Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rpmartins

Montando um som no Vectra SD Expression 2010

Recommended Posts

Srs.,

 

Estou começando um projeto do zero em um vectra sedan 2010.

 

Li diversos posts e artigos deste fórum, mas não encontrei ainda uma resposta para o que preciso.

 

Vi que para um som de qualidade é necessário apenas um kit duas vias DECENTE.

 

Pois bem, estou pensando em adquirir um kit 2 vias da Focal, modelo do link

 

http://www.focal.com/pt/expert/280-ps-165-3544052750119.html

 

Minha dúvida é se ele cabe na porta do vectra, uma vez que consta que é de 6,5" e não gostaria de ter que fazer um baffle.

 

Outro ponto que chama atenção é se o tweeter cabe no local original da coluna, ficam direcionados para o motorista e não para os lados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza amigo,

 

O falante cabe na porta sim... independente do modelo do falante terás que usar um aro adpatador ou baffle de madeira.. caso esteja trocando os falantes originais do carro.

 

O ponto positivo do baffle de mdf é que evita ruídos que o de plástico pode ocasionar.

 

Pode aproveitar que vai desmontar a forração e já fazer o tratamento acústico.

 

Um forte abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De fato o tratamento terá que ser feito.

 

Neste caso terá que fazer um recorte no plástico da porta?

 

Seria a mesma situação no caso do tweeter?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De fato o tratamento terá que ser feito.

 

Neste caso terá que fazer um recorte no plástico da porta?

 

Seria a mesma situação no caso do tweeter?

 

Não precisa cortar plástico da porta. É só soltar os parafusos que prendem o porta treco da porta que ele sai.. E ali tem bastante espaço, pode fazer uma aro de MDF de 15mm com espaço de sobre. É importante fazer o aro para aumentar a rigidez no local do mid para diminuir a possibilidade dele vibrar.

Qto ao TW a posição original do Vectra não é das piores e o TW da Focal cabe certinho. O bom da telinha do Vectra é que ela pode ser retirada e se o TW da Focal tiver o mesmo diametro da pra embutir ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa cortar plástico da porta. É só soltar os parafusos que prendem o porta treco da porta que ele sai.. E ali tem bastante espaço, pode fazer uma aro de MDF de 15mm com espaço de sobre. É importante fazer o aro para aumentar a rigidez no local do mid para diminuir a possibilidade dele vibrar.

Qto ao TW a posição original do Vectra não é das piores e o TW da Focal cabe certinho. O bom da telinha do Vectra é que ela pode ser retirada e se o TW da Focal tiver o mesmo diametro da pra embutir ele.

 

Obrigado pela informação massami, perfeito.

 

Muito se disse aqui no Fórum que apenas um kit decente na frente seria suficiente.

 

Considero colocar um kit duas vias nas portas traseiras, também da marca focal (escolhi esta marca entre pionner, mtx, rockford fosgate porque consigo comprar direto no Paraguai), abaixo a foto da porta traseira onde se observa que tem um espaço destinado ao twetter

 

ulws.jpg

 

Minha pergunta é se vou obter um ganho considerável em volume e qualidade interna no carro?

 

Até mesmo para as pessoas que estão sentadas atrás possam ouvir na mesma altura de quem está na frente.

 

Não comentei mas 95% das músicas que serão ouvidas no carro será rock em geral, sempre em mp3.

Editado por rpmartins

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atrás vc poderia colocar apenas coaxial na porta....

Um BOM coaxial claro, do mesmo nivel de seu kit duas vias

O kit duas vias atrás ficaria bom para os ocupantes traseiros, bom não ótimo!!

MAs para vc, destoaria o SEU palco sonoro, entendeu?

Vc vai ouvir palco vindo de frente e de trás, ao menos que quando vc estivesse na frente, abaixasse o vol do kit traseiro. É uma ideia, tipo ligar os kits traseiros nos canais traseiros (obvio neh) rsrsrs, e abaixar pelo fader.

 

e sub?? Se vc curti rock, pelo menos um questo de 10" acho que iria bem para vc ter um gravezinho... Mas ai sua HU teria de ter canal exclusivo sub para fazer este lance que te falei do kit duas vias, isso quer dizer, 3 pares de RCA na HU (front, rear, sub)

 

Modulo, já pensou em algo?

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando no sub de 12" da Focal mesmo e o amp também da Focal, assim consigo fechar um set monomarca.

 

O amp de 5 canais daria para todo o set.

 

A HU ainda não me decidi, no carro não tem absolutamente nada, estava pensando em colocar um DVD já que tem espaço 2 din no painel.

 

Fotos do painel e do porta malas

 

8ju1.jpg

 

 

 

06zr.jpg

 

Nesta foto é possível observar que tem um buraco atrás do banco e também dois buracos no tampão.

 

Minha ideia era meter falantes em tudo mas aos poucos fui dissuadido pelo tal SQ (nem tinha ouvido falar disso até este mês).

 

Como serão apenas 1 kit duas vias na frente e coaxial atrás, acho que apenas um sub ficaria compatível com os falantes da frente.

