Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
paulomarcel

Regular um amplificador

Recommended Posts

retirado do clube peugeot

 

Bom galera, frente a todas as dúvidas quanto a regulagem de amplificadores e todos os riscos que isso leva vou tentar expor pra vocês o pouco que sei.

 

Porque o amplificador precisa de uma regulagem minuciosa?

 

O amplificador nada mais é que um elevador de corrente, ou seja, ele pega ali um determinado sinal e aumenta sua amplitude em tantas vezes. Se o sinal é baixo, você regula o amplificador pra ele aumentar X vezes o sinal, assim ele entrega a potência "máxima saudável" (Vou chamar de 'máxima saudável" depois explico o porquê). O problema é que quando você injeta um sinal mais forte, digamos, uma musica "remixada" ou algo parecido, normalmente ela já vem com uma amplitude maior... Chega no amplificador, aumenta o mesmo X de vezes, e acaba estrapolando a potência "máxima saudável".

 

Potência máxima saudável

 

Bom, um amplificador não se deve especificar a potência e somente. Ele deve mostrar a que frequência ela foi aferida e a distorção que foi medida. Um amplificador pode muito bem enviar 20% a mais do que o especificado, porém com distorção bem alta.

O ideal é que a potência máxima seja especificada com distorção não maior que 1%, porém é de costume os fabricantes informarem a potência máxima com 10% de distorção e aferidos com uma senoide de 1kHz.

Enfim a potência máxima saudável é aquela com a distorção não maior que 1~2%

 

Mas calma aí Breno, como vamos saber a porcentagem de distorção?

Pois é, isso só medindo em osciloscópio. Como somos meros mortais, teremos que confiar nos fabricantes dos amplificadores e regular o módulo pra entregar menos potência do que o máximo. Não tanto... só uma margem de segurança.

 

Distorção

 

Distorção é o nome que se dá à onde ceifada, ou cortada, clipada, etc.

Por que ela acontece? Quando aumentamos o ganho no amplificador e ele não consegue fornecer toda a energia necessária pra formar a onda completa, ou seja, redonda. Esse limite é físico, do próprio projeto do amplificador, mas pode ser antecipado por falta de corrente, ou de tensão por causa da alimentação do amplificador, ou seja, bateria subdimensionada ou cabos subdimensionados pro amplificador.

 

Ilustrando, como seria uma onda senoidal perfeita:

 

hqdefault.jpg

 

 

 

Uma onda distorcida, ceifada:

 

Clipping_1KHz_10V_DIV_clip_A_5ohms-1-.jpg

 

 

 

Sim... isso é o som que escutamos depois de reproduzido pelos falantes, claro... um montão delas!

 

 

E como isso aí afeta nossos alto falantes?

 

Bom, alto falante é um conjunto de imã e bobina, bobina é um "carretel" de fio enrolado, são isolados com esmalte pra não se encostarem, pelos fios passa o sinal amplificado, que induz um campo magnético ora pra um lado, ora pro outro ( por isso a onda... ora negativa, ora positiva ). A distorção é um trecho da onda que a corrente fica constante... ou seja, contínua. Passa uma corrente alta (o topo) por um tempo maior do que o ideal.

Isso esquenta a bobina, derrete o tal esmalte que isola os fios, e queima a bobina sad.png

 

Além de ser bem incômodo aos ouvidos!

 

 

Desembucha, Breno! Como regula?!?!

 

Primeiramente, é uma forma alternativa de regulagem, o ideal mesmo era acertar com um osciloscópio, mas como não temos, vai dessa forma mesmo que é melhor que "no ouvido".

Vamos lá! Você precisa ter em mãos um multímetro!

 

8522.jpg

 

 

 

Coloque ele na posição para medir tensão alternada, os símbolos podem ser "V~" ou escrito "VAC" ou "ACV" coloque a escala:

 

20V caso a saída do módulo tenha até 90W

50V caso a saída do módulo tenha até 500W

100V caso a saída do módulo tenha até 2000W

 

Caso o seu multímetro não tenha a escala em questão, use a logo acima. O meu por exemplo só tem 200V e 2000V haha.png

 

 

 

Deixe o "Loud" ou "Loudness" desligado no seu player, deixe o crossover todo em flat.

 

Deixe o ganho do amplificador no mínimo possível.

 

Se for canal do subwoofer, bote esse tom pra tocar:

http://www.4shared.c...oide_60hz.html?

 

Se for canal do kit 2 vias, ou outro drive de agudos, use esse:

http://www.4shared.c...oide_1kHz.html?

