Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
smx

[Peugeot 207] Começando um SQ do básico. Fotos do amp pg2

Recommended Posts

Pessoal vou deixar esse mini relato com minhas impressões sobre meu primeiro set não original, comecei devagar, sem sub, sem módulo, nem SQ é ainda mas eu chego lá.

 

O texto ficou longo então quem não tiver paciência pode ir pro final que tem as fotos do tratamento das portas que são interessantes, quem estiver montando primeiro SET talvez encontre alguma informação interessante.

 

O set:

 

Fase 1 - concluída

 

HU Sony CDX-GT567UX – 269,00 HU bem legalzinha com algumas funções incomuns nessa faixa de preço, mais informações aqui.

 

Kit 2 vias NAR 650 CS-3 - 350,00 – a maioria aqui conhece o kit, CxB interessante, nacional, bom midbass, boa assistência (teoricamente), não é unanimidade mas fui nele.

 

Coaxiais NAR 525CX-1 – 135,00, explicando. No 207 o passageiro de trás não ouve bem a menos que o volume suba num nível desconfortável pra quem está na frente, optei pelos polêmicos coaxiais traseiros. Tanto eu como minha esposa andamos no banco de trás pra poder ir junto com nossa bebê. Resolvi colocar.

 

Tratamento acústico – quase desisti porque não achava mão de obra e sabia que um DIY ia sair pior do que não fazer nada (não tenho tempo, técnica nem ferramentas pra fazer bem feito). Algum tempo com os equipamentos parados aqui pensando aí encontrei um especialista e fechou a fase1.

 

Fase 2 – módulo, Precicion Power PC650 "Old School", $350,00, 6 canais, toca o set todo, tem até a opção 3 bridges de 200w mas aí talvez seja muito pros meus mids, vou poder falar mais dele quando instalar, o que anda vai levar um tempo. Seguem as specs:

 

Power bandwitch 4.5 - 100kHz

THD 0,02%

Input sensitivity 150mV - 12V

S/N: 110db

Damping factor >500

19.72" x 8.9" x 2.25"

50WRMS x 6 - 4ohms/ch

100WRMS x 6 - 2ohms/ch

200WRMS x 3 - 4ohms bridged

Xover Front - 12dB/octave, detented high pass 20-5kHz

Xover Rear - 12dB/octave, detented high pass 20-5kHz

Xover Sub-summed stereo 24dB/octave, Linkwitz-Riley low pass at 90Hz

QBASS PLUS on sub channel (Up to 18dB of boost of selectable center frequency at 30, 36, 44 or 60Hz. Selectable Q of 2 or 4).

 

(dúvida entre Ground Zero GZIA 4115 HPX, Soundstream RUB 4.600 e o novo da Shok 4.80) sem previsão $$$ certeza que quando for fazer de fato esse soudstream vai ter saído da promoção e outros modelos entrarão na lista, emfim quero algo na casa dos 600,00.

 

Fase 3 – sub (como levo carrinho de bebê na mala é praticamente certo que será o Questo 8” em caixa dutada de 14L). também sem previsão $$$

 

O que eu queria: melhorar a “qualidade” do set original (player Philips CEM2100 + par de full ranges audifiel 25w nas portas dianteiras), preparando o terreno pra transformar num SQ quando a GRANA permitir.

 

Minhas impressões com a fase 1 concluída:

 

PLAYER – muito bom com mais ajustes e som bem melhor que o Philips anterior, inclusive a diferença pode ser notada mesmo no falante original, como o serviço foi feito em 2 etapas com diferença de duas semanas pude ouvir bem o falante original em uma das portas e ele rendeu bem mais com o player Sony. O que me comprovou que se o player é ruim apenas a troca já vai dar uma melhorada no som.

 

GRAVES – discretos, nada de sentir o grave no peito, afinal não tem módulo nem sub, mas agora eu pelo menos ouço algum grave, mais prolongado que antes, mais definido, o anterior parecia, mais “disperso”, meio tremido (usando termos leigos porque sou leigo ok).

 

MÉDIOS – bem agradável, melhor definidos também que antes, mesmo em volumes mais altos, correspondeu.

