Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
_ed_

Caixa para SUB MOX de 250wrms

Recommended Posts

Boa Tarde a todos,

Primeiramente gostaria de parabenizar o fórum pela grande quantidade de pessoas experientes que participam por aqui.

E justamente por isso vim pedir um help. Sou o vulgo instalador de garagem, meu som praticamente montei sozinho. Comprei os fios, passei pelo carro (palio g2) só mandei fazer tampão e comprei a caixa.

 

Mas enfim... eu tenho um tampão com 4 6x9 ligados em um sd200.2d que tocam um absurdo. Gosto muito do som deles, mas eu sempre quis um pouco mais de grave. Então um amigo me trouxe do paraguai um subwoofer da marca MOX (sei que não é boa) de 250wrms e 12". Como saiu barato, resolvi ficar com ele. Comprei então um sd250.2d para utilizar o sub. Comprei os fios recomendados e passei toda a fiação enquanto aguardava a chegada do módulo. Comprei também uma caixa usada para sub de 12" (bem pequena) e montei o sub nela.

Ontem quando o sub chegou, liguei e fiquei triste demais. Não era o que eu esperava; meus 6x9 abafam o som do subwoofer, não sinto quase nada de grave e pra piorar meu pioneer não tem saída pra sub. Agora vamos para as perguntas.

 

Há um jeito de regular os 6x9 pra uma frequencia e o sub para outra?

 

Qual o projeto, dimensão e litragem de caixa mais recomendada para esse sub? A minha é muito pequena, acho que não aproveita o sub.

 

Estou quase vendendo o sub e deixando só os 6x9 por não ter melhorado praticamente nada. O que acham que devo fazer?

Desde já agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera eu li alguns artigos já, tanto que até desenrolei bem a instalação... fiz as ligações corretas e fiz o possível pra o sub tocar mais que os 6x9.

Mas eu ainda tenho problema com a questão dos filtros. Já que meu cd player não tem saída pra sub, eu vou ter que colocar um passa baixa no sub e um passa alta pros 6x9? é isso?

Sobre a caixa, eu decidi fazer dutada simples mesmo, só tenho dúvida quanto a litragem, pois não tenho muito dados do meu falante.

Somente esses:

 

Subwoofer de 12" Polegadas

Tamanho: 310x310x145mm

Molde de Injeção Cone PP (sem emenda com Borda de Borracha U)

Resposta de freqüência: 28Hz-700Hz

Sensibilidade: 86dB

Estrôncio Magnético 100 Oz (50 Oz + 50 Oz)

Potência máxima: 1800 Watts

Potência RMS: 250 Watts

Impedância: 4Ω ohms

Bobina de Voz (2,5) ASV resistente ao calor.

 

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bobina simples 4Ohms... liguei em bridge no sd250.2d totalizando 4ohms 250wrms na saída.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não não, meu player tem RCA, mas não uma saída RCA pra sub só pra regular grave... estou usando uma saída RCA pro sd250.2d e saída alta pro sd200.2d.

Quando eu aumento o grave pro sub fazer efeito, consequentemente o grave dos 6x9 aumentam também, distorcendo muito o som. A gambiarra que fiz foi colocar o sd250.2d na saída rca frontal, e o sd200.2d na traseira. Então eu joguei 60% do som pro sub. Mas não ficou 100%.

 

Sobre a caixa eu nem sei dizer, é muito pequena, comprei usada de um cara, os dutos dela são bem pequenos, ela é pouca coisa maior que o alto falante. Tenho certeza que trocando ela já dá uma melhorada (inclusive já mandei fazer uma caixa de 46lts pra ele... vou usar umas especificações de caixa criadas para um sub de 220wrms da bravox. Deve ficar bom né?

 

Agora quanto as frequencias, como posso fazer pra regular melhor o som? Tem jeito de cortar a frequencia do sub em até uns 100hz e os 6x9 de 100hz pra cima?

 

Abraços e obrigado pela ajuda galera.

 

Edit: olha a foto da caixa...

 

wloh.jpg

Editado por _ed_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazer passa baixa em sub é mais complicado. Tem um artigo no autosom.net com a tabela de indutorea que vc podera utilizar, de acordo com a frequencia requerida.

 

No mesmo local tem a tabela de capacitores para o passa alta para o kit.

 

De uma verificada la, mas os indutores que sao comprados prontos nao tem muita versitilidade como os capacitores, em alguns casos é necessario enrola-los.

 

Enviado via AutoForum Mobile App

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...