Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo_KBLO

(DIY) SQPL FOCUS! Som pronto!

Recommended Posts

Fala galera depois de ter todo meu som roubado no meu ex focus!(nao fazia nem um mes que tinha montado) Fiquei um ano e meio com o subaru so com dvd e sub bravox flat ligados na saida de sub do propio dvd!

Agora nao usava mais o carro ja que estou indo trabalha de trem e metro!

Bom vendi o subaru e peguei um focus 2003 1.8 16v zetec com todos opcionais do guia inclusive teto! Um achado! Carro esta zero sou o segundo dono!

 

E decidi montar denovo um projetinho de som!

 

Bom o painel do focus antigo eh ingrato pra aparelho as molduras ficam uma gambi! Fica muito feio! Entao descobri que o my connection serve como uma luva no painel! Entao no ml achei um my connection com entrada usb, ipod/iphone e saida Rca! Abracei na hora!

 

 

 

Entao vai ficar assim!

 

player de qualidade com TA e 3way!

 

Kit morel maximo de 6 em portas tratadas! Sei que nao eh um kit indicado pra sqpl mais comprei de um amigo a preço de oportunidade! E em testes que fiz me agradou bastante! Alem do que é um morel a preço de audiophonic!

 

Amp ja esta reservado com o rene r2 audio um Soudstream rubicon 4.600! 4x 100 rms e 300 wrms no bridged!

 

Sub tenho ja um fosgate P3 de 10 modelo antigo o cinza com aro cromado!

 

Acho que eh um bom set pra quem esta recomeçando do zero com som automotivo!

 

Minha duvida eh!

Alguem que conhece esse sub sabe se ele rende melhor em selada ou dutada?

Estou pensando seriamente em selada mudar um pouco ja que desde 2004 tenho som e sempre caixa dutada! Mais toda vez que ouço um carro com selada gosto bastante do grave!

Ja tenho uma caixa que ficou mto boa no pm do focus! Ela tem 40 l litragem pra cx dutada do fosgate! Mais posso reduzi-la pra 29L! O que acham?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, SQPL com morel máximo vai ser difícil...

O PL vai ter que vir do subwoofer...

Pézinho não rola ? Sempre li que o morel tempo ficava bom em pézinho, será que o máximo não fica ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow murillo ja tive pezinhos de 6l no palio por 4 anos! Hj em dia nao quero nem saber desse treco no pe enquanto dirijo nao! Ja to velho pra isso!

Pior que eu adoro uma pegada vindo dos mids! E o morel eh realmente beeemmm plano! Rs

Mais vai ser o set inicial! Depois vou upando aos poucos! Sem pressa e montando com gosto! E com certeza o kit ou apenas um mid focal entra na lista! Junto com um processador ou dvd alpine + pxa! E um amp de 600wrms dedicado ao sub!

Estou me segurando depois que temos filho a cabeça muda demais! Vendi o subaru e comprei o focus pra guardar a grana e fazer um pezinho de meia! Nao quero usar essa grana pra som e rodas! Senao ele ja estaria de 18 e com um belo sistema! Mais nao vou fazer isso! Entao vendi o que tinha parado! Rodas e som! E to montando esse sisteminha! Ai vou juntando uma graninha no mes a mes aquele troco do pao pra ir upando! Agora tenho que pensar no meu baixinho de 4 meses que ta tentando aprender a gatinhar Aqui do meu lado! Rs

Ai paguei 300 dilmas nesse kit! Nesse preço acho que eh uma otima neh? Rs

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de perguntar tb! Nao tenho acompanhado mto o assunto cabos!

Quais seriam os cabos custo beneficio hj em dia! Technoise mesmo?

Teria que ser um cabo bom em medios, tw e sub! Esse pode ser um pouco mais caro pois sera so de um metro! Do player ate o eq! Os outros podem ser especifico um bom pra st e o outro pra grave! Podem mandar um bom pra tw tb! Pois pretendo dependendo do custo deixar passado o cabo pra uma futura ligacao em bi-amp!

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SQPL com morel máximo vai ser difícil...

Concordo, acho que o Morel Maximo é um Kit BEM legal, pra faixa de preço, mas num tem muito a ver com sistemas SPL

realmente

 

Quais seriam os cabos custo beneficio hj em dia! Technoise mesmo?