 

AGUDOS – com tweeters no -2db do cross. Eu já sabia do “problema” do tweeter da Nar que muita gente acha estridente e pra complicar adicionei o par de coaxiais. O que eu posso dizer é que ou eu gosto de agudos ou esses tweeters não são tão estridentes assim. Aos meus ouvidos eu vi os agudos ficarem mais vibrantes, com um detalhamento muito legal, sem distorcer. EU particularmente gostei bem da reprodução dos violões e vozes nesses tweeters.

 

PALCO – difícil comentar algo que mal conheço , mas vamos lá. Som na altura dos olhos, nunca havia ouvido um kit duas vias e achei incrível o efeito dos agudos numa posição mais alta, os coaxiais traseiros PARA MIM, dão um preenchimento no som que não atrapalha em nada o agudo frontal, acaba criando um efeito meio surround, fica um som envolvente. No 207 o falante da porta traseira é posicionado bem na parte da frente da porta e como o carro é pequeno o ouvido do motorista fica numa posição LATERAL em relação ao falante da porta de trás, enfim, bem diferente do efeito de um par de 6x9 no tampão, com certeza.

O player tem um recurso que aplica um LPF nos falantes traseiros (como os coaxiais tem capacitor hi-pass acabam desligados), fica interessante também, FADER no +5 front pra atenuar de leve.

Se tivesse que desenhar diria que o palco formou um “U” envolvendo o espectador com maior intensidade na parte frontal.

 

TRATAMENTO ACÚSTICO – tive oportunidade de ouvir por 15 dias o som com uma porta tratada (com o kit instalado) e uma porta sem tratamento (com o full range original) e posso falar sobre a diferença que é notável, principalmente em volumes mais altos. Vibrações eliminadas, graves mais definidos, vale a pena. O tratamento e a instalação fiz com o murilloalanis da M.A. Audio (recomendo) eleé user aqui do fórum e faz um trabalho realmente diferenciado nas portas com a espuma acústica, telas metálicas e feltro, nas fotos vocês poderão ver melhor. A porta do 207 é complicadíssima muito vazada e com muita vibração mas o Murillo conseguiu excelente resultado.

 

CONCLUSÃO: objetivo inicial alcançado, tem ainda bastante pra melhorar mas pra um começo estou muito contente. Som mais limpo, timbres mais bonitos e definidos, graves razoáveis me agradou bem.

 

Pra quem teve paciência de ler esse texto imenso deixo umas fotos, valeu!

 

Kit NAR Série 3:

 

tumblr_mzt7ecqBMd1tqhwrjo3_1280.jpg

 

 

 

 

 

Kit, Coaxiais e Player:

 

tumblr_mzt7ecqBMd1tqhwrjo6_1280.jpg

 

 

 

 

 

Aqui a porta esquerda com a manta Seladin 3mm na parte interna e atrás do midbass foi colocado a espuma ondulada que tem a função de absorver o som da parte posterior do alto-falante:

 

tumblr_mzt7ecqBMd1tqhwrjo1_1280.jpg

 

 

 

 

 

Aqui a porta direita com as telas metálicas fechando os buracos pra melhor fixação da manta na parte externa além de possibilidade de retirada pra eventual manutenção de vidros etc. Nessa peça plástica preta onde o falante é fixado após eu notar alguma vibração o Murillo colocou um feltro onde o midbass é parafusado e resolveu o problema:

 

tumblr_n0368rDwBd1tqhwrjo5_1280.jpg

 

 

 

 

 

Porta com o midbass e crossover instalados e com a camada externa da manta. Detalhe pros parafusos das telas metálicas aparentes para facilitar a retirada se necessário. Manta colada e selada com soprador térmico para melhor fixação e evitar descolamento.

 

tumblr_n0368rDwBd1tqhwrjo9_1280.jpg

 

 

 

 

 

No acabamento da porta foi colocada a manta 1mm pra dar mais um peso:

 

tumblr_n036dvCKWK1tqhwrjo5_1280.jpg

 

 

 

 

 

E fechando a parte do tratamento foi colocado um feltro que tem a função de eliminar algum ruído que por ventura ultrapasse a manta. Pra mais detalhes técnicos procurem o Murillo, rs.

 

tumblr_n036dvCKWK1tqhwrjo6_1280.jpg

 

 

 

 

 

 

Tweeters direcionáveis utilizando um adaptador que a NAR fornece junto com o kit me permitem direcionar para qualquer ângulo. Nada legal na estética porém barato e funcional rs. No momento estão apontados para o motorista.

