Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

A evolução do ícone: a história do BMW M3 E30 Evolution

Recommended Posts

flatoutlogonormal.jpg

DALMO HERNANDES 27 MAIO, 2014

 

A evolução do ícone: a história do BMW M3 E30 Evolution

BMW-EVo.jpg

 

 

Nem mesmo os mitos nascem perfeitos. O BMW M3 E30 poderia ser uma exceção se, ao longo de sua vida, não tivesse recebido algumas melhorias e se tornado um carro ainda mais desejável — praticamente perfeito, a gente diria. Uma das versões atualizadas do M3 E30 é a Evolution 2, do qual foram feitas apenas 500 exemplares.

 

Quando a Mercedes-Benz lançou o 190E 2.3-16 Cosworth como modelo de homologação para competir no Grupo A de turismo, naturalmente a BMW precisava de uma resposta — e ela veio em 1985.

 

evo2-13-620x465.jpg

 

A FIA exigia a produção de 5.000 carros de rua para que um modelo de competição fosse homologado. Desta forma, a BMW Motorsport desenvolveu o carro de corrida primeiro e depois aplicou as modificações ao modelo de rua a fim de homologar o carro de corrida — e não foram muitas. Claro, o motor do carro de corrida tinha 330 cv, mas o carro de rua usava uma versão menos potente do mesmo motor, o S14 e os paineis da carroceria eram basicamente os mesmos — os carros de rua precisavam ter as mesmas dimensões do carro de corrida para que o regulamento fosse cumprido.

 

evo2-14-620x465.jpg

 

Os primeiros M3 de rua tinham uma versão de 2,3 litros do motor S14. Compacto e girador, ele rendia 195 cv a 6.750 rpm e era alimentado por dois corpos de borboleta — um para cada dois cilindros (o carro de corrida tinha corpos de borboleta individuais para cada cilindro) e fazia o carro chegar aos 100 km/h em 6,9 segundos, com máxima de 235 km/h.

 

evo2-1.jpeg

 

É aí que entra nosso papo de carro perfeito: o carro lançado em 1985 poderia muito bem ter permanecido exatamente assim ao longo de toda a sua existência, mas a BMW decidiu modificá-lo algumas vezes ao longo dos anos, o que deu origem a algumas edições especiais.

 

Uma das mais raras e mais desejáveis é o M3 Evolution 2. Trata-se de uma versão lançada em 1988 que traz algumas modificações importantes. A principal delas é o motor, que ainda tinha 2,3 litros, mas recebia um comando de perfil mais agressivo, taxa de compressão aumentada (de 10,5:1 para 11:1), volante aliviado, cabeçote retrabalhado para melhorar a admissão e módulo eletrônico recalibrado.

 

bmw_m3_evolution_ii_9-620x465.jpg

 

Além disso, o carro tinha rodas maiores, de 16 polegadas de diâmetro e sete polegadas de largura, vidro traseiro mais fino (para reduzir peso), tampa traseira mais leve, entradas de ar no lugar dos faróis de neblina, spoiler dianteiro maior e um novo spoiler traseiro. Foram feitas só 501 unidades, cupês e conversíveis, entre março e junho de 1988.

evo2-11-150x150.jpg evo2-17-150x150.jpg evo2-12-150x150.jpg evo2-16-150x150.jpg

 

O M3 Evo2 tem a versão mais potente do motor de 2,3 litros, com 220 cv a 6.750 rpm (com catalisador, a potência cai para 215 cv). Depois dela, a Sport Evolution (ou Evo3) passou a usar uma versão de 2,5 litros e 240 cv. Reconhecer um destes motores é fácil: a tampa de válvulas é pintada de branco e traz faixa tricolor da divisão Motorsport, causando um efeito visual bem legal.

 

evo2-15.jpg

 

Sendo bem raro, este carro não costuma aparecer muito à venda, o que torna esta oportunidade única: um dos 500 exemplares está à venda no Reino Unido. Trata-se de um cupê Macau Blue (que parece mais um cinza escuro) com apenas 90 mil km rodados, anunciado na seção de classificados do Pistonheads. Segundo o dono, é raro encontrar um exemplar nestas condições, ainda mais na úmida Inglaterra.

 

e30evo2-1-620x411.jpg

e30evo2-5-150x150.jpg e30evo2-2-150x150.jpg e30evo2-7-150x150.jpg e30evo2-8-150x150.jpg

 

O carro, contudo, não está totalmente original — recebeu rodas BBS maiores e um volante M mais moderno. O anunciante diz que os mais exigentes não terão muita dificuldade em achar as peças originais (o que nos parece conversa de vendedor), mas que, na prática, são bons upgrades. O preço é de £ 34.995, o que dá pouco mais de R$ 130 mil. Para se ter uma ideia, um M3 E30 “normal” dificilmente ultrapassa os £ 25 mil (cerca de R$ 90 mil).

 

16960_bmw-620x348.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem Gol box com valores absurdos, pq ñ um carro de verdade? hehehe!!!

 

:mac1 :rever1:OpO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem Gol box com valores absurdos, pq ñ um carro de verdade? hehehe!!!

 

:mac1:rever1:OpO

 

Porque são bobos de comprar :vts

Para de falar heresia no tópico da e30 !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque são bobos de comprar :vts

Para de falar heresia no tópico da e30 !

o-o- o-o- o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como vc lembrou do gol Sr. Alves vendo essa obra de arte?

Lembrei da nossa triste realidade. [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Top em, queria ter grana pra comprar e sustentar uma maquina dessas! :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...