Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
solanosom

Trio goiano Sóbrio. Preto no Branco

Recommended Posts

muito interessante suas conclusões solano, concordo com você em genero n° e grau rsrs, sobre a questão da formula utilizada pelo prof. Homero, eu joguei ela aqui na minha 50G, usando a sintonia em 40hz, e ela me deu o resultado coerente com a do Homero ficou em torno dos 520cm², agora não me lembro de cabeça, mas farei novamente com outras freq, fiquei curioso pra saber se quanto menor a freq de sintonia maior sera a área ou vice versa.

É realmente intrigante olhar para o PDF do prof. e ver a comparação dos gráficos da própria EAW x SW6000nd aplicando 1w o resultado dos 80hz pra baixo é avassalador, gostaria muito de ter ido a AES desse ano, mas não consegui pegar folga no serviço :banghead.... pra tocar igual a 3 SB's acopladas só vendo pra crer mesmo rsrs.

mas uma coisa o solano falou eu vivo aqui todos os dias, a diferença entre os amps automotivos para os AMPS profissionais é coisa de doido, tenho som pra locação e cheguei a ter um PA com 16 WPU 1505 com 2 machines SBX trio 8.0 empurrando, o som era simplesmente maravilhoso, você consegue perceber nitidamente o controle de cone do falante, devido ao alto fator de amortecimento, o cone fica presinho, nada de falantes voando fora da caixa como costumamos a ver por ai kkkkkkkk fora que peso do grave é outra conversa :rever1:

vo postar o video aqui pra quem nunca viu. as 4 caixas de baixo era para via de graves e a de cima para médio grave. o projeto é meio antiquado mas rendeu bons lucros rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal não sei muita coisa mas sou bem rodado ja tive e testei bastante coisa nesses 20 anos de som automotivo, e o pouco que sei repasso pra galera quem tem um pouco de paciência em ler os posts pode colher informações preciosas que não achei escrita em lugar nenhum, maioria foi pois tive oportunidade de testar mesmo que muitas vezes quebrando a cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja só meter dutao grande q fica bruto! :vts

Tire um dos meus falantes aqui da camara unica realmente ganha bastante ataque, mas perde o subgrave (logicamente) a sintonia sobe bastante...

talvez duto grande+sintonia baixa fica melhor ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

É o limite é o próprio diametro do sq do falante so que ai o falante fica mais solto cone mais bambo ai vc acaba jogando toda a responsabilidade para o controle do cone pro amplificador, se for um studio R que tem um dumping factor de 2000 ai tranquilo agora se tu trouxer pro som automotivo que os amplificadores tem um factor dumping real de estourando 100 ai lascou nas primeiras batidas além de não ter a firmeza nas pancadas vc arrisca fica so a carcaça do falante na caixa o cone voar a uns bons metros he he he.

Interessante.

Ja que som automotivo teoria é bom e melhor ainda é pratica. Vou arriscar fazer uma caixa.

Solano, me lembro de vc falar que fez alguns testes ou simulaçoes com o ESV610. Eu tenho 4 desses, sempre tive em mente usar caixa selada, mas pela parte de refrigeração, troca de calor e aquela historia toda, comecei a pensar na dutada. Vc chegou a alguma conclusao ou só tinha brincado com os parametros mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Solano, me lembro de vc falar que fez alguns testes ou simulaçoes com o ESV610.

Depende do amplificador,da potência aplicada, cortes, se toca com distorção e etc...

queimei 4 snake esx310 facinho com um sd 2k mesmo em dutada, clipou cheirou, se não tiver por perto abraço, em compensação tocava horas com eles com amplificador AB mesmo em alguma músicas de baixa qualidade distorcendo ao ouvido e não me deu problema nem em selada e nem em dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas agora se vai ir pra outro lugar né solano. Nos Eua realmente o negócio de som automotivo é bem fracoo !

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post

Link para o post

então descobri meu problema, uso em minha pick up corsa, 6 eros SDS 2.7k de 15 polegadas, 3 falantes em cada caixa, com câmaras separadas. caixa grande porem com os dutos pequenos, 6x20cm retangulares, de perto o som da um sub grave forte demais, mais quando afasto vou perdendo o grave e não gosto disso.. quero o grave jogando longe.. ai conheci um amigo na net, e ele falou, faça essas caixas com duto maior tipo 8x 20cm.. que você vai ver o grave certo que você quer chegar... será que isso mesmo????

aqui a foto do meu som, com as caixas grandes mais com dutos pequenos 6x20cm...

