Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

T18 mostrando pra que veio ao mundo! Agora c/sub800 (vídeo!)

Recommended Posts

Vou esperar o laudo da assist antes de falar algo do amp! Pode ter sido algo na rede também, vai saber...

 

 

Quanto ao som, ficou satisfatoriamente bom. Claro que ~3kw pra cada par fica absurdamente forte, mas como falei pouco atrás, nessa config (~3kw por par) tremeu as lajes, os corrimões e tal... aí optamos por tocar com o level do amp sempre entre 40% (bandas) e 60% (djs). Ou seja, em comparação com essa forma de usar, ficou de boas!

 

 

Mas se for pra comparar contra 3kw por par, ficou um bocado mais fraco! Mas repito: O SPL foi satisfatório, e de quebra, consigo tocar com HP em 35hz [¨]

 

 

EM tempo: Tô pensando em trocar as 2 que precisam de reparo novo já por 8 ohms, e depois trocar as 2 que tenho também por 8 ohms, ligando em paralelo e enviando 3kw pros 4. Vai ficar bem mais forte que atualmente e sem forçar demais a estrutura da casa!

 

Ou de repente, já boto as 4 over 8 ohms mesmo! Andei conversando com uma galera, e apostam que com over e 3kw aplicados vai tocar mais flat, descer mais e mantendo o mesmo SPL atual ou até mais (por enviar 3kw pros 4, contra 1.8kw atuais)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dúvida cruel:

 

Os graves tão satisfatórios mesmo pra bandas de maior porte. Mas as altas ainda não!

 

 

Todo locatário de show GRANDE que vem, tira as altas e coloca Line!

 

Pensei em fazer uma Line DIY... não teria 100% do proveito do conceito da Line, mas melhoraria a maior deficiência atual: Os drivers!

 

 

 

 

Faria basicamente o seguinte: Acrescentaria mais um par de HPX (Ficariam 3 por lado) e faria uma fileira de guias de ondas bomber ao lado dos woofer! Seria praticamente equivalente a 3 células de Line Array, só que sem o difusor do woofer!

 

Como o local é pequeno, o difusor do woofer não seria "tão" necessário, e o guia de onda ajudaria na propagação dos drivers! O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Daniel já pensou em mudar os drivers pra algum com maior SPL?

Etd 7200 ou sd3100 acredito que poderiam resolver seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema nem é o SPL, acredite! Mas sim a dispersão!

 

Quem tá DE FRENTE pros drivers, escuta mais driver do que tudo! Quem tá embaixo da caixa, fica surdo com os HPX.. e por aí vai!

 

 

Pensei em fazer como falei... uma caixa única, em coluna... com 3 HPX (talvez 4, coloco mais um mais pra frente) e uma coluna de drivers de 1" naqueles guias de ondas bomber... seriam uns 6 a 8 deles, que já gerariam excelente SPL com dispersão ideal!

 

OOOUUU....

 

 

Compraria umas caixas semi-prontas de line, estilo JELL (que pega cópia das Nexo) e colocaria cada uma com 12 + ti

 

O fooda é que cada dono de som que conversa comigo, dá uma opinião diferente! Mas o mais "brother" deles, que é brother mesmo, disse que eu deixasse a dutada, por um fato que nós do trio automotivo já sabemos: Som é vício, e o cabra acaba NUNCA curtindo, fica sempre insatisfeito trocando algo! kkkkkkkkkkkkkkk o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que subir essa caixa de alta e colocar uma corneta de grande dispersão, simples.

 

 

Não precisa ficar aumentando a quantidade se ficar no mesmo lugar, vai ficar do mesmo jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso eu observei ontem com calma. O palco tem 90cm.

 

Eu subindo 50cm, o woofer começaria em 1,4m.. Acho que até 70cm rolava de subir, deixando a caixa pegando nos 1,6m (pessoas relativamente baixas ouviriam de boas).

 

 

Mas é como falei, quem tá colado no palco só escuta woofer! Quem tá no meio, escuta tudo de boas, quem tá no fundo, só escuta driver.. tá osso =\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça a caixa tipo line, com uma corneta grandona no meio (Snake 3085), deixe a caixa com um pedestal em cima do palco uns 2,20 metros levemente inclinado para baixo e já era.

 

E como assim escuta só o driver no fundo? O grave não tava balançando as estruturas? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como assim escuta só o driver no fundo? O grave não tava balançando as estruturas? :vts

 

A bronca agora são as altas! Os graves não são problema, em quesito algum! husahshsasahuusauhsahsa o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show gravado na última sexta:

 

 

Reparem que o grave "chega" mesmo estando em série+paralelo, recebendo 1.800wrms e com 2 falantes "duros", tocando pouco! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você tivesse acompanhado o tópico, saberia que a questão nem é a necessidade de fazer, mas se compensa mais investir em guias de onda e fazer a caixa em linha (pegando algumas vantagens do line array) ou usar cornetas normais mesmo..... pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu n confio mt nesses guias de ondas de 2"... parecem mais expansores em forma de guia de ondas.

