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Fortes

Correia Elástica x Bomba d'água

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Bom dia pessoal,

 

Fui agendar a manutenção dos 60.000km do meu carro e pra minha surpresa, encontrei a correia elástica(poly v) rasgada.

 

O carro tem 4 anos, motor 1.6 EA111.

 

Pelo manual, diz que tem que trocar a cada 90k km(ou 120, agora to na dúvida) ou a cada 4 anos, que o meu carro completou em janeiro, então decidi trocar tudo...

 

Correia dentada + tensionador;

Correia poly v(AC, DH, Bomba d'água, alternador)

Correia que não sei o nome e liga outra coisa que não sei o nome. Uma correia fininha e barata(R$30) que ví que já está desfiando. perguntei pro mecânico o nome da peça e da correia mas esqueci mesmo.

Óleo 5w40

Filtro de óleo

Filtro de combustivel

Filtro do ar condicionado

Filtro do ar do motor

 

Aí aqui entra a questão...

 

Me recomendaram trocar o que se não me engano é a polia da DH e a bomba d'água, pois as 2 irão sofrer com o aperto da nova corrente elástica. No caso da bomba d'água, o pessoal da mecânica me disse(e me mostrou uma bomba) que pode vazar líquido do arrefecimento pelo rolamento por causa da pressão da nova corrente sobre aquele ponto. Além de que, tenho que trocar o líquido de arrefecimento pela idade também.

 

Me disseram que eu posso trocar a bomba d'água mais tarde, porém, ela pode começar a vazar, chiar e eu tenha o gasto dela + MO pra fazer a troca.

 

A mão de obra pra trocar as 3 correias + tensor + bomba d'água + polia da DH fica em R$308.

 

 

Obrigado

 

 

PS: Sei que o valor da MO tá acima da média, mas essa oficina me da garantia de 6 meses nos serviços executados. Inclusive quando tive problema com um anel de vedação rachado em troca de óleo, eles trocaram o anel com problema, trocaram novamente o óleo e mais o parafuso de vedação como garantia do serviço.

Editado por Fortes

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Pode ocorrer o vazamento sim, como pode não ocorrer... ou seja, é o risco.

 

Veja o valor das peças em questão e veja se te "aperta". Eu pessoalmente não trocaria não, mas vai de cada um. No meu carro já fiz a troca da correia 2x e não deu problema.

Editado por Kleberlpa

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No outro carro que tive, fiz a troca da correia com 80k e vazou a bomba d'agua com quase 115k.

 

Eu sempre tento fazer/trocar tudo o que for possivel dentro do meu limite $$$. Para evitar ficar desmontando e montando.

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Bom dia pessoal,

 

Fui agendar a manutenção dos 60.000km do meu carro e pra minha surpresa, encontrei a correia elástica(poly v) rasgada.

 

O carro tem 4 anos, motor 1.6 EA111.

 

Pelo manual, diz que tem que trocar a cada 90k km(ou 120, agora to na dúvida) ou a cada 4 anos, que o meu carro completou em janeiro, então decidi trocar tudo...

 

Correia dentada + tensionador; ( bomba d'agua)

Correia poly v(AC, DH, Bomba d'água, alternador)

Correia que não sei o nome e liga outra coisa que não sei o nome. Uma correia fininha e barata(R$30) que ví que já está desfiando. perguntei pro mecânico o nome da peça e da correia mas esqueci mesmo. deve ser a correia da arvore de comando certo?

Óleo 5w40

Filtro de óleo

Filtro de combustivel

Filtro do ar condicionado

Filtro do ar do motor

 

Aí aqui entra a questão...

 

Me recomendaram trocar o que se não me engano é a polia da DH e a bomba d'água, pois as 2 irão sofrer com o aperto da nova corrente elástica. No caso da bomba d'água, o pessoal da mecânica me disse(e me mostrou uma bomba) que pode vazar líquido do arrefecimento pelo rolamento por causa da pressão da nova corrente sobre aquele ponto. Além de que, tenho que trocar o líquido de arrefecimento pela idade também.

 

Me disseram que eu posso trocar a bomba d'água mais tarde, porém, ela pode começar a vazar, chiar e eu tenha o gasto dela + MO pra fazer a troca.

 

A mão de obra pra trocar as 3 correias + tensor + bomba d'água + polia da DH fica em R$308.

 

 

Obrigado

 

 

PS: Sei que o valor da MO tá acima da média, mas essa oficina me da garantia de 6 meses nos serviços executados. Inclusive quando tive problema com um anel de vedação rachado em troca de óleo, eles trocaram o anel com problema, trocaram novamente o óleo e mais o parafuso de vedação como garantia do serviço.

 

as minha conclusões: se as pecas são de marcas renomadas ou ''originais'' não vejo valor absurdo não. ta ate num preço satisfatório.

só não vejo a precisão de trocar a polia da DH. a bomba d' agua só através de teste da pra concluir se ela esta boa ou não! pois ela

e uma caixinha de surpresas já vi dando problema comigo no carro com 50k como no meu agora que rodou 140k

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