Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LHL

Tratamentos Acusticos no Carro X Qual Manta Escolher?

Recommended Posts

Estou finalizando a fase de escolha dos equipamentos para um projeto de som de qualidade de um novo carro, já com tudo comprado, e começando a pensar na fase da instalação do projeto, tão importante quanto a primeira, e tomando então uma série de novas decisões que impactam o resultado final, entre as quais referente ao tratamento acústico.

 

Dei uma pesquisada, conversei pessoalmente com alguns usuários, instaladores e importadores, dei uma lida em um post bem legal e cheio de boas dicas práticas em:

 

http://autoforum.com.br/topic/182814-tratamentos-acusticos/

 

183187_367323383372937_146127504_n.jpg

 

Não tenho dúvidas das vantagens e da necessidade de se fazer o tratamento, ao menos das portas dianteiras, que fazem sim que o Mid renda bem mais. Assim como sei que é preciso tratar os dois lado, tanto o da lataria exterior, como os burracos da interior.

 

Mas estou ainda em dúvida do que fazer e como exatamente fazer?

 

Basicamente a primeira dúvida é sobre qual manta colocar?

 

Se devo gastar bem mais e ir para uma manta importada especializada para carros como Focal BAM XXXL, Dynamat Extreme ou STP Bomb, que estão custando bem mais caro (pelo menos 3X mais), ou se vou para uma solução nacional com mantas adaptadas, que vão ajudar na rididez e na vedação da porta, ainda que com pouco amortecimento, e quem sabe colocar sobre esta ao menos atrás dos Mids uma destas, que com certeza tem um amortecimento melhor no local mais critico?

 

Nos meus outros carros e projetos anteriores sempre usei mantas nacionais, com Focal BAM atrás dos Mids....

 

Esta claro de que estas mantas importadas são melhores, em especial no quesito de amortecimento das ondas sonoras.

 

Outro ponto que podem levantar, é que o investimento em equipamentos já foi alto, e são todos de alta qualidade, e muitos podem dizer se já gastei tanto, por que não gastar também um pouco mais em uma manta importada?

 

Mas será que não valeria a pena pegar esta boa diferença que estamos falando aqui na faixa de R$ 500 a 700, e gastar em outra coisa? Será que elas realmente entregam uma melhoria a mais pela diferença de preço, ou não a diferença não vale o benefício marginal? Quais?

 

Aguardo seus comentários, sugestões, e dicas sobre o tratamento e as mantas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SObre essas mantas proprias (Focal, STP etc)

Acho o seguinte

Quanto ta gastando no seu SET???

Se for um SET TOP e tiver grana pra gasta, mete a pika mano!!!

Eu, particularmente, acho que essas mantas não são pro meu bico (MUITO CARAS hauahuahau)

To tratando meu carro TODO com Viapol

Ja gastei uns 600 reais de manta

Mas ta igual tanque de guerra hauhauahua

BRUTO!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo comprar a seladin que tem o triplo de espessura da viapol! E sai mais em conta... Tenho aqui e é muito forte mesmo!

 

As focal bam da vida exige também camada de manta por trás dela...

 

Eu fui de manta asfáltica + espuma acústica + Eva + feltro na parte externa.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vc sabe... tenho em mãos Silent Coat (Rocha), Dynamat Extreme e Focal Bam XL

 

Das três... o melhor custo benfício seria a Dynamat Extreme... pelo tato do material vc percebe que ele fica bom tanto amortecimento e enrijecimento...

 

To achando até que vai ser um exagero o tratamento que irei fazer...

 

Folha interna (dentro da porta) Dynamat + Focal

 

Folha externa (aonde fixa o mid) Silent Coat (+talvez Dynamat ou Focal...depende do que sobrar...)

 

Forro plástico - Uilizei manta Viapol + Fono absorvente...

 

 

Vlw muito a pena a pesquisa de preços... mas as mantas dedicadas são muito mais fáceis de aplicar e ter um bom resultado...

 

Considere a possibilidade de importar ou pesquisar ofertas de pessoas que tem sobras... isso barateia muito o custo...

 

As residenciais pode ser utilizada no restante do carro... e camada dupla apenas no porta malas...

 

Boa sorte ai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fui de manta asfáltica + espuma acústica + Eva + feltro na parte externa.

 

felipe, onde tu colocou espuma acústica?

 

o eva atrás do mid, apenas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

felipe, onde tu colocou espuma acústica?

 

o eva atrás do mid, apenas?

 

Espuma atrás do falante e eva colado por cima da manta ao longo da porta.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espuma atrás do falante e eva colado por cima da manta ao longo da porta.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 

:legal:

 

Como a espuma ajuda, saberia me dizer?

 

----

adicionando mais informações...

 

2 produtos que eu gostaria de testar, são:

 

1º - Batida de pedra no forro das portas. Recomendação da Questo Audio. Olhem o vídeo que eles fizeram...

https://www.youtube.com/watch?v=pKojHDq-cjo

 

2º - eXvibration Brax

https://www.youtube.com/watch?v=FXgQlfaIXD8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho esperiencia com mantas mais pelo que eu já li e reli aqui no forum.

