Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

Sistema 4 vias totalmente Cornetado + Line Array

Recommended Posts

Mas o acoplamento de um paredao seria maior do q um pa que usa os graves no chao os medios e agudos suspensos e distantes ou isso se corrige com o processamento

 

Enviado do meu radim

 

 

O acoplamento num line array é praticamente perfeito nas vias de alta, não tem nem como comparar com paredão. E o profissional já sai ganhando por usar falantes com maior área de cone nos graves.

 

Cancelamento não se resolve com processador, cancelamento é no projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim mas a via de alta nao se acopla com as baixas?

 

Enviado do meu radim

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se já viram mais em alguns line arrays as caixas supenças fazem uma curva, isso não causaria um delay entre as primeiras e as últimas, ja que não estão alinhadas ?

 

Enviado do meu humilde smartphone via TapatalK

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei se já viram mais em alguns line arrays as caixas supenças fazem uma curva, isso não causaria um delay entre as primeiras e as últimas, ja que não estão alinhadas ?

 

Enviado do meu humilde smartphone via TapatalK

 

O processador resolve ...

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O processador resolve ...

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

 

Um line array com umas 16 unidades, se cada caixa for trabalhar com um delay diferente vai precisar de um processador com 16 saidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O processador resolve ...

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

Um line array com umas 16 unidades, se cada caixa for trabalhar com um delay diferente vai precisar de um processador com 16 saidas.

 

 

Penso eu q, elas seguem a mesma linha, e sao direcionadas diferentemente, entao nao necessita ajuste de delay, e até pq a distancia é minima, e alem de precisar de 16 vias de processamento iria precisar 8 amplificadores no min. Dai fica enviavel.

Editado por Henrike Leonardi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não pode trabalhar com conjuntos ? De 4 em 4 ou até mesmo 8 em 8 ? Achei que o processador iria conseguir arrumar tudo isso com uma mesa parruda junto ..

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao mas o que quero dizer é que um bom acoplamento se daria com todas as vias proximas fazendo o sistema parecer um so como se faz isso com as cias de grave no centro no chao e as medio agudo na lateral e a uns 3 metros do chao?

 

Enviado do meu radim

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As torres costumam tocar a partir de 80 ou 100hz, logo os subs abaixo disso, e sabe-se que o ouvido humano tem muita dificuldade em saber "de onde vem" os sons em freqüências baixas. Logo não se tem a impressão de ter o som vindo de dois lugares...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim mas e o acoplamento entre as vias diferentes? ou isso nao existe?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No show de reinauguração do Beira Rio foi o melhor P.A. que escutei já na minha vida, tu não precisava procurar de onde vinha nada, acoplamento perfeito, tudo line array da JBL, só fiquei curioso com uma coisa, eles usaram 1 caixa de grave junto nas torres e não entendi porque, tinha as do chão mas tinha mais uma lá em cima junto, subgrave bruto demais, nunca tinha escutado algo parecido, qualidade absurda, muito forte mesmo, só não entendi aquela caixa de grave lá em cima ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um P.A quatro vias. essa devia ser a de medio grave.

Editado por Vinicius mr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei não, as caixas de cima era as 3-way, por isso acho estranho mas né, e a caixa era mt grande pra ser de médio grave ..

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JBL tem um sistema que o sub fica suspenso sim, e dispensa completamente o uso de sub no chão. Se colocaram foi por reforço ou por outros motivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ter sido pra reforçar os graves pra quem tava na superior né ?

 

 

Direto da maça mordida com tapatauki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O acoplamento num line array é praticamente perfeito nas vias de alta, não tem nem como comparar com paredão. E o profissional já sai ganhando por usar falantes com maior área de cone nos graves.

 

Cancelamento não se resolve com processador, cancelamento é no projeto.

 

Se seguir a risca todas as características técnicas para acoplamento, podemos ter um "som automotivo" no mesmo nível de um "profissional"... No caso do meu projeto, calculei a boca da corneta para atuar acima de 40Hz, então a radiação com o ambiente (casamento de impedância) é dada por ela e não pela área do falante... Mas temos diversos sistemas que trabalham com falantes de 18", assim como nos PA. Acredito que muitos sistemas automotivos estão no nível, ou até superior, a muitos PAs que vemos por ai.

 

 

Não sei se já viram mais em alguns line arrays as caixas supenças fazem uma curva, isso não causaria um delay entre as primeiras e as últimas, ja que não estão alinhadas ?

 

Enviado do meu humilde smartphone via TapatalK

 

Essa inclinação em "J" serve para distribuir melhor a propagação, assim vc consegue cobrir com poucos módulos o pessoal que está na boca do palco e usar o restante da linha para "joga o som" longe.

