Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Sign in to follow this  
duducepgg

Duvida Fusca 1300 1600 Turbo... HELP

Recommended Posts

Bom pessoal to quase fechando um fusca 73 1300 , porem tenho a intenção de turbinar ele , uma turbinada razoável de media a pesada , so que estou com alguma duvidas , e possível transformar o motor 1300 original para 1600 carburação dupla ? O desgaste do motor vai ser o mesmo que um 1600 dupla carburação original ? Caso seja inviável qual melhor motor a AR pra turbinar 1500 1300 ou 1600. Pretendo fazer a preparação na rojão.

 

Vlw agradeço a quem puder ajudar...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Antes de alguém vim e dar algumas dicas para você, tenho uma pergunta.

Quanto pretende gastar nesse motor ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vi essas dicas num clube de fuscas, pode ser util.

 

" Quer preparar o seu VW a ar??? Seguem

algumas dicas interessantes, partindo o bloco

original do motor 1300 (que é o mesmo do

1500 e 1600), que usa virabrequim de 69

mm...

Consulte o SEU mecânico para realmente fazer

o melhor para seu VW!

 

pistão - cilindrada

77mm original 1300 - 1300 cc

83mm - 1493 cc

85,5 - 1.584

88 - 1678

90,5 - 1775 (diametro máximo recomendado

p/ durabilidade do motor)

92 - 1.834

94 - 1915

-------------

bloco 1300 + virabrequim de 74 mm

77mm original 1300 - 1.378 cc

83 - 1601

85,5 - 1699

88 - 1800

90,5 - 1904

92 - 1967

94 - 2054

----------------------

Configurações para cabeçote - deve usar o

cabeçote com dupla entrada, troque as

válvulas por umas de 39 admissão e 32

escamento ou 40 adm e 35,5 (36) escapamento

---------------------

comando: 270, 280, 290... fica ao gosto

pessoal de cada um, recomendo um 290.°

ser for turbo, coloque um comando Eagle 284°

adm / 275° esc... especial para turbo e deixe

com 1 bar de pressão.... não esqueça dos

comandos P desenvolvidos pela puma.

 

-----------------

Carburadores...

até 1800 - 2 webber 40/44

em casos de maior cilindrada 2 webber

44/48....

 

---------------------

Caso o seu carro não tenha ignição

eletrônica... coloque:

modulo ignição eletrôncia (cód vw 305 905

351.1)

distribuidor para ignição eletrônica (cód vw

040.909.205.1)

chicote original para ignição (módulo -

distribuidor)

uma bobina vermelha (modelo alcool) ou um

Accel Super Coil

um distribuidor MSD 8485

 

------------------

mais algumas informações:

1 - Para transformar para 1.8 eu posso utilizar

o bloco do fusca ou é necessário o da

Kombi????

Comprar o kit, reabrir a carcaça (pois o

diamentro do 1.8 é maior) - qualquer retífica

faz isso. Para 1.8, voce só precisa arrombar a

carcaça caso mude o virabrequim. Se trocar

apenas o kit de pistão, dá para atingir até

1900cc sem retífica na carcaça.

2 - O que eu preciso para elevar a cilindrada

para 1.800? Quais as melhores marcas de

produtos?

Normalmente existem os da MAHLE. Existem

muitas mascar excelentetes, como a BugPack,

por exemplo. Mas custam os olhos da cara.

Acredito que a MAHLE seja a melhor nacional

nestes termos.

3 - Qual o melhor cabeçote para usar (pode

ser um preparado)????

O CABEÇOTE ORIGINAL, pois já tem o fluxo

cruzado "cross flow", bastando para melhorar,

apenas reabrir as sedes de váluvas, colocando

as do opala ou monza, mecânicoa, e diminuir

um pouco as camaras hemisféricas

(taxar=rebaixar), reabrir os mais antigos (antes

dos chamados TORQUE) são melhores, pois

esquentam menos, portanto trincam menos.

Colocar um radiador de óleo com bomba

dupla, senão ele vai "suar". Não rebaixe o

cabeçote caso a intenção seja Turbo-alcool!!

Carros turbinados a alcool usam a mesma (ou

proxima) taxa de compressão de motores a

gasolina originais.

4 - Comando de válvulas, qual?

