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DieisonWillian

Blindagem extra dos cabos RCA

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Boa tarde Pessoal!

 

Lendo em alguns fóruns e paginas de som, vi o pessoal enrolando papel alumínio nos cabos RCA para fazer uma nova blindagem, não sei até que ponto isso é verdade mas olhando um componentes eletrônicos me um site achai esse fita de alumínio, será que ela realmente ajudaria a melhorar a blindagem dos cabos.

 

http://www.usinainfo.com.br/fita-aluminio/fita-aluminio-para-retrabalho-em-pci-s-30mm-821.html

 

Agradeço os comentários

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uma vez um amigo meu fez um curso de som, ele sempre instalava som pra mulecada com cabo rca vagal, disse que o professor ensinou extamente isso passar papel aluminio em volta do rca pois blindava o mesmo ,só testando pra saber se realmente ajuda

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Já tentei fazer tal blindagem, envolvi todo o cabo com alumínio em tiras e passei fita isolante por cima para fixar, não surtiu efeito, troquei os cabos que eram xing-ling por cabos de maior qualidade stinger, resolveu meus problemas de interferência!

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De que adianta envolver o cabo por fora se a interferência pode entrar pela "ponta" do cabo?

 

Ruídos em sua grande maioria são gerados pelos conectores RCA, que normalmente são sempre o que dão defeito, são sempre o que quebram, sempre o que tem a menor qualidade e o elo mais frágil de conexão. Bons terminais são banhados a ouro, são de titânio, tem alta pressão, e não esses de latão da vida de R$5.00 que ficam soltos e oxidam com facilidade.

 

por isso os terminais RCA são sempre tão caros, pois para se ter qualidade, existe um certo custo. Se repararem, muitos cabos RCA, nem sequer chegam a ter a tal tripla blindagem, são apenas 2 fios entrelaçados e bem finos. Isto por si só já atua como uma blindagem, e com o uso de uma voltagem maior (normalmente quem tem cabos mais caros tem equipamentos com voltagens maiores) já estão menos propícios a pegarem ruídos, mas se olharem os RCA desses cabos, verão que são melhoes que os de entrada da marca.

 

Os ZN7 por exemplo, são assim, super finos, simples, mas com RCA bem reforçados.

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Ja consegui tirar interferência com alumínio. Agora se foi ele o agente de transformação não sei. Mas que o ruído foi embora foi. Rsrsrsrsrsrsrsrs

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

 

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Ja consegui tirar interferência com alumínio. Agora se foi ele o agente de transformação não sei. Mas que o ruído foi embora foi. Rsrsrsrsrsrsrsrs

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

Já aterrei o RCA e o ruído também foi. Se o fio de cobre que fiz o aterramento teve alguma parcela nisso eu não sei mas que o ruído desapareceu isso sim hahahah. Mas o fato de enrolar o fio apenas não fez nada, só no momento em que aterrei que surtiu efeito, porque será?

 

Por isso cabos balanceados não pegam ruídos mas poucas HU são balanceadas.

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Na minha opinião FUNCIONA !!!, Só usar uma fita de alumínio (usei da 3M) pra ficar mais fácil, e não pode esquecer de aterrar o papel/fita alumínio se não vai é acontecer o inverso de blindar, pode piorar...

 

Eu acho que pra ficar legal, usar pelo menos 3 camadas.

 

Eu fiz um Cabo RCA blindado DIY hehe:

 

140612030454380075.jpg

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De que adianta envolver o cabo por fora se a interferência pode entrar pela "ponta" do cabo?

 

Ruídos em sua grande maioria são gerados pelos conectores RCA, que normalmente são sempre o que dão defeito, são sempre o que quebram, sempre o que tem a menor qualidade e o elo mais frágil de conexão. Bons terminais são banhados a ouro, são de titânio, tem alta pressão, e não esses de latão da vida de R$5.00 que ficam soltos e oxidam com facilidade.

 

por isso os terminais RCA são sempre tão caros, pois para se ter qualidade, existe um certo custo. Se repararem, muitos cabos RCA, nem sequer chegam a ter a tal tripla blindagem, são apenas 2 fios entrelaçados e bem finos. Isto por si só já atua como uma blindagem, e com o uso de uma voltagem maior (normalmente quem tem cabos mais caros tem equipamentos com voltagens maiores) já estão menos propícios a pegarem ruídos, mas se olharem os RCA desses cabos, verão que são melhoes que os de entrada da marca.

