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Alves

Saiba como funciona o ESP para motos

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Saiba como funciona o ESP para motos

 

A tecnologia desenvolvida pela Bosch estreou durante o Salão de Milão na motocicleta KTM 1190 Adventure

 

 

 

 

abre-ktm-1190-adventure-abs-traction-control-03.jpg

KTM/Divulgação

Sistema tem um circuito hidráulico que dosa a força do ABS e controle de tração

 

A 1190, da fabricante austríaca KTM, marcou a estreia do controle eletrônico de estabilidade em motocicletas. A bigtrail equipada com motor V2 de 150 cv foi apresentada no fim do ano passado, no Salão de Milão (Itália).

 

Batizado de MSC (Motorcycle Stability Control), o sistema desenvolvido pela Bosch em conjunto com a KTM tem a função de neutralizar a força do motor e dos freios conforme a inclinação da moto.

 

Para isso, a tecnologia usa sensores que medem a rotação das rodas e fazem uma associação com o ângulo de distância da moto ao solo.

 

Se o motociclista estiver muito rápido em uma curva e “puxar” bruscamente o manete, o sistema controlará o travamento da roda, evitando que ela derrape.

 

O mesmo ocorre quando o freio traseiro é usado. Se ambos estiverem acionados, o módulo eletrônico desempenha a função de controlar a distribuição da força.

 

Como em um cérebro, os sensores passam todas as informações para um módulo, que é o responsável por comandar o sistema de freios antitravamento – ABS – e o controle de tração.

 

Os dados enviados pelos sensores chegam aos componentes por meio de um circuito hidráulico, que por sua vez interliga todos eles.

 

O controle de estabilidade da KTM 1190 Adventure funciona tanto no asfalto quanto na terra, uma vez que a motocicleta faz parte de um segmento voltado ao uso fora de estrada.

 

Nesta situação, o controle de estabilidade evita a derrapagem da roda traseira quando ela estiver em locais de baixa aderência.

 

Segundo o presidente da divisão de Chassi da Bosch, Gerhard Steiger, o projeto nasceu após a realização de uma pesquisa, que apontou que 24% dos acidentes envolvendo motocicletas ocorrem em curvas.

 

A fabricante prevê que o novo sistema equipará outros modelos de diversas marcas ainda em 2014. Porém, a tecnologia só pode ser aplica em modelos que já são equipados com controle de tração e freios ABS.

 

670_bosch-msc.jpg

 

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/motos,saiba-como-funciona-o-esp-para-motos,17635,0.htm

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Muito bom !

 

Tecnologia à serviço da segurança é, sempre bem-vinda !

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