Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Moroni

Dúvidas - Projeto de Som com qualidade

Recommended Posts

Olá pessoal...

 

Troquei de carro e estou planejando um set de som novo, no meu antigo carro já utilizava um set mais voltado ao SPL porém, com pouca qualidade de áudio (Pioneer, Roadstar, SSL e Bomber, eram os equipamentos utilizados).

 

Agora quero montar um projeto onde se priorize a qualidade e não a potência. Porém tenho algumas dúvidas, até achei alguns tópicos que falavam sobre o assunto, mas não foram suficientes para sanar minhas dúvidas e são tópicos antigos, então resolvi criar um tópico novo. Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa.

 

O que eu tenho até o momento:

 

Player Pioneer DEH-8350SD;

Kit 2 Vias JBL-MS52C;

 

O carro é um Celta LT 13/14.

 

No porta malas eu pretendo colocar um sub Questo Audio QS350A-15DVC4.

 

Uma dúvida que surgiu recentemente é sobre o uso ou não de um kit coaxial na traseira, visto que, no celta o lugar para colocar os falantes traseiros fica nos lados do tampão, ou seja, ficam voltados para cima.

 

Devo ou não colocar um kit coaxial na traseira?

Geralmente não levo passageiros no banco de trás, ai nos tópicos que li, uns falavam para não colocar coaxial, outros falavam para colocar...

 

O que vocês me sugerem?

 

Se for para utilizar os coaxias, estou pensando em colocar um modulo de 5 canais (JBL ou Audiophonic) e se ficar só o kit 2 Vias + o sub, ai vou colocar um de 3 canais, que provavelmente vai ser um JBL.

 

Então pessoal, o que vocês recomendam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tu quer palco sonoro, então não deve colocar nada atrás. Agora se tu quer alto volume e qualidade mas não palco sonoro, pode colocar falante atrás.

 

Isso é muito de gosto pessoal. Quem é fã de palco descarta os traseiros, agora quem não se importa com isso (a grande maioria) colocam na traseira também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tu quer palco sonoro, então não deve colocar nada atrás. Agora se tu quer alto volume e qualidade mas não palco sonoro, pode colocar falante atrás.

 

Isso é muito de gosto pessoal. Quem é fã de palco descarta os traseiros, agora quem não se importa com isso (a grande maioria) colocam na traseira também.

 

Certo, acho que vou de Kit 2 Vias + Sub, já que raramento levo carona no banco de trás e não escuto o som em volumes elevados.

Vou pedir para o instalador trabalhar as colunas dianteiras e fazer o encaixe para o twitter, assim ele fica melhor direcionado e vou pedir para fazer o tratamento acústico nas portas. Acredito que vá ficar um som bom, equilibrado e com qualidade...

 

Obrigado pelo esclarecimento. []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opte pelo questo de 10/12, o de 15 é mais pra SPL e pra quem quer escutar ALTO haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O de 15 é mais lento e não desce tanto quanto os menores.. Eu colocaria de 12, sem coaxial... Se vc fizer o tratamento e direcionar os tweeters não sentirá falta de nada!

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O de 15 é mais lento e não desce tanto quanto os menores.. Eu colocaria de 12, sem coaxial... Se vc fizer o tratamento e direcionar os tweeters não sentirá falta de nada!

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Apenas corrigindo, o de 15" é o que mais desce de todos (tem a menor Fs e a maior sensibilidade e a maior caixa de todas) porém o 10" é o que tem a maior qualidade de todos e agrada muito no subgrave, muito mais "gostoso" de ouvir.

 

O 12" é o meio termo.

 

Direcione os TW um para cada banco oposto, fica mais agradável para quem está no passageiro tb.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas explicações pessoal, agora já ta ficando mais claro o que devo usar para atingir meu objetivo...

 

O trabalho nas colunas para acomodar e direcionar os twitter's, e o tratamento acústico nas portas é certo que vou mandar fazer. Quero tirar o máximo proveito em termos de qualidade dos componentes que vou instalar.

 

Em relação ao subwoofer, o de 10" toca legal sub-grave também? Optei pelo de 15" por ter uma área de cone maior...

 

Um JL 10WXv2 ficaria bom nesse meu set né? O JBL libera 350Wrms a 4 ohms e esse sub é 200Wrms, bobina simples de 4 ohms.

 

O que acham desse sub? Alguém já ouviu tocando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas explicações pessoal, agora já ta ficando mais claro o que devo usar para atingir meu objetivo...

 

O trabalho nas colunas para acomodar e direcionar os twitter's, e o tratamento acústico nas portas é certo que vou mandar fazer. Quero tirar o máximo proveito em termos de qualidade dos componentes que vou instalar.

 

Em relação ao subwoofer, o de 10" toca legal sub-grave também? Optei pelo de 15" por ter uma área de cone maior...

 

Um JL 10WXv2 ficaria bom nesse meu set né? O JBL libera 350Wrms a 4 ohms e esse sub é 200Wrms, bobina simples de 4 ohms.

 

O que acham desse sub? Alguém já ouviu tocando?

 

Essa questão de o de 10" toca legal subgrave, é relativo. Tem falantes que sim e tem outros que não.

 

Este JL 10WXv2 em específico, tem Fs de 29,38Hz (ótima para subgraves), Qts de 0,45, é mediano, tem falantes com valores muito menores que este, a sensiblidade dele é de 86dB, é mediana também, tem falantes com mais, porém no geral parece bem agradável. Borda de espuma é algo que muitos simplesmente AMAM.

 

Parece render bem no sub-grave, e estaria muito bem alimentado pelo JBL, potência quase que ideal eu diria, com um certo headroom.

 

Sobre a área de cone, área de cone não define subgraves. Este JL que tu se referiu, pode render mais subraves que um UXP com Fs de 52Hz por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão de o de 10" toca legal subgrave, é relativo. Tem falantes que sim e tem outros que não.

 

Este JL 10WXv2 em específico, tem Fs de 29,38Hz (ótima para subgraves), Qts de 0,45, é mediano, tem falantes com valores muito menores que este, a sensiblidade dele é de 86dB, é mediana também, tem falantes com mais, porém no geral parece bem agradável. Borda de espuma é algo que muitos simplesmente AMAM.

 

Parece render bem no sub-grave, e estaria muito bem alimentado pelo JBL, potência quase que ideal eu diria, com um certo headroom.

 

Sobre a área de cone, área de cone não define subgraves. Este JL que tu se referiu, pode render mais subraves que um UXP com Fs de 52Hz por exemplo.

 

Interessante, muito obrigado pela ajuda!

 

Uma última dúvida que me surgiu agora, tenho uma bateria da Impact de 90ah que tava no meu antigo carro, se eu colocar essa bateria para alimentar o amplificador, preciso de um mega capacitor também? Nos picos de grave, será que não vai dar falta de energia, se deixar sem o capacitor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, muito obrigado pela ajuda!

 

Uma última dúvida que me surgiu agora, tenho uma bateria da Impact de 90ah que tava no meu antigo carro, se eu colocar essa bateria para alimentar o amplificador, preciso de um mega capacitor também? Nos picos de grave, será que não vai dar falta de energia, se deixar sem o capacitor?

 

Não há necessidade de megacapacitor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há necessidade de megacapacitor.

 

Ok, muito obrigado. Assim que tiver o projeto montado, posto umas fotos e vídeos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...