Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

Renô Fluêncio - agora sim, brincando de SQ!

Recommended Posts

Caramba Alves... sacanagem. Ele (seu irmão) tá bem??

Tá puto (claro), mas tá bem sim. :legal: Ñ deu nem p/estourar o air-bag.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Update: depois de muita pensação, olhação em fotos, etc... cheguei a conclusão que vou começar por um set simples, de olho na possibilidade de um tablet 7" xingling com SPDIF no futuro. E guardar o 'set old garimpado' (l3se, focal, ppi, 7998) pra um duas-vias no futuro carrim antigo (na verdade, rola até um residencial, se tiver uma fonte de uns 60A).

Até o momento a conta tá assim:

processador 4to6D + controles analógicos de sub, volume e preset = aqui comigo, nunca usado.

amp estéreo = Mosconi One 120.4 = idem.

amp sub = Arc mini 2 canais = idem (e faz tempo hein...).

sub = JL 6w3v3 em dutada na lateral ou LT no fundo do porta-malas, ambas feitas em casa no MDF 15mm - será ele mesmo, não sou fanático por graves, a idéia é só complementar o trabalho dos mids.

kit = 2 vias 5", preciso vender meu Epic 6" pra comprar o novo kit; tá anunciado nos classificados daqui já.

cabeamento = tenho só o spk do sub e os RCAs (canare). Faltam ainda o de alimentação e speaker para mids/tw; se sobrar um troquinho no final deste mês eu vejo esta parte logo (seguro pra pagar (4x390), e pra não financiar nada do renô, paguei o bixim à vista e deixei 4.9k em 4x de 1225 no cartão. Ou seja, 4 meses vivendo com muita parcimônia...hehe....). Idéia de usar shok para ambos, linha reference (spk) e reference ou classic (alimentaçao)

distribuidor 2 vias com fuses Maxi, porta-fuse Maxi = guardados aqui.

Por hora é isso. Ainda tou sem o carro (pego só na segunda, atrasou a entrega - tá vindo de Rondonópolis, interior daqui), mas já tá segurado/faturado. Brincando de controlar a ansiedade... ;)

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhhhh... pensei q seria o set mais modafoca.

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, pior que talvez seja mesmo. Peguei um fluence emprestado (o meu, só segunda...) e tou com ele. Meu filho, pensa num áudio RUIM com força... interface, qualidade de áudio, tudo. Mexi bastante, levei meu pendrive com músicas que estou acostumado a ouvir, o do Fiesta era umas 10x melhor; o do Fluence tá alí pra preencher espaço e pra não dizerem que não tem som. Pode ser que o do Privilege (Arkamys) seja melhor, não duvido, mas o do Dynamique é ruim com vontade. Nem compensa mandar pro processador. Pra piorar, a interface é bisonha: trocar pastas, avançar, volume, tudo fica onde não se espera... realmente não rola.

O ponto positivo: o espaço acima do painel e ao lado da coluna comporta um l3se brincando (sério, dá pra tirar a tampinha do tw e usá-la para 'vazar' uma caixinha pro L3se, que ficaria fixa na coluna A). Tem espaço pra burro e não atrapalha a visão, o painel tem um 'degrau' para o vidro.

Outro ponto positivo: se não conseguir uma interface, nem vou ficar chateado - o controle de volante tem volume, mute, source e faixa só. Mais nada. Nem troca de pastas rola.

Revendo aqui minhas idéias, e olhando molduras 1DIN (tem de 190 a 500 reais), e interfaces, e headunits... dá pra montar o 7998, mas ficaria sem USB/BT. Ou pegar uma alpine 'mudérrnnna' com BT/USB e colocar o 4to6D pra processar tudo. A original é que, acho, não fica... nem pro dia-a-dia anima.