 

tumblr_n036dvCKWK1tqhwrjo7_1280.jpg

 

 

 

 

 

 

É isso, espero continuar com esse meu projeto o mais cedo possível, desculpem pelo post gigante! Comentários, críticas, sugestões e até elogios são sempre bem vindos! Valeu!

Editado por smx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dica que vc pode seguir ou não.

 

Pezinhos nesse 207, se deixar na porta vai vibrar, já tive 207, é fo**, e se possível remover o crossover da porta tb, vai vibrar tb!

 

Garanto pra vc, em pezinho toca muito viu, no meu caso quando eu mudei dobrou o rendimento, tocava o dobro com menos da metade da potência que eu uso hj no Punto em portas tratadas. Principalmente se não usar Sub.

 

Os Tw nesse local não fica ruim, mas se vc conseguir fazer eles no painel ou nas colunas mesmo vai ganhar profundidade.

 

 

Editado por okaharaleo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom projeto, gostei do tópico. Acompanhando. MP.

Editado por brcamilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dica que vc pode seguir ou não.

 

Pezinhos nesse 207, se deixar na porta vai vibrar, já tive 207, é fo**, e se possível remover o crossover da porta tb, vai vibrar tb!

 

Garanto pra vc, em pezinho toca muito viu, no meu caso quando eu mudei dobrou o rendimento, tocava o dobro com menos da metade da potência que eu uso hj no Punto em portas tratadas. Principalmente se não usar Sub.

 

Os Tw nesse local não fica ruim, mas se vc conseguir fazer eles no painel ou nas colunas mesmo vai ganhar profundidade.

 

Pensei bastante em fazer com pezinhos, no fim desisti por questão de espaço. Esse carro é bem apertado e achei que os pezinhos iriam atrapalhar ao dirigir. Preciso ver um 207 com pezinhos pra ter uma idéia.

 

Mas você têm razão. Os pezinhos além de resolver a questão da vibração ainda resolvem a questão da posição dos midbass que ficam no meio da porta, num ângulo inclinado pra FRENTE e ainda as pernas do motorista e do passageiro ficam bem na frente do midbass, ou seja, posição horrível que a peugeot deixou no projeto desse carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PM pra vc, kkkkkkk

http://autoforum.com.br/topic/191385-vendo-portas-malas-feito-em-fibra-para-peugeot-207-promoo/

 

Meu 207 com pezinhos, no meu caso, como eu q fiz, fiz errado e ficou muito perto do pedal da embreagem, mas isso porque eu errei, se fizer bem feito, não pega, não vou falar que não incomoda nada, mas vale a pena!

http://autoforum.com.br/topic/187137-regulagem-clarion-dxz785upgrade-de-todo-o-settroca-de-carro/page__st__550

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PM pra vc, kkkkkkk

http://autoforum.com.br/topic/191385-vendo-portas-malas-feito-em-fibra-para-peugeot-207-promoo/

 

Meu 207 com pezinhos, no meu caso, como eu q fiz, fiz errado e ficou muito perto do pedal da embreagem, mas isso porque eu errei, se fizer bem feito, não pega, não vou falar que não incomoda nada, mas vale a pena!

http://autoforum.com.br/topic/187137-regulagem-clarion-dxz785upgrade-de-todo-o-settroca-de-carro/page__st__550

 

Que show esse PM hein!

Mas se eu apareço com um PM desses minha esposa me mata kkkk!

 

Os pezinhos só vendo ao vivo mesmo, mas pelas fotos parece que atrapalham um pouco né.

 

Você sentiu que o rendimento mudou 100% comparado à porta tratada ou crua?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que show esse PM hein!

Mas se eu apareço com um PM desses minha esposa me mata kkkk!

 

Os pezinhos só vendo ao vivo mesmo, mas pelas fotos parece que atrapalham um pouco né.

 

Você sentiu que o rendimento mudou 100% comparado à porta tratada ou crua?

 

Mudou 100%! Tanto que cheguei a conclusão que mesmo com falantes que não são tops, os pezinhos faz render muito!

 

Esse PM, se quiser vendo barato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mudou 100%! Tanto que cheguei a conclusão que mesmo com falantes que não são tops, os pezinhos faz render muito!

 

Esse PM, se quiser vendo barato!

 

Pra mim não rola esse PM. Preciso levar o carrinho da minha filha.