"ED SKENDERIAN", São os melhores do mundo.

prefira os chamados P2 ou P3 (ângulo de

abertura de 0 grau). A marca é ótima, mas a

graduação de abertura depende de como o

dono quer o carro. Não dá para recomendar

um ou outro sem um prévio estudo.

5 - Tipo de turbo?

Geralmente os de baixa inércia, pois precisam

de menos gases para serem "empurrados", e

minimizam o efeito "turbo lag", use na faixa

de 0,8 a 1kg de pressão, de preferência com

válvula "pop off" para o dobro. A teoria está

certa, mas se aumentarmos a cilindrada, a

turbina terá que ser maior também, para eu

não seja demasiadamente exigida.

6 - Carburadores?

WEBER 44 ou na pior das hipóteses 40 PSCI,

duas é claro com coletores verticais. Se nao

enconcontrar, use os SOLEX 40, são mais

fracos, mas aspiram bem. A diferença entre

uma dupla Weber 40 e dupa Weber 44 é que a

44 dá mais torque na saída e deixa o motor

mais regular em baixa.

 

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, vai sair uma BICA o serviço...

 

Vc tem CERTEZA que quer fazer isso com um Fusca, ainda mais partindo de um 1300??

 

Nada contra VW a ar, eu tenho um, mas (vou falar heresia para muitos) se vc colocar um AP vai sair substancialmente mais em conta, andando mais...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Po pessoal sera que sai tanto assim , to muito afim desse fusca e 74 e n 73 errei 1300 gasolina , pensei no cabeçote do 1600 ano 85 86 com molas do mesmo, virabrequim do 1600 antigo mesmo que da 83mm que melhor que os novo e de aco , comando da eagle TCS-10 , carburador sonho seria as weber 40 , cambo pesei no do SP2 ou o 33x8 sera que guenta, kit turbo o cara falo com menos inercia ??? qual seria indicado ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Po pessoal sera que sai tanto assim , to muito afim desse fusca e 74 e n 73 errei 1300 gasolina , pensei no cabeçote do 1600 ano 85 86 com molas do mesmo, virabrequim do 1600 antigo mesmo que da 83mm que melhor que os novo e de aco , comando da eagle TCS-10 , carburador sonho seria as weber 40 , cambo pesei no do SP2 ou o 33x8 sera que guenta, kit turbo o cara falo com menos inercia ??? qual seria indicado ?

Cara nessa brincadeira você pode preparar no MINIMO, mas chutando baixo uns 5000$ isso só em motor.

Fora que vc vai fazer carro bem forte e como você vai para ele, como você vai anda na pista com um carro que vai ter uma tração bem alta sem preparar a suspensão freios, aerodinâmica, pode pensar que isso é besteira, mas andar a 160~180 com um carro projetado para andar a 120 da muita diferença.

 

Não é querendo te desanimar, ao contrario te encorajar mas não a fazer um serviço oficina de fundo de quintal e sim um bom serviço para não ter dor de cabeça depois. Eu mesmo estou fazendo um projeto no meu 147 que é passar o motor para 1.5 e injeta ele, só o motor do meu 147 para abrir de 1050 para 1500 fica em torno de 4500$.

 

Tem um colega aqui da cidade vizinha que tinha um fusca 1300, ele queria fazer o mesmo que você mas ia ficar caro, então ele comprou um motor AP 2000 e turbinou ele (ficou mais barato), vou te falar o fuscão ficou o bixo, não tem quem pega na arrancada. de final ele peca um pouco por ser um fusca, aerodinâmica lateral [e um pouco ruim kk

Share this post


Link to post
Share on other sites

No caso do AP qual Kit turbo recomendam ? se for no ap queria algo em torno de uns 220 cv , andei pesquisando e fiz m- uma lista

 

Vi Kit turbo da SPA pulsativo mas qual Turbina pegar quero um pegada com uns 2600 que n chegue a destracionar , qual turbina e melhor ?

Comando pense no 296

Carburador 3E niquelado

válvula entrei em duvida aki n entendi bem quais preciso pelo que entendi seria uma wastegate e uma de prioridade certo ?

Virabrequim sera que preciso trocar ?

Bomba de combutivel a do gol GTI da ou e melhor aquela de 12 bar da SPA?

Embreagem de qtas libras sera que fica bom pra esse motor sera que 900lbs mta ?

Radiador do Santana mesmo quenta ?

 

Bom o resto , velas cabos , polia ,juntas , mangueiras e coisa simples.

Edited by duducepgg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...