Outra coisa que olhei, o fundo do porta-malas é perdidão, não dá pra alcançar coisas lá. Daí pra uma box de 50 litros com 2x10" ou 1x12" é um pulinho... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bão, levei L3se e telinhas pra dar uma olhada no carro, rola tranquilíssimo e sem fechar a visão de ninguém. Rola até nos triângulos dos retrovisores, só tenho de ver se são 'vazados' para os forros de porta (l3se precisa disso).

Ontem liguei o alpine 7998 pra brincar, sem tocar nada (sem fonte pros amps, e sem vontade de ligar no residencial), apenas para navegar pelos menus, etc. Tirando a ausência de BT e USB, e a cor (verde) diferente do painel, daria para usar de boa no projeto, interface Canbus->IR (ele não tem entrada wired remote) e deu. Uso em modo 'normal' (não-3vias), já que ele começa o corte em 1khz pro tw... mas em modo normal corta 200hz 24db HP pros mids. Ou... corto em 400hz/12db no amp PPI (no Mosconi 120.4 não dá, termina em 280hz/12db). Ainda dá pra ligar a saída do 7998 (aí teria de usar tudo flat, sem TA, EQ, cross, nada) na entrada do Mosconi 4to6, e fazer tudo por ele - 3 vias com cortes pra full, EQ completíssima, TA, etc)...

Tem ainda outra idéia (haja idéia), de usar o PPI pra amplificar o mid 5" (tipo 60/200hz 12db) e L3se (algo como 200hz/24db em frente) e o 120.4 em dois bridges, pra dois subs 10"... aí já liga o alerta pra alimentação, mas ainda é pensável. Não sei se vale a pena usar o Mosconi 4to6D com o 7998, já que estaria usando o alpine só como leitor, sem processamento algum, e teria uma conversão D/A, outra A/D, RCAs, A/D de novo e nova D/A mais RCAs para os amps. Neste caso, talvez melhor usar só o 7998, cortar o L3se nele como possível (200hz 24db por ele ou 400hz 12db pelo PPI) e boa.

Outra alternativa (sempre elas!), pegar um alpine moderninho com BT e USB, mandar totalmente flat na entrada do 4to6 e cortar tudo por lá - usando inclusive os controles de sub e preset do bixim. E guardar o 7998 pra uso futuro (ainda sonho com uma Caravan ou C10 antiguinha).

Pensei em deixar o hu original e 'tabletizar' a coisa, via SPDIF no 4to6, mas sei lá se é prático no dia-a-dia ficar plugando tablet, startando, selecionando, pondo pra tocar, trocando música e pasta por ele, etc... qualidade provavelmente seria afud..., mas... e a praticidade da coisa???

Por hora é isso. Amanhã pego o 'meu' carro (o de agora é emprestado), e aí posso olhar com mais tranquilidade (e desmontar alguma coisinha, claro). :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pô... uma pena se ñ usar o 7998.

Essas horas que um 7998R cairia bem... Saída ótica...

Compartilhar este post

Link para o post

Essas horas que um 7998R cairia bem... Saída ótica...

Ñ sabia dessa diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

updates: tou com o carro agora (o meu, não o emprestado)... ô delicinha esse renô!! :legal:

Vou ter de montar o 7998 na fonte novamente e medir o 'espaço de manobra' da Phantom Face; no fluence ele fica bem na frente da alavanca de câmbio (at), tenho de ver se ele consegue 'fazer a mágica' na posição 'P'.

Tentei ouvir um jazz ontem (ahmad jamal, freeflight snme, de 71) num MP3 decente (320) e... caramba, cabô com o piano, doeu nos ouvidos. Quando mais baixo, pior (os detalhes somem, e começa a fanhosidade). Vou experimentar em volume mais alto se a dinâmica é melhor, mas tou achando bem ruinzinho o som original - mesmo que os falantes fossem fracos/leves, ao menos o áudio era para ser limpo, e não é. Enfim...

