Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Christian H.

[Uno Mille] Monomarca - Projeto

Recommended Posts

Boa tarde, senhores!

 

Escrevo aqui para mostrar e desenvolver junto o som do meu Uno powered by JBL.

 

Bem, eu tenho um pioneer DEH-X8580BT, a única coisa que não é da JBL.

 

1 módulo JBL GTO 1004 (4x 100rms)

1 módulo JBL GTO 7001 (1x 700rms)

1 par de 69 JBL GTO 938 (2x 100rms 2ohms)

1 kit duas vias JBL MS-52C (5 pol)

 

Estava com 1 GTO-1214D (12 pol, bobina dupla) ligado no GTO-7001. Como sou leigo e fui mal instruído, coloquei um hip hop um pouco mais alto por um longo período de tempo e a bobina queimou (saiu fumaça do duto). Ah, por falar em duto, eu tinha o sub em uma caixa dutada "palhetada" Nelson (também indicada pelo instalador do som), e depois que li os péssimos comentários tratei de me desfazer dela. De fato existia um atraso em algumas frequencias graves, embora falasse muito.

 

Bem, como não quero ficar sem som na viagem do réveillon, tratei de correr. Pensei: bem, quero ter um som com bastante grave, mas que o grave seja bom e sem tanto atraso. Também poderia aproveitar para resolver o problema de espaço e layout do porta malas com os módulos, que são bem grandes. Então o que eu fiz?

 

Fui pra rua e comprei 2x JBL GTO 1214 e 1 caixa selada dupla (2x 30L). A especificação do fabricante é 28.7 litros.

 

Como todas as lojas estão fechadas hoje, eu mesmo fiz a instalação, acredito que temporária pois sou totalmente iniciante nisso e com certeza não ficou bom. Após as festas levarei num profissional.

 

O que eu fiz?

 

Primeiramente, tentei montar a caixa. Ela vem com plug atrás para ligar os fios. Não sei se esse plug é bom ou ruim. Será que gera resistência?

 

Enfim, arranquei o fio fininho que tinha do lado de dentro e soldei o meu cabo (foi minha primeira solda, e sim: sou meio doido rs).

 

9pbl.jpg

 

 

lj7p.jpg

 

 

lcf9.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Depois fui ao carro, e fui reorganizar o layout, pois os módulos antes estavam no banco (e soltaram, caíram). Então fui ver os fios e nossa! Que bagunça, quanta fita isolante. Tive que soltar tudo ,marcar... Soltar tudo dos módulos, marcar os fios com esparadrapo, etc.

 

Enfim, tive que colocar os parafusos nos subs com a única chave de fenda que encontrei aqui (essa da foto acima). Foi uma loucura, e ainda faltam colocar 7 parafusos nelas. Será que tem muito problema?

 

Então levei a caixa ao meu Uno, nesse momento estava assim:

 

 

lmur.jpg

 

Então vamos ligar os fios e rezar:

 

Conectei o cabo nos plugs atrás das caixas, em paralelo. Primeiro em um (vindo do sub), e saindo desse mesmo, indo para o segundo sub.

 

Estou meio encafifado com esses plugs (sem contar com a minha solda). Será que dá m****?

 

Depois liguei todos os fios nos módulos. Uma curiosidade é que, quando fui ligar o fio da força no módulo stereo (o terra já estava ligado) saiu uma faísca, mesmo com o disjuntor "desligado". Normal? Por causa do terra?

 

Enfim, hora de testar as frontais e ufa! Estavam tocando. Nem acreditei, na verdade rs.

 

Depois liguei os subs e ... TAMBÉM TOCARAM! Aparentemente tudo ok:

 

 

6hru.jpg

 

 

ldz8.jpg

 

 

Coloquei o tampão com as 69 e tocaram também... aparentemente tudo ok.

 

Desliguei os subs, cortei o input da traseira, coloquei o som a 3/4 de volume (como recomenda o manual do GTO 1004) e regulei as dianteiras. Depois passei pra traseira e OPS: surpresa: há algo errado alí nos contatos dos RCA, aparentemente. Mesmo com o input zerado, as caixas trazeiras ainda tocavam. Não sei se isso é normal ou não, mas conforme eu mexia nos RCA (pressionava mais contra o plug do módulo) ele dava um ganho considerável de potência, em torno de 50-60% e o som ficava mais encorpado, inclusive o grave (ainda não havia configurado o High Pass). Falarei disso mais adiante.

