Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Carregar bateria estacionária

Recommended Posts

Buenas povo!

 

Tenho no meu trio 2 baterias Freedom 115ah e uma moura Clean 105ah e possuo uma fonte Dbsound 80ah @ 14,4v.

 

Sei que a fonte não é o melhor método de carregar a bateria, pelo o que pesquisei o ideal é de pelo menos 10% da capacidade (carga lenta).

 

As especificações da freedom:

Tensão de Flutuação : de 13,2 a 13,8V @ 25 ºC

Tensão Carga / Equalização : de 14,4 a 15,5V @ 25 ºC

 

Da Moura clean:

Tensão de Flutuação : de 13,2 - 13,38V @ 25 ºC

Tensão Equalização : de 14,16 a 14,4V @ 25 ºC

 

Como tenho um total de 335ah de bateria, preciso de uma carga lenta de no máximo 30ah, minha ideia seria comprar um carregador entre 10 e 20ah.

 

Minha duvida é em relação a tensão de carga, devo me preocupar em manter sempre em 14,4v? Nesta tensão eu vou conseguir a carga completa nas freedom?

 

Se passar dos 14,4v, terei problemas com a moura?

 

Obrigado!

Editado por I2afael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ACONPANHADO

Eu particularmente não passaria dos 14,5v em nenhuma das baterias.

levei as minhas em 15,2v foi pro pau....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ACONPANHADO

Eu particularmente não passaria dos 14,5v em nenhuma das baterias.

levei as minhas em 15,2v foi pro pau....

 

Quais eram as baterias? São estacionárias?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante, nunca tinha reparado desse diferença na voltagem da freedom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais eram as baterias? São estacionárias?

iyta.jpg

mykt.jpg

 

Ai nas fotos estava numa margem até que ''aceitavel''

mas depois subi muito ferveu a bateria e foi pro pau ta marcando 7v.

 

 

Edit: Detalhe apenas 1 bateria parou e foi pros 7v

porem a outra vi que nao tava segurando igual antes.

ela marcava 13,5~13,6 depois de algumas horas

e depois que mandei os 15,2 direto tirava e ja baixava pra 12,9~13 rapidinho...

dae vendi :vts

Editado por AllanMF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante, nunca tinha reparado desse diferença na voltagem da freedom.

:+1

achei que por ser estacionária, era obrigado a carregar em carga mais lenta..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bah mas que mer** ein, bateria AGM ainda, preju fodido!

 

Pensei em fazer esse carregador gambiarra com fonte de PC, será que consigo uns 10ah? qual a tensão máxima?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho um, no vazio ele fica em 15,6V, mas numa bateria, por mais carregada que ela esteja, nunca passou de 14,2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso uma fonte de notebook com regulagem de tensão para a minha freedom. Quando falei com o pessoal da freedom eles me recomendaram fazer a equalização (15,5volts) apenas algumas vezes e por breve período de tempo, no mais deixo a bateria a 13,7 a 14volts a mais de 2 anos sem problemas.

 

Tem uma empresa que vende um carregador de baterias estacionaria e o mesmo faz a equalização. Vou procurar o contato que esta no outro pc.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha AGM , só carrega no alternador do carro, com cabo terra de 10mm, coisa linda!!

 

marca 13,1V carro desligado todo dia hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha AGM , só carrega no alternador do carro, com cabo terra de 10mm, coisa linda!!

 

marca 13,1V carro desligado todo dia hahahaha

mas ela sozinha ou ligada com a do cofre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bah mas que mer** ein, bateria AGM ainda, preju fodido!

 

Pensei em fazer esse carregador gambiarra com fonte de PC, será que consigo uns 10ah? qual a tensão máxima?

da pra subir até 16v onde os capacitores aguentam...

da pra tirar sim uns 10~15a eu usava ela como fonte tambem junto com as 2 agm e 1 moura de 60

tocava a 7k2 @4 + o player acima de 13,5v em volume bem alto quase clipando e não desarmava....

comprei ela no ml.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente não vejo a necessidade de comprar um carregador/fonte de menor potência se você já tem uma fonte bem dimensionada para o sistema.

