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blOom

T18 mostrando pra que veio ao mundo! Agora c/sub800 (vídeo!)

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Vamo por eliminaçao, 60hz e muito alto pra ser o 2180, 2150 concerteza não e, e 60 e muito baixo pro 2120(se bem q ele e top),ele acabou de acertar o SDS nas t18 e falou q se Foce pra trocar seria pelo sub800, intao chuto q tao falando do hpx2120

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Também aposto minhas fichas que é o hpx2120 por estar subindo até as ti, so no fd de 60hz que não vi razão por mais que o falante possa aguentar se fosse fb por 90hz e corte em 150hz pra médio grave ai pra mim não tava tão longe da minha realidade, assim como o Danilo exemplificou esperar o Bloom agora

Editado por solanosom

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Hpx serão os médios ? Porque desce tanto ?

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

 

A caixa foi feita pra isso.

 

Sendo que não dá pra aplicar 600wrms de um amp profissa tocando a partir de 60hz! Até 80hz vai de boas!

 

 

 

Montei o som, fui lá testar... ficou mais forte do que quando dobrávamos as caixas atuais (2 magnum 350w 12" + d220ti cada caixa).

 

Sendo que eles tem um detalhe que eu e meu irmão ficamos impressionados: mesmo no limite, eles não distorcem! O som sái nítido e sem nenhum tipo de embolada! É como se pegassem um falante de 1 kw e botassem 600w, pra qdo enviar os 600w ele tá "frio"!!!

 

Seguem fotos da traseira das altas! Vou precisar retocar, pois arranharam no transporte!

 

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Então entendi tudo errado pois pensei que ele tava falando da caixa top com hpx de 12" pois vi falando em subir até 1.8khz e ainda tocando maravilhosamente,agora falou em target? Se é do grave e em caixa de grave e com falante invertido????

 

E porque esse ganho no 60hz sempre vi falar pra tentar não deixar a banda mais 10x a frequência inferior, tipo 200Hz a 2000Hz pra não ficar uma banda tão larga.

 

Sera q entendi errado?

 

 

Os falantes são de médios mas a caixa tá em 60hz +/-!

 

E esse lance de não estender mto a banda, faz o amp render melhor!

 

Exemplo: Com o P.A. em -3db, aplicando 1.500wrms pros 4 HPX, o led 0db do amp deles já acendia. Com o P.A. em 0db o amp deles clipava. Isso tocando 60 a 2khz!

 

 

Subi pra 120 a 1800hz, resultado: com o PA a 0db, o amp deles tá em 0db também. Perfeito!

 

O esquema é sintonizar a caixa de médio grave, em frequência mais baixa que o corte que é utilizado no falante, porem com volume certo em (L)...

 

E largar o corte do médio grave 60~90hz mais alto. Encorpa a voz e o falante não excursiona muito...

 

 

 

Justamente! A caixa dá a resposta arredondada mas o cros não deixa descer tanto! Até pq, não precisa!

Editado por blOom

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Hum dessa parte entendi. Mas sendo o corte alto tão superior digamos os 2khz da ti porque esse ajuste da caixa tão baixo nos 60hz se vc no minimo cortará nos 90hz ai tera perdido todo o ganho da caixa que vai se dar no 60hz de pico e que abrangera praticamente de 45hz a 75hz a cunha mais alta da resposta?

 

Mas justamente! Antes do pico nos 60hz, a caixa vem FLAT até uns 90hz, que é onde uso! Logo, no PA ela não precisa do pico! Se precisasse, estaria lá! rsrsrs

 

Solano!

 

Você já simulou a câmara traseira de uma cornetada lá do Nordeste?!

 

Se um dia você fizer vai ver o que o Allan tá comentando e o Bloom fez.

 

Os dutos daquelas cornetadas está ali só para resfriamento da bobina. A caixa da um pico em 160 hz mas o corte inferior é nos 200. Logo pelo corte você elimina o pico e controla falante.

 

Após o pico você tem uma resposta plana até entrar os drivers.

 

Ele não vai excursionar por causa do duto, porém vai resfriar a bobina.

 

Sei disso pois já fiz essas simulações para entender o por que de dutos.

 

Não sei se a ideia do Bloom foi essa... mas é o que descobri simulando esses projetos que encontramos por aeh.

 

 

Ah... o pico chato nos 350 hz é por causa do comprimento da corneta e não pelo fato de ser dutada.

 

Justamente! Antes do pico, ela vem FLAT, onde o cross corta!

 

E a bobina, sempre fria, pois os dutos são bem dimensionados!

 

 

Vcs estão falando de hpx2120 ou hpz 2180 ?

 

2120...

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Vamo por eliminaçao, 60hz e muito alto pra ser o 2180, 2150 concerteza não e, e 60 e muito baixo pro 2120(se bem q ele e top),ele acabou de acertar o SDS nas t18 e falou q se Foce pra trocar seria pelo sub800, intao chuto q tao falando do hpx2120

 

Por enquanto tá assim:

 

T18 - 47hz até 90hz

HPX - 120hz até 1800hz (corte 12db, cruzando ambas as vias.. não fica pico nem vale!

