Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
#evertonrover#

[AJUDA]CAIXA P/ 2UXP? ? ?QUAL A MELHOR P SUBGRAVE? ? ?

Recommended Posts

Bom amigos.espero que me ajudem como sempre.

no momento ainda tenho 2 uxp power de 500wrms e pretendo fazer uma caixa p obter o maximo de subgraves possivel.

ja tive caixa com 55litros livres p cada sub. e achei meio seco.entao dessa vez pensei em algo em torno dos 60litros livres p cada.

quanto ao formato da caixa ,queria saber qual se sai melhor p subgraves ja que as quadradas fazem ondas estacionarias.

sera que mesmo fazendo quebras de canto elas ainda fazem ondas estacionarias?

eu pretendo fazer uma quadrada com dutos retangular.

sera que se sai melhor do que as com dutos redondo de plastico?

queria algo sintonizado em torno de 34hz.

desde ja agradeço.

 

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por #evertonrover#

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Brother, visite o canal de um amigo, Fabiano, ele teve set show com uxp. http://m.youtube.com/user/fbandrade

 

No vídeo em que ele utiliza dois uxp, a caixa tem 55litros no formato trapezoidal. Já escutei o set dele e realmente era muito bom, muito subgrave, set muito gostoso de ouvir. Qualquer dúvida comenta algum vídeo que ele visualiza a maioria dos comentários e responde.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa!

 

Brother, visite o canal de um amigo, Fabiano, ele teve set show com uxp. http://m.youtube.com/user/fbandrade

 

No vídeo em que ele utiliza dois uxp, a caixa tem 55litros no formato trapezoidal. Já escutei o set dele e realmente era muito bom, muito subgrave, set muito gostoso de ouvir. Qualquer dúvida comenta algum vídeo que ele visualiza a maioria dos comentários e responde.

 

Abs

 

A sim ja vi varios videos do Fabiano.realmente muito top o som dele.ate cheguei a fazer uma caxa parecida p 4 uxp com 170litros.

mas nao curti o grave.muito spl mesmo.chega a ser duido demais.porem prefiro subgrave mesmo.

e pelo tempo que tenho uxp percebi que p ele tocar subgrave forte mesmo a caxa tenque ser gigante.ja tive varias caxas e gostei da que tinha 55litros livres p cada quando eram os 4.

mas agora que so tenho 2 queria aproveitar o espaço do porta malas e fazer com 60 litros livres p cada.

seria otimo se alguem aqui que ja teve caxa nessa litragem me ajudasse.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo vou acompanhar a construçao da nova caixa, porem vou dar um pitaco aki e uma dica extraida de um amigo do forum:

 

''mais o resultado me mostra uma curva mais plana na cx com o duto quadrado com chanfros no fundo do que com a cx trapezio...intao e melhor usar a cx quadrada convencional mesmo devido vc ter a facilidade de contrucao,e tambem pq o som dela e mais agradavel tanto com uma frequencia mais baixa quanto com uma frequencia mais alta....alem de tudo vc pode usar um sistema de amortecimento pra frequencia estacionaria....(olha se vcs quiserem saber sobre estacionarias vamos fazer um topico estacionaris)ai nois mete o pal la....aqui nao...por favor ....pq isso e um assunto longo que nem ir pra dubai de ape.....

resumindo usa a cx quadrada mesmo....e faz ela bem feita forte e pesada......e pronto cabo....

intao gente ta na hora do meu cafe vo ali e ja vorto......beijo a todos hand26'' - PRAIA2009

TOPICO: http://autoforum.com.br/topic/115543-trapezoidal-ou-quadrada/

 

 

baseado nisso fiz minha caixa atual retangular msmo, antes era trapezoidal....porem n notei mt diferença, o fo** q mudei o volume entao n posso afirmar minha experiencia.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Everton esses UXP que vc tem são os novos ou os antigos ?

 

VC tem o T&S deles ?

 

No site da bravox só tem dos novos ...

 

Se vc arrumar o T&S desses bixanos simulo um box com esse volume de 60 brutos @ 34Hz ... (eu baixaria até 28Hz) ;;;;kkkkkkk

 

Os meus sao de 500w do modelo 2012 com fs32hz.

Tenho todos os parametros aqui p quem quiser me ajudar.

