Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Christian H.

O que faz diminuir o atraso em caixas dutadas?

Recommended Posts

Boa noite!

 

Sou novo e sou ainda menos do que iniciante rs.

 

Gostaria de saber o que faz diminuir a onda de atraso em caixas dutadas, principalmente (e claro) entre 40-69 Hz.

 

Eu fiz um teste no winisd e mexendo apenas na litragem, ou no duto, o atraso não muda tanto. Gostaria de saber se alguém sabe dizer, ou se tem algum link para algum artigo a respeito?

 

Obrigado e feliz ano 2014! :)

Editado por Christian H.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquise sobre atraso de grupo.

 

Ele existirá até em caixas seladas. Até em falantes em free air. Entender o que é o tal atraso é o primeiro passo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar caixas seladas.

Oi Pad.

Então cara, eu estava com uma dutada pré-fabricada que estava dando muito, muito atraso. Embolava em graves curtos. Coloquei uma selada e agora está com pouca pressão demais. Gostaria de achar um meio-termo.

 

Pesquise sobre atraso de grupo.

 

Ele existirá até em caixas seladas. Até em falantes em free air. Entender o que é o tal atraso é o primeiro passo.

 

Oi Kleber. O pouco que li a respeito, parece que é o conjunto todo que muda esse fator (e vários outros fatores consequentemente, né).

Eu alterei algumas coisas no winisd e percebi que se eu mudava a litragem em conjunto com a sintonia (principalmente) o group delay alterava.

 

Na verdade, para ter a linha mais flat e o menor group delay, parece (repito, só parece rs) que a sintonia deve ser feita em 23hz (7,9ms a 41,25Hz e 5,75ms a 49,24Hz). No entanto o fabricante do sub (JBL 1214) sugere 49.55 L por sub com sintonia a 34Hz e 1 duto de 102mm. O que dá um delay de aproximadamente 14,61ms a 41,25Hz (quase o dobro) e 9,42ms a 49,24Hz.

 

Farei o que você me sugeriu e pesquisarei mais a respeito. Não sei se é certo mudar a configuração do fabricante.

 

Abraço a vocês e feliz ano 2014

Editado por Christian H.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu problema de embolamento é outro... provavelmente uma caixa com sintonia alta, que fazia o sub excursionar mais que devia.

 

Group delay é problema quando chega aos 24ms. Abaixo disto está dentro da nossa tolerância auditiva.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado por clarear! Demorou.

 

Minha dutada era aquela mal falada "palhetada" Nelson. Deve ser por isso então. Vou pesquisar.

 

Agora comprei mais um sub e coloquei uma dupla de 30L cada câmera mas não dá a mesma pressão (nem metade) do que dava 1 na dutada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se quer melhorar o delay e usar na dutada, também podes colocar um sub com melhor conjunto motor..

falando nisso, qual o sub em questão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado por clarear! Demorou.

 

Minha dutada era aquela mal falada "palhetada" Nelson. Deve ser por isso então. Vou pesquisar.

 

Agora comprei mais um sub e coloquei uma dupla de 30L cada câmera mas não dá a mesma pressão (nem metade) do que dava 1 na dutada.

 

A "palhetada" é uma solução muito boa quando bem estudada. O que o cara faz é qualquer coisa que não um bom projeto.

 

No caso do group delay o embolamento é bem diferente. Como todo grave é formado por uma fundamental e pelo menos um harmônico (no caso de graves sintetizados), você pode acabar numa situação em que esses dois componentes estejam atrasados 24 ou mais milissegundos entre eles, situação em que ouvimos duas fontes diferentes. Nosso cérebro só as "junta" até os 24ms. Aí se diz sobre o embolamento, pois seu grave perdeu inteligibilidade. Agora, se você está perdendo o espaço entre as batidas, misturando tudo, é deficiência no amortecimento, ou seja, caixa errada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela tem alguma forração? Lã de vidro, feltro ou similares?

 

Se tiver, tente diminuir deixando a caixa "mais seca".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A "palhetada" é uma solução muito boa quando bem estudada. O que o cara faz é qualquer coisa que não um bom projeto.

 

No caso do group delay o embolamento é bem diferente. Como todo grave é formado por uma fundamental e pelo menos um harmônico (no caso de graves sintetizados), você pode acabar numa situação em que esses dois componentes estejam atrasados 24 ou mais milissegundos entre eles, situação em que ouvimos duas fontes diferentes. Nosso cérebro só as "junta" até os 24ms. Aí se diz sobre o embolamento, pois seu grave perdeu inteligibilidade. Agora, se você está perdendo o espaço entre as batidas, misturando tudo, é deficiência no amortecimento, ou seja, caixa errada.

 

topico antigo, porem, muito interessante sua colocação

nunca encontrei uma leitura que explanasse essa separação! 

no primeiro caso comentado (embolamento) considerando um bom amp. é uma caracteristica de falta de qualidade excusivamente do sub?

 

digo isso pois tenho um sub 12" free air antigo 250w  fs26 responde 16-1500 etc. enfim independente dos parametros ele é muito musical, timbre bom nada mononota toca melhor que focais incusive q tinhe em relação a muiscalidade...  vou usar em residencial, ele esta em em cx selada 80L nao descontrolou, pensei em colocar 150L selada para descer mais e ficar bem plano e tenho medo de embolar,  se no programa ficar abaixo de 24ms entao estaria tranquilo?

 

Re: Need help With my Subs

Thiele / Small Parameters CS-LD3300

COPYRIGHT ©2000 VICTOR COMPANY OF JAPAN, LIMITED.

Nominal.Impedance,(ohms) 4

SPL,(dB,1W/1M) 93 SPL : Sound pressure level

Displacement,(Liter) 1.32

Hole Cutout Diameter,(inch) 11

Hole Cutout Diameter,(mm) 278

Mounting Depth,(inch) 5-3/16

Mounting Depth,(mm) 131

Re,(ohms) 3.8 Re : DC voice coil resistance

BL,(T·M) 10.12 BL : Product of Flux density and Effective Voicecoil-wire length

Vas,(Liter) 101.61 Vas : Volume of air equal to the driver compliance

Vas,(CuFt) 3.59

Me,(gms) 126.04 Me : Effective mass

D,(cm) 25 D : Effective cone diameter

Fs,(Hz) 26 Fs : Driver free air resonance

Qms 3.76 Qms : Q of driver at Fs considering only non-electrical resistance

Qes 0.76 Qes : Q of driver at Fs considering only electrical resistance

Qts 0.64 Qts : Total Q of driver at Fs

Pe[max.],(watts) 170 Pe(max) : Maximum continuous input power

Xmax.,(mm) 3.5 Xmax : Maximun effective voicecoil travel without distortion

Freq.Responce,(Hz) 16-1500

Magnet Weight,(Oz) 41.1

Magnet Weight,(gms) 1163

Voice Coil(Aluminum)Dia.,(inch) 2

Voice Coil(Aluminum)Dia.,(mm) 50

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...