Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rexcor

[Celta LT] Montagem SQ

Recommended Posts

Venho aqui orgulhosamente realizar minha primeira postagem, mas o que esse fórum (com a pesquisa) já me ajudou a decidir os equipamentos que uso atualmente e o aprendizado que tive, no passado e hoje, isso não está escrito... rs

 

Trago para cá as fotos e dúvidas que havia postado no fórum do CeltaClube, no qual o Fortes e o dinluca, participantes daqui também, me ajudaram muito. Trouxe também para cá, pois haverá mais opiniões e ideias do que posso estar fazendo daqui para frente.

 

Esclarecimentos: Tinha um set antigo, muito básico, no qual estou efetuando o upgrade dele por partes... O amplificador e cabos speaker/alimentação são do set anterior ainda.

 

Busco um set SQ equilibrado, com uma pitada nos graves (sem exageros). Não escuto com volume no talo, e algumas vezes com o carro desligado.

Escuto músicas eletrônicas, de vez em quando clássicas e principalmente rock/metal no dia-a-dia.

 

Toda instalação/adaptação/ajustes serei eu que estarei fazendo, sem exceções.

O veículo é um Celta LT 12/13.

 

 

Set atual:

 

- HU: Pioneer DEH-80PRS

- Kit Duas Vias: German Maestro Epic EV 6508 (corte HPF: 50 hz/12 dB-oitava)

- Amplificador: Rockford Fosgate R300.4

- Cabos RCA: 2x Technoise TZ 800 (um utilizado, outro já passado)

- Cabos Speaker: Technoise 2x2,00 mm

- Cabos Alimentação: Technoise 4 AWG

 

As portas onde estão instalados os mids, estão tratadas atualmente com duas camadas de manta asfáltica na parte interna e duas na parte externa. Em breve complementarei o forro com batida de pedra (dica da Questo) mais feltro, mais a troca das presilhas, pois estão vibrando com esse mid espancador de portas :)

As portas também estão adaptadas para receber o midbass (fiz 2 baffles de MDF 18 mm, fixados diretamente na lata nas furações originais, mais corte/acabamento no forro e na lata).

 

Estou trabalhando atualmente para fazer as colunas do tweeter, ainda estão off-axis no painel.

Minha intenção é fazer elas, com o cruzamento no banco dianteiro (não quero ser egoista, ando com minha mulher que é tão exigente de som quanto eu... já reclamou quando estava testando o TA que deixei só para meu lado, então imaginem... rs). Mas ainda testarei a melhor posição, como estou fazendo primeiro os peitinhos fora das colunas, e fixarei com dupla face e irei escutando até achar onde considero estar melhor, ai faço em definitivo.

 

Upgrades futuros (o que a princípio decidi, mas fiquem a vontade para sugerir):

 

- Trabalho para melhorar a acústica e ressonância da cabine (isolamento acústico do Celta é terrível, isso vai dar trabalho e levar tempo, mas não trocarei de carro tão cedo, então vale a pena).

- Big 3, bateria adicional, etc.

 

- Cabos para Midbass: Absolute Acoustics Wave Duo

- Cabos para Tweeter: Absolute Acoustics Turbilion 12 AWG

- Cabos para o Subwoofer: Shok FW Series 12 AWG

 

- Subwoofer: Questo 12" 350W (bobina 2+2 ou 4+4, dependendo da dúvida abaixo) - utilizarei em caixa dutada com resposta plana, conforme especificação do fabricante.

- RCA para o Sub: Shok Reference Pro

 

Dúvidas:

 

1º Compensa usar esse kit com cross ativo? Não testei, mas facilitaria o ajuste do TA, estou certo?

Mantendo os mesmos cortes de fábrica desse kit (Mid: corte LPF: 4 khz/6 dB-oitava / Tweeter: HPF: 4 khz/12 dB-oitava), qual será a diferença? O que ganho e perco com isso?