ViniMishima o que seria T&S?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
amigo vou acompanhar a construçao da nova caixa, porem vou dar um pitaco aki e uma dica extraida de um amigo do forum:

 

''mais o resultado me mostra uma curva mais plana na cx com o duto quadrado com chanfros no fundo do que com a cx trapezio...intao e melhor usar a cx quadrada convencional mesmo devido vc ter a facilidade de contrucao,e tambem pq o som dela e mais agradavel tanto com uma frequencia mais baixa quanto com uma frequencia mais alta....alem de tudo vc pode usar um sistema de amortecimento pra frequencia estacionaria....(olha se vcs quiserem saber sobre estacionarias vamos fazer um topico estacionaris)ai nois mete o pal la....aqui nao...por favor ....pq isso e um assunto longo que nem ir pra dubai de ape.....

resumindo usa a cx quadrada mesmo....e faz ela bem feita forte e pesada......e pronto cabo....

intao gente ta na hora do meu cafe vo ali e ja vorto......beijo a todos hand26'' - PRAIA2009

TOPICO: http://autoforum.com.br/topic/115543-trapezoidal-ou-quadrada/

 

 

baseado nisso fiz minha caixa atual retangular msmo, antes era trapezoidal....porem n notei mt diferença, o fo** q mudei o volume entao n posso afirmar minha experiencia.....

 

Victor Henrique ,então no caso se sairia melhor a caixa quadrada com dutos redondo,do que a quadrada com dutos retangular?

Chanfros no caso seria as quebra de cantos isso?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

T&S sao os parametros amigo

 

Fs

Qts

Qes

Qms

BL

X-max

SD

Vas

Re

Le

Rms

Mms

 

ta ai, acho que esses ja sao necessarios para simulaçao...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Victor Henrique ,então no caso se sairia melhor a caixa quadrada com dutos redondo,do que a quadrada com dutos retangular?

Chanfros no caso seria as quebra de cantos isso?

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

mano msm com esses testes eu faria a caixa trapezoidal, pq assim vc consegue aproveitar mais o espaço do porta malas e teu carro eh hatch neh, eu fiz no meu retangular pq meu carro eh sedan e a caixa nao tem como xegar até os bancos de tras....

qnto ao duto pode ser retangular sim, mas qm for fazer n pode errar nas medidas se nao num tem volta....

tenta dar umas simuladas com 60livres ve se vale a pena uma caixa tao grande, as vzs ganha poco subgrave e o sub vai bater bobina com X watts e ai tem q usar subsonic e mata o subgrave, ou o sub embola pra kcete, etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não me engano o user dombroski

http://autoforum.com.br/user/54228-dombroski/

 

usou uma caixa de 63L pra um, não me lembro a sintonia, dá uma pesquisada ae.. eu usei 60L 2x3" @35hz, tocava de tudo já!! mas sentia uma falta nos 50~60 hz, hoje não priorizando Hip hop eu faria 55L...

 

 

sorte na sonzera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Man ainda não tinha simulado esses UXP´s ...

 

Fiquei impressionado com a curva de resposta ... Sub muito Plano ... não é atoa que o pessoal diz que ele é muito musical [-]

 

Porem tem um agravante ... o Xmax dele é muito pouco ... em um box de 130 Litros Brutos aplicando 1KRMS @ 52Hz os UXP irão ultrapassar o Xmax ... então a caixa tem que ser muito bem calculada para não "matar" o Sub...

 

Box com 60 litros brutos @ 34Hz como vc mencionou o xmax vai a 9mm em 51hz aplicando 600RMS :( ...

Esse Box seria 60 Litros Brutos + Duto 4"x330mm - Fb 34Hz

 

Eu faria assim ...

Box com 52 Litros brutos @ 35Hz + Duto 4"x400mm (obs. xmax no limite aplicando 600RMS) :legal:

 

Obrigado ViniMishima.

Por acaso seria possivel calcular a sintonia da caxa com os dutos retangulares? Pensei bem Acho que 32hz ficaria melhor com essa litragem .

tirei hj as medidas do porta malas:

Alt:57cm

Larg:92cm

Prof:40

entao posso abusar a vontade da litragem dessa vez:rolleyes:

Ate pq o uxp nao embolava nada na minha ex caxa com 55livres p cada.

O T&S dos uxp:

Size 12"

Z dvc1.0

RE 0.85

Fo 32

BI 7.3

VAS 53

QMS 4.25

QES 0,54

Qts 0.48

Xmax 8.0

Sd 0.051

Mms 170

Spl 87

Levc 0.64

Krm 2.8

Kxm 46

Erm 0.78

Exm 0.51

Freq.Resp 25~1.2k

Power Rms 500

Power max 1000.