 

Os ZN7 por exemplo, são assim, super finos, simples, mas com RCA bem reforçados.

Amigo, eu sigo do seguinte pensamento, do que adianta o conector RCA do cabo ser pika, de titânio ou ouro tanto faz , sendo que o próprio conector do CD-player é vagabundo ? O próprio conector RCA fêmea do amplificador é simplão de latão ?

 

Sendo assim nem adianta muito, o sinal do áudio já vai estar comprometido quando passar nesses conectores, o conector do cabo RCA não vai fazer milagre na minha opinião.

 

Agora, só se você tiver utilizando equipamentos refinados, o seu objetivo é obter uma maior fidelidade possível, aí neste caso valeria a pena investir em cabos tops, com conectores tops, mas com certeza existe por ai amplificadores caros que utilizam conectores de 1,99.

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Amigo, eu sigo do seguinte pensamento, do que adianta o conector RCA do cabo ser pika, de titânio ou ouro tanto faz , sendo que o próprio conector do CD-player é vagabundo ? O próprio conector RCA fêmea do amplificador é simplão de latão ?

 

Sendo assim nem adianta muito, o sinal do áudio já vai estar comprometido quando passar nesses conectores, o conector do cabo RCA não vai fazer milagre na minha opinião.

 

Agora, só se você tiver utilizando equipamentos refinados, o seu objetivo é obter uma maior fidelidade possível, aí neste caso valeria a pena investir em cabos tops, com conectores tops, mas com certeza existe por ai amplificadores caros que utilizam conectores de 1,99.

 

Se for seguir a tua lógica, ninguém compraria nada então, todos comprariam coisas vagabundas. Alguns já ouviram meu carro, minha Meriva, com RCA de R$15,00, sei lá que marca eram eles, com os fios para o TW como sendo o ex cabo de energia de um aspirador de pó, isso mesmo, e com 2 emendas feitas no meio do carro, mas ninguém sabia disso, eu não disse nada, e todos ficaram simplesmente ABISMADOS com o que era o som e com a forma como tocava o TW do DLS. Achavam tão limpo que nunca tinham ouvido aquele modelo de DLS tocar daquela forma. Quando falei os cabos e a forma de instalar, ficaram de cara e não acreditaram. E ai pergunto: Foi gasto rios de dinheiro? Com equipamentos refinados e de ouro e cabos pika? E não tinha nenhum ruído, nada, e o módulo estava bem acima da bomba de combustível.

 

O que eu me referi foi que o ponto principal em um cabo RCA é o conector e não o cabo em si. Tanto é que quando vamos montar um cabo, o conector sempre é o item mais caro de todos na proporção.

 

Tudo bem, se for pegar um cabo tchernov na mão, desmontado, o cabo também é absurdamente bem construído e isolado, blindado, e aterrado porém o custo é outro. Já viste um tchernov ao vivo, aberto, internamente? Já viu o peso de um? Faz um Shok Elite parecer um nada perto dele para ser bem franco. Mas mesmo nos Tchernov, o conector é algo realmente descomunal, muito grande, pesado, e com bastante pressão.

 

O cabo RCA é a parte móvel do sistema, portanto, ela é a parte frágil, logo, ele deve receber o maior investimento, principalmente na intersecção. O plug do rádio, ou do amplificador é em sua grande maioria fixo, ele não se move, e bons players tem seus terminais banhados a ouro sim e não estamos falando de players de R$2,000 não.

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Alumínio resolve? Sim.

 

Porém, NEM TODO problema é interferência. Se for loop de terra, não vai fazer nenhum efeito. E loop de terra é o que mais se vê em instalação ruidosa por aí.

