Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
astronauta

Fonte 220v/20a pra 12v/250a: aguenta?

Recommended Posts

Boa noite

 

Antes de tudo, sou novato aqui no fórum e estou montando meu primeiro som. Li o tutorial, fiz uma busca, mas ainda assim estou com dúvidas. Portanto, perdão pelo tópico se ele foi inadequado...

 

Escolhi o seguinte set de equipamentos:

 

2 x Tornado 1100 = 2200 rms

4 x D250 + 2 x ST400 = 1100 rms

 

Vou ligar os tornados em paralelo com uma Stetsom 2k5 pois os 4 omhs das caixas irão se transformar em 2 omhs, casando com o módulo. (Aprendi direitinho? rs)

 

A corneteira vou fazer o seguinte: 2 D250 e 1 ST400 ligados em paralelo em cada canal de uma Banda Expert 1200 de 2 omhs. Como os falantes são de 8 omhs, ligados em paralelo vão dar mais ou menos 2,6 omhs. (Não é o ideal, mas acho que fiz bem. O que me dizem?)

 

Agora vem minha maior dúvida: o consumo máximo dos módulos, somados, é de 230A em programa musical. No meu carro tenho somente uma bateria de 45A, mas planejava tocar o som na mala do carro mesmo, sendo que ligado na rede elétrica. Precisaria então de uma fonte de 250A, correto? Na minha cidade a rede é de 220v, então não tenho problemas nessa parte. O bicho pega quando vou ver a amperagem dela: 20A. Nem toda tomada suporta tamanha amperagem. Geralmente as casas (trifásicas) oferecem dois disjuntores de 15A e um de 20A, geralmente para o chuveiro elétrico. E como planejo levar o som somente nos finais de semana pra casa de amigos, encontros com o pessoal, churrasco, vão ter lugares que eu não vou ter garantia da rede elétrica, se não tem nada ligado na mesma fase que comprometa ainda mais a margem de corrente que a fonte vai ter pra trabalhar.

 

Vocês acham que a rede aguenta a fonte? E a fonte, aguenta meu set? Sugestões? É pra usar bateria? Ele vai conseguir tocar à máxima potência?

 

Sou iniciante, não pensei bem nisso antes e como gastei muito nos equiamentos aqui descritos, não queria gastar mais de mil reais de energia, seja fonte, bateria ou os dois. O que me sugerem? Tô com medo do som chegar e não ter como ligar, rsrs.

 

Obrigado desde já, galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No teu caso, o correto seria fazer a instalação de um disjuntor apenas para isso e puxar a alimentação da fonte direto dele! Porém não é preciso de 250A no disjuntor rsrs.

 

220v * 250A = 55.000W

12v * 250A = 3.000w

 

(Não tenho 100% de certeza quanto a isso) porém para ter os 3000W em 220v seria preciso apenas de 13,63A, agora existem perdas no sistema por calor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei. Uma bateria de 100A dá pra tocar em volume baixo com o carro em movimento, em paralelo com a de 45A? Essa mesma bateria de 100A mais uma fonte JFA 100A segura quanto tempo de som (250A)?

Editado por astronauta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe fórmula para calcular isso de forma precisa. Tudo varia de acordo com oa música e o volume tocado.

Quanto mais alto, menos dura, e quanto menos dinâmica e mais comprimida for a música, menos dura também.

 

Mas em volumes moderados, sim, toca. E outra, tu nunca irá mandar 1100w nos ST e drive, isso é um abusurdo e faz qualquer um ficar surdo!!! A sensibilidades deles é bem alta normalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm, então geralmente os falantes não vão topar nos 250A, né? Tem alguma experiência ou ideia da corrente média em uso moderado pra pesado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm, então geralmente os falantes não vão topar nos 250A, né? Tem alguma experiência ou ideia da corrente média em uso moderado pra pesado?

 

Como falei, varia completamente. O simples fato de tu usar uma música "mixada" em 2014 e uma música de 1992 já muda por completo o consumo por conta da dinâmica delas e compressão.

 

No dia a dia usar 2000Wrms em sub é MUITA mas MUITA coisa mesmo! Além de ser altamente prejudicial ao sistema auditivo, teu carro não comporta isso por muito tempo sem aparecer diversos "barulhos".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como ele ja falou, não tem uma regra.. mas, se tiver com bom cabeamento, uma bateria de 100 no porta-malas e uma fonte de 100 vc nao vai se preocupar com energia tao cedo. Lembrando q o ideal é uma fonte que seja chaveada e estabilizada...tipo a Jfa ou Usina..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda que estão me dando. Vou comprar uma bateria de 100A e uma fonte JFA Turbo 1000X de 100A. Quando o som chegar eu instalo e faço o teste pra compartilhar o resultado com vocês. Se for preciso aí eu penso num upgrade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que vocês me dizem sobre as baterias InfinitPower? Achei uma de 400ah por 600 e alguma coisa. Mais ou menos o preço de uma Max Power. São marcas ruins? Vou usar elas com uma fonte JFA de 100A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho certeza que essa bateria ai não tem 400ha não ,compre uma de alguma marca mais conhecida.