 

 

Atenção: Se o seu multímetro não for TRUE RMS (vem escrito nele quando é!) use uma senoide de 60Hz pra regular TAMBÉM o kit 2 vias e descarte a senoide de 1kHz.

 

 

Agora deixe o volume do player em um valor que você nunca vai chegar. Digamos, 27, assim, nunca passe do 25!... Nem bêbado.

 

Agora vá pro módulo, espete as pontas do multímetro (bem firme) nas saídas do canal que você vai mexer no ganho. Se for módulo de 4 canais, geralmente tem 2 potenciômetros de ganho, 1 pra cada par de canal ( frontal e traseiro )

 

Vá aumentando o ganho e verificando a voltagem medida no multímetro. A seguinte conta deve ser feita antes de fazer a regulagem:

 

P = U^2 / R

 

P = Potência a qual você deseja que o amplificador entregue. Pode ser a máxima que o amplificador diz entregar, ou a máxima que o falante aguentar.

 

Exemplo1: temos um amplificador que entrega 200W na saída bridge, pra tocar um sub de 200W. Assim escolha o numero 190 (lembra daquela margem de erro pra menos?).

Exemplo2: Temos um amplificador que entrega 90W em cada canal pra tocar um kit que indica 60W cada canal. Escolha o numero 50.

 

U= é tensão que você deverá atingir e não deverá ultrapassar, medida no seu multímetro.

 

R= a impedância em ohms do seu alto falante.

 

Vamos ao exemplo de regulagem:

 

1 - Queremos regular um subwoofer, a saída do módulo é de 200W e o sub de 200W. Pegamos P = 190.

O subwoofer é bobina simples de 4 ohms, pegamos R=4

A tensão desejada deverá ser de: 28,3V. Assim aumentaremos o ganho do canal do subwoofer até marcar 28,3V no multímetro, nesse momento saberemos que o subwoofer estará recebendo 190W de potência.

 

2 - Estou regulando meu kit 2 vias, e começou a marcar 10V e sinto que o kit está no limite, mais que isso começo a ouvir distorção, quanto é a potência que está sendo entregue a ele? Impedância de 4 Ohms.

P = 10 ^ 2 / 4 .... P = 25W.

 

Lembrando que é sempre bom ficar de olho nos limites dos falantes. Um subwoofer em uma caixa dutada, pode ter um limite de potência menor devido ao deslocamento excessivo do cone, quando perceber que o sub tá indo e voltando mais que o normal ( as vezes pode fazer um barulho de borracha ) volte o ganho e diminua a potência. Um kit duas vias também pode aguentar menos que o indicado, então não tente mandar todo o máximo que o fabricante diz.

 

Lembrando1: Nunca mais passe do volume escolhido no player.

Lembrando2: A função "Loud" existe para reforçar os graves e médios a baixo volume, caso queira aumentar, desligue essas funções ou mandará mais potência do que o regulado.

Lembrando3: Caso tenha necessidade de regular o crossover do player aumentando agudos ou graves, lembre-se de medir novamente a tensão da saída do módulo e diminuir o ganho pra não exceder a potência máxima. Mesmo para os "bassboost" dos módulos de subwoofer.

 

Agora, Uma curiosidade:

Um certo consumidor entrou em contato com a fabricante do módulo reclamando que o seu módulo de 2500W não entregava mais que 1800W ( não me lembro muito bem dos valores mais era algo próximo a isso ). Acusando a marca, que por sua vez batia o pé dizendo que o amplificador enviava todos os 2500W ditos no manual, após discussão, um técnico da marca foi ao encontro do consumidor, munido de equipamentos de medição precisos pra aferir o problema, e realmente, o módulo entregava no máximo os 1800W a distorção aceitável... Quando o som na entrada era grave, ou seja, por volta de 60Hz... E quando medido com sinal de 1kHz ele entregava todos os 2500W.

Ta aí um problema de medição, o módulo de 2500W, claramente pra tocar subwoofers, especificado a uma frequência que não é de trabalho de um subwoofer, que toca até 150~180Hz.

Nota: Essa história é verídica e os valores são próximos aos apresentados.

 

Bom galera, o tutorial ficou meio longo, pode ter ficado confuso, é o meu primeiro, mas estou disposto a tirar todas as duvidas que eu conseguir, e as que eu não souber eu corro atrás!

 

Abraços!

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse chapeuzinho entre o U e o 2 (P = U ^2/R) significa qual sinal matemático?

 

[^] [^] [^] [^]

 

Caraí tô burrão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse chapeuzinho entre o U e o 2 (P = U ^2/R) significa qual sinal matemático?

 

[^] [^] [^] [^]

 

Caraí tô burrão!

 

Potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...