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Se for seguir a tua lógica, ninguém compraria nada então, todos comprariam coisas vagabundas. Alguns já ouviram meu carro, minha Meriva, com RCA de R$15,00, sei lá que marca eram eles, com os fios para o TW como sendo o ex cabo de energia de um aspirador de pó, isso mesmo, e com 2 emendas feitas no meio do carro, mas ninguém sabia disso, eu não disse nada, e todos ficaram simplesmente ABISMADOS com o que era o som e com a forma como tocava o TW do DLS. Achavam tão limpo que nunca tinham ouvido aquele modelo de DLS tocar daquela forma. Quando falei os cabos e a forma de instalar, ficaram de cara e não acreditaram. E ai pergunto: Foi gasto rios de dinheiro? Com equipamentos refinados e de ouro e cabos pika? E não tinha nenhum ruído, nada, e o módulo estava bem acima da bomba de combustível.

 

O que eu me referi foi que o ponto principal em um cabo RCA é o conector e não o cabo em si. Tanto é que quando vamos montar um cabo, o conector sempre é o item mais caro de todos na proporção.

 

Tudo bem, se for pegar um cabo tchernov na mão, desmontado, o cabo também é absurdamente bem construído e isolado, blindado, e aterrado porém o custo é outro. Já viste um tchernov ao vivo, aberto, internamente? Já viu o peso de um? Faz um Shok Elite parecer um nada perto dele para ser bem franco. Mas mesmo nos Tchernov, o conector é algo realmente descomunal, muito grande, pesado, e com bastante pressão.

 

O cabo RCA é a parte móvel do sistema, portanto, ela é a parte frágil, logo, ele deve receber o maior investimento, principalmente na intersecção. O plug do rádio, ou do amplificador é em sua grande maioria fixo, ele não se move, e bons players tem seus terminais banhados a ouro sim e não estamos falando de players de R$2,000 não.

Esse teu sistema foi um bom exemplo,

 

Seguindo essa analogia do cabo RCA ser a parte frágil, a parte móvel do sistema, seria legal sim investir em cabos melhores...

Alumínio resolve? Sim.

 

Porém, NEM TODO problema é interferência. Se for loop de terra, não vai fazer nenhum efeito. E loop de terra é o que mais se vê em instalação ruidosa por aí.

E a solução do loop de terra no caso é o aterramento do RCA ?

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Alumínio resolve? Sim.

 

Porém, NEM TODO problema é interferência. Se for loop de terra, não vai fazer nenhum efeito. E loop de terra é o que mais se vê em instalação ruidosa por aí.

Já sofri bastante com o tar do loop, agora sempre pego + e - direto da bateria já que não uso mais que 500rms em meu sistema!

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E a solução do loop de terra no caso é o aterramento do RCA ?

Loop de terra é a diferença de voltagem entre o que a alimentação do amplificador recebe e a alimentação que a HU recebe, normalmente pessoal aterra o negativo do modulo na lata no porta malas e o player recebe o negativo direto da bateria, não era pra ser mas acaba que da diferença na voltagem do negativo entre ambos a gerar ruídos!

 

Edit:

Aterrar o RCA vai fazer que o negativo do player passe pelo rca e chegue no negativo do modulo, não é o modo mais correto mas resolve...

 

O correto é resolver o problema de diferença de voltagem na alimentação do player(HU) com o modulo, isto é o correto!

Editado por DanielFreitas

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E a solução do loop de terra no caso é o aterramento do RCA ?

 

Em alguns casos até resolve, mas o ideal é sempre aterrar tudo, inclusive o player, no mesmo ponto.

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Já sofri bastante com o tar do loop, agora sempre pego + e - direto da bateria já que não uso mais que 500rms em meu sistema!

 

Qual problema poderia acontecer se puxar + e - direto da bateria (ao invés de aterrar "na lata")? Pergunto isso pq pretendia fazer isso só que minha potência total é > 500 Wrms

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Em alguns casos até resolve, mas o ideal é sempre aterrar tudo, inclusive o player, no mesmo ponto.

 

KLB, tô com essas porcarias no meu também... SE eu puxar mais um fio terra do player ao distribuidor lá atrás, na mala, resolveria?

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Qual problema poderia acontecer se puxar + e - direto da bateria (ao invés de aterrar "na lata")? Pergunto isso pq pretendia fazer isso só que minha potência total é > 500 Wrms

Você precisaria de cabos de maior bitola!