 

2° Para o kit GM Epic, qual amplificador (até R$ 1000), valeria a pena para tocar ele? Podendo ser usado, old school, não vejo nenhum problema.

Tenho dúvida, pois não sei na prática o que tocaria melhor dentro de um custo acessível (até R$ 2500 somente nos amplificadores, na pior das hipóteses). Se utilizando o cross passivo do kit, se uilizando cross ativo com o tweeter e mid ligado no mesmo amplificador (4 canais), ou se separando os amplificadores para cada função (tweeter, mid e subwoofer). Aceito sugestões de amplificadores; e o Fosgate tem alguma serventia dentro desse set (vide abaixo)?

 

3º Vale a pena usar o Fosgate para amplificar cada bobina do subwoofer? Ele manda de fábrica 150 W/14,4 V em cada brigde a 4 Ohms (na prática, ele chega a 180 W sem distorção com o carro ligado (14,4 V)). Tenho multímetro True RMS e consigo osciloscópio aqui na empresa onde trabalho para fazer o ajuste com precisão. Quanto a qualidade, vale a pena manter ele para esse propósito ou vendo ele e troco?

 

 

Aceito outras ideias também, pois desse ponto em diante não tenho nada comprado, e não tenho pressa em fazer a melhor escolha.

 

Obrigado desde já :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que o pessoal aqui gosta de ibagens rsrs, vou postar algumas do que realizei até o momento :)

 

Tratamento das Portas - 24/12/2013:

 

ezvg.jpg

 

0l0j.jpg

 

wice.jpg

 

mhvz.jpg

 

3zwa.jpg

 

Instalação Kit GM Epic - 09/04/2014:

 

s0mn.jpg

 

v8ha.jpg

 

cyt7.jpg

 

xnaj.jpg

 

1kyb.jpg

 

HU nova: Pioneer DEH-80PRS - 07/05/2014:

 

IMG_20140507_215814.jpg?1400513119

 

IMG_20140509_224440.jpg?1400513261

Editado por Rexcor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizações (22/07/2014):

 

- Regulando/casando ganho amplificador e player.

 

senh46.jpg

 

- Encapando tampão, para melhorar a batedeira e pula pula, característica do Celta.

 

2i25j9.jpg

 

 

dm6t8m.jpg

 

- Feltro no Capô, para diminuir aquecimento e isolar um pouco os ruídos de rodagem.

(Trabalho ainda não concluído)

 

154ja7q.jpg

Editado por Rexcor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reservado...

Peguei um Celtinha LT 2014 mês passado, por enquanto instalei só um kit 2 vias NAR direto no player, aos poucos vou pros up`s!

Abraços

 

Enviado de meu XT910 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando ótimo trampo.

 

CIROZOTALK

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só dando uma satisfação ao tópico, não parei não. O trabalho está pesado, tanto que estou em Londrina essa semana trabalhando.

 

Tenho novidades, estou aos poucos fazendo o tratamento acústico no Celta... Ajeitei o tampão que batia horrores, com carpete; utilizei feltro no capô para diminuir aquecimento e isolar um pouco dos ruidos de rodagem.

 

Logo mais posto fotos e conto o que mais realizei.

 

Abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

80prs nao vende no BR oficialmente! Tem que comprar via "Muamba!" rs

 

portanto.. vc acha de vez enquando aqui nos classificados! ou no ML.. ou alguem que traga de fora, ou ainda Ebay! rs

 

Amigo aonde você comprou esse HU, gostei muito dele mas não achei para compra

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fera demais!

 

Celta é um carro legal demais para o que se propõe. Fiquei quatro anos com o meu Spirit 07/08.

Infelizmente, ele é um carro fácil de abrir, por favor, tome cuidado com essa preciosidade que você está instalando, evitando, assim, ser furtado hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Gostaria que me falasse um pouco sobre este Kit, estou prestes a trocar do meu carro.

Gostou do mid? Bate bem?