Tava pensando 'com meus botões': estas HUs aftermarket com bluetooth... só funfa com o aparelho ligado, certo? Se tá com a frente no lugar e desligado, o BT nem tchuns, correto??? Começando a achar que BT 'válido' só o original msm, que tto faz se o HU está tocando ou não o aparelho será pareado e atenderá quando necessário. No meu caso não dá pra montar o 7998 em outro local, mas pensei se o original não poderia ser montado em outro local e o 7998 no espaço original.

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Começou a brincadeira... :)

Já catei minha espátula e tirei o triângulo dos retrovisores, rola o L3se alí:

2w71npk.jpg

Espaço tem, e tem ventilação para o forro tbem... melhor do que eu pensava. Vou cotar os triângulos na css amanhã... se for barato, compro um par pra começar a mexer.

vht0sg.jpg

Abri o espaço do tweeter tbem, melhor pedida é guardar a telinha original e fazer outra em MDF, se quiser montar mid+tw ou mid+l3se+tw. Espaço para tweeter é raso, todavia... pensei no L3se nas colunas e ventilando alí, mas achei mais 'harmônico' e possivelmente mais interessante em direcionamento no triângulo msm.

15ceplc.jpg

Por hora é isso!!! :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

Ai sim. Agora senti firmeza!!!

Cara, eu posso acabar com tuas chateações. Me manda esse 7998 velho aí que eu te mando um alpine moderno, do ano, com usb e bt.

Eu sei que eu vou sair no prejuízo, trocando um player novo e moderno por uma velharia dessas, mas, né..... fazer o que, a gente tem que ajudar os amigos!

Compartilhar este post

Link para o post

JoelSS, hehe... tá certo!!! :) Pior q medi no carro hj e levei um susto - não há espaço pra frente abrir/fechar no Fluence... :/ vou ver se rola algum outro espaço de montagem, senão terá de ser outro player msm. Tem 6cm da alavanca de câmbio até a fente do player, o 7998 exige uns 8 cm...

Garagaoz, que kit lindo!! E bom de preço, para um DLS original (garantido)... eu já comprei um Hat Unity 5", deve estar chegando aqui estes dias; estava num preço bom, muito novinho, abracei. Vai ficar mid Hat+full Hat...hehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Garagaoz, que kit lindo!! E bom de preço, para um DLS original (garantido)... eu já comprei um Hat Unity 5", deve estar chegando aqui estes dias; estava num preço bom, muito novinho, abracei. Vai ficar mid Hat+full Hat...hehe...

Compreendo... fiz o mesmo e voltei pro HAT tbm...

Compartilhar este post

Link para o post

Acomanhando.

Você é a primeira pessoa que vejo aqui em Cuiabá com um som desse nível, ando lendo bastante o fórum para ver se aprendo alguma coisa pra tentar montar um som sq um dia agora que abandonei o "pancadão" rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcos, se eu te falar que aqui em Cuiabá já tivemos som beeeeem acima disso, na década de 90...hehe,... O duro é que as lojas foram deixando de lidar com isso, e as instalações foram ficando cada vez mais trio, trio, trio... mas lá por 97, 98 chegamos a ter carros na cidade com 3x Soundstream Reference, com Fosgate Symmetry EPX2, com Alpine top da época, com falantes OZ Audio, Fosgate Audiophile e outros feras da época. Pena que não tinha acesso facil a cam. digital como tem hoje, gostaria de ter documentado tudo isso. Como não tinha, fica só a memória...rs...

Compartilhar este post

Link para o post

Ai sim. Agora senti firmeza!!!

Cara, eu posso acabar com tuas chateações. Me manda esse 7998 velho aí que eu te mando um alpine moderno, do ano, com usb e bt.

Eu sei que eu vou sair no prejuízo, trocando um player novo e moderno por uma velharia dessas, mas, né..... fazer o que, a gente tem que ajudar os amigos!

