Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Vinicius Abreu

Duvida na caixa para o Pioneer 310

Recommended Posts

Boa noite amigos,

 

Sempre tiro minhas duvidas/curiosidades no fórum, mas hoje estou precisando de uma ajuda para o meu caso específico, entao me registrei e aqui vai meu primeiro tópico.

 

Me perdoem se eu infringir alguma regra.

 

 

Comprei um Pioneer 310, afim de melhorar um pouco meu som. (tava a 2 anos com um Spyder de 150rms, tava cansado ja). Para empurrar, um Sd400.1 . A duvida é a caixa:

 

- Meu antigo sub estava numa dutada de 45l brutos, duto de 3" x 18cm. Cheguei com o meu 310 novinho e nao contive a pressa, botei pra tocar nessa caixa e fiquei bastante satisfeito. Misto de SPL e Subgrave que para meu nivel iniciante, tava bem legal.

 

 

- Precisava de uma caixa nova (o revestimento da antiga estava surrado, e nao tinha onde por corneta nem St). Caí no vacilo de encomendar uma caixa trio sem passar as medidas. Passei apenas o modelo do sub. Ontem recebi a caixa, bem montada, bonita, com Mdf de 18mm, maaaaaas, com apenas 39L brutos para o Sub, e corte para duto de 4".

 

 

Fiquei decepcionado com o tamanho, e enfim, nao tocou nada, mas está apenas com aeroduto ( 5cm de comprimento)

 

 

Alguem pode me dar uma luz ? Posso melhorar o som alterando o duto ? Ou sem chance para a caixa de 39L ?

 

Como foi encomenda a distancia, nao posso devolver nem reaver o valor pago.

 

 

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente fazer (nesta caixa de 39L) um duto de 4" já que é o corte com 38cm de comprimento. Isso vai te dar uma Fb de mais ou menos 40Hz. Deve melhorar muito a resposta do falante.

 

Hoje, essa caixa está com Fb de 77Hz (aeroduto de 5cm), ou seja, bem fora da realidade do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente fazer (nesta caixa de 39L) um duto de 4" já que é o corte com 38cm de comprimento. Isso vai te dar uma Fb de mais ou menos 40Hz. Deve melhorar muito a resposta do falante.

 

Hoje, essa caixa está com Fb de 77Hz (aeroduto de 5cm), ou seja, bem fora da realidade do falante.

 

 

 

 

 

Obrigado pelo retorno.

Bom, a profundidade maior da caixa trapezoidal é de 32cm , o maior duto possível seria de uns 30cm, correto ? A nao ser que use algum joelho para prolongar, o que acha ?

 

Hoje irei providenciar o cano para o duto.

 

Medidas externas da caixa (mdf 18mm) (Pra vc ter uma ideia de como usar a caixa)

 

 

Altura: 34cm

Largura: 41cm

Base menor: 24cm

Base maior: 32cm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz uma caixa de 45 litros com duto de 4' x30 cm, caixa bem mista!

Fz= 37-38 hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz uma caixa de 45 litros com duto de 4' x30 cm, caixa bem mista!

Fz= 37-38 hz

 

Entao, nao queria jogar essa caixa de 39L num canto abandonada e gastar mais grana com uma nova. Queria aproveitá-la de alguma forma como o Suporte sugeriu. Se nao ficar bom, serei obrigado a comprar uma nova, mas vou esperar entrar um money, hahah.

 

Sera que a sintonia fica ruim, 39L com duto 4" x 30cm ? Ou melhor usar um joelho e deixar com 38cm ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai melhora bastante se vc prolongar o duto, aumebta esse ai pra ficar com 30 cm, a fz vai fica bem mais baixa, vai ficar um grave mais gordo e prolongado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa o joelho e deixa com 40 cm,se não ficar bom, deixa a caixa velha por hora e faz uma nova

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só lembrando distância mínima entre dutos e parede = 5 cm

 

Na verdade, a distância dele ser maior que o diâmetro do duto no mínimo. Se o duto é 4", deve ter 10cm de folga entre a parede.

 

Quanto maior o comprimento que fizer, mais baixa fica a sintonia porém maior poderá ser o delay da caixa ficando pior na verdade.

 

Sim, pode usar joelho sem problemas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, a distância dele ser maior que o diâmetro do duto no mínimo. Se o duto é 4", deve ter 10cm de folga entre a parede.

 

Quanto maior o comprimento que fizer, mais baixa fica a sintonia porém maior poderá ser o delay da caixa ficando pior na verdade.

 

Sim, pode usar joelho sem problemas

 

Ok, a noite posto o resultado, se da pra ouvir um som legal ou se virou uma ##### total ! arrumei um pedaço de tubo 4" e comprei 1 joelho. vou testar com 25cm reto (deixando 7cm entre duto e parede) e vou testar uns 35 cm com joelho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa o joelho e deixa com 40 cm,se não ficar bom, deixa a caixa velha por hora e faz uma nova

Na verdade, a distância dele ser maior que o diâmetro do duto no mínimo. Se o duto é 4", deve ter 10cm de folga entre a parede.

 

Quanto maior o comprimento que fizer, mais baixa fica a sintonia porém maior poderá ser o delay da caixa ficando pior na verdade.

 

Sim, pode usar joelho sem problemas

 

Boa tarde amigos,

 

Coloquei um joelho, e o duto ficou com 34cm. Não tá 100%, mas melhorou muito o som. Dá pra usar normalmente. Em relação à antiga caixa (45L), a atual deu mais SPL e menos subgrave, o subgrave ta razoavel, da pra curtir. Mas ainda prefiro o som da antiga caixa.

 

Estou satisfeito pois achei que tinha jogado dinheiro no lixo, vou ficar com a caixa.

 

PS: alguem pode calcular a frequencia em que ela ta sintonizada ? (39L + duto 4" x 35cm)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela está sintonizada em mais ou menos 41,2Hz, sintonia bem alta para um sub com Fs já relativamente alta, não é focado em subgrave.

 

Se tu acha que deu menos subgrave, aumente mais o duto, quanto mais comprido, mais subgrave e menos SPL terá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela está sintonizada em mais ou menos 41,2Hz, sintonia bem alta para um sub com Fs já relativamente alta, não é focado em subgrave.

 

Se tu acha que deu menos subgrave, aumente mais o duto, quanto mais comprido, mais subgrave e menos SPL terá.

 

a sintonia em 41,2 ta alta, ok ? Devo aumentar o comprimento do duto para diminuir a sintonia ?

Prejudica o falante tocar fora da frequencia correta ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a sintonia em 41,2 ta alta, ok ? Devo aumentar o comprimento do duto para diminuir a sintonia ?

Prejudica o falante tocar fora da frequencia correta ?

 

Neste caso não. Não existe frequência ideal, ou perfeita, cada projeto precisa de uma Fb diferente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Neste caso não. Não existe frequência ideal, ou perfeita, cada projeto precisa de uma Fb diferente

 

Entendo.

Estou satisfeito com o som, mas sei que módulo e sub podem ofececer mais grave. Entao deve ser ajuste de volume e duto da caixa mesmo.

 

Bom, para o caso, deixo como está entao ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...