Além da grana curta. Vou ouvir um bom tempo esse set sem amp nem sub! Difícil é aguentar a ansiedade de ver esse kit amplificado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, compartilhando um detalhe interessante sobre o TA desse Sony. Deixei na posição FRONT L, o ajuste fino em CENTER que foi o melhor ajuste para a posição do motorista, tweeters apontados para o motorista.

 

Com esse ajuste o som fica melhor para o passageiro do banco traseiro do lado esquerdo do que para o passageiro do banco dianteiro direito.

 

Alguém mais tem esse sony ou o irmão maior o MEX-4007U quer tem o mesmo TA pra compartilhar informações desses ajustes?

Editado por smx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal tem um módulo Precision Power PC650 por 350,00 e também um JBL GTO 1004 por 450,00.

 

O que vocês acham de um desses dois pra tocar esse set?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando.

Muito legal o tratamento feito nas portas. Vou usar esse projeto como inspiração pro meu 207 tbm.. heheh

Espero poder fazer em breve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novidades: fechei a compra do Precision Power PC 650 "old school" por 350,00.

 

Aqui na sessão iniciante a maioria provavelmente não conhece (eu não conhecia).

Se tocar bem como me disseram, provavelmente não iria achar nada parecido nesse preço.

 

Depois dou mais detalhes, vlw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novidades: fechei a compra do Precision Power PC 650 "old school" por 350,00.

 

Aqui na sessão iniciante a maioria provavelmente não conhece (eu não conhecia).

Se tocar bem como me disseram, provavelmente não iria achar nada parecido nesse preço.

 

Depois dou mais detalhes, vlw.

Pegou aquele do rweq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aguardando impressões do modulo....

 

To numa ansiedade danada pra ver meus Helix em pezinhos e o Hertz Ep2 empurrando...

PAguei "barato" tmb... vamos ver se toca legal!

 

Ps: Interessante esse set seu.... parabéns...devagarzinho tu compra um sub, um modulo e vai melhorando....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando.

Muito legal o tratamento feito nas portas. Vou usar esse projeto como inspiração pro meu 207 tbm.. heheh

Espero poder fazer em breve.

 

Porta complicada, obrigado por acompanhar.

Essa acústica terrível do 207 que me fez buscar informações sobre SQ.

 

Aguardando impressões do modulo....

 

To numa ansiedade danada pra ver meus Helix em pezinhos e o Hertz Ep2 empurrando...

PAguei "barato" tmb... vamos ver se toca legal!

 

Ps: Interessante esse set seu.... parabéns...devagarzinho tu compra um sub, um modulo e vai melhorando....

 

Assim que instalar deixo as impressões sobre o módulo, mas ainda vai demorar um tempinho, inclusive nem ia pegar módulo agora mas achei interessante esse PPI baita CxB, editei o tópico, coloquei uns dados dele.

Eu fiquei muito curioso pra ver o desempenho desses meus mids em pezinhos, mas o 207 é muito apertado, pouco espaço acho que não me adaptaria, depois posta as impressões sobre os seus!

Devagar a gente chega lá vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fato curioso. Fui mostrar o som pro meu pai, que sempre teve trio.

Violões do Emerson Nogueira lindamente detalhados, expliquei o direcionamento, o que é TA.

Coloquei algumas faixas do cd de teste do kleber.

Faixas com separação de instrumentos esquerda/direita do Led Zeppelin, Stones, Amy Winehouse com a voz cravada no centro do painel.

Meu pai falou "coloca esse cd de violão no meu carro pra gente ver"

Uma Montana com 4 triaxiais na cabine e uma caixa trio na caçamba.

Agudos ficaram estridentes, acornetados e perderam todo detalhamento, player pioneer com loudness ligado, som todo atrás.

Meu pai falou "ficou bom também, mas o seu é outra instalação né, copia esse cd de violão pra mim"

Conclusão. Meu pai viu a diferença de qualidade, nem por isso vai largar do trio que é o gosto dele, nem eu vou largar do SQ, cada um satisfeito com seu sistema que é o que importa e meu pai agora gosta de Emerson Nogueira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fato curioso. Fui mostrar o som pro meu pai, que sempre teve trio.

Violões do Emerson Nogueira lindamente detalhados, expliquei o direcionamento, o que é TA.

Coloquei algumas faixas do cd de teste do kleber.

