Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ewertonsp

Duvida Entre Par de 12 ou um de 15

Recommended Posts

Olá pessoal , sou novo no fórum, porem já dei uma boa vasculhada e já encontrei muito tópico bacana que me tirou algumas duvidas, porem, ainda restam algumas, para mim dar inicio ao meu novo projeto de som.

“Sai de um 206, onde tinha um som trio com 2 15” target 3.0(EROS) 2 D405(JBL) 2 ST400(JBL) 2 ESx608(SNAKE), para um Vectra B, onde a mala é bem menor.

Vendi os 3.0k e fiquei com o restante do som e uma mala que tem apenas um espaço de 50 de fundo, 45 de Altura e 90 de largura. Gostaria de montar uma Caixa Trio, com Graves fortes e para fora, minha duvida é se uso um Par de 12” como hammer 1.6(EROS) ou se uso apenas um bom Falante de 15” e qual a caixa para o escolhido, na minha cidade Só tem EROS e JBL Selenium.

Gosta de ouvir Forro, Fank, sertanejo, procuro um som de qualidade e gostaria que os graves não fossem calados pelas cornetas, portanto teriam que ser bem fortes.

 

Caso alguém tenha alguma dica ou sugestão agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo o seu antigo som daria certo no seu sedan só mudaria o projeto para encaixar no seu carro. Com os de 12 vc não teria o mesmo rendimento do 15 aberto ainda mais só com um par então tente continuar com seu som dimensionado para o seu carro.

Agora se optar por 12 use o eros mb 2.2, 2 esx 608 e 2 ti eros 7200, regule os ganhos para ter um equilíbrio.

Da para fazer uma sb1000 para os eros mb 2.2 e cornetada dutada para os esx e nas pontas os ti de cada lado.

 

Cortes 50hz a 200hz grave na sb1000

médios 200hz a 1200hz

ti 1200hz a flat.

Editado por Luiz Rafael
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo o seu antigo som daria certo no seu sedan só mudaria o projeto para encaixar no seu carro. Com os de 12 vc não teria o mesmo rendimento do 15 aberto ainda mais só com um par então tente continuar com seu som dimensionado para o seu carro.

Agora se optar por 12 use o eros mb 2.2, 2 esx 608 e 2 ti eros 7200, regule os ganhos para ter um equilíbrio.

Da para fazer uma sb1000 para os eros mb 2.2 e cornetada dutada para os esx e nas pontas os ti de cada lado.

 

Cortes 50hz a 200hz grave na sb1000

médios 200hz a 1200hz

ti 1200hz a flat.

 

Muito obrigado pela dica Luiz, eu preferia as de 15", porem como disse meu espaço é limitado (L-90cm A-45cm P-50cm), acha que teria como fazer só com uma de 15" e os demais equipamentos?

 

Outra duvida, a SB1000 que você diz é essa da foto? 190420121005.jpg

 

Grato pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo aonde estou é bloqueado pelo servidor e por isso não consigo ver as fotos. Agora só um de 15 não ganha de 2 de 12 ainda mais numa caixa de alto rendimento, e com essa caixa ele tocara mais aberto igual a dois de 15 numa dutada ou até além.

Essa caixa sb1000 é uma manifold e fica ótimo com esse falante da eros, tem alguns que fazer esse projeto.

Caixa dutada é só musical aqui não usamos mais, simples nos resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo aonde estou é bloqueado pelo servidor e por isso não consigo ver as fotos. Agora só um de 15 não ganha de 2 de 12 ainda mais numa caixa de alto rendimento, e com essa caixa ele tocara mais aberto igual a dois de 15 numa dutada ou até além.

Essa caixa sb1000 é uma manifold e fica ótimo com esse falante da eros, tem alguns que fazer esse projeto.

Caixa dutada é só musical aqui não usamos mais, simples nos resultados.

 

Mais um vez orbigado Luiz pela Atenção, agora faz ela com o duto de madeira mesmo, estreito como um corredor ou usa dutos cilindricos de pvc? e a litragem ideal para eles você sabe me dizer? O fabricante recomenda 38 litros é isso? outra coisa de 4 ou 8 Ohms?

 

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode sim amigo eu usaria 40 litros com eles, compre de 4ohs para casar certo com modulo de 2ohs.

Têm o mb da eros com mais rms seria uma boa opção mesmo ele tendo hz mais alto.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode sim amigo eu usaria 40 litros com eles, compre de 4ohs para casar certo com modulo de 2ohs.

Têm o mb da eros com mais rms seria uma boa opção mesmo ele tendo hz mais alto.

 

Então rafael, andei vendo, e aqui o pessoal usa muito os Hammer 3.0 e 4.0 na caixa euclides, seria uma boa? ou a melhor pra eles é a Sb1000 mesmo? Quero tirar o máximo deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo euclides usam muito com 15 e 18, agora de 12 seria melhor ao meu ver sb1000 projetada.

Digo mais Euclides original com target bass de 15 3.0 é show imagine de 18 que tem maior db sensibilidade e área.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo euclides usam muito com 15 e 18, agora de 12 seria melhor ao meu ver sb1000 projetada.

Digo mais Euclides original com target bass de 15 3.0 é show imagine de 18 que tem maior db sensibilidade e área.