 

Se passar um pouco do xmax nao faz mau,ate melhor p amacia-lo.

So lembrando que a caxa vai ser quadrada com os subs virados p cima.entao o porta malas esta disponivel apenas p essa caxa.

aguardo respostas.

Vlw abraço.

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por #evertonrover#

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oq mata o sub eh o pouco xmax msmo.

mts q eu via com a rs1200d pra um par em caixa grande sabendo q n estava liberando nem 900w o amp os subs ja tendiam a dobrar as bordas.....

tem q tomar cuidado na potencia, e passa xmax eh ~50hz eh facil tem mtas musicas q sobem ateh ai...

o dificl eh acertar a potencia X caixa pra tocar com o maximo aproveitamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Everton ....

 

Vou só salientar o que eu mencionei o o vitor tb reforçou ...

 

50Hz com xmax ultrapassado vai "matar" o sub ...

 

No YouTube o que mais tem é video de excursionamento de sub´s com bordas "dobrando" isso não é bom para a vida util do Sub ... (isso é apenas o que "vemos" mas outros componentes mecanicos do sub estão sendo "destruidos" aos poucos.

 

Se vc baixar ainda mais a sintonia e subir o volume a tendencia é isso piorar ainda mais ...

 

Sobre o duto retangular é possivel sim ... porem "EU" usaria dutos redondos mesmo pois assim vc pode "brincar" com a sintonia da caixa a qualquer momento ... já com o duto retangular a sintonia vai ser fixa e para altera-la vc vai ter que mexer na caixa inteira ...

 

Entendi amigos

Eu ja tive caxa com 55l em 40hz,tocava muito gostoso e forte o grave,mais faltava um tapa nas frequencias abaixo disso.

E por isso dessa vez desçidi com 60l livres ,entao p nao ultrapassar muito o xmax volto aos 34hz.a questao dos dutos ,vou de retangulares mesmo.todo mundo tem do redondo.sei que tem a vantagem de sintonizar do jeito que quiser ,quantas vzs quiser

Mas fica muito mais bonito retangular e tbem so escuto hip hop.nao vou precisar mudar a sintonia dela depois novamente.

ViniMishima ficaria muito grato se vc simulasse p min essa caxa com 60l livres porai em 34hz dutos retangular no meio da caxa.virados p cima junto com os subs.

Ela teria que acompanhar a altura do tampao 57cm.e a largura de 91a 92cm.p nao sobrar muito espaço nos cantos.

Quanto a prof poderia ser qualquer ate no max 40cm ,que sobra da tampa do porta malas ate o encosto do banco.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao manda bala nos 60l msmo, agora tenta axar a melhor sintonia simulando pra ultrapassar menos o xmax ai !!! simula em 30, 32, 35,38 hz a caixa e ve oq sai. Vai usar ql amp pra empurrar ?? coloque os Wattis direito tbm rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não me engano o user dombroski

http://autoforum.com...4228-dombroski/

 

usou uma caixa de 63L pra um, não me lembro a sintonia, dá uma pesquisada ae.. eu usei 60L 2x3" @35hz, tocava de tudo já!! mas sentia uma falta nos 50~60 hz, hoje não priorizando Hip hop eu faria 55L...

 

 

sorte na sonzera!

 

Valeu Rodrigo!

 

Eu usava 63 Litros a 31 HZ, dois dutos de 3" por 38cm se não me engano!

 

Cara, subgrave era animal, muito amigos do fórum ouviram!

 

Apliquei desde 200 Watts rms até 700 uma vez com bass boost em 8/9db, estava ignorante mesmo, mas essa ultima brincadeira com bass boost matei o subwoofer!

 

Sobre o Xmax, é bem difícil fazer ele bater bobina, pra não dizer que é quase impossível, mesmo aplicando 700 watts em uma caixa tão grande, não saiu ou bateu no gap nenhuma das vezes!

 

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está aqui a contra prova ... Simulação x Pratica ! :legal:

 

É possivel usar com volume maior e baixar a sintonia ...

 

Porem deve se ressaltar que para o Sub "bater bobina" ou sair do Gap o Xmech tambem foi ultrapassado ... pode ser que seu box com 63 Litros já ultrapassava o Xmax de 8mm mas ainda não ultrapassava o limite mecanico de 12mm.