Custo benefício pra mim é

Technoise TZ (ou serie 800 - vivem mudando essa porrra de nome) - Cabo BEM parrudo, bem dinâmico, proporciona bons agudos (mas perde em detalhamento pro Shock) - òtimo custo benefício

Knu Krystal (Acho o Knu bem flat, BEM parrudo tb, acho o Knu mais forte nos médios e graves que o Shock e o Technoise, mas ele perde em agudos pros 2 (mas o agudo do Knu não deixa a desejar).

Shock Refernce PRO (O Shock dos três, proporciona os agudos mais detalhados, mas não gosto muito dos conectores, que são BEM frágeis - danificam facilmente)

 

Alguem que conhece esse sub sabe se ele rende melhor em selada ou dutada?

Estou pensando seriamente em selada mudar um pouco ja que desde 2004 tenho som e sempre caixa dutada! Mais toda vez que ouço um carro com selada gosto bastante do grave!

Ja tenho uma caixa que ficou mto boa no pm do focus! Ela tem 40 l litragem pra cx dutada do fosgate! Mais posso reduzi-la pra 29L! O que acham?

Esse negócio de selado ou dutado acho que vai muito do gosto pessoal e do tipo de musica que a pessoa gosta

Eu, particularmente, prefiro caixa selada

MAS

Normalmente que compra um P3, faz caixa dutada. Até porque a proposta desse Sub é mais condizente com esse tipo de caixa

MAS

Acredito que em selada tb possa ficar bom sim. porque não ficaria né? Hehehe

O negócio é fazer a caixa e bota pra tocar pra ver se vira hehe

 

Além do mais, acho que a Selada combinaria mais com o Morel Maximo

PORÉM

Acho que fugiria um pouco do SPL e penderia mais para o SQ mesmo (partindo do pressuposto que o P3 de 10 numa selada, deve ficar BEM rapido heheh)

 

É com eu disse, selada ou dutada, vai do seu gosto

 

Poxa nenhuma opiniao? Nem um seu projeto vai ficar uma bosta?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Vc ja deve saber que HU original é triste né?

Mas com esse equalizador da Clarion eu acredito que melhore bastante (nao posso dar certeza, porque nunca testei isso, mas especulativamente, parece que vai ficar legal)

 

abs

Editado por Cogumelo Jones
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehe entao cogumelo!

O grande proble da hu sou eu! Kkkk sou mto chato com detalhes! Vc ve peguei o my connection pq realemente nao gostei de nenhuma moldura 1 din pro painel do old focus!

E a outra grande coisa eh! Eu tive um som muito parecido roubado no meu new focus! E ficou aquela coisa interminada! O my connection eh um visteon! E pra mim na minha ignorancia audiofila tocou muitissimo bem com essa mesma parceria! Eq clarion e soundstream! Entao vou fazer denovo! Hehe

 

Quanto ao spl eh assim! Sou dois extremos! Gosto muito de ouvir um bom mpb em um belo sistema nesse caso sempre abaixo o sub! Lembrando que o eq clarion tem controle de sub!

E sou DJ por hobie e amor! Pq profissional eh dificil! E sou fascinado em musica eletronica e extamente nesse caso eu acabo querendo um punch nos graves! Hehehe

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera estava esquecendo de um detalhe besta sabe! Rs Meu sub eh 4 + 4 ohms! Entao nao daria pra ligar em bridged! Entao vou pegar em outra oportunidade um audiophonic sensation hp 1000 pro meu sub! Ele toca 400wrms! Eh uma caixa de surpresa como ele vai tocar mais resolvi arriscar! Com certeza melhor que SD nano vai ser!

Ai como dizem que o cross do maximo nao eh la essas coisas! E agora tenho o amp dedicado ao st! Pensei em eliminar o cross e faZer um bi-amp com corte ativo pelo amp cortando um canal hi pass pro tw em uns 3,5k hz! E o meu soundstream tem band pass! Entao daria pra deixar o lpf dos mids de 50hz ate uns 2khz! Podendo assim ainda regular os ganhos para ver se o mid desce mais!

Segue foto do cross!

