Ir para conteúdo


Foto

Duvida Fusca 1300 1600 Turbo... HELP

6 respostas neste tópico

#1
duducepgg

duducepgg

    novato

  • Membro
  • 23 posts
  • Cadastrado: 08/06/2014
  • Cidade/UF:Sao Paulo SP
Bom pessoal to quase fechando um fusca 73 1300 , porem tenho a intenção de turbinar ele , uma turbinada razoável de media a pesada , so que estou com alguma duvidas , e possível transformar o motor 1300 original para 1600 carburação dupla ? O desgaste do motor vai ser o mesmo que um 1600 dupla carburação original ? Caso seja inviável qual melhor motor a AR pra turbinar 1500 1300 ou 1600. Pretendo fazer a preparação na rojão.

Vlw agradeço a quem puder ajudar...

  • 0



#2
Vcrauss

Vcrauss

    Eletrotécnico.

  • Membro
  • 1.774 posts
  • Cadastrado: 21/11/2010
  • Cidade/UF:Leme-SP
Antes de alguém vim e dar algumas dicas para você, tenho uma pergunta.
Quanto pretende gastar nesse motor ?

  • 0

#3
Jr Colombo

Jr Colombo

    membro

  • Membro
  • 139 posts
  • Cadastrado: 22/02/2014
  • Cidade/UF:Petropolis/RJ
Vi essas dicas num clube de fuscas, pode ser util.

" Quer preparar o seu VW a ar??? Seguem
algumas dicas interessantes, partindo o bloco
original do motor 1300 (que é o mesmo do
1500 e 1600), que usa virabrequim de 69
mm...
Consulte o SEU mecânico para realmente fazer
o melhor para seu VW!

pistão - cilindrada
77mm original 1300 - 1300 cc
83mm - 1493 cc
85,5 - 1.584
88 - 1678
90,5 - 1775 (diametro máximo recomendado
p/ durabilidade do motor)
92 - 1.834
94 - 1915
-------------
bloco 1300 + virabrequim de 74 mm
77mm original 1300 - 1.378 cc
83 - 1601
85,5 - 1699
88 - 1800
90,5 - 1904
92 - 1967
94 - 2054
----------------------
Configurações para cabeçote - deve usar o
cabeçote com dupla entrada, troque as
válvulas por umas de 39 admissão e 32
escamento ou 40 adm e 35,5 (36) escapamento
---------------------
comando: 270, 280, 290... fica ao gosto
pessoal de cada um, recomendo um 290.°
ser for turbo, coloque um comando Eagle 284°
adm / 275° esc... especial para turbo e deixe
com 1 bar de pressão.... não esqueça dos
comandos P desenvolvidos pela puma.

-----------------
Carburadores...
até 1800 - 2 webber 40/44
em casos de maior cilindrada 2 webber
44/48....

---------------------
Caso o seu carro não tenha ignição
eletrônica... coloque:
modulo ignição eletrôncia (cód vw 305 905
351.1)
distribuidor para ignição eletrônica (cód vw
040.909.205.1)
chicote original para ignição (módulo -
distribuidor)
uma bobina vermelha (modelo alcool) ou um
Accel Super Coil
um distribuidor MSD 8485

------------------
mais algumas informações:
1 - Para transformar para 1.8 eu posso utilizar
o bloco do fusca ou é necessário o da
Kombi????
Comprar o kit, reabrir a carcaça (pois o
diamentro do 1.8 é maior) - qualquer retífica
faz isso. Para 1.8, voce só precisa arrombar a
carcaça caso mude o virabrequim. Se trocar
apenas o kit de pistão, dá para atingir até
1900cc sem retífica na carcaça.
2 - O que eu preciso para elevar a cilindrada
para 1.800? Quais as melhores marcas de
produtos?
Normalmente existem os da MAHLE. Existem
muitas mascar excelentetes, como a BugPack,
por exemplo. Mas custam os olhos da cara.
Acredito que a MAHLE seja a melhor nacional
nestes termos.
3 - Qual o melhor cabeçote para usar (pode
ser um preparado)????
O CABEÇOTE ORIGINAL, pois já tem o fluxo
cruzado "cross flow", bastando para melhorar,
apenas reabrir as sedes de váluvas, colocando
as do opala ou monza, mecânicoa, e diminuir
um pouco as camaras hemisféricas
(taxar=rebaixar), reabrir os mais antigos (antes
dos chamados TORQUE) são melhores, pois
esquentam menos, portanto trincam menos.
Colocar um radiador de óleo com bomba
dupla, senão ele vai "suar". Não rebaixe o
cabeçote caso a intenção seja Turbo-alcool!!
Carros turbinados a alcool usam a mesma (ou
proxima) taxa de compressão de motores a
gasolina originais.
4 - Comando de válvulas, qual?
"ED SKENDERIAN", São os melhores do mundo.
prefira os chamados P2 ou P3 (ângulo de
abertura de 0 grau). A marca é ótima, mas a
graduação de abertura depende de como o
dono quer o carro. Não dá para recomendar
um ou outro sem um prévio estudo.
5 - Tipo de turbo?
Geralmente os de baixa inércia, pois precisam
de menos gases para serem "empurrados", e
minimizam o efeito "turbo lag", use na faixa
de 0,8 a 1kg de pressão, de preferência com
válvula "pop off" para o dobro. A teoria está
certa, mas se aumentarmos a cilindrada, a
turbina terá que ser maior também, para eu
não seja demasiadamente exigida.
6 - Carburadores?
WEBER 44 ou na pior das hipóteses 40 PSCI,
duas é claro com coletores verticais. Se nao
enconcontrar, use os SOLEX 40, são mais
fracos, mas aspiram bem. A diferença entre
uma dupla Weber 40 e dupa Weber 44 é que a
44 dá mais torque na saída e deixa o motor
mais regular em baixa.

