Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
bruno.ctavares

Ajuda com detalhes

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

 

bom, após ajuda de alguns aqui, finalmente montei parte do meu set, DIY:

 

- CARRO: Astra Hatch 2P 2005

- Portas tratadas com seladim

- HU: Clarion CZ702

- 2 VIAS: Focal 165V30

- AMPLI: DAT 800/4

- RCA: Technoise séries 800

- Fiação Speaker: Technoise 3mm

- Fiação Força: Technoise 21mm

 

O sub já está comprado (Questo 350W 10"), porém ainda não tive tempo de fazer a caixa..

 

 

Fiz toda a instalação como manda o figurino: RCA passando pelo meio do carro, isolado de qualquer outro fio do veiculo; Cabos speaker sem imenda nenhuma do ampli ao crossover; para minha primeira fase do set, resolvi deixar com o cross original e o sub vai ser ligado em bridge no DAT.

 

Porém agora estou com 3 problemas:

 

1. Há um chiado com o som ligado, saindo do tw e mid (posso retirar o RCA que o chiado permanece, porém ele aumenta quando o volume sai do zero). Será que é causado pelo DAT?

2. Achei o tw MUITO apagado, ele está off-axis, no lugar original no astra, porém estou com duvidas nas regulagens.

3. Quanto a regulagem, estou meio perdido: o ganho, ok, 5V é a saída da HU e o máximo no DAT (então deixei no máximo). A HU faz 3-way, então liguei os RCA no sub e no mid. O corte nos canais dos 2 vias, deixei em +- 55Hz no DAT (como diz no manual do Focal). Agora na HU, estou perdido para mexer, assim que ligo aparece para eu escolher: 2-way, 3-way ou normal... escolhi normal, está correto? a partir daí, eu regulo algo mais na HU?

 

 

Obrigado pessoal!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou perito mais acredito que tem que deixar em 2way. 3 way é quando está com bi amplificação.

 

Fiquei bem curioso pois no meu carro tenho um set parecido Tenho um Dat 800/4 e um sub questo 250wrms, E de up provalvelmente irei no clarion cz702 agora o kit irei para outro lugar.

 

Sobre o Tweeter apagado o pessoal fala que o tweeter do V30 é um tweeter com bastante brilho e bastante gente usa ele off-axis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc deixou o ganho no maximo ??? deve ser ai o problema do chiado

 

Cara, o ganho máximo do DAT é 5V e o pré-out da minha HU também é 5V, acho que não está errado, correto??

 

 

Não sou perito mais acredito que tem que deixar em 2way. 3 way é quando está com bi amplificação.

 

Fiquei bem curioso pois no meu carro tenho um set parecido Tenho um Dat 800/4 e um sub questo 250wrms, E de up provalvelmente irei no clarion cz702 agora o kit irei para outro lugar.

 

Sobre o Tweeter apagado o pessoal fala que o tweeter do V30 é um tweeter com bastante brilho e bastante gente usa ele off-axis.

 

Então cara, eu pensei em deixar em 2-way, mas acho que seria o caso de não usar sub e deixar o 2 vias em bi-amp.... eu acho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, da uma lida nesse topico sobre alinhamento de TA vai tirar algumas duvidas e é um sistema que sua hu permite.

http://autoforum.com.br/topic/189438-alinhamento-de-tempo-ta/

 

Pelo que eu li nesse mesmo topico 2way é quando é um sub e um kit duas vias com cross. mais deve funcionar tbm sem o sub.

 

O ta pelo que eu li não fica perfeito com kit que usa cross over mais bem ajustadinho deve dar um resultado bacana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho, confere o aterramento. Quanto ao twiter, vê direito as regulagens, tenho um astra também e o local original deles não atrapalha o seu desempenho, acho até que são bem direcionados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abaixa o ganho do amplificador.....o ruido vai embora na hora......pode ter ctz.....regulagem correta de ganho de amplificador é feito com RTA/ osciloscópio/ ou experiência e afins....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abaixa o ganho do amplificador.....o ruido vai embora na hora......pode ter ctz.....regulagem correta de ganho de amplificador é feito com RTA/ osciloscópio/ ou experiência e afins....

 

Abaixa pra quanto +-?

E sobre o TW apagado? o que vc me diz amigo?

 

Também acho, confere o aterramento. Quanto ao twiter, vê direito as regulagens, tenho um astra também e o local original deles não atrapalha o seu desempenho, acho até que são bem direcionados.

 

Aterramento está no parafuso do cinto, acho que não está com problemas.... quanto as regulagens, eu não sei o que fazer..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abaixa o ganho todo, e regule entre 25 a 50 % jah deve estar razoável, bom eu tive este TW, eu tive por uns tempos em meu carro, e definitivamente uma coisa que ele não é, é ser apagado, tem procedência o kit??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abaixa o ganho todo, e regule entre 25 a 50 % jah deve estar razoável, bom eu tive este TW, eu tive por uns tempos em meu carro, e definitivamente uma coisa que ele não é, é ser apagado, tem procedência o kit??