9ysubejy.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toca em Bridge sim

Vc liga ele em serie vai resultar em 8 Ohms

Vc pode fazer Bridge em 8 Ohms tranquilo (mais tranquilo até doque a de 4 Ohms, pois consome menos e exige menos do amp)

PORÉM

Vc vai perder BASTANTE potência

 

Sobre esse esquema ativo que vc quer fazer

Até da pra fazer os cortes pelo amp

Mais eles ficarão um tanto quanto imprecisos

Num sei se vai fica bom naum

Mas tenta, quem sabe num vira né hehe!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh entao o problema eh que vai cair metade da potencia! E 150 rms no cone pesado do fosgate o bichinho nao vao nem se mecher! Rs

Ia pegar um RE mais o problema eh que o P3 foi presente do meu cumpadre e acho disfeita nao usar! Alem do que gosto de sair das receitas e dar uma inovada! Hehe

Pow quanto aos cortes tava pensando nisso nao tem uma maneira de monitorar os cortes?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complica com HU Original

Monitorar os cortes e tal, de forma eficiente

Teria como fazer com processador de audio

Mas tenta fazer desse jeito que vc falou

Ve se fica bom primeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe pensei que desse pra medir com agum aparelho rta sei la! rs

 

de qlqr forma! o tw fica relativamente facil... o corte do cross morel é 3800hz.. como o amp vai ate 4k fica facil ficar bem proximo...

 

o mid vai ficar com o corte de 50hz ate 3800 lpf.. pelo amp tambem.. vamos ver no que dá!! pelo menos ate eu comprar meu processador!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe pensei que desse pra medir com agum aparelho rta sei la! rs

 

de qlqr forma! o tw fica relativamente facil... o corte do cross morel é 3800hz.. como o amp vai ate 4k fica facil ficar bem proximo...

 

o mid vai ficar com o corte de 50hz ate 3800 lpf.. pelo amp tambem.. vamos ver no que dá!! pelo menos ate eu comprar meu processador!!

Acho que com esses valores que vc falou do amp

Pode fazer o Hipass proximo o maximo (ou no maximo) por tuita

 

Pro Mid vc pode fazer o Low pass no mesmo ponto que fez o Hi para o Tuita, mas ai ele desceria até o infinito (Ai vc teria que tomar cuidado com a potência aplicada, pois pode danificar o Mid se mandar muita potência! Fora que o Mid excursionando demasiadamente irá atraplhar as frequências mais altas que ele tem que reporduzir))

Ou fazer hi pass pro Mid proximo no começo (tipo nuns 100Hz) e deixar ele subir ate o infinito (Ai tem o problema de que, quando ele chegar nos 4K (que seria o ponto de corte) ele ja não emitirá um som legal, pois não terá tanto controle assim e poderia atrapalhar a harmonia do sistema)

Então, eu acho que se pensa em ouvir BEM alto, faz Hi pass pro mid pra não danificar. Se pensa em mais qualidade, faz o Low pass! Mas o lance é testa né cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehehe..

 

entao mais pelo o que eu entendi.. o meu soundstream faz band-pass. nos canais 3 e 4, se vc ver na foto.. e nas specs!!

 

band pass (Hi e low ao mesmo tempo) pode ver que tem ate escrito Band no amp! entao eu devo conseguir cortar os mids em 50hz lpf e hi de 3800 12db oitava!

 

hannels 3&4 LPF (12dB/octave)50-800Hz, or 250-4kHz

 

se vc olhar na foto que coloquei! ele tem dois tipos de cortes no LPF.. estou entendendo que isso eh um band pass pros canais 3 e 4 entao consigo especificar uma faixa de corte pra ele!

 

Acho que com esses valores que vc falou do amp

Pode fazer o Hipass proximo o maximo (ou no maximo) por tuita

 

Pro Mid vc pode fazer o Low pass no mesmo ponto que fez o Hi para o Tuita, mas ai ele desceria até o infinito (Ai vc teria que tomar cuidado com a potência aplicada, pois pode danificar o Mid se mandar muita potência! Fora que o Mid excursionando demasiadamente irá atraplhar as frequências mais altas que ele tem que reporduzir))

Ou fazer hi pass pro Mid proximo no começo (tipo nuns 100Hz) e deixar ele subir ate o infinito (Ai tem o problema de que, quando ele chegar nos 4K (que seria o ponto de corte) ele ja não emitirá um som legal, pois não terá tanto controle assim e poderia atrapalhar a harmonia do sistema)

Então, eu acho que se pensa em ouvir BEM alto, faz Hi pass pro mid pra não danificar. Se pensa em mais qualidade, faz o Low pass! Mas o lance é testa né cara!