 

Já os bomber, a gente sabe que são bem feitos, mas são pra 1" =(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu n confio mt nesses guias de ondas de 2"... parecem mais expansores em forma de guia de ondas.

 

Já os bomber, a gente sabe que são bem feitos, mas são pra 1" =(

eu uso os da bomber em casa.. e realmente funciona super bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava pensando nisso tb!

 

Uma fileira de guias bomber com d220ti neles, não fica agressivo pra quem tiver perto e da pra subir umas 6 ou 8 por lado, dando boa dispersão mesmo com a casa cheia =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calma jovem... eu acompanho todos os tópicos da sessão trio. Sem exceção pasmafaute

 

Só acho que você vai investir uma boa grana em algo que o "erro" está na cara e você não quer ver. O seu problema não está nas altas deficientes, e sim na altura em que elas estão.

 

Faz o seguinte, levanta suas caixas por uma noite. É só colocar um segurança no lado de cada para protegê-las. E veja o resultado. Pelo vídeo, nota-se o quão baixo estão as caixas.

 

O Henrique usa 4 12mg400 e não sente essa falta monstra que você sente. Só que nos eventos dele, as caixas ficam penduradas ;)

 

Agora, se você quer realmente mudar as altas, investir em algo novo, ficar mais feliz consigo mesmo, faça essas caixinhas com os guias.

 

Sobre os guias. Acho o mesmo que você sobre os de 2". Sobre os da Bomber, sempre fui doido para testá-los. Mas dizem que os guias só fazem efeito em maior quantidade. Logo no meu caso (som automotivo) não tem uso pasmafaute

 

Sigo acompanhando :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, supondo que vc leu o que postei pouco tempo atrás, a qualidade agrada mas a diretividade tá tensa! Usei corneta do tipo "boca de pato", de tiro longo.. creio que foi meu maior vacilo! Ela é feita pra jogar longe, logo, pra quem não tá "na mira" dela, acaba ficando quase sem agudos!

 

Levantar a caixa pode SIM resolver, eu sei. E inclusive é o que farei por enquanto.

 

Só que semana passada teve show de "Mato Seco" lá na casa, e a banda exigiu line... o line alugado ficou mais baixo que minhas caixas, porém, tocou BEM melhor! A dispersão foi PERFEITA e mesmo tendo menos altura, TODO MUNDO elogiou MUITO o line!

 

 

Logo, meu problema não é necessariamente altura, mas sim, dispersão!

 

 

E, apenas lembrando: Quando se tá gastando grana num trio automotivo, é normal tentar se segurar. Afinal, ali é pra curtir, tomar cachaça e tal. Mas no meu caso, a grana é pra algo que eu vou ganhar dinheiro! Logo, quanto mais qualidade, mais presença marcaremos e menos custo teremos quando vierem bandas maiores!

 

Tô tendendo 90% a acrescentar mais um HPX e fazer uma tirinha de guias de ondas + d220ti do lado de cada caixa! Mas isso só ano que vem :P rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já viu quanto vai gastar nesses outros itens para tentar melhorar, sem no entanto ter certeza?

 

Será que não é melhor investir nos line?

 

Esses line que testou era ativo ou passivo?

 

O problema é que já tem uma grana investida nesses médios (HPX não é barato e nem o SD 375), sem no entanto não saber que vai resolver.

 

Apesar de não trabalhar nessa área de sonorização, eu sei que há alguns grupos que exigem line. Eu converso bastante com o marceneiro que faz as minhas caixas e ele faz muitos cases para essas equipes de sonorização e eles investem pesado em line, porque alguns artistas não querem mais equipes que não tenham. Claro uma equipe de médio e grande porte, investem em line de ponta, como os Beyma. Não é para partir para essa, que são caros. No Brasil também os line da FZ e Staner, que são comentados.

 

Por outro lado a gente lendo alguma considerações, pode pensar diferente, rs rs

 

http://www.backstage.com.br/walterullmann/?p=6

 

Mais algumas considerações:

http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=3111

 

 

 

Já que o seu uso é profissional, acho bom pensar com mais calma nesse aspecto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já viu quanto vai gastar nesses outros itens para tentar melhorar, sem no entanto ter certeza?

 

Será que não é melhor investir nos line?

 

Esses line que testou era ativo ou passivo?