 

Depois liguei os subs e fiz o mesmo, e preciso confessar que foi decepcionante, muito decepcionante. Os graves são rápidos mas não chegam nem na metade do que apenas 1 sub na mal falada Nelson dava (bem, pelo menos meus problemas de vibrações (QUE ERAM MUITOS) foram a zero. Então comecei a subir o input como sugerido no manual, mexer no bass boost e no subsonico. Enfim, percebi que estava muito baixo o grave, e uma hora de aumentar o input começou a distorcer muito. Não quer perder outro sub no dia seguinte, então diminuí bastante o input (está em um pouco menos da metade), coloquei o subsônico em torno de 40-50Hz (também sugerido no manual) e deixei o bass boost no mínimo (6db).

 

Fui dar um rolê... resultado é que não dá pra ouvir música. Se aumentava, os médios/agudos ficavam muito alto. Se eu aumentava o grave pelo som, mesmo colocando em +8 com low pass a 80Hz, o cenário continuava muito negativo.

 

Estou em dúvida se é aquele plug conector que tem atrás do sub, se é a configuração/regulagem do módulo ou se preciso partir pra dutada mesmo (que de fato não queria). Eu imaginava que poderia haver uma diferença entre a dutada e a selada, claro, mas por isso que meti mais um sub. Agora com 2 subs não tenho nem metade de pressão que tinha na caixa dutada nelson. É assim mesmo? Não né? Estou inconformado :(

Alguém me dá uma luz? Fui tão mal orientado por profissionais que mesmo recorrendo a eles, gostaria de estar mais bem informado.

 

Quanto ao problema que falei antes do módulo stereo, do RCA. Durante os testes, fui mexer no balanço e no fader, e havia alguma coisa errada. Quando eu jogava pra frente, ele ia colocando pra trás... (aparecia pra frente no display, mas o som ía para trás), quando eu voltava pra colocar pra trás, ele ía até o zero e então ía para a esquerda frontal?!?!?

Fui lá atrás no módulo e mexi no RCA, então o som deu aquela baixada e desencorpada. Fui lá no som novamente e então o balanço funcionou, aparentemente normalmente.

 

Obrigado desde já de participarem do início do meu projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, legal :legal:

 

Mas..

 

Eu deixaria somente o Kit duas vias com os subwoofer's [-]

 

Cara, organiza essa instalação antes que de m*e*r*d*a, esses Amps ai no pior das hipóteses vão pegar fogo ;) (É pra assustar mesmo) :legal:

 

Agora esses problemas de regulagem, acredito que se devem por má instalação, assim como você está mexendo no fader/balance, e o som não está "obedecendo"..!

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos comentários. O vendedor que me vendeu os subs disse que eu deveria deixar o input de acordo com a voltagem da saída RCA. Então coloquei todas em 4V e Equalizei no pioneer. O grave está uma droga.

 

Quanto a instalação. . Pegar fogo? Nossa. Eu estava pensando em fazer um piso. Mas se o grave for ficar pior que meia boca como está vou mudar os planos... Talvez um sub mais potente em uma dutada. (Acho que dois gerariam problemas de espaço pq a jbl pede quase 50l por sub.

 

Quanto a tirar as 69... Gostaria de entender melhor o pq disso.

 

Ótimas festas pra vocês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal. Estive analisando o desempenho dos dois subs esses dias...

 

O que eu percebi e o seguinte:

 

1. Uma pequena distorção bem na entrada (início) dos bumbos eletrônicos. Aqueles estralinhos chatos, curtos e rápidos.

 

2. Não sei se isso também se chama distorção, mas quando toca notas de baixo de tonalidade mais altas (conseguentemente um pouco mais médias), rola do sub "tremer" e o grave perder a consistência. tipo um "TRRRRRR" (eu sei, péssima onomatopéia rs).

 

3. Os graves estão de fato deixando muito a desejar. Para o grave ficar aceitável em músicas como rock ou blues, é praticamente impossivel. Em músicas como techno e house preciso aumentar o grave na EQ, aumentar o volume do subwoofer e por o "realçar bass" em +5. Deixando o loudness em low (pq se aumento, aumentam também os agudos etc).

 

 

O Low Pass

 

Tenho pesquisado muito a respeito nesse último dia. Eu li bastante e pelo o que eu entendi é o seguinte:

 

- Meu módulo tem 700w rms, os subs tem 350 rms cada. Para jogar 700w para os 2 subs, pelo o que entendi (por favor me corrijam se estiver errado) devo colocar o output na mesma votagem da saida RCA do som (4V), é isso?

 

 

 

De toda forma, se o que citei nos itens 1 e 2 acima for distorção, tem alguma coisa errada, certo?

 

A única coisa lógica que me vem à cabeça, é estar acontecendo alguma coisa de resistência naqueles conectores que tem atrás da caixa (conecto os cabos atrás da caixa).