 

Sim, eu mesmo que comprei, na França, e novo.

 

O que tenho receio é das regulagens do rádio... quando coloquei o 2-way por exemplo, parece que bagunçou tudo... ficou indo frequencias baixas só para o 2 vias.. 3-way eu nao tentei, mas acho que nao faz sentido... então deixei o normal..

Editado por bruno.ctavares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a ligação do rca está belezinha? os rca dos falantes estão ligados na front do player? e as do sub na saida de sub mesmo? pq o meu set é bem mais simples e a regulagem de direita esquerda e frequencias fica certinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a e amigo voce sabe que a ligação de bridge do DAt 800/4 é diferente da convencional né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a ligação do rca está belezinha? os rca dos falantes estão ligados na front do player? e as do sub na saida de sub mesmo? pq o meu set é bem mais simples e a regulagem de direita esquerda e frequencias fica certinho.

 

A ligação física está ok sim cara.. o sub tá em Sub/Rear e o 2 vias no Front/Mid... o outro canal é Rear/High.. que está desligado...

 

Acabei de olhar aqui, o que diz no manual: (Acho que tenho que ligar no normal realmente)

 

2uzqqmx.jpg

Editado por bruno.ctavares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe, no ampli eu deixo em Full, HPF ou LPF? Full, certo?

 

a e amigo voce sabe que a ligação de bridge do DAt 800/4 é diferente da convencional né?

 

Qual a diferença? pelo que vi, é normal a ligação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se seu player é 5v o ganho tem que esta no minimo não no máximo!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra causa para o ruído, é se os cabos speakers estão perto ou encostados na lata do carro...

 

Mas no seu caso, deve ser o ganho mesmo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim no mínimo de uma lida sobre ganho em amp que vai entender

 

A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou tentar ajudar a vc entender pra que serve o ganho!!!

 

exemplo:

 

seu amp tem regulagem de voltagem de entrada(ganho) de 6v a 1v e vc tem um player com a saída rca com voltagem de 2v, logo o ganho vai ter que esta mais próximo do 1v para os 2 sinais estarem alinhados!!!

 

digamos que vc tbm tenha uma hu com saída de 5v, logo o ganho vai ter que esta mais próximo do 6v para os 2 sinais estarem iguais, a função do ganho é essa deixar o sinal de entrada do amp igual ao sinal de saída da hu, para fazer isso com precisão somente usando um osciloscópio!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou tentar ajudar a vc entender pra que serve o ganho!!!

 

exemplo:

 

seu amp tem regulagem de voltagem de entrada(ganho) de 6v a 1v e vc tem um player com a saída rca com voltagem de 2v, logo o ganho vai ter que esta mais próximo do 1v para os 2 sinais estarem alinhados!!!

 

digamos que vc tbm tenha uma hu com saída de 5v, logo o ganho vai ter que esta mais próximo do 6v para os 2 sinais estarem iguais, a função do ganho é essa deixar o sinal de entrada do amp igual ao sinal de saída da hu, para fazer isso com precisão somente usando um osciloscópio!!!

 

Sim, mas é isso que eu sei mesmo... o meu ampli vai até 5V e a HU tem pré-out de 5V... o ideal seria casar os 5V de cada.. logo, no maximo, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo a ligação do bridge que eu digo, nos amps a maioria o tradicional é o primeiro no ultimo do segundo.

ja o do dat 800/4 que é invertido os polos do 4ch.

 

então ficaria o primeiro ligado no terceiro polo entendeu?

 

vai colocar o positivo no primeiro canal a esquerda pular 1 e colocar o negativo no terceiro canal da esquerda para a direita.

 

eu usei errado uns 6 messes pois o instalador colocou da forma tradicional do primeiro no ultimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste com o ganho mais baixo, o ruído é proporcional, se abaixo o ganho, o ruído abaixa, mas quando aumento o volume no player, ele aumenta também.. ou seja, deu na mesma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo a ligação do bridge que eu digo, nos amps a maioria o tradicional é o primeiro no ultimo do segundo.

ja o do dat 800/4 que é invertido os polos do 4ch.

 

então ficaria o primeiro ligado no terceiro polo entendeu?

 

vai colocar o positivo no primeiro canal a esquerda pular 1 e colocar o negativo no terceiro canal da esquerda para a direita.

 

eu usei errado uns 6 messes pois o instalador colocou da forma tradicional do primeiro no ultimo.

 

hahaha, isso sim, mas tá escrito no ampli, só olhar la! mas obrigado pela dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só pra constar não conheço seu amplificador então não tenho certeza, mas todos os amp que já possui normalmente ni min é regulagem da voltagem mais alta e no máximo é a regulagem da voltagem menor, por isso que tem player 2v normalmente sempre usam o ganho quase no máximo, e o player com rca 4/5v é justamente pra usar o ganho o minimo possível, da uma conferida no seu amp, mas acredito que deve ser do mesmo jeito!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...