 

Por enquanto o set previsto é esse

 

 

FOCAL CABO KIT PK-21 4AWG-21MM2 PW+GR+SP+RE+RCA+FU

FOCAL CABO RCA 5M PR-5 90§ ALTO DESEMPENHO

FOCAL KIT 2VIAS 6.5" PS-165 80WRMS PERFORMANCE

FOCAL FALANTE 5" PC-130 60WRMS 4 OHMS COAXI EXPERT

FOCAL FALANTE 12" SUB-P30-DB 300WRMS DVC 4 OHMS

FOCAL AMP FPP-5300 700WRMS- 5CH 4X120WRMS+1X300WR

 

Falta ainda decidir a HU, mas acho que vou partir pro DVD.

 

A manta asfáltica acho que vou partir pra TechNoise (a Focal mesmo no Paraguai está o olho da cara).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola os equipamentos....

 

O amplif de 5 canais vai te dar uma mega autonomia para regular tudo separadamente, só pegar uma HU com 3 pares de RCA e juntamente com esse modulo vc regula tudo independente....

 

fica top!

 

Ai, consegue fazer como eu te falei!

 

Tmb fui convencido do tal Sq, é um som menos enjoativo... Tmb no começo pensei em colocar um monte de sub de 564444456 RMS, hahaha....

 

Porém, meus equipamentos serão mais simples.

 

Obs: O vectra não tem apoio de braço traseiro? se tiver, vc abaixando ele, tem uma vazão para o grave do sub...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obs: O vectra não tem apoio de braço traseiro? se tiver, vc abaixando ele, tem uma vazão para o grave do sub...

 

Não tem nem na frente nem atrás...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei que todos os vectras mod novo tinham pelo menos apoio de braço...

 

enfim, seu porta malas não é totalmente lacrado como acontece com o new civic e Corola, acredito que vc não sentirá falta de graves...

 

Falta de graves é com a turma do SPL... hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Achei que todos os vectras mod novo tinham pelo menos apoio de braço...

 

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

O expression é meio pelado...

Editado por Leonam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até hj eu só tinha visto de perto os elegance.

 

Legal mesmo deve ser os colection

 

MAs esse tá top tmb, bancos em couro, completinho...deve dar diferença nesses detalhes apenas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os colection são menos completos que o ellite

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os colection são menos completos que o ellite

 

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

 

MAs é uma série especial, ou não?

 

meu sonho é um ellite branco com teto! Lindo demais, vou falar uma bobagem, mas acho mto mais bonito que o (cruze credo) hahaha

Não consigo achar esse carro bonito.... Opinião minha neh...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida em relação aos cabos RCA para instalação.

 

O que seria mais adequado, cabos de 21mm ou 35mm, há muita perda se optar pelo de 21mm?

 

É melhor comprar um cabo blindado para a instalação? Que marca/modelo tem o melhor custo benefício para estes equipamentos da focal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai de Focal mesmo....

Tem kit´s de instalação da Focal já prontos.....

Seu set tá bacana, capricha na instalação e na escolha dos cabos...

no seu caso 21 mm de cabo de alimentação está ótimo!

Nao vejo necessidade de 35 mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou perdido nessa parte de instalação.

 

A HU tem 3 saídas RCA (ainda não comprei ela mas já vi as especificações que ela tem).

 

Eis a foto do amplificador

 

ladb.jpg

 

Minha pergunta é: Que cabo liga o que, por exemplo, o RCA sai da HU e vai para o amp (ou vice-versa)?

 

Quem faz a ligação com os falantes?

 

Notei que nos falantes não possuem entrada RCA

 

shgs.jpg

 

 

wtl7.jpg

 

São entradas bem simples, nisto surge minha dúvida, o kit abaixo (Focal PK-21... 21mm) dá para apenas um par de alto falantes ou para os dois (PS-165 + PC-130)? Quantos kits deste devo adquirir?

 

 

otsf.jpg

 

Para o sub, PB-30DB, foto abaixo, apenas 1 cabo PR-5 da Focal seria suficiente para ligar ele? Questiono porque ao que parece o sub possui 4 entradas RCA...

 

fbv5.jpg

 

Este seria o cabo, ao que indica é o mesmo que vem no kit PK-21...

 

 

ra83.jpg

 

Quantos kits (cabos) destes acima devem ser adquiridos para o set?

 

Agradeço a ajuda, nesta parte sou mais perdido que cego em tiroteio kkkk...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, sugiro dar uma lida nos artigos da autosom, vao te dar uma grande ajuda. No começo eu passei por isso tmb.. rsrsrs

 

Bom, seu modulo é 5 canais neh?

Vc vai usar este cabo RCA do kit para o sub e mais um cabo RCA 4 ch para os kits duas vias e os coaxiais traseiros.

Ai liga-se na saida sub da HU o RCA na entrada do canal dedicado a sub, entendeu?

As demais saidas da HU vc liga nas outras entradas do modulo, front e rear.

 

Os alto falantes vc liga os cabos speaker nas saidas do modulo, aquelas saidas com parafusinhos...

 

em resumo é isso... RCA da Hu nas RCA´s do modulo...

Os alto falantes sao cabos speaker no modulo.

 

Alto falantes jamais tem RCA.... RCA é modulo e HU

O sub nao tem 4 entradas RCA.. O sub tem duas bobinas (positivo e negativo)

Essas bobinas devem ser ligadas em paralelo (depende da impedancia) para ligar-se ao modulo nas saidas speaker... (dos parafusinhos)

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...