesmo seria a Optima RED.... Dizem sem bem melhores que as amarelas.

errado..

a red eh para veiculos offroad.

para picos de som, eh a yellow a melhor (feita pra isso mesmo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

errado..

a red eh para veiculos offroad.

para picos de som, eh a yellow a melhor (feita pra isso mesmo).

Isso mas ela que mais tem picos que as outras Optimas (Picos de arranque, não capacidade de reserva)

Li isso um tempo atras.

 

Sabe quanto tem de pico uma Yellow de 55ah? 750AH

 

E uma de 50AH RED 1000Ah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso mas ela que mais tem picos que as outras Optimas (Picos de arranque, não capacidade de reserva)

Li isso um tempo atras.

 

Sabe quanto tem de pico uma Yellow de 55ah? 750AH

 

E uma de 50AH RED 1000Ah

então quem te falou deve confrontar o próprio representante da fabrica.. pois essa informação quem me passou foi ele (quando fomos a são paulo fechar negócio).

os vídeos promocionais dos caras na internet dizem a mesma coisa..

red top pra som vai pro saco rapidinho cara.. já vi algumas que foram por serem usadas assim

e detalhe.. perdem a garantia..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas baterias são pra carros de motores pesados certo?

 

Esses motores precisam do que pra ligar? PICO de CORRENTE!

Só olhar no site as especificações:

 

http://www.bateriasoptima.com/html/off-road.html (RED)

 

http://www.bateriaautomotiva.com.br/ecommerce_site/produto_5658_4651_Bateria-Optima-YellowTop-55Ah-D34-78-Alta-Performance-2-Anos-de-Garantia (Yellow)

 

Claro pra som melhor a amarela mas quem tem mais pico é a vermelha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas baterias são pra carros de motores pesados certo?

 

Esses motores precisam do que pra ligar? PICO de CORRENTE!

Só olhar no site as especificações:

 

http://www.bateriaso...l/off-road.html (RED)

 

http://www.bateriaau...s-de-Garantia (Yellow)

 

Claro pra som melhor a amarela mas quem tem mais pico é a vermelha.

pico por um pequeno espaço de tempo..

so se o som do cara ouve uma senoide de 3s e depois desliga.. ai sim seria prudente comprar a red top..

só não lembro a qual tensão ela vai nesses 1000ah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela norma que regulamenta estes testes em baterias, estes picos são medidos em:

 

-18c (negativos)

 

7,2v

 

 

 

Ou seja, nenhuma das duas situações se aplicam a realidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Negativo a RED diz dar pico de 1000ah em 11,5v. A 0°C.

Não tem essa da bateria descer a 7,2v.

Nenhuma bateria pode descer mais de 10v em pico em veiculo normal se não é considerado defeito da bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Allan entra no site da Moura ou da Heliar e vc verá estes dados que informei.

 

 

Quer melhor referencia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na Europa eh fácil chegar a esta temperatura, no Ctek pelo menos, há uma opção de carga com dessulfatação, de tão frio, a bateria congela internamente.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Negativo.

 

Ela é feita, projetada pra enviar a amperagem total dela desde que se tenha resistência. E bateria descarregada e com uma DDP alta entre a fonte e a bateria vai SIM puxar toda a amperagem dela (exemplo de uma bateria com 12v ligada em uma fonte de 14.4v estabilizada).

 

Se quer queimar uma bateria faça isso que falou.

 

Agora, se ela tem proteção ou se tem função de carregador é outro papo. Até onde sei são vendidos como fonte então não tem porquê ter, não são feitas pra carregar bateria descarregada até onde eu sei.

 

oq eu falei q queima uma bateria??? ligar uma fonte em uma bateria descarregada :pirou: de q tipo de fonte vc esta falando?? as q estamos citando todas funcionam como carregadores ou esqueceu q elas flutuam, e simplesmente vc falou oq já tinha falado q a fonte só manda a potencia total se tiver demanda ou resistência e por ai vai. vc já ligou uma fonte em uma bateria descarregada e ela deu tudo, me fale qual q é q deve ser a pica da galaxia das fontes. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oque mais atrapalhou aí ao meu ver foi o uso das fontes não por mandarem tal corrente e sim pela má filtragem...

 

bateria pra dar aquela ressecada e ir morrendo antes da hora é batata desse jeito, pois essas fontes chaveadas automotivas geram um puta ruído,

que as vezes não é passado pros falantes mais as baterias sofrem muito com isso. imaginem a bateria como um imenso capacitor recebendo essas oscilações

na casa de 50KHz ou mais...

 

Eu nunca montaria baterias Top iguais essas e usaria fonte chaveada ao mesmo tempo..