 

Obs. É apenas uma "suposição" mas se isso estava ocorrendo esse sub só deveria tocar Subgraves mesmo, pois com a bobina "toda" hora fora do campo magnetico tornava o sub mais lerdo e embolando com troca rapidas de frequencias acima de 50Hz.

 

Prática x Simulação é bem diferente, agora estou com um Lanzar Optidrive 1232d, que é muito mais bruto que o UXP, numa caixa menor, com 60 Litros, a 33/34hz, na simulação com esta caixa teria um pico de 4db nos 40hz e 5db nos 50hz, mas pra começar o sub nem chega a tocar 50 Hz direito, e a resposta está bem diferente da simulação, outra que corto o Sub a 40hz 18db por oitava no aparelho!

 

Apenas uma vez ultrapassou xmax, mas ouvindo no talo "Phil Collins Ft. DJSNT - In The Air Tonight (SLOWED)", fora está vez nunca! O falante, quando tem sua bobina "fora do gap", ele perde força, isto quando não chega a sumir pela bobina sair do campo magnética no qual ela está aplicada ;)

 

O UXP tem uma centragem bem dura, não adianta nem querer amaciar, pouco vai mudar! Até que não embolava tanto o som, Usava o mesmo corte que uso na Lanzar, 40hz 18db por oitava ;)

 

Valeu Abraço :legal: :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Apenas uma vez ultrapassou xmax, mas ouvindo no talo "Phil Collins Ft. DJSNT - In The Air Tonight (SLOWED)", fora está vez nunca! O falante, quando tem sua bobina "fora do gap", ele perde força, isto quando não chega a sumir pela bobina sair do campo magnética no qual ela está aplicada ;)

 

 

Só para esclarecer, está parte em vermelho, estava me referindo ao UXP :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu na bbuster 4500d fedeu também.. mas deixei torrando o "curtir os gravão" ou curtir as distorção e com 70ah de bateria só e carro desligado.. era forte, só que tinha que tomar cuidado, dei bobera encontrei ele fumaçando.. está até hj queimado, e uma vez o bichinho descolou a borda ali do sub, mas era satisfeito demais com o xpzinho kkk

 

esse meu foi valente.. kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Entendi amigos

 

ViniMishima ficaria muito grato se vc simulasse p min essa caxa com 60l livres porai em 34hz dutos retangular no meio da caxa.virados p cima junto com os subs.

Ela teria que acompanhar a altura do tampao 57cm.e a largura de 91a 92cm.p nao sobrar muito espaço nos cantos.

Quanto a prof poderia ser qualquer ate no max 40cm ,que sobra da tampa do porta malas ate o encosto do banco.

 

 

Alguem poderia fazer esse favor zão :mellow: p min?

 

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
entao manda bala nos 60l msmo, agora tenta axar a melhor sintonia simulando pra ultrapassar menos o xmax ai !!! simula em 30, 32, 35,38 hz a caixa e ve oq sai. Vai usar ql amp pra empurrar ?? coloque os Wattis direito tbm rsrs

 

Vou usar um roadstar agressive 3300rms.blz

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ai Everton ?!

 

Já se decidiu ?

 

Vai de UXP ou DD ?

 

se fosse vc daria continuidade no projeto da caxa dos uxp ou

venderia eles ,juntando+ 300$ no max p/ colocar so 1 Dd3515?

obs.ja tem comprador p os uxp

 

mandei mp

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não faria isto nem a pau! Vai ser um arrependimento grande, bom seria pra mim [^]

 

Faz a caixa com 63 litros pra cada sub e sintoniza a 32Hz como já te disse.. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não faria isto nem a pau! Vai ser um arrependimento grande, bom seria pra mim [^]

 

Faz a caixa com 63 litros pra cada sub e sintoniza a 32Hz como já te disse.. ;)

 

 

vc ou alguem aqui ja ouviu pessoalmente o Dd3515?sabe se é mesmo mono nota?

pq se for acho que nao compensa mesmo.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alquem aqui sabe de um programa que simula caxa, bom e facil de mexer vou tentar sumular essa caxinha aew,se possivel um link p download

grato!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vai de bassbox everton ...

 

Qualquer duvida com o software pode perguntar ... :legal:

 

vlw amigo vou tentar fazer o downloads desse bassbox .

Ontem ate procurei mas nao achei ele.

Consegui apenas o winISD mas é muito dificil de mexer.fora que é tdo em english

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...