Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Zafira32

Adaptando um Soundigital em um Sunfire Atmos

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

 

Recentemente comprei um subwoofer Sunfire (110V) modelo Atmos o qual o fabricante garante 1400 rms!! Bom o que me estranha é como pode este sub fornecer 1400 rms se ele é alimentado por um trafo toroidal com potencia de consumo de 300 Watt??? Outra parte estranha é o estagio final onde é usado transistores bipolares MJW3281 e MJW1302 (usa três transistores P e três N).

 

Bom tive a oportunidade de ouvi-lo por algum tempo e me impressionei com a qualidade e spl produzido pelo pequeno subwoofer, o sub de apenas 6¨ excursiona bastante para um gabinete closer de puro alumínio!!! Bom p minha infelicidade o monstrinho veio a óbito qnd minha filha ligou em 220V!!! levei a uma da melhores assistência técnica aqui em Fortaleza técnica onde foi me dada a informação que boa parte do amp e fonte teria ido p espaço! Por falta de peças e componentes, estou pensando em adaptar um amp da Soundigital smd,mas ainda não sei nada dos amps a não ser visual q me impressionou pelo tamanho e layout da placa, como sempre tem sido nos amps da Soundigital!

 

Tenho em mente duas opções para alimentar o amp Soundigital: Mandar fabricar um Trafo toroide nas mesmas dimensões c primário 220V e secundário 12V.

 

A outra opção que acho melhor, seria fabricar o Trafo com secundário na mesma tensão da fonte do amp. E alimentar o amp eleminando a fonte original do amp, mas dai ainda não sei nada do futuro amp escolhido, que tipo de tensão usa se é simples ou simétrica, corrente necessária, se o amp vai funcionar alimentado desta forma, pois em muitos amps precisam de uma tensão auxiliar para funcionar a parte de pré etc... Em fim essa opção é mais difícil e mais arriscada, mas que na minha inexperiência julgo que terá melhor eficiência em se tratando de fonte!

Portanto peço a ajudas dos colegas que possa e auxiliar na melhor escolha do amp e n andar da carruagem vou postando maiores informações.

 

 

Sunfire_XATM265_Atmos_subwoofer.JPG

OBS. Lembrando que o SUB tem impedância de 4ohms.

 

Site do Atmos: http://www.sunfire.com/atmosXT.asp

 

Depois posto mais fotos do subwoofer p terem ideia do espaço que vou ter para encaixar o amp, quase nenhum!!!

 

 

 

Abraços

Editado por Zafira32

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando, se a opção de eliminar a fonte do amp. funcionar, vc será um vendedor de fontes pra acoplar aos amps :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Montar uma fonte com trafo pode sair meio caro.. eu recomendaria pegar uma fonte de LED de 25~30A ou uma fonte de computador e ligar em um SounDigital nano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho estranho ter queimado "uma boa parte do amp". Tá estranha esta história. O trafo, de fato, é um prolema, pois poucas empresas enrolam toróides. Uma solução é comprar outro ou mandar refazê-lo. Na internet você encontra.

 

Eu recuperaria esse bicho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... Não cita RMS na página.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô Marcelão, que pena. Cara, quem fazia muito essa adaptação (pular a fonte do amp) era o Gil Som, aqui perto de casa ? Manda MP com teu celular. (perdi a minha agenda).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Manual é sim em RMS

 

Specifications

 

 

Amplifier Output

 

1400 watts rms (3.3 Ω impedance)

 

 

High Cut Filter

 

30 Hz - 100 Hz adjustable, with a

 

"Bypass" position.

 

 

Frequency Response

 

30 Hz - 100 Hz

 

 

Power Line Voltage

 

US model

 

100-120 VAC 50/60 Hz

 

Fuse Rating 6A slow blow

 

International model

 

220-240 VAC 50/60 Hz

 

Fuse Rating 4A slow blow

 

 

Dimensions

 

Height 8.5 inches (21.6 cm)

 

Width 8.9 inches (22.6 cm)

 

Length 10.1 inches (25.7 cm)

 

 

Weight

 

32 lbs (14.5 kg)

 

 

Line Power Consumption:

 

330 watts average, at maximum continuous

 

output. 0.5 watts at idle.

 

1400 watts peak, time limited basis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Wil Como vão as coisas? Rapaz se vc ver o espeço que tenho neste sub é quase zero, ele trabalha com radiador passivo, as dimensões da caixa são bem reduzidas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

è Kleberlpa verdade mas o cara aqui que mexeu é muito bom, pensei ate montar tudo e mandar p um representante nos eua, mas tenho quase ctz que vou me da mal, melhor comprar novo, q la custa U$ 999,00, sem falar no frete pois pesa mais de 18 kg. mas barato é fazer essa adaptação, não vai sair tao caro, amp uns 300 reais + uns 110 do Trafo na plâncton já fiz uma cotação por cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para esta adaptação o mais simples seria mesmo usar uma fonte chaveada de 12-13vcc de 20A a 30A e dar