Joel, pior que o ítem que era mais 'certeza' de ir pro carro, justamente o 7998, acho que não vai entrar. Dá para instalar, mas o espaço para movimentar a frente não dá... medi novamente hoje, vou ligar o player pra medir de novo, mas aparentemente não rola. De repente a gente troca num alpine moderninho com blutúfi e úsbi... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Holy shit... medi tudo novamente, carro e player, não dá. Teremos de usar ou um HU 'normal' ou o original e outra fonte (digital, de preferencia) quando quiser 'ouvir música de verdade'. Cda 7998 vai pra venda msm, e vou montar o processador...

'a luta continua'!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Demorei um pouco p/entender. o-o-[^] É por conta da frente dele, que quando aberta fica maior q 1din.

Compartilhar este post

Link para o post

Demorei um pouco p/entender. o-o-[^] É por conta da frente dele, que quando aberta fica maior q 1din.

quase isso, Alves. A altura da frente é tranquila, não seria problema. O problema é a movimentação dela, durante a movimentação ia esbarrar na alavanca do câmbio quando esta estivesse em posição 'P' (park), que é justamente onde fica com o carro parado... e aí, tchau mecanismo. Melhor salvar o 7998 né...rs....

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

quase isso, Alves. A altura da frente é tranquila, não seria problema. O problema é a movimentação dela, durante a movimentação ia esbarrar na alavanca do câmbio quando esta estivesse em posição 'P' (park), que é justamente onde fica com o carro parado... e aí, tchau mecanismo. Melhor salvar o 7998 né...rs....

Puts! Então, fica tão perto do painel q até a mão pode esbarrar na frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Joel, pior que o ítem que era mais 'certeza' de ir pro carro, justamente o 7998, acho que não vai entrar. Dá para instalar, mas o espaço para movimentar a frente não dá... medi novamente hoje, vou ligar o player pra medir de novo, mas aparentemente não rola. De repente a gente troca num alpine moderninho com blutúfi e úsbi... ;)

Bah, que pena...

Mas, qualquer coisa, MP [¨]

Sobre o Kit... Se tiver tempo e paciência instale o L3 Se. Se você ainda não ouviu ele, não sabe o que está perdendo.

Esse falantinho é difícil de descrever.. Só acredita no que ele é capaz quem ouve.. Arruma um Cap que corte beeeem alto o TW, aí coloca e testa com e sem tw...

Quando for usar sem, dê um tapa no eq em 18 e 20khz...

O melhor de tudo é a imagem que forma. O foco fica absurdo. Imagina só, de 250hz pra cima tudo vindo de uma única fonte, e na altura do painel?

É um doce... É certeza de palco na altura do retrovisor interno...

Compartilhar este post

Link para o post

É Joel, tou analisando bem a situação. Por um lado o kit 2 vias é bom (Unity), o tweeter é o do kit Clarus, e o midbass está pertinho do tweeter no fluence (altura do puxador de porta, alto). De outro, o L3se está na mão, e tem espaço para ele no triângulo do retrovisor. Os dois simultâneamente tbem rolariam, mas envolveria um corte passivo (tw), como vc. falou. Fico na dúvida se 3 vias seria a melhor pedida, ou um 2 vias mais trabalhado.

De qualquer forma, seja qual driver 'sobrar' (l3se ou tweeters+cross), irão parar em duas books residenciais, para formar um 2.1 caseiro (com o 6w3v3).

Sobre o head, tirei umas fotos dele, mas não achei o cabo pra tirar da cam... vou ver se faço isso amanhã. Mas vai pra venda, provavelmente, não tem muito jeito msm.

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Puts! Então, fica tão perto do painel q até a mão pode esbarrar na frente.

Sim Alves, e quando ele fosse abrir/fechar, o 'giro' que ele faz esbarraria na alavanca, com o carro parado. Por um centímetro, mas esbarraria... pior que ele me dispensaria de usar o Mosconi 4to6D, daria para fazer tudo pelo head. Enfim, continuo na luta...rs...

abs,

RIcardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...