 

E o tweeter, estridente ou tranquilo?

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois desse trabalho corrido, voltei.

Postando imagens no tópico acima.

 

Fiz algumas leves mudanças...

 

- Kit atualmente está com corte ativo. Depois de testar, casar e ajustar ganhos, ouvir no dia a dia, estou utilizando os seguintes cortes, que para mim foram o que mais agradaram:

 

Midbass: HPF: 63 Hz/6 dB-oitava - LPF: 4 KHz/6 dB-oitava

Tweeter: HPF: 4 KHz/6 dB-oitava

 

O midbass está ligado no amplificador, e o tweeter na saída amplificada do 80PRS.

Para mim, ficou muito bom, mexendo um pouco no slope dos cortes de fábrica, ajudou a tirar o buraco que sentia nos médios.

 

Ps. que qualidade da saída amplificada do 80PRS, puxa... eu me surpreendi.

Para quem pesquisar, depois que testei... ela fornece 13 W sem distorcer, foi mais que suficiente para alimentar o tweeter.

 

 

Atualmente, estou trabalhando nas colunas para os tweeters, até agora não as fiz... rs

 

 

Fera demais!

 

Celta é um carro legal demais para o que se propõe. Fiquei quatro anos com o meu Spirit 07/08.

Infelizmente, ele é um carro fácil de abrir, por favor, tome cuidado com essa preciosidade que você está instalando, evitando, assim, ser furtado hehe

 

Cuidado é pouco, fora essas coisas como alarme e tal... Trabalho em condomínio de empresas, e deixo ele lá inclusive quando estou na faculdade, que fica bem próxima do meu trabalho. Como o acesso é bem mais restrito, reduz um pouco a preocupação com eventuais furtos.

Coisa rara é deixar esse carro na rua viu, muito difícil mesmo.

 

O que achou do kit amigo?? vale o investimento?

Boa noite,

 

Gostaria que me falasse um pouco sobre este Kit, estou prestes a trocar do meu carro.

Gostou do mid? Bate bem?

 

E o tweeter, estridente ou tranquilo?

 

Abraços,

 

Para mim, é um excelente kit. Não me arrependo em nenhum momento em comprá-lo.

No valor que paguei e para meu gosto musical, se tiver algo melhor será somente usado.

 

O Midbass sim, bate muito, embora esse não seja o foco no meu projeto.

Gostei muito da resposta dele nos graves, meus pobres retrovisores sofrem um bocado dependendo da musica (ainda preciso melhorar o tratamento das portas, ainda vibram bastante, retrovisores e forro; não fiz isso ainda).

Exige um bom tratamento nas portas para render seu potencial, e equipamentos a altura do kit.

 

O tweeter, não o considero estridente, ele é presente.

Falando aqui parece bobeira, mas ouvindo na prática, é show de bola. Não tenho ouvidos tão calibrados como o pessoal aqui; mas ouvindo Metallica por exemplo, vc sabe que lá há um prato de bateria, sem aquilo soar irritante aos seus ouvidos ou estar querendo ganhar mais destaque que o resto. Não te irrita ouvindo durante horas, tanto é que nunca os atenuei quando utilizava o crossover do kit.

 

Acompanhando

Estive ai na sua cidade esses dias, estava numa obra do Minha Casa Minha Vida, fazendo relatórios e correções de projeto para uma construtora.

Bonita a cidade, pena que quase não andei por ai.

Editado por Rexcor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, que software vc estava usando no seu notebook para ajudar a casar o ganho do amp com a saida do player? Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso o TrueRTA, junto com um cabo para ligar ele na entrada de som do notebook.

Facilmente consigo ver se há distorção na saída.

 

(Tive que dar uma pausa em meu projeto, infelizmente sofri um acidente, onde ocasionou um dano frontal no meu carro. Terei que desembolsar com a franquia, então conta ai -2k nesse momento... Mas espero tão logo retornar).

Editado por Rexcor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...