 

pra isso eu usava de boa baterias vagabas mesmo comuns se pah com manutenção ainda ahushas

 

é óbvio que se foi deixado a carga nas baterias cair demais as fontes entram brutalmente com "carga rápida" e fodem as baterias.

agora se nunca foi deixado as mesmas baixarem muito a corrente enviada as mesmas seria bem menor ao ponto que os amplificadores

seriam os mais solicitados com o som ligado.

 

edit

 

tenho uma Usina 150A aqui e o ruído de chaveamento dela é esquisito... é audível inclusive na própria fonte.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oq eu falei q queima uma bateria??? ligar uma fonte em uma bateria descarregada :pirou: de q tipo de fonte vc esta falando?? as q estamos citando todas funcionam como carregadores ou esqueceu q elas flutuam, e simplesmente vc falou oq já tinha falado q a fonte só manda a potencia total se tiver demanda ou resistência e por ai vai. vc já ligou uma fonte em uma bateria descarregada e ela deu tudo, me fale qual q é q deve ser a pica da galaxia das fontes. :vts

 

Amigo.. nem sei por onde começar. Recomendo que estude resistência. E sim, fonte é feita pra entregar até seu limite. Se duvidar faça o experimento, eu não vou fazer pois irá danificar a bateria.

 

Isso é uma regra tão básica e antiga que qualquer eletricista até mesmo mais ignorante ou engenheiro eletrônico de algumas décadas atrás (antes de micro controladores) vai te confirmar isso. Agora, se quiser persistir no erro, tudo bem.

 

E lembre-se, fonte é FONTE, e carregador é carregador. Agora, volto a repetir, se tiver função de carregador é outros 500, isso não entra na discussão pois falo de FONTES.

Editado por arthur8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oque mais atrapalhou aí ao meu ver foi o uso das fontes não por mandarem tal corrente e sim pela má filtragem...

 

bateria pra dar aquela ressecada e ir morrendo antes da hora é batata desse jeito, pois essas fontes chaveadas automotivas geram um puta ruído,

que as vezes não é passado pros falantes mais as baterias sofrem muito com isso. imaginem a bateria como um imenso capacitor recebendo essas oscilações

na casa de 50KHz ou mais...

 

Eu nunca montaria baterias Top iguais essas e usaria fonte chaveada ao mesmo tempo..

 

pra isso eu usava de boa baterias vagabas mesmo comuns se pah com manutenção ainda ahushas

 

é óbvio que se foi deixado a carga nas baterias cair demais as fontes entram brutalmente com "carga rápida" e fodem as baterias.

agora se nunca foi deixado as mesmas baixarem muito a corrente enviada as mesmas seria bem menor ao ponto que os amplificadores

seriam os mais solicitados com o som ligado.

 

edit

 

tenho uma Usina 150A aqui e o ruído de chaveamento dela é esquisito... é audível inclusive na própria fonte.

 

É.. se essas usina forem assim então tá explicado porquê as baterias foram pro saco. Agora o que ninguém entende é como baterias aqui no goiás por exemplo são carregadas com fontes sem capacitância, ripple altíssimo, quase 16v na saída e duram anos, e a do amigo, que é uma bateria pra toda prova não durou 1 ano direito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

assim as vermelhas na pratica mantem voltagem mais baixa q as amarelas, segundo a optima as unicas pra som e a amarela e azul, a outra vermelha e usada para arranque de motores pesados, como v8, diesel coisas assim, ao trocar de carro ficara 4 optimas 55ah yeloww pro som, e ja testei segura acima de 12.4 sempre, vale cada centavo ao meu ver!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma D31 que comprei usada a uns 3 anos... e sendo que o dono anterior já tinha usado por mais dois.. e tá no meu carro até agora!

 

 

O dono anterior já me advertiu: Evite usar qualquer fonte nela! Tem que ser fonte boa, bem regulada.. tipo carregador inteligente ou fonte JFA! Fora essas, a bateria vai perdendo vida útil, especialmente quando deixa ela ligada na fonte após carregada.

 

..é o que rola nas usina/overloud/etc.. mesmo depois da bateria 99% carregada, a fonte continua enviando a corrente nominal até desarmar!

 

Já a JFA, asssim como carregadores inteligentes, vão reduzindo a corrente conforme a bateria carrega, que é o correto!

 

 

 

 

Eu sempre soube disso, e sempre comentei quando ia trocar de fonte! Me ofereciam usina, gilsom, bl-audio.. dispensava todas! Só uso JFA!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou explanar aqui para os colegas, oque ocorre no meu sistema.

 

Tenho uma fonte Overloud de 200A bivolt e uma bateria de 120Ah. Já me ocorreu de deixar algumas vezes a bateria arriar até uns 10v +-.