 

O problema é que já tem uma grana investida nesses médios (HPX não é barato e nem o SD 375), sem no entanto não saber que vai resolver.

 

Apesar de não trabalhar nessa área de sonorização, eu sei que há alguns grupos que exigem line. Eu converso bastante com o marceneiro que faz as minhas caixas e ele faz muitos cases para essas equipes de sonorização e eles investem pesado em line, porque alguns artistas não querem mais equipes que não tenham. Claro uma equipe de médio e grande porte, investem em line de ponta, como os Beyma. Não é para partir para essa, que são caros. No Brasil também os line da FZ e Staner, que são comentados.

 

Por outro lado a gente lendo alguma considerações, pode pensar diferente, rs rs

 

http://www.backstage...terullmann/?p=6

 

Mais algumas considerações:

http://somaovivo.org...ad.php?tid=3111

 

 

 

Já que o seu uso é profissional, acho bom pensar com mais calma nesse aspecto.

 

Sim sim.. pensei bem nos custos e no resultado final! Tanto que esse "up" é pra médio prazo, não é tão "prioridade" assim.

 

Por etapas:

 

Será que não é melhor investir nos line?

R: O único Line que daria pra comprar aos poucos, é o attack 206.. curiosamente, ouvi de 5 técnicos recentes, dois dizendo que ficaria uma buesta (um deles foi técnico do Mato Seco e dono dos lines que alugamos no evento, o outro foi o técnico de Móveis Coloniais, que não é da banda mas manja um bocado) e três dizendo que ficaria show, dentre eles um dono de empresa aqui da cidade e o técnico de Vivendo do Ócio (SSA) e Fresno (??).

 

Fora ele, qualquer line passa de 3 mil POR CÉLULA facin, considerando apenas as mais em conta. 3k a attack, staner e oneal, 4.5k studioR, mackie, etc. E por aí vai!

 

Ou seja, com lines prontos eu precisaria de pelo menos 2 células por lado, ou seja, 12 mil NO MINIMO!

 

Em outras palavras, não digo que não valha a pena, mas se eu tivesse 12 mil agora, na mão, o line não seria nem de longe cogitado!

 

 

Esses line que testou era ativo ou passivo?

R: Ativo Selenium. Composto por 1x12" + 1 ti 3" (estranho né?)..

 

http://www.staner.com.br/produtos/detalhe_produto.php?id=5&categoria=1

 

Exatamente esse! Olha que precinho camarada: http://www.knasomprofissional.com.br/p91/line-array-la-600p-staner.html

 

Quase 6 conto CADA CÉLULA!

 

Em resumo, é MUITA grana pro que pretendemos atualmente!

 

Fora que, voltando ao que falei, em SPL meu sistema acompanhava fácil mesmo sub-alimentado. Mas o Line levou em QUALIDADE. Sendo que... se considerar uma pessoa on-axis com minhas caixas atuais, a qualidade é lado-a-lado com as Array... mas off-axis, a array mantinha a qualidade enquanto a minha ficava só médios =\

 

O problema é que já tem uma grana investida nesses médios (HPX não é barato e nem o SD 375), sem no entanto não saber que vai resolver.

R: Justamente por isso minha prioridade seria tentar:

 

a) Fazer uma caixa única, com 3 hpx + uma fileira de d220ti + guia de ondas por lado, ou,..

b) Comprar uns lines prontos (JELL s12), tipo "caixa pronta faltando falantes e drivers" por ~mil dinheiros cada e montar meu sistema todo em line array!

 

Em nenhuma das duas alternativas eu perderia o que tenho! Na letra "a" eu só não usaria meus ti agora, mas acharia um uso pra eles mais pra frente!

 

 

Apesar de não trabalhar nessa área de sonorização, eu sei que há alguns grupos que exigem line. Eu converso bastante com o marceneiro que faz as minhas caixas e ele faz muitos cases para essas equipes de sonorização e eles investem pesado em line, porque alguns artistas não querem mais equipes que não tenham. Claro uma equipe de médio e grande porte, investem em line de ponta, como os Beyma. Não é para partir para essa, que são caros. No Brasil também os line da FZ e Staner, que são comentados.

R: Então, isso que tu falou é verdade. Tem artistas que SÓ TOCAM se for com LINE! Foi o caso do Mato-Seco, mas isso é um caso à parte, vou comentar como "spoiler" pra só ler quem quiser, pois não tem muito a ver com o tópico!

 

 

No caso do "Mato Seco", o que rolou foi que.. o organizador da festa (foi casa alugada) era um tremendo dum babacão caloteiro! Daí a gente deixou ele se lascar, meter as mãos pelos pés mesmo! Ele alugou muuuita coisa sem necessidade, que ficou subutilizada! Exemplo: 8 leds de 3w sobre o palco, sendo que quando ele ligava cegava todo mundo! Acabamos abaixando os leds alugados e mesclando com os da casa (ou seja, não precisava).