 

Se você ler manuais de amplificador, quase em sua maioria no guia de instalação fala em aterrar o negativo na lata o mais próximo possível do amplificador, porém é mais do que provado que o negativo aterrado em muitas as vezes terá sua voltagem diferente do que o negativo que bateria entrega em seu borne!

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Você precisaria de cabos de maior bitola!

 

Se você ler manuais de amplificador, quase em sua maioria no guia de instalação fala em aterrar o negativo na lata o mais próximo possível do amplificador, porém é mais do que provado que o negativo aterrado em muitas as vezes terá sua voltagem diferente do que o negativo que bateria entrega em seu borne!

 

E tu sabia que para isso, ambos positivo E negativo devem ter bitola maior? Afinal, ambos são um cabo apenas? Se o amplificador está no PM, e tu tem 3,5m de positivo, e 0,5m de negativo, na verdade tu tem 4 metros, então tu deve dimensionar para 4metros, agora se tu fizer puxando novamente até a bateria, tu deverá recalcular inclusive o teu posivito para a metragem total de 7 metros e não mais 4 metros como era anteriormente. Isso resulta em aumento de custo considerável e é mais um cabo para passar pela corta fogo e canaletas. Eu não vejo porque. É mais fácil levar o negativo do rádio até o mesmo ponto do negativo do módulo do que levar do módulo até lá na frente.

 

Eu tiraria o negativo do rádio da bateria e faria na lata do carro, mais fácil, e transforma no mesmo ponto do módulo desta forma. Ambos estão no chassi do carro, com lata lixada. Desde que a diferença entre eles seja 0, está sem problemas.

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um amigo sempre diz, nunca de partida com o som ligado, justamente por causa do player, por causa de lopp de terra, agora no caso, vo montar um sistema com varios equipamentos 3 ou 4 bateria auxliar, seria melhor aterra cada bateria num ponto, ou aterrar somente uma e depois puxar do borne desta bateria para as outras, no caso ficaria apenas 1 ponto de aterramento. pra todos os equipamentos .

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um amigo sempre diz, nunca de partida com o som ligado, justamente por causa do player, por causa de lopp de terra, agora no caso, vo montar um sistema com varios equipamentos 3 ou 4 bateria auxliar, seria melhor aterra cada bateria num ponto, ou aterrar somente uma e depois puxar do borne desta bateria para as outras, no caso ficaria apenas 1 ponto de aterramento. pra todos os equipamentos .

 

Isso de dar a partida é por causa de alguns pioneers que queimava um fusível por causa do pico e podia dar ruído nos RCA por conta disso. Tanto é que a grande maioria, ou todos os carros originais se não me engano, no momento da partida, todos os sistemas do carro são desligados.

 

Deve aterrar todas em um ponto apenas. Aterre uma bateria na outra e apenas uma na lata do carro. Assim como um positivo será interligado no outro, e apenas um será ligado no amplificador.

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KLB, tô com essas porcarias no meu também... SE eu puxar mais um fio terra do player ao distribuidor lá atrás, na mala, resolveria?

 

Se for loop de terra, sim.

 

Ruídos podem ter várias razões. Já vi coisas de todo tipo, até ruído que sumia quando se acendia os faróis.

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Se for loop de terra, sim.

 

Ruídos podem ter várias razões. Já vi coisas de todo tipo, até ruído que sumia quando se acendia os faróis.

 

Tomara que seja isso mesmo.. Aí já tento resolver hoje mesmo se der.

 

Enviado de meu LIFE PURE MINI usando Tapatalk

 

 

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KLB, tô com essas porcarias no meu também... SE eu puxar mais um fio terra do player ao distribuidor lá atrás, na mala, resolveria?

Se for loop de terra, sim.

 

Ruídos podem ter várias razões. Já vi coisas de todo tipo, até ruído que sumia quando se acendia os faróis.

Kleber, fazendo dessa forma em um som com alimentação mal dimensionada ou mesmo em um pico de consumo, não corre-se o risco de o amplificador tentar se alimentar "fortemente" do negativo que vem da carcaça do player e fazer um churrasco dos equipamentos?

sei que o amplificador vai puxar do que esta mais próximo dele, mas em caso de falta ele vai puxar de tudo quanto é lado que esteja conectado a ele... não?

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