SD375 - 2khz (idem... em ~1900hz ambas vias se cruzam)

 

Também aposto minhas fichas que é o hpx2120 por estar subindo até as ti, so no fd de 60hz que não vi razão por mais que o falante possa aguentar se fosse fb por 90hz e corte em 150hz pra médio grave ai pra mim não tava tão longe da minha realidade, assim como o Danilo exemplificou esperar o Bloom agora

 

Se for pra aplicar até uns 400w, dá pra deixar nos 60hz sem medo! E muito leigo não vai sentir falta de nada!

 

 

Seguem as fotos:

 

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De frente:

 

 

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Detalhe:

 

 

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..o duto é preto! Aquilo ali é pó de serra.. saiu com 30s de tocada! husauhsauhsahuash o-o-

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Rapaiz... Isso deve ser como falamos por aqui, é o satanais de forte... PQP...

 

Meu sonho de consumo é uns médio grave desse porte ainda...

 

Mas tu nao tinha falado em 4 sd375? As 2 dão conta tranquilo né?

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Minhas caixinhas com Snake 410 + D220 já tocam pra ca*****, fico imaginando o que essas coisinhas ai fazem. Deve ser um som animal... E pode socar potência a vontade nisso ai, eu uso 800watts nas minhas tops e vai tranquilo. Só cuidar o corte

Editado por Som Center

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Rapaiz... Isso deve ser como falamos por aqui, é o satanais de forte... PQP...

 

Meu sonho de consumo é uns médio grave desse porte ainda...

 

Mas tu nao tinha falado em 4 sd375? As 2 dão conta tranquilo né?

 

Então... 4 drivers (um pra cada médio) é usado pra dar caceete, tipo paredão e talz.

 

Mas pra tocar flat, uma pra cada par dá conta! Vide os projetos de Line Array, que usam exatamente essa proporção: 2 HPX 2120 (ou ESX125) + SD375/SD3100

 

Liguei um par de SD375 num canal dum Z500 StudioR, o sinal mal ativa o limiter, e ela já tá acompanhando forte e firme! Quando ela ativa o limiter, significa que a mesa tá acima de 0db, o médio tá tocando com clip piscando e a galera tá começando a não aguentar de tanto barulho!

 

 

 

Mas, repito: Alto e extremamente nítido e claro, sem embolar NADA!

 

 

 

 

Hoje podia ter gravado o vídeo dnv, mas o celular tava sendo usado como fonte de áudio!

 

Fora que a camera do cel, qdo chega lá pelos 120db ela satura, dá nem pra fazer algo bacana!

 

 

Minhas caixinhas com Snake 410 + D220 já tocam pra ca*****, fico imaginando o que essas coisinhas ai fazem. Deve ser um som animal... E pode socar potência a vontade nisso ai, eu uso 800watts nas minhas tops e vai tranquilo. Só cuidar o corte

 

Por enquanto tá 1.5kw de amp profissional pra os 4 HPX, e tá dando conta.

 

 

 

Mais pra frente, lá pra abril ou maio do ano que vem, ou até antes, eu dou um "up" nesse P.A.... tento botar outro Etelj 6000 pras altas + retorno no lugar do Mark 3k!

Editado por blOom

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Mesmo já tendo falado sobre os SD 375 que era um temor seu de poder acompanhar os médios, mas eu falei que eles são valentes, mas só atenção pois esses Driver e Stw Snake (não lembro do SD 3100) mas eles tem potência nominal muito mais baixo do que os demais driver.

 

Quanto à dupla Sd e HPX, como o médio tem uma ampla faixa de resposta, pode fazer vários testes, até mesmo fazer atuar o driver a partir dos 2Khz, que para mim, acho que me agradou muito mais. Alguns aqui não vão concordar comigo, mas em todo caso, é interessante testar.

 

Se puder fazer isso, ainda protegerá mais ainda os Driver.

 

O que achou da sonoridade dos SD 375 em relação a outros driver?

 

Os meus são desse mesmo modelo, além de ter os 3050 que é Ti também, mas não testei no PA ainda.

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Mas acho que não tem bronca, o Z500 num canal mandaria ~125wrms... pra cada... seria a "potência nominal"

 

E ainda, no processador, amanhã vou botar pra, '10 centavos' antes do limiter do Z500 acender, o DCX vai limitar, evitando que precise do limiter do amp, deixando a potência máxima lá pelos 100wrms limpos pra cada! Acho que tá bacana!

 

...e cortado em 2khz! Que é bem seguro!

