Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
matheusfbastos

Qual fusivel usar

Recommended Posts

Boa Noite.

 

Então estou com duvida em qual fusivel usar.

Como eu disse em outro topico, levei meu som em uma equipadora mais não gostei muito do trabalho deles. Como podem ver nem fusivel eles colocaram na saida da bateria. Sem contar nos cabos que achei de pessíma qualidade, mais isso vou trocar.

 

A duvida é em qual fusivel usar na saida de alimentação do som, estava lendo um tutorial feito no proprio forum, e falam para pegar a potência total que está sendo usada no som. A minha duvida começa ai.

 

Tenho um Subwoofer e um Amplificador mais um Player de 50w x 4.

 

Sub: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-532854715-sub-woofer-12-sony-xplod-xs-ld126p5-1500w-pentagonal-400rms-_JM#redirectedFromParent

Amplificador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531470890-modulo-amplificador-mono-ssl-ev1500m-1500w-digital-600rms-_JM#D

 

A ligação foi feita em 2ohms.

Está sendo usado o máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matheus, tudo bem?

 

Já que você não sabe qual cabo foi usado, veja o fusível interno do seu amplificador e use um de valor igual. O ideal seria que o fusível perto da bateria seja de valor igual ao máximo suportado pelo cabo.

 

Mas deixa eu te fazer uma outra pergunta: Quanto de bateria você está usando para empurrar esse amplificador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bom Bernado.

O fusivel usado no Amplificador é de 30A.

A Bateria é a do proprio carro, se não me engano é de 65A.

 

O engraçado é que eu já fui em outras equipadoras aqui da cidade, e todas não usam fusivel e quando eu pergunto eles falam. "ah poem um de 50A ou 60A que já tá bom".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já li um artigo falando sobre fusivel, cabos, etc..

Só estou com duvida pra saber a potência total que estou usando.

Postei as especificações do Subwoofer e do Amplificador.

 

A ligações foi feita em 2ohms, então estou usando os 1500W certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na teoria sim, na prática você não tem bateria pra fornecer nem metade dessa potência e está mandando MUITA distorção pros alto falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem como explicar pq estou mandando muita distorção para os falantes ?

A bateria tem que ser de quanto ?

Vc acha melhor mudar a ligação para 8ohms ?

Mais o Amplificador só funciona em 2ohms e 4ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o fusivel do seu amp é de 30A, é porque o consumo maximo dele é proximo disso!

Nesse caso, não acredito que ele dê 1500W, mas tudo bem

Se o consumo maximo dele ta me torno de 30A, sua bateria aguenta

Então

Dimensiona o fusivel de acordo com a bitola do cabo

Acredito que para o seu caso um cabo de 21mm, com um fusível de 60A, proximo do positivo da bateria (tipo 20-30cm), ficaria baum!

Abs

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai Cogumelo Jones, tudo bom ?

Desculpa está te incomodando de novo.

 

Então, como eu disse a ligação foi feita em 2ohms, vc acha que não está dando os 1500W ?

O amigo em cima disso que estou mandando distorção para os falantes, é verdade ?

Tem como me explicar ?

 

A minha bateria é de 65Ah, se eu colocar um fusível igual a do amplificador de 30A,

ficaria bom ?

Ou eu tenho que dimensionar o fusível de acordo com a bitola do cabo, igual vc disse ?

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matheus,

Quando a alimentação (bateria) não é suficiente, as quedas de tensão se traduzem em distorção no sinal, que é perigoso pois causa queima nos alto falantes. Realmente, para 1500w você estaria com uma falta de alimentação absurda. Porém o Cogumelo Jones atentou para uma coisa que eu não tinha percebido: Se o fuse interno do amp é de 30A, esse amp não entrega nem perto de 1500w, afinal, à grosso modo, Amperes * Volts = Watts. Então, na melhor das hipoteses, em 14v, o seu amp entrega 30 * 14 = 420 watts RMS, potência esta que a sua bateria aguenta.

 

Quanto ao fusível, o ideal é dimensionar de acordo com o cabo, mas como você disse que não faz idéia qual cabo é, dimensione de acordo com o fuse do amplificador, nunca será drenada mais corrente que isso, senão o fusivel do amp abriria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com 30A de consumo, acho muito dificil alcançar a marca dos 1500W, mesmo se tratando de um amp digital! Acho que esse amp (se o consumo dele realmente é 30A) ele deve chegar proximo de uns 500W a 2 ohms! O que não é pouco!

É muito comum vermos no mercado amplificadores que mentem a potência real

 

Sobre distorção

 

Se esta mandando distorção para os falantes, o jeito mais facil de constatar é ouvindo!!!

 

De fato, se ele é um amp mono com recomendação de impedância minima de uso em 2 Ohms, ele ja deve estar mostrando todo ou quase todo o seu potencial (Isso tb depende da configuração do ganho, sensibilidade, bass boost etc). E, nesse caso (na impedância mínima recomendada) as possibilidades de distorção são maiores do que se usar em impedâncias mais altas.

 

O que o amigo mencionou, foi que se vc usar uma bateria que fornece uma corrente subdimencionada para um amplificador de alto consumo, o amplificador vai passar fome (fome de corrente hehehe). E isso pode ser uma das causas de distorção! Sim!

Mas não acho que seja o caso, haja vista que o fusivel do seu amp é de apenas 30 Amperes!

 

Sobre qual fusivel vc vai usar

O amigo Bernando ja falou, eu tb ja falei! Vou reforçar

O fusível deve ser dimencionado de acordo com a bitola (grossura) do cabo

A corrente suportada pelo cabo vai depender da sua expessura (existem outros fatores, com percentual de cobre, mas não vem ao caso)

Dai se vc colocar um cabo fino, que for suportar uma corrente muito alta, esse cabo vai esquentar bagarai e vc corre o risco de botar fogo no carro huahaua! Por isso o fusível!

O fusível é pra proteger o CABO!!!!!!!

Entendeu???

Existem tabelas com as expessuras de cabos em AWG e suas respectivas correntes suportadas

Recomendo uma pesquisada no Google

 

Mas adiantando

Com falei no post anterior

Um cabo de 21mm, com fusivel de 60A, vai ficar bom pra vc!

 

Bele?

 

abs

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Cogumelo Jones e Bernardo.

Entendi perfeitamente agora.

 

Vou ver se a bitola do cabo é de 21mm

 

Muito obrigado mais uma vez, por tirar minhas duvidas.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...