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sim

Desculpa

Mas pra cada par de canais vc pode escolher se vai fazer Low Pass ou Hi pass

Mas se vc usar o Kit com cross passivo ta sussa demais

Só fazer o Hi pass pro Kit e Low Pass pro Sub

De bouassss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao no caso do soundstream.. pelo o que entendi nos canais 3 e 4 o cross dele faz band pass (Hi e low ao mesmo tempo) pode ver que tem ate escrito Band no amp!

Entao eu devo conseguir cortar os mids em 50hz lpf e hi de 3800 12db oitava! é isso que estou achando!! o manual dele eh um lixo nao diz ao certo!! e ainda nao estou com o amp assiim que pegar irei testar!!

 

mais se fizer mesmo vai ficar show de bola! rs

 

Mas pra cada par de canais vc pode escolher se vai fazer Low Pass ou Hi pass

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem coisa melhor?

3y6ahu9y.jpg

 

ahyhugaj.jpgu6ady8yh.jpgtyzegavu.jpguze8ygys.jpg

 

Eq clarion

Audiophonic hp 1000

Terminal de bat connection

Portafuse bananinha monster

Rca shock e tecnoise

Soundstream rubcon 4.600

Fosgate p3

Morel maximo

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

zu3ebugy.jpgaqa3eje3.jpg

 

Enquanto espero dar o horario de sair de casa! Tinha que testar isso!

E simm meu amplificador faz band pass!

 

Testado e tocando muitooo bonito!

 

Fiz o corte pelo amplificador de 50hz ate 3800 12db pelo crossover do amplificador! Coisa boa eh coisa boaa neh!

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehehe valeuuu man...

 

pior que ficou!! mto loko esse cross com band pass.. outros amps poderiam ter tambem. ajuda mto no caso de nao ter um play com 3-way! rs

 

vamo la.. agora começa o DIY.. vai demorar.. mais devagar vai saindo!! rs

to bem esperançoso.. gastei ate mais que muitaaa receitinha de bolo famosinha daqui!!

mais to fazendo do meu gosto e com minhas vontades! rs espero ter o resultado que gostaria!

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais um passo pro som!

 

Caixa lateral Dutada 36L! a caixa tem 5 Kg a mais de fibra!! esta tocando muitooo!! ja tive oportunidade de ver ela tocando varias vezes! era do focus do Rene da R2 Audio! alem de um acabamento diferenciado!

 

manta DAT comprada tambem!!

 

rfppOsZl.jpg

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala velho, o set tá ficando show heim!

 

Não sei se tu pretende instalar um processador de áudio pra sua hu, mas aproveitando o tópico eu pude ver um JBL MS-8 em funcionamento e posso te dizer, que processador fo**! (pena que não tem entrada ótica)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara esse sub é demais nessa caixa toca muitooo!!

 

no meu caso vou usar o Fosgate P3!! Caso nao goste do sub! vou vender e pegar um RE SRI com certeza! a caixa ja foi feita pra ele.. casamento perfeito! rs

 

 

 

Ta ai um Sub que tô doido pra ouvir

Pelo visto, acabarei tendo que comprar um hauhauhauah!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe vou sim!!

 

no momento escolhi investir nos outros equipamentos... e por pra trocar com o Eq clarion mesmo!! porem o primeiro Up no som será o processador!!

tb sempre achei legal ir fazendo aos poucos pra sentir a evolução do som!! montar logo de cara com tudo! vc acaba perdendo os parametros!! ai a coisa fica mto dificil de progredir!! e eu tenho um certo limite que ponho a gastar com som de carro!! rs

 

Fala velho, o set tá ficando show heim!

 

Não sei se tu pretende instalar um processador de áudio pra sua hu, mas aproveitando o tópico eu pude ver um JBL MS-8 em funcionamento e posso te dizer, que processador fo**! (pena que não tem entrada ótica)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...