 

E no lance do som, o cara que ficou de alugar a mesa, quando chegou na casa, olhou pro P.A. e falou: "Tira tudo e bota só LINE", sendo que ele SEQUER ouviu tocar! O babacão: "e os graves?" O dono do som: "TIRA também... só vou usar meu som!"

 

Detalhe: ele falou isso apenas olhando pro som. Não perguntou marcas, modelos, amps, NADA. E os graves, ele não ouviu funcionando, nem perguntou quais eram, nada!

 

Ou seja, em resumo.. ele só queria "vender o peixe" dele. Dito e feito, o babacão pagou o aluguel desnecessário! Pois TODAS as bandas que tocaram até agora, quando viram que o espaço era pequeno (a pista tem 10 x 10m) perceberam que não precisava Line. Inclusive Fresno, que é uma banda nacional e talz, assim como o Maglore elogiou o P.A., só reclamou da falta de retornos (só temos dois POR ENQUANTO), etc.

 

Ah, Móveis Coloniais também tocou com nosso som, também só comentou que seria bacana ter mais retornos!

 

Ou seja, o som serviu pra todo mundo, numa boa! Mas o babacão do evento Mato Seco merecia se lascar mesmo.. tá devendo à metade da cidade! husuhasuhsahu Caloteiro PESADO

 

 

Voltando ao assunto, o P.A. em si já satisfaz, mas a "moda" da galera é pedir Line. Toda banda chega pedindo "Line" mas quando vê que a casa é pequena (600 pessoas na pista 200 no camarote), entende que Line ali é desnecessário, de certa forma.

 

Só que, eu montando minha caixa nos estilos Line (ou até mesmo comprando as JELL e transformando meu PA em line), causaremos melhor impressão aos produtores (afinal, seria uma casa pequena mas "com Line") e ao público (99% elogiou o som, mas o 1% que teve algo a reclamar era a galera que entendia de fato! Tenso).

 

Justamente por isso tô querendo FAZER e não COMPRAR Line! Pode ser que mais pra frente, daqui a alguns meses, sobre uma grana boa e eu veja que dá pra investir nuns lines ativos! Mas até o meio do ano que vem, tá difícil!

 

Faz logo umas line e queta com isso, Se for colocar guia tem os da ljm q são bons

 

Vi alguns bacanas e alguns "pega-trouxa":

 

903.jpg

 

 

Tá na cara que isso é um expansor parecido com guia de ondas ;)

 

Percebea a diferença dele pro bomber:

 

260410_bomber_guia.jpg

 

 

..ou seja, não consigo confiar em qualquer expansor que chamam de guia de ondas =\

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

4 desses bomber empilhados é um som do ca*****, ganha em spl até em curta distância. Já testei aqui com D220 TI e ficou excelente. Mas no final das contas voltei pro sistema velho com 10+ti em caixa comum. Pro meu tipo de evento é vantagem.

 

E eu vou dizer o que a galera já disse aqui. Levanta essas caixas, teu problema é só esse hehehe

 

E depois de levantar as caixas aprende a conviver com os tecnicos das bandas torcendo o nariz porque não é line.

Editado por Som Center

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E depois de levantar as caixas aprende a conviver com os tecnicos das bandas torcendo o nariz porque não é line.

 

Isso vai ser o pior de tudo! rsrsrs

 

 

Vou levantar as caixas antes de experimentar line!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso vai ser o pior de tudo! rsrsrs

 

 

Vou levantar as caixas antes de experimentar line!

 

acho melhor vc colocar logo line, pq esses caras q mexem com som sao tudo chatos, gasta logo uma vez só com as lines doq vc ficar fazendo modificações e os caras nao aceitarem, mesmo se tiver bom com as modificaçoes vai ter uns q só vão aceitar se tiver line.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho melhor vc colocar logo line, pq esses caras q mexem com som sao tudo chatos, gasta logo uma vez só com as lines doq vc ficar fazendo modificações e os caras nao aceitarem, mesmo se tiver bom com as modificaçoes vai ter uns q só vão aceitar se tiver line.

 

È oq eu tô vendo! Tem pronde fugir não!

 

 

Meus ups serão em ordem:

 

-Trave em Box Truss

-Levanto as altas

-Line array com os HXP + SD375

-troco os SDS 2.7k por sub800 8R

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu queria saber qual foi a Marca ou empresa que começou com essa mania de colocar line em todo e qualquer lugar, já vi um barzinho que faz festas pra menos de 150 pessoas com 4 células de linearray famoso. Pra que isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...