Faixas com separação de instrumentos esquerda/direita do Led Zeppelin, Stones, Amy Winehouse com a voz cravada no centro do painel.

Meu pai falou "coloca esse cd de violão no meu carro pra gente ver"

Uma Montana com 4 triaxiais na cabine e uma caixa trio na caçamba.

Agudos ficaram estridentes, acornetados e perderam todo detalhamento, player pioneer com loudness ligado, som todo atrás.

Meu pai falou "ficou bom também, mas o seu é outra instalação né, copia esse cd de violão pra mim"

Conclusão. Meu pai viu a diferença de qualidade, nem por isso vai largar do trio que é o gosto dele, nem eu vou largar do SQ, cada um satisfeito com seu sistema que é o que importa e meu pai agora gosta de Emerson Nogueira.

 

 

interessante seu relato.

não vejo a hora de iniciar meu projeto tbm..

o meu vai ser semelhante ao seu..

gosto mais de sq, com um pouquinho de grave puxado.. hehehe..

Não à toa, hoje meu fone preferido é o JVC FX1X..

Mas cá entre nós, gostar de Emerson Nogueira é gostar de várias bandas de carona.. kkkk.. Zuêra :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, meu carro é um 207... Ainda tenho ajustes a fazer, mas meus mids estao nas portas, e tocam bem legal, a acustica do carro não atrapalhou muito náo... Acho que é mais ajuste mesmo e sinceramente oq mais fez diferença de tudo oq eu ja tive no set foi a Hu ser uma Top.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas cá entre nós, gostar de Emerson Nogueira é gostar de várias bandas de carona.. kkkk.. Zuêra :rolleyes:

 

Com ctz, mas que ele faz uma releitura legal isso faz né

 

Parabéns pelo set!

 

Vlw

 

Cara, meu carro é um 207... Ainda tenho ajustes a fazer, mas meus mids estao nas portas, e tocam bem legal, a acustica do carro não atrapalhou muito náo... Acho que é mais ajuste mesmo e sinceramente oq mais fez diferença de tudo oq eu ja tive no set foi a Hu ser uma Top.

 

Abs

 

Legal Guto! Eu não pretendo chegar noma HU top pq vai além do que tenho coragem de gastar com som automotivo MAS depois de tudo pronto quero trocar essa HU por um Kenwood Excelon X997 ou um Alpine CDA 117 e parar por aí.

Valeu pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Com ctz, mas que ele faz uma releitura legal isso faz né

 

 

 

Vlw

 

 

 

Legal Guto! Eu não pretendo chegar noma HU top pq vai além do que tenho coragem de gastar com som automotivo MAS depois de tudo pronto quero trocar essa HU por um Kenwood Excelon X997 ou um Alpine CDA 117 e parar por aí.

Valeu pela dica.

 

 

Se for pegar um alpine até uns 1000,00 procure um cda 9887, é superior em tudo ao cda 117, só nao tem usb mas tem o cabo pra ipod. Tem cross melhor, faz 3way, eq parametrico, quaidade sonora tem agudos e medios melhores, faz corte pra sub, coisa que o cda 117 nao faz, e etc...

 

O excelon 997 é um bom player tbm, mas ainda prefiro o 9887 alpine.

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc curte Emerson nogueira, tem o cd de um cara chamado Nando que tbm é bem legal, nesse mesmo estilo. Depois posto o nome do cd.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pegar um alpine até uns 1000,00 procure um cda 9887, é superior em tudo ao cda 117, só nao tem usb mas tem o cabo pra ipod. Tem cross melhor, faz 3way, eq parametrico, quaidade sonora tem agudos e medios melhores, faz corte pra sub, coisa que o cda 117 nao faz, e etc...

 

O excelon 997 é um bom player tbm, mas ainda prefiro o 9887 alpine.

 

 

Abraços

 

Guto, no manual do CDA 117 diz que faz vários cortes, inclusive 3way, dá uma olhada em "adjusting the crossover setings" na pagina 38: http://support.alpine-usa.com/products/documents/OM_CDA-117_EN.pdf

 

O excelon parace bem limitado nos cortes, estranho pra um player dessa faixa de preço... HPF 100 / 120 / 150 ; LPF 85 / 120 / 160 http://manual.kenwood.com/files/IM362_Ref_K_en_03.pdf

 

Até meu Sony corta HPF/LPF a partir de 50hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...