 

Então o que eu farei amanhã vai ser o seguinte:

 

1. Logo cedo vou comprar um multimetro e uns metros de cabo.

 

2. Vou tirar o som e medir todas as saídas (ficou uns meses ligado sem módulo nos falantes de 2ohms, acho difícil mas vai saber se não zoou)

 

3. Vou medir se está chegando tudo nas outras pontas dos RCA

 

4. Vou por o volume do player a 80%, deixarei tudo flat.

 

5. Desconectarei os subs do módulo

 

6. Colocarei um cd de tom de 50-60Hz

 

7. Configurarei o input até que o voltímetro marque 37.42V (veja tabela abaixo)

 

8. Aumentarei o grave no player e verei o que acontece com a voltagem (por curiosidade)

 

9. Vou furar a caixa e passar os fios diretamente, sem o conector.

 

 

 

 

Vamos ver se resolve!

 

0wzj.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsônico em 50hz ? Bassboost ? 6x9 ?

É isso mesmo? :blink:

 

Oi murillo_g_b, tudo certo?

 

Então, aqui embaixo tem a foto de como esta regulado o sub. O 6x9 2 pessoas sugeriram de tirar e você está perguntando. Até agora ninguém chegou a dizer o por que.

 

kph3.jpg

 

Eu postei em INICIANTE por que não achei nada abaixo disso, e sou totalmente leigo. Imaginei que postando aqui poderia obter ajuda e orientação, bem como poderia ajudar alguém no futuro com problemas e dúvidas similares à minha.

 

Você pode me ajudar nessa regulagem?

Editado por Christian H.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você postou na área de qualidade, mesmo que seja iniciante.

Pra SQ não se usa auto falantes atrás, muito menos 6x9 (e bassboost).

 

Filtro subsônico serve pra NÃO TOCAR frequências abaixo de certo valor e você setou esse valor em 50hz pro subwoofer...

Entendeu o absurdo ? É justamente a faixa de frequencia que ele tem que tocar. O filtro subsônico é pra setar em 20hz.

Você deve ter confundido filtro passa baixa (Low Pass) que filtra as frequências acima de um valor específico com o filtro subsônico, que é um passa alta (High Pass) setado para subgrave.

 

Te aconselharia a ler (e muito) antes de começar a fazer instalação por contra própria desse jeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi murillo, muito obrigado pelos esclarecimentos :)

 

Pelo o que eu li por aí, meu som seria mais pra SQPL... mas como disse ainda preciso aprender e muito. Devo pedir para mudar de subforum?

 

Legal, vou setar em 20Hz.

 

Quanto a não ter alto-falante atrás.. você sabe me dizer o motivo, o que faz com que não seja um som de qualidade?

 

Mais uma vez obrigado e feliz 2014

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prejudica o palco sonoro... principalmente se tiver no tampão.

 

Leia os tópicos de iniciante, é o básico do básico explicado lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Murillo! Farei isso ainda essa madrugada. Já dimunui o subsonico e zerei o boost, melhorou bastante. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Murillo! Farei isso ainda essa madrugada. Já dimunui o subsonico e zerei o boost, melhorou bastante. :)

 

Agora que estou com mais tempo vou te falar:

 

Você postou na área de qualidade (esse tópico) e de SPL (o tópico sobre delay em caixas dutadas).

Aí eu te pergunto, qual seu objetivo ?

Som de qualidade ?

 

Se for mesmo (pra saber se é, leia a respeito, rs) tem alguns princípios básicos que você vai descobrir rapidinho quais são...

Palco sonoro, esteofonia, equilíbrio, acerto...

 

Perguntas:

1) Tratou as portas ? Os mids são pequenos (5") e pra tocar frequências baixas numa porta normal não vai ser fácil. Por quê tratar as portas ? Pra fazer os mids tocarem as frequências mais graves o máximo possível o que possibilita usar um filtro passa baixa (low pass) pro subwoofer que não seja muito alto. Subwoofer não é feito pra tocar médio grave.

 

2) Quanto está o corte do subwoofer ? Você estava com o subsônico em 50hz e agora diminuiu. Ok. Mas e o Low Pass ? Se não mexeu nisso, deve estar em full, o que é péssimo. Se seu player tiver essa opção (estou rezando por você para que tenha, preguiça de procurar as especificações) experimente cortar em 60 e tantos Hz e perceber a diferença, ele vai passar a tocar GRAVES e não médio grave. Sem corte você ouve até VOZ num subwoofer, fica bizarro e horrível de escutar. Na foto que você postou dá pra ver o corte Low Pass em 20-30Hz mais ou menos, mas não dá pra ver se a chavinha está setada para Low Pass ou Full. Se você colocar o subsônico em 50 e o LP em 30 não vai sair som nenhum, apenas o que passar pelo slope dos filtros, que vai ser algo insignificante.