 

Então, vi um 2.2 numa Euclides e não tava bom, agora ta dificio de achar projetos de SB1000 para falantes de 12", agora quanto ao modelo, poderia ser o hammer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diferença que o hammer ele não toca 50hz a 60hz e sim 65hz para cima, já o mb toca desde 50hz por isso melhor opção.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diferença que o hammer ele não toca 50hz a 60hz e sim 65hz para cima, já o mb toca desde 50hz por isso melhor opção.

 

Então Luiz, passei o dia vendo videos no youtube de AF de 12" e vi uns da Tomahawk tocando muito, No caso o Tomahawk Live 1000w Rms 12 Polegadas.

Se possível, da uma olhada aqui na descrição dele, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527794362-tomahawk-live-1000w-rms-12-polegadas-_JM

 

Tambem pesquisei bastante sobre as caixas e não to encontrando projeto de SB1000 para AF de 12, apenas de 15 e 18. porem encontrei esse no site da erros e um video dela em um celta no youtube, batento muito.

1596159_459505857505277_1314894430_o.jpg?oh=4918772a2a53e5a0bf23ca658d97fbec&oe=52DAADAD&__gda__=1390071993_995013338b5ae672bba280483b55396b

 

Acha que ela ficaria boa? ou a SB1000 é melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo lembre caixa dutada é mais simples de todas para ter um bom rendimento tinha que usar 4 dessas caixas e veja que o corte está em 80hz recomendado, então ele não vai toca todo tipo de música.

Se quiser fazer e for a única opção faça e compre o hammer agora não será como 15 ou 18 por isso indiquei a sb1000 com mb 2.2 para joga o som longe como essas de 15 e 18 e além de toca bem todas ás músicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo lembre caixa dutada é mais simples de todas para ter um bom rendimento tinha que usar 4 dessas caixas e veja que o corte está em 80hz recomendado, então ele não vai toca todo tipo de música.

Se quiser fazer e for a única opção faça e compre o hammer agora não será como 15 ou 18 por isso indiquei a sb1000 com mb 2.2 para joga o som longe como essas de 15 e 18 e além de toca bem todas ás músicas.

 

Eu não sei como projetar a caixa para dar o corte indicado, e os projetos que acho de SB1000 só são para 15 e 18, Sabe me dizer se tem algum programa pra isso?

 

E o que você me diz dos Tomahawk Live 12?

 

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim da para fazer pelo programa bassbox e se pesquisar verá como usar.

Tomahawk não amigo.

 

Luiz, consegui o programa e ja dei uma boa fuçada nele, porem to com duvida quanto ao modelo de caixa, para fazer o projeto, não encontrei do tipo SB1000, Sabe me dizer onde acho mais informações sobre como utilizar o programa, ja pesquisei muito na net, mas nem por escrito, nem videos estou encontrando.

 

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, eu uso o 6.06pro, nele seleciono a opção Type: Bandpass Parallel Double-Tuned box, e ao lado Shape: Prism, bandpass .... e não esqueça de cadastrar os parâmetros em "Driver" :legal:

 

Leia um pouco mais http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=223

Editado por Miquim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, eu uso o 6.06pro, nele seleciono a opção Type: Bandpass Parallel Double-Tuned box, e ao lado Shape: Prism, bandpass .... e não esqueça de cadastrar os parâmetros em "Driver" :legal:

 

Leia um pouco mais http://audiolist.org...topic.php?t=223

 

Miquin, to pra fundir meu celebro com esse programa, mas é muita coisa pra pouco conhecimento, sabe me informar de algum tutorial mais detalhado pra iniciantes não, queria muito montar esse som, mas to pra desistir e voltar pro meu som interno, porque se não projetar a caixa não vai presta e pra projetar ela eu to passando mal.

 

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual a diferença na faixa útil de frequência de uma caixa manifold ?

ex : um af com uma resposta plena numa dutada responde bem dos 50~150hz sem um pico notável.

como ele se comportaria e uma manifold ?

ele desceria mais alem do spl "extra" gerado pela caixa ?

qual programa se usa pra simular essas caixa não convencionais ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse foi o resultado na "simulação" quando eu estava decidindo por fazer mais uma dutada ou uma manif.

 

Dutada 230L Brutos X Manifold 95 + 95 + 130L

45Hz 126dB (+2)-------- 124dB (-2)

50Hz 128dB (+1)-------- 127dB (-1)

55Hz 130dB ( 0)-------- 130dB ( 0)

60Hz 132dB (-2)-------- 134dB (+2)

65Hz 134dB (-3)-------- 137dB (+3)

70Hz 136dB (-3)-------- 139dB (+3)

75Hz 138dB (-1)-------- 139dB (+1)

80Hz 139dB (+1)-------- 138dB (-1)

85Hz 139dB (+2)-------- 137dB (-2)

90Hz 140dB (+4)-------- 136dB (-4)

95Hz 139dB (+3)-------- 136dB (-3)

100Hz139dB (+3)-------- 136dB (-3)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sim amigo, veja que a cada 3db é o dobro do som.

E lembre que depois de 2 metros a manifold abri muita distancia, por isso que uma dutada não é recomendado em trio de verdade devido a sua cobertura e db mesmo perto ele está perdendo como mostra o programa. O efeito principal da manifold vc sente aberto e quando mais se afasta vc nem escuta mais a dutada do lado da manifold.

Vale cada centavo e digo da para melhora ainda mais o ganho na manifold sem perder o seu gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso de uma manifold os médios terão q descer mais que o normal então ne

caixa cornetada ajuda o médio a subir ou a descer mais ?

Editado por Diego Camilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...