 

Aí faço da forma q o pessoal falou. Ligo em baixa voltagem e vou aumentando gradativamente. POREM..... já fiz de ligar a fonte no talo, inclusive virar arranque com ela ligada e minha bateria ainda ta viva.

 

Detalhe: nessa situação de carregar a bateria com a fonte, tanto lento quanto rápido, uso meu alicate TRUE RMS e nunca, digo nunca mesmo, a fonte mandou mais que uns 30Ah no início e diminuindo a corrente conforme a tensão da bateria subia.......

 

E antes que perguntem se minha fonte ta ferrada, digo que não pois já coloquei ela a prova e consegui extrair dela 206A@ 12,2V.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe chance de optima ser ruim ?

Só falta agora alguém falar que XS Power é enganação também :vts

Editado por JLAudio333

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma D31 que comprei usada a uns 3 anos... e sendo que o dono anterior já tinha usado por mais dois.. e tá no meu carro até agora!

 

 

O dono anterior já me advertiu: Evite usar qualquer fonte nela! Tem que ser fonte boa, bem regulada.. tipo carregador inteligente ou fonte JFA! Fora essas, a bateria vai perdendo vida útil, especialmente quando deixa ela ligada na fonte após carregada.

 

..é o que rola nas usina/overloud/etc.. mesmo depois da bateria 99% carregada, a fonte continua enviando a corrente nominal até desarmar!

 

Já a JFA, asssim como carregadores inteligentes, vão reduzindo a corrente conforme a bateria carrega, que é o correto!

 

 

 

 

Eu sempre soube disso, e sempre comentei quando ia trocar de fonte! Me ofereciam usina, gilsom, bl-audio.. dispensava todas! Só uso JFA!

 

Não acredito que li isso...

 

Ja deu carga usando essas fontes que você mencionou visualizando num alicate amperímetro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas baterias Optima são feitas para serem utilizadas em carros, ou seja, carregadas por alternadores comuns. E desde quando o alternadores tem algum tipo de filtro? É simplesmente onda senoidal retificada, ripple em 100%!

 

Essas baterias não são como as estacionárias que precisam de temperatura baixa (abaixo de 45ºC) para recarga e armazenamento e de uma ótima filtragem do carregador/fonte.

 

Além do mais todas as fontes automotivas nacionais com saída estabilizada (em 14,4V) "zeram" a corrente quando a bateria está 100% carregada, a fonte só continua a "mandar carga" se a tensão continuar subindo, 15V, 16V, e isso é coisa de fonte não estabilizada ou com tensão de saída fora de padrão.

 

Outra coisa, se as baterias estiverem poucos descarregadas as fontes fornecem "média corrente" após serem ligadas (para tensão da bateria igualar a tensão da fonte) e em menos de 1 minuto a corrente já cai muito e vai só diminuindo até a bateria carregar por completo.

 

Neste vídeo podemos ver isto claramente:

 

A fonte após ser ligada fornece quase 50A e em menos de 30 segundos a corrente já cai pela metade.

 

http://youtu.be/K-p0Z4eHfNs

 

 

Isso vale para baterias pouco descarregadas. Quando ligamos uma fonte de alta potência em baterias muito descarregadas a corrente inicial é altíssima (para não dizer 100% da capacidade da fonte) e em alguns segundos ela cai bastante mas ainda continua alta por horas.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico me deixou uma duvida....eu possuo uma optima yellow 75ah..e só mandei dar uma carga nela uma vez...já deve ter uns 8 meses de uso...

 

 

Sera que devo mandar dar outra carga ou continuo usando normalmente? O alternador do carro é 90ah ..tem uma bat de 44ah no cofre e mais a optima..ouço o som uns 80% do tempo andando...cabos 33mm...

 

Alguem da uma luz?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por gavlak_banshee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo.. nem sei por onde começar. Recomendo que estude resistência. E sim, fonte é feita pra entregar até seu limite. Se duvidar faça o experimento, eu não vou fazer pois irá danificar a bateria.

 

Isso é uma regra tão básica e antiga que qualquer eletricista até mesmo mais ignorante ou engenheiro eletrônico de algumas décadas atrás (antes de micro controladores) vai te confirmar isso. Agora, se quiser persistir no erro, tudo bem.

 

E lembre-se, fonte é FONTE, e carregador é carregador. Agora, volto a repetir, se tiver função de carregador é outros 500, isso não entra na discussão pois falo de FONTES.

 

nao precisa começar por lugar nenhum :vts e sei muito bem q a fonte é feita pra dar seu limite, vc q esta equivocado e ate agora não sei q experimento é esse q danifica as baterias poderia começar por ai, vc ate agora nao percebeu q todos nos estamos falando de fontes q funcionam como carregadores???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...