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2


  • 0

#4
casão

casão

    veterano

  • Membro
  • 3.948 posts
  • Cadastrado: 04/01/2008
  • Cidade/UF:São Paulo
Cara, vai sair uma BICA o serviço...

Vc tem CERTEZA que quer fazer isso com um Fusca, ainda mais partindo de um 1300??

Nada contra VW a ar, eu tenho um, mas (vou falar heresia para muitos) se vc colocar um AP vai sair substancialmente mais em conta, andando mais...

  • 0

#5
duducepgg

duducepgg

    novato

  • Membro
  • 23 posts
  • Cadastrado: 08/06/2014
  • Cidade/UF:Sao Paulo SP
Po pessoal sera que sai tanto assim , to muito afim desse fusca e 74 e n 73 errei 1300 gasolina , pensei no cabeçote do 1600 ano 85 86 com molas do mesmo, virabrequim do 1600 antigo mesmo que da 83mm que melhor que os novo e de aco , comando da eagle TCS-10 , carburador sonho seria as weber 40 , cambo pesei no do SP2 ou o 33x8 sera que guenta, kit turbo o cara falo com menos inercia ??? qual seria indicado ?

  • 0

#6
Vcrauss

Vcrauss

    Eletrotécnico.

  • Membro
  • 1.774 posts
  • Cadastrado: 21/11/2010
  • Cidade/UF:Leme-SP

Po pessoal sera que sai tanto assim , to muito afim desse fusca e 74 e n 73 errei 1300 gasolina , pensei no cabeçote do 1600 ano 85 86 com molas do mesmo, virabrequim do 1600 antigo mesmo que da 83mm que melhor que os novo e de aco , comando da eagle TCS-10 , carburador sonho seria as weber 40 , cambo pesei no do SP2 ou o 33x8 sera que guenta, kit turbo o cara falo com menos inercia ??? qual seria indicado ?

Cara nessa brincadeira você pode preparar no MINIMO, mas chutando baixo uns 5000$ isso só em motor.
Fora que vc vai fazer carro bem forte e como você vai para ele, como você vai anda na pista com um carro que vai ter uma tração bem alta sem preparar a suspensão freios, aerodinâmica, pode pensar que isso é besteira, mas andar a 160~180 com um carro projetado para andar a 120 da muita diferença.

Não é querendo te desanimar, ao contrario te encorajar mas não a fazer um serviço oficina de fundo de quintal e sim um bom serviço para não ter dor de cabeça depois. Eu mesmo estou fazendo um projeto no meu 147 que é passar o motor para 1.5 e injeta ele, só o motor do meu 147 para abrir de 1050 para 1500 fica em torno de 4500$.

Tem um colega aqui da cidade vizinha que tinha um fusca 1300, ele queria fazer o mesmo que você mas ia ficar caro, então ele comprou um motor AP 2000 e turbinou ele (ficou mais barato), vou te falar o fuscão ficou o bixo, não tem quem pega na arrancada. de final ele peca um pouco por ser um fusca, aerodinâmica lateral [e um pouco ruim kk

  • 0

#7
duducepgg

duducepgg

    novato

  • Membro
  • 23 posts
  • Cadastrado: 08/06/2014
  • Cidade/UF:Sao Paulo SP
No caso do AP qual Kit turbo recomendam ? se for no ap queria algo em torno de uns 220 cv , andei pesquisando e fiz m- uma lista

Vi Kit turbo da SPA pulsativo mas qual Turbina pegar quero um pegada com uns 2600 que n chegue a destracionar , qual turbina e melhor ?
Comando pense no 296
Carburador 3E niquelado
válvula entrei em duvida aki n entendi bem quais preciso pelo que entendi seria uma wastegate e uma de prioridade certo ?
Virabrequim sera que preciso trocar ?
Bomba de combutivel a do gol GTI da ou e melhor aquela de 12 bar da SPA?
Embreagem de qtas libras sera que fica bom pra esse motor sera que 900lbs mta ?
Radiador do Santana mesmo quenta ?

Bom o resto , velas cabos , polia ,juntas , mangueiras e coisa simples.

Editado por duducepgg, 12 junho 2014 - 23:28 .

  • 0





Smartfix