 

Não é porque a fonte tem 80A de potência máxima que ela vai liberar isso o tempo todo. Carregando bateria a fonte só vai liberar os 80A se as baterias estiverem totalmente descarregadas, o que eu acho que você não deixaria acontecer né?

 

Para apenas completar carga eu diria que a fonte não vai mandar nem metade desta corrente máxima anunciada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente não vejo a necessidade de comprar um carregador/fonte de menor potência se você já tem uma fonte bem dimensionada para o sistema.

 

Não é porque a fonte tem 80A de potência máxima que ela vai liberar isso o tempo todo. Carregando bateria a fonte só vai liberar os 80A se as baterias estiverem totalmente descarregadas, o que eu acho que você não deixaria acontecer né?

 

Para apenas completar carga eu diria que a fonte não vai mandar nem metade desta corrente máxima anunciada.

na verdade, até com a bateria bem descarregada.. ela jogar a potencia máxima por um espaço de tempo bem pequeno..

é comum carregador de 80ah mandar por volta de 20 a 30ah em modo carga (sem outro consumo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade, até com a bateria bem descarregada.. ela jogar a potencia máxima por um espaço de tempo bem pequeno..

 

Sim, mesmo neste caso ela só manda corrente máxima por pouco tempo, vai só diminuindo conforme a bateria é carregada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso uma fonte destas dr CFTV, de 10A, regulo ela pra mandar em vazio 14,6V, quando coloco nas optimas ela vai subindo lentamente a tensão de 10,5 até os 14,5V, quando desconecto ela a bateria ta carregada, pouco coisa acima dos 13V...

Paguei,79 no carregador, tinha de15 A tbm ali na eletropartes, no estreito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom saber!!

 

Considerando que tenho uma boa sobra de bateria e o consumo baixo (sd2000 no dobro da impedância) vejo muita lógica no comentário do Lucas, vou deixar de lado esse negócio de carregador e começar a utilizar mais a fonte, principalmente antes dos finais de semana aonde irei usar o som.

 

Obrigado a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa usar fontes ''JFA'' sem baterias direto no amplificador da problema por causa do pico que o amp da em certas vezes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa usar fontes ''JFA'' sem baterias direto no amplificador da problema por causa do pico que o amp da em certas vezes?

não era pra dar..

massssssss... sabe como é.. é eletrônico...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não usaria.

 

Colocaria NO MÍNIMO qualquer bateria, por mais fraca que fosse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando aqui no embalo rsrs

Tenho uma JFA 80Ah, meu som tem apenas 1 alpha 110 e uma Heliar 75, de picos snme o total é de 1550A e o som de acordo com as impedâncias estaria mandando por volta de 3800w com corte inicial baixo 45Hz... como pode o amperímetro da fonte marcar sempre abaixo de 10A sendo que estou em déficit de bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente não vejo a necessidade de comprar um carregador/fonte de menor potência se você já tem uma fonte bem dimensionada para o sistema.

 

Não é porque a fonte tem 80A de potência máxima que ela vai liberar isso o tempo todo. Carregando bateria a fonte só vai liberar os 80A se as baterias estiverem totalmente descarregadas, o que eu acho que você não deixaria acontecer né?

 

Para apenas completar carga eu diria que a fonte não vai mandar nem metade desta corrente máxima anunciada.

 

Exatamente o q eu ia dizer...

 

Quando minha bateria ta bem descarregada...eu ligo minha fonte (usina) ela funciona bem forte...mandando bastante AH... percebo isso pelos Fios de saida esquentarem um pouco... e a fonte em si esquentar também... logo apos uns 10~15 min qndo a tensao ja está em 14,0v ela vai entrando em ''flutuação''...

 

Edit: O legal é q nessas fontes digitais a ''carga'' só é ''enviada'' de acordo com a necessidade...

 

Dá pra notar no Relógio geral da casa... quando a fonte esta ligada dá akele pico nos graves... o relógio acelera... e dps volta ao normal...

 

Gasta uma energia do k7

Editado por Eduardo_Gyn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...