 

No show de reinauguração do Beira Rio foi o melhor P.A. que escutei já na minha vida, tu não precisava procurar de onde vinha nada, acoplamento perfeito, tudo line array da JBL, só fiquei curioso com uma coisa, eles usaram 1 caixa de grave junto nas torres e não entendi porque, tinha as do chão mas tinha mais uma lá em cima junto, subgrave bruto demais, nunca tinha escutado algo parecido, qualidade absurda, muito forte mesmo, só não entendi aquela caixa de grave lá em cima ..

 

Muitos sistemas de Line são desenvolvidos para atuar com o sub na parte superior e com isso o fabricante acaba contemplando o bumper de fixação apenas no sub. O que acontece, é que usa-se a caixa de sub apenas para pendurar a linha e complementa com graves lá embaixo. Outra possibilidade, é que alguns lines são feitos com falantes pequenos (8", 6"..) e por isso não tem muito "punch" na região dos 125Hz. Então aquele falante atua como médio grave dos 100~300Hz, apenas para complementar o "punch" da linha...

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é essa C-10 mesmo hahaha. O cara tirou as rodas originais com banda branca pra colocar essas ai, cago tudo sx.

 

enfim, vo aparecer lá no velopark pra conferir de perto esse projeto, mas pelo amor de deus Renan, coloca MÚSICA pra tocar lá kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah... Postei fotos novas na primeira página!

 

RenanLopes

Ai renan essa caixa é como as scoops que trabalham com 1/4 de onda? Tambem pode ser usada aos pares ou não teria uma resposta muito boa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é essa C-10 mesmo hahaha. O cara tirou as rodas originais com banda branca pra colocar essas ai, cago tudo sx.

 

enfim, vo aparecer lá no velopark pra conferir de perto esse projeto, mas pelo amor de deus Renan, coloca MÚSICA pra tocar lá kkkk

 

Fica tranquilo que não gosto de funk.. A não ser o Funk Soul! hehehhe...

Vai ouvir muito Neelix, Ace Ventura, Zen Mechanics, Amine Edge, Juicy M...

 

Ai renan essa caixa é como as scoops que trabalham com 1/4 de onda? Tambem pode ser usada aos pares ou não teria uma resposta muito boa?

 

Exatamente!

 

Mas nesse caso, como tenho compressão na garganta, não usei exatamente 1/4 de onda, tem uma proporção diferente. Para ter projetos mais precisos e de maior eficiência, deve-se ter atenção as relações entre garganta e boca da corneta. O Comprimento ideal é dado, de uma maneira mais objetiva, pela formula: Lcorneta = ln (Sboca / Sgarganta) / m. Aonde "L" é o comprimento da corneta, "S" as áreas da boca e da garganta, e "m" uma constante definida por (4.pi.Fc) / velocidade do som... (Fc - Freqüência de Corte).

Quando se desenvolve cornetas para serem transportadas, podemos "dividi-las" para facilitar o transporte... Mas para chegar no resultado projetado para baixas frequências deve existir acoplamento, seja esse half-space (solo) ou empilhadas normalmente. No meu caso, como ficará fixa, optei por considerar toda área de boca que precisava no projeto.

 

Abraço,

 

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica tranquilo que não gosto de funk.. A não ser o Funk Soul! hehehhe...

Vai ouvir muito Neelix, Ace Ventura, Zen Mechanics, Amine Edge, Juicy M...

 

 

 

Exatamente!

 

Mas nesse caso, como tenho compressão na garganta, não usei exatamente 1/4 de onda, tem uma proporção diferente. Para ter projetos mais precisos e de maior eficiência, deve-se ter atenção as relações entre garganta e boca da corneta. O Comprimento ideal é dado, de uma maneira mais objetiva, pela formula: Lcorneta = ln (Sboca / Sgarganta) / m. Aonde "L" é o comprimento da corneta, "S" as áreas da boca e da garganta, e "m" uma constante definida por (4.pi.Fc) / velocidade do som... (Fc - Freqüência de Corte).

Quando se desenvolve cornetas para serem transportadas, podemos "dividi-las" para facilitar o transporte... Mas para chegar no resultado projetado para baixas frequências deve existir acoplamento, seja esse half-space (solo) ou empilhadas normalmente. No meu caso, como ficará fixa, optei por considerar toda área de boca que precisava no projeto.

 

Abraço,

 

RenanLopes

Parabéns pela iniciativa e obrigado por contribuir com nós aqui do fórum, que amamos o som automotivo e somos doidos por projetos inovadores e caixas de alto rendimento. Doido pra ver o resultado final que deve ficar espetacular!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...