 

 

 

Quanto ao timbre, curti muito! Agudo discreto porém existente, tem a dificuldade típica dos Ti acima de 18khz, mas é facilmente resolvido no eq do DCX! Apesar de que eu dispenso essa range... acho desperdício de tímpano! rsrsrs

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Da parte sonora mais importante snake da show 10.

Parte estética dava pra term caprixado um pouco mais.

Eu normalmente dou preto fosco na caixa arranha menos e não da aspecto de usado com o tempo e podiam ter dado mais batida de pedra deram uma economizada, ha e as cantoneiras são escenciais pra não arranhar mesmo carregando-as deitadas.

 

Agora só botar a moçada pra dançar 2 caixas dessas em ambiente aberto ja é top em lugar fechado espanca covardia kkkkk.

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Vi comentário sobre o cruzamento de vias, gostaria de saber mais sobre o assunto, dos prós e contras, atualmente uso corte normal no meu trio e gostaria de fazer um teste desses.

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Vi comentário sobre o cruzamento de vias, gostaria de saber mais sobre o assunto, dos prós e contras, atualmente uso corte normal no meu trio e gostaria de fazer um teste desses.

 

Não pode usar fontes sonoras diferentes na mesma freqüência, o que realmente da para perceber com isso é a perda de db nas vias que estão em cruzamento, para alguns serve até como controle encaixando o gosto pessoal diferente para quem procura rendimento.

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poxa vida, sempre usei cortes em 48db achando que era melhor..

 

usava 50 a 150 grave

150 a 1100 medio

900 a 7000 driver

7000 flat

 

tudo em 48 db! :/

compensa migrar pros 24db devido a curva de resposta? ficaria melhor?

 

 

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poxa vida, sempre usei cortes em 48db achando que era melhor..

 

usava 50 a 150 grave

150 a 1100 medio

900 a 7000 driver

7000 flat

 

tudo em 48 db! :/

compensa migrar pros 24db devido a curva de resposta? ficaria melhor?

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

O que está errado são os cortes e não atenuação, ali aonde destaquei.

48 db oitavo é um corte muito brusco e com muitos ganhos é só da uma pesquisada, exemplo vai proteger mais o seu equipamento e poderá força muito mais, diferente de 24db e até 12db.

Editado por Luiz Rafael

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poxa vida, sempre usei cortes em 48db achando que era melhor..

 

usava 50 a 150 grave

150 a 1100 medio

900 a 7000 driver

7000 flat

 

tudo em 48 db! :/

compensa migrar pros 24db devido a curva de resposta? ficaria melhor?

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

Você tem o banda px1?

 

Se tiver, deixa tudo 24dB LW... Sempre utilize o MESMO corte nas vias... Se usar LW em uma via e Butteworth em outra, vai ficar buraco ou cancelar alguma coisa.

 

Eu gostei de cruzar as vias, mas bem pouco, tipo o médio terminando em 1500 e o driver começando em 1400.

 

Dependendo do seu som, dá pra deixar 50hz 12dB no grave, mas tem que tomar cuidado com o xmax e com o dedo... kkk

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Qual corte e melhor ?

12db em 50hz ou 48db em 40hz?

Qual mulher é melhor, a loira ou a morena?

 

Depende.... Do som, da caixa, do amp, do espaço, da música, do seu gosto!

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Qual vai excursionar menos o AF ?

Qual vai proteger mais contra queima ?

Qual vai render mais sub grave

Editado por Diego Camilo

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Vi comentário sobre o cruzamento de vias, gostaria de saber mais sobre o assunto, dos prós e contras, atualmente uso corte normal no meu trio e gostaria de fazer um teste desses.

Não pode usar fontes sonoras diferentes na mesma freqüência, o que realmente da para perceber com isso é a perda de db nas vias que estão em cruzamento, para alguns serve até como controle encaixando o gosto pessoal diferente para quem procura rendimento.

 

 

Eu não afirmaria com tanta certeza: "não pode".

 

Perda? Só se estiverem em fases diferentes. Se estiverem em fase, dá ganho!

 

Não vou me estender muito, mas pra quem tiver interesse:

 

http://www.amplificadoresnextpro.com.br/Barros_Crossovers%20Linkwitz-Riley.pdf

 

poxa vida, sempre usei cortes em 48db achando que era melhor..

 

usava 50 a 150 grave

150 a 1100 medio

900 a 7000 driver

7000 flat

 

tudo em 48 db! :/

compensa migrar pros 24db devido a curva de resposta? ficaria melhor?

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

Não é questão de certo ou errado. Não existe essa dicotomia!

 

Ao contrário do que diz o Luiz Rafael, os cortes podem soar mais naturais (6db/8ª) ou menos (48db/8ª). Sendo que, se o sistema tá bem dimensionado, nem o Subsonico precisa ser 48db/8ª!

 

Corte superior de médio e driver, pode ser 6db sem medo!

 

Enfim, mais um material pra quem quiser conhecer mais sobre o assunto:

 

http://www.studior.com.br/sistproc.htm

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