 

3) Vai arrumar essa instalação ? Tá precisando! Por questões de segurança, inclusive, e performance. Começa desmontando essa porta, tratando, usando um baffle de madeira entre o mid e o aro, arrumando um lugar pra posicionar os tweeters. Acomode os amplificadores direito, FIXOS, com os fios protegidos e etc. Depois de tudo funcionando compare o som com os 6x9 desligados e depois com eles ligados, se você preferir com os 6x9 ligados atrás da orelha, é por que SQ não é sua praia.

 

Procura na área de qualidade (não lembro se está em iniciantes, galeria ou som de qualidade mas está por aí) alguns sets montados em unos. Você pega dicas do carro de como abrir não sei o que, e de ter ideias pra instalar melhor isso aí.

 

Eu já tive mid de 5" num Clio (tá na galeria lá se quiser ver) e simplesmente não dá pra viver sem ter as portas tratadas. Nem com 5" nem com 6,5".

 

Abraço e bom trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntas:

1) Tratou as portas ? Os mids são pequenos (5") e pra tocar frequências baixas numa porta normal não vai ser fácil. Por quê tratar as portas ? Pra fazer os mids tocarem as frequências mais graves o máximo possível o que possibilita usar um filtro passa baixa (low pass) pro subwoofer que não seja muito alto. Subwoofer não é feito pra tocar médio grave.

 

Obrigado, não sabia disso. Muito ruim nenhum profissional que orcei instalação ter nem cogitado essa hipótese. Já pesquisei e o tratamento está incluso no projeto. :)

 

 

2) Quanto está o corte do subwoofer ? Você estava com o subsônico em 50hz e agora diminuiu. Ok. Mas e o Low Pass ? Se não mexeu nisso, deve estar em full, o que é péssimo. Se seu player tiver essa opção (estou rezando por você para que tenha, preguiça de procurar as especificações) experimente cortar em 60 e tantos Hz e perceber a diferença, ele vai passar a tocar GRAVES e não médio grave. Sem corte você ouve até VOZ num subwoofer, fica bizarro e horrível de escutar. Na foto que você postou dá pra ver o corte Low Pass em 20-30Hz mais ou menos, mas não dá pra ver se a chavinha está setada para Low Pass ou Full. Se você colocar o subsônico em 50 e o LP em 30 não vai sair som nenhum, apenas o que passar pelo slope dos filtros, que vai ser algo insignificante.

 

O corte do subwoofer no módulo está agora em torno de 90Hz e no player em 62Hz, as vezes mudo pra 80Hz. Esse módulo não tem chavinha.

 

3) Vai arrumar essa instalação ? Tá precisando! Por questões de segurança, inclusive, e performance. Começa desmontando essa porta, tratando, usando um baffle de madeira entre o mid e o aro, arrumando um lugar pra posicionar os tweeters. Acomode os amplificadores direito, FIXOS, com os fios protegidos e etc. Depois de tudo funcionando compare o som com os 6x9 desligados e depois com eles ligados, se você preferir com os 6x9 ligados atrás da orelha, é por que SQ não é sua praia.

 

Positivo, vou sim, claro. Antes de tratar a porta, vou arrumar o porta-malas. Por questão de segurança inclusive. Já que não tenho estepe, vou fazer um piso. Algum problema em usar acrílico (superaquecimento e tal, mesmo com coolers)?? Gostaria de deixar fechado para quando precisar colocar algo na mala não riscar mais os módulos. Agora se for muito prejudicial, coloco madeira mais alta que o módulo e pronto.

 

Procura na área de qualidade (não lembro se está em iniciantes, galeria ou som de qualidade mas está por aí) alguns sets montados em unos. Você pega dicas do carro de como abrir não sei o que, e de ter ideias pra instalar melhor isso aí.

 

Eu já tive mid de 5" num Clio (tá na galeria lá se quiser ver) e simplesmente não dá pra viver sem ter as portas tratadas. Nem com 5" nem com 6,5".

 

Abraço e bom trabalho.

Pode deixar, muito obrigado mesmo cara.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother, entra em contato com o user MASSAMI, ele faz uns trampos ímpar, qualidade fenomenal nos acabamentos.....

 

você tem que sanear seu porta mala.... colocar cada coisa em seu devido lugar.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Brother, entra em contato com o user MASSAMI, ele faz uns trampos ímpar, qualidade fenomenal nos acabamentos.....

 

você tem que sanear seu porta mala.... colocar cada coisa em seu devido lugar.......

 

Obrigado! Já me indicaram ele por MP! Farei agora mesmo bro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...