Tenho uma stroke power free de 125ah e ja deixei o som tocando 2 horas direto no máximo de volume e a voltagem não caiu abaixo de 12.3v.Estava usando uma sd1500 e uma sd600,achei essa bateria muito boa

 

Enviado de meu LG-P990h usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, bateria de 400A por 600 reais, meio fora da realidade a qualidade dela. Temos baterias boas, Moura, Bosch de 65A na faixa de 300 a 350 reais.

 

Evite comprar baterias "para som" já que a grande maioria delas não são livres de manutenção, e usam cascos usados muitas vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisei sobre a InfinitPower e as únicas coisas que achei sobre ela foi uma Saveiro promocional da marca e uma Iveco poromocional da Eros. Então não deve ser coisa boa...

 

Comprei uma JFA Turbo 1500X de 150A. Acho que dá pra segurar meu som num volume legal na tomada. Acho isso porque pra mim o 2k5 sobra pros Tornados e as cornetas, como o amigo falou antes, não tocarão na máxima potência da Banda Expert. Então o consumo de corrente não deve ficar tão alto próximo do máximo. Além disso a fonte fornece 14v, o que já diminui a corrente necessária aos módulos.

 

Pedi o som na Premier, assim que enviarem deve demorar uns 15 dias pra chegar. Tô louco pra instalar e testar.

 

Depois eu penso mais nas baterias, as Strokes parecem não ser tão má escolha. Quem tiver sugestões de outras baterias... Realmente eu andei percebendo que essas "pra som" "de alta performance" são meio estranhas. Como pode uma bateria superior ser mais "barata"? Maioria são recondicionadas, material de baixa qualidade... Ter de ficar de olho no nível também é horrível... Só vou se for nas free mesmo.

 

Mais uma vez obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, peça a algum moderador para mover seu tópico para a seção trio elétrico, lá iremos lhe ajudar com maior conhecimento, digo isso sem desmerecer essa seção. Esse som tocará tranquilamente com a bateria + fonte. Eu compraria uma boa bateria usada mesmo de 150 a 180 ah de marcas mais conhecidas( moura, freedom, heliar, cral, tudor..) e a fonte poderia ser uma mais simples mesmo como a jfa 1000x mas já que comprou a maior não tem problema(as fontes jfa não mandam carga máxima a todo instante e sim conforme o sistema exige, isso a torna uma fonte de baixo consumo e carregador de baterias de fato) . Seu sistema carece de médio grave, vai faltar informação sonora. Esse banda 1200 vai torrar tudo seus drivers e super tweeters, potencia demais pra eles.

Editado por Will...(((SPL)))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por mim tudo bem mover pra lá. Fica a critério do modera :P

 

A Banda é 2 omhs e todos os drives e tweets são 8 omhs, se eu deixar dois drives desligados e ligar um drive e um tweet em paralelo em cada canal da Expert já baixo a potencia recebida o suficiente, não?

 

Quanto aos MGs, realmente é um upgrade a se pensar. Mas pelo que tenho lido, acho que, pelo menos por hora, vai dar pra se divertir. Ou fica muito ruim sem? D:

 

EDIT: Vi que (num mundo ideal, rs) os Tornados vão até os 150Hz e os drives a partir dos 400Hz. Fui no equalizador do Media Player e deixei bem próximos do zero as chaves de 250 e 500 Hz. Seria algo parecido com isso?

Editado por astronauta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte chegou! É bem maior do que eu imaginava e faz um barulho que falta pouco voar! hahaha

Vou ficar utilizando os módulos nela enquanto não pego bateria, mas pra isso a transportadora tem que colaborar e me entregar logo eles e as caixas :P

 

AH, quanto ao Tornado, a resposta dele vai até os 15.000Hz e não 150Hz. Eu sei que na prática ele não deve ser utilizado pra isso, mas será que aplicando um cross passa-baixa em uns 250Hz ou 300Hz não ficaria bom? Digo, daria pra cobrir pelo menos minimamente os médios? Vejo muita caixa trio por aí, inclusive nos fóruns, sem MG, só com drive, tweeter e sub/woofer. Não é possível que exista tanta gente assim que suporte som de carrinho de picolé D:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, meus aparelhos chegaram. 2 Tornados de 15", 1100 rms cada, em caixa litrada, duto retangular. Os falantes ficam isolados, cada um em sua câmara. Na corneteira tenho 2 Super Tweets ST400 e 4 drivers D250, todos Selenium. Já vieram com capacitores. Estou usando uma Banda Expert D 1200 rms, 2 omhs e 2 canais. Os drivers em paralelo dão 2 omhs e os tweeters dão 4 omhs. Os drivers estão num canal e os tweeters em outro. Pros Tornados estou usando uma Stetsom 2k5 EQ. Então deu pra regular muito bem ela. Eu não senti muita falta dos médio-graves tão cobrados pelo pessoal. Depende muito da regulagem e do som. Quando vou abrir a mala pra tocar bem alto ligo na JFA Turbo 1500X, uma fonte carregadora digital que fornece até 150A em 14.4 v. Segura muito bem. Tá ligado junto a bateria do carro que não é grande coisa, 45A só, tudo com cabo 21mm. Andando no carro, ouvindo em volume moderado (dá uma pancada legal dentro, na medida certa) a bateria segura de boa. Depois tento mandar foto ou video.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...