Vai muito da porta tbm e da mão de obra.

No meu caso eu tenho um 207 o posicionamento dos mids não valem a pena colocar uma manta boa pois mesmo tratado o carro não irá dar um rendimento esperado pelo gasto.

E a manta convencional tbm tem a dificuldade da aplicação que precisa ser feita com soprador termico que para minha opnião é bem mais complexo do que somente passar um rolinho. e tem o perigo dela descolar já que as importadas são resistentes a temperaturas elevadas.

 

Agora se voce acha que voce é capaz de aplicar a manta com soprador termico e a porta do seu carro te da uma area boa de aplicação de trabalho. vai na fé.

 

Tem umas dicas que foram passadas pelo murilo alanis que ele coloca uma tela fina nos vãos parafusa elas e depois aplica a manta, porque depois se voce precisar de acesso ao interior da porta voce só desparafusa e sai.

 

Já a manta focal bam ela tem uma camada para dar rigides mais ela não é o mesmo tipo de manta que a stp por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SObre essas mantas proprias (Focal, STP etc)

Acho o seguinte

Quanto ta gastando no seu SET??? Se for um SET TOP e tiver grana pra gasta, mete a pika mano!!!

 

Eu, particularmente, acho que essas mantas não são pro meu bico (MUITO CARAS hauahuahau)

 

Não é apenas uma questão de gastar, mas gastar com algo que realmente vai trazer um beneficio marginal claro, ou seja, trazer uma diferença realmente perceptível para meus ouvidos. este é o ponto....

 

Não quero apenas gastar para depois dizer que tenho a manta tal. Quero gastar no que vai ter resultados práticos na qualidade, mas sempre olhando o lado do custo x benefício.

 

To tratando meu carro TODO com Viapol Ja gastei uns 600 reais de manta Mas ta igual tanque de guerra hauhauahua BRUTO!!!

 

Acho que a Rididez e Vedação com certeza é algo a ser buscado, e acho que as nacionais oferecem isto, mas o Amortecimento?

 

Pelo que estou percebendo ai esta a principal diferença entre as mantas especializadas importadas, e as genéricas nacionais.

 

1) A dúvida até quanto o fator de amortecimento da manta é importante e traz diferenças práticas?

 

2) Outra dúvida que tenho é se devemos usar a manta com maior amortecimento na porta toda ou só atrás dos Mids já é suficiente?

 

3) Ou ainda, até que ponto este amortecimento pode influenciar positiva ou negativamente a performance do Mid nesta porta "selada"?

 

Vamos ver o que os demais tem a dizer destas perguntas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Não é apenas uma questão de gastar, mas gastar com algo que realmente vai trazer um beneficio marginal claro, ou seja, trazer uma diferença realmente perceptível para meus ouvidos. este é o ponto....

 

Não quero apenas gastar para depois dizer que tenho a manta tal. Quero gastar no que vai ter resultados práticos na qualidade, mas sempre olhando o lado do custo x benefício.

 

 

 

Acho que a Rididez e Vedação com certeza é algo a ser buscado, e acho que as nacionais oferecem isto, mas o Amortecimento?

 

Pelo que estou percebendo ai esta a principal diferença entre as mantas especializadas importadas, e as genéricas nacionais.

 

1) A dúvida até quanto o fator de amortecimento da manta é importante e traz diferenças práticas?

 

2) Outra dúvida que tenho é se devemos usar a manta com maior amortecimento na porta toda ou só atrás dos Mids já é suficiente?

 

3) Ou ainda, até que ponto este amortecimento pode influenciar positiva ou negativamente a performance do Mid nesta porta "selada"?

 

Vamos ver o que os demais tem a dizer destas perguntas...

 

O amortecimento ira sempre beneficiar o som se posiciononado na parte traseira do alto falante... Pois a intenção é matar a onda traseira afim de que só fique a onda frontal. Isso se preocupando em qualidade de som, para SPL acredito que piore já que ele vai reduzir a intensidade do som no interior da caxa.

 

Imagine o som como uma bola de ping pong. Enquanto mais perto o amortecimento esta de onde a bola ira cair mais fará efeito... O mesmo para o alto falante, o som vai bater se o local amortecer ele já vai parando por ali, a intenção do amortecimento é evitar o reflexo de ondas, ou seja, que a bolinha pule.

 

Posso ter falado besteira, assim como posso ter falado muita besteira, mas é o que faz sentido nos testes práticos que eu fiz...

 

A espuma acústica evita a reflexão da onda, assim como o Eva.

 

Não sei dizer qual o melhor...

 

 

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não fazer um doorpod?

 

A vontade de fazer é grande, cheguei a pensar nesta opção, porém como o carro não será usado na maioria dos dias por mim, perder um porta "bagulhada" na porta da frente, é mortal para qualquer mulher e relacionamento... :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Focal B.A.M. + Dynamat = Não tem erro.

 

Não tem erro que vai ficar excelente :legal: , mas que vai custar uma fortuna... :banghead

 

Isto pode custar só de material mais de 500 a 800 por porta. Mais a mão de obra. Sei não...