33tr0pf.jpg

e estou querendo mudar, quero grave de attack bem longe graves firme, pois com 6 falantes de 15, tenho certeza que vai render sub grave por causa do acoplamento dos dutos.. estou certo ou errado?? da uma ajuda ai

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte Patrick o que tu pode fazer sem gastar muito fazendo novas caixas é diminuir a profundidade do duto, deixar apenas lagura que ta dos 6cm x o comprimento x uns máximos 10 cm de profundidade de repente da pra tirar até mais a teu gosto se der para experimentar, tirando na profundidade, assim vai subir um pouco a frequência e vai conseguir jogar pra mais longe.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi parceiro solano.... no começo as caixas tava com 6x26cm, ai com algumas ajudar abaixei pra 20cm a profundidade, melhorou um pouco, mais se que pode melhorar mais..se eu diminuir mais pode melhorar??

se melhorar bem...se não mais pra frente faço as caixas novas..!! e as novas você min indica o duto como???

Compartilhar este post

Link para o post

com 6cm de abertura.. quanto menor o comprimento, maior a sintonia..

o grave tende a ficar mais firme e descer menos..

Compartilhar este post

Link para o post

Então na próximas caixas você min recomenda fazer como???? a abertura do duto e comprimento...quero firme, batendo longe, mas não aquele grave seco pancadão.. pois vi um cara com 6 sds tbm, estava a uns 40 metros de distancia e batia bonito demais, mais no olho deu pra ter uma noção do tamanho dos dutos e muito menos comprimento...!!

vou usar somente esses 6, e quero tirar o máximo de rendimento deles, com as caixas dutadas...!

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos litros que vc ta usando na caixa? mas fica difícil eu te precisar um frequência e duto exato, que a frequência de sintonia da caixa pode ir dr 45hz a 60hz pra som pra fora sendo 45 mais sub-grave pra perto e 60hz menos um pouco de sub-grave porem jogando mais longe.

Ai não sei qual frequência tu ta usando?

Também, pois vai do seu gosto, timbre do falante, amplificador usado, cabos usados e etc.... acaba cada caso sendo um caso, não tem uma medida certa em particular fora ainda o gosto pessoal que deixa tudo mais difícil.

Te sugiro fazer testes e ir diminuindo o duto, com o diminuir do duto o grave vai ficando pouco mais seco e joga mais longe ai vais ter de ver o que te agrada, até porque pra derrepente pode diminuir de mais ai vai longe mas perder todo o sub o peso do som, ficar muito poc poc......

Editado por solanosom

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi Solano, são 6 câmaras cada câmara tem 90 cada, sem descontar falante e duto..!! e atualmente o duto esta com 6x20cm, e estou usando uma stetsom 11k2 no 6 eros sds 2.7k 8 ohms. com 700 de bateria, e mais fonte..!!

Compartilhar este post

Link para o post

então descobri meu problema, uso em minha pick up corsa, 6 eros SDS 2.7k de 15 polegadas, 3 falantes em cada caixa, com câmaras separadas. caixa grande porem com os dutos pequenos, 6x20cm retangulares, de perto o som da um sub grave forte demais, mais quando afasto vou perdendo o grave e não gosto disso.. quero o grave jogando longe.. ai conheci um amigo na net, e ele falou, faça essas caixas com duto maior tipo 8x 20cm.. que você vai ver o grave certo que você quer chegar... será que isso mesmo????

aqui a foto do meu som, com as caixas grandes mais com dutos pequenos 6x20cm...

33tr0pf.jpg

e estou querendo mudar, quero grave de attack bem longe graves firme, pois com 6 falantes de 15, tenho certeza que vai render sub grave por causa do acoplamento dos dutos.. estou certo ou errado?? da uma ajuda ai

Cara... ja vi esse som em alguma reportagem rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

R$ 35k em som, ba meu amigo te passaram a perna bonito he he he, com 35k compro uma F250 e ainda coloco o dobro de som he he he bota mentiroso :vts

Compartilhar este post

Link para o post

R$ 35k em som, ba meu amigo te passaram a perna bonito he he he, com 35k compro uma F250 e ainda coloco o dobro de som he he he bota mentiroso :vts

35$ é só os 6x9 dos paredao das f250 aki de goias :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

35k vc compra mais de 2000 pares de 6x9 kkkkk, ele falou no video que tem uma saveiro?

Compartilhar este post

Link para o post

35k vc compra mais de 2000 pares de 6x9 kkkkk, ele falou no video que tem uma saveiro?

190$ o par de pioneer :) .

Compartilhar este post

Link para o post

hahahha falei por falar, chutei muuuuito alto mesmo.. no py ta 130, e te garanto que se você for comprar 35k de 69 voce ainda ganha um descontinho hahahha a 130 cada da 270 pares kkkk quem é o louco de gastar 35k em 69 ein?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...