 

Mas será que a diferença de preço pago vai trazer assim tanta diferença a mais proporcional ao muito a mais que vou ter que pagar?

 

Esta é a dúvida inicial...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu tratamento das portas ta sendo o seguinte

 

Chapa externa

4 camadas de Viapól na chapa externa

Uma camadinha de espuma atrás dos falantes - colado na manta da chapa externa

 

 

Chapa interna

Do lado de dentro manta viapol somente em pontos críticos (Tipo perto do falante etc)

Do lado de fora

cortarei pedaços de palelão nas medidas dos buracos e os cobrirei completamente com manta dos dois lados

Viapol em tudo e nos pontos criticos 2 ou 3 camadas

 

Forro da porta

Uma lata de batida de pedra de 900ml Maxirubber em cada forro

Depois colei feltro betumado em toda superficie, sendo 2 camadas nas partes críticas

 

Isso nas portas

Ja passei 3 camadas Viapol no Teto

3 camadas viapol no assoalho do porta malas

2 camadas no assoalho debaixo dos bancos (Deposi vai feltro pro cima e depois o carpete)

 

Mais ou menos por ai

Será que vira?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem erro que vai ficar excelente :legal: , mas que vai custar uma fortuna... :banghead

 

Isto pode custar só de material mais de 500 a 800 por porta. Mais a mão de obra. Sei não...

 

Mas será que a diferença de preço pago vai trazer assim tanta diferença a mais proporcional ao muito a mais que vou ter que pagar?

 

Esta é a dúvida inicial...

 

Velho, se tu tiver um mid top ou médio, vale a pena sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lhe digo o seguinte. Se tiver a oportunidade de conseguir fazer um Doorpod faça! Eu gastei mais de 1k por porta! É que eu acho que um falante +ou- que seja trabalhando em condições ideais toca MUITO mais que um falante top tocando com porta tratada.

 

Enviado do meu Sony Xperia Z1

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada de novo nesse tópico....

 

E vocês tão loucos de usar feltro dentro da porta hauahuahuaha

Quando tiver cheirando cachorro molhado vão lembrar desse post.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trago outra dúvida em relação a tratar não apenas as portas dianteiras, mas também as portas traseiras e a tampa da mala?

 

A ideia seria aproveitar a manta e fazer uma das fases (externa ou interna) das portas traseiras para ficar mais silencioso, assim como tratar a tampa da mala (interna ou externa) aonde vai ficar o sub.

 

O que acham? Vale a pena se o custo for marginal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trago outra dúvida em relação a tratar não apenas as portas dianteiras, mas também as portas traseiras e a tampa da mala?

 

A ideia seria aproveitar a manta e fazer uma das fases (externa ou interna) das portas traseiras para ficar mais silencioso, assim como tratar a tampa da mala (interna ou externa) aonde vai ficar o sub.

 

O que acham? Vale a pena se o custo for marginal?

 

Qual o carro mesmo ?

No meu eu fiz isso, dá uma diferença sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm busco fazer um tratamento acustico nas portas do meu veiculo, para instalar um kit 2 vias fosgate T2652-s e um coaxial T16 na porta traseira. As duvidas que o colega tem, sao as mesmas q tenho, sendo que gostaria de acrescentar mais uma:

 

- Qual a quantidade ideal para se usar de manta importada (no caso da manta para amortecimento, tipo a focal BAM)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o carro mesmo ?

No meu eu fiz isso, dá uma diferença sim.

 

Uma ASX.

 

Se for apenas para deixa-la mais silenciosa dentro, e ajudar um pouco na acústica interna, com os graves do Sub, seria melhor colocar a manta na folha interna ou externa das portas traseira e tampa da mala? Devo colocar ainda entre a manta e o acabamento de plastico das portas e tampa da mala algo mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma ASX.

 

Se for apenas para deixa-la mais silenciosa dentro, e ajudar um pouco na acústica interna, com os graves do Sub, seria melhor colocar a manta na folha interna ou externa das portas traseira e tampa da mala? Devo colocar ainda entre a manta e o acabamento de plastico das portas e tampa da mala algo mais?

 

Acho que o isolamento da ASX não precise de muitos reforços.

O que eu já fiz e deu mais resultado e sempre recomendo é o porta malas... O grave fica muito melhor, não infla, não vibra e não fica aquela coisa mole e artificial dando impressão de que sub é lento. Eu tratei tudo, o assoalho, as laterais, e a tampa. Por cima, da manta usei espuma acústica e feltro, combinados da melhor maneira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu peguei a manta DAT.. tenho informaçoes que é a mesma manta! comprada na mesma fabrica da china!

 

só que a focal bam é um pokinhoo só mais cara!rrsrs coisa de o dobro do preço! inclusive tive a opotunidade de comparar uma com a outra e parecem realmente ser identicas!! no caso!$$$ fui de DAT mesmo!$$$$ rs

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu peguei a manta DAT.. tenho informaçoes que é a mesma manta! comprada na mesma fabrica da china!

 

Quanto custou a manta DAT?

 

Quantas portas (1 ou 2) normalmente um pacote da DAT consegue fazer, se usarmos na lataria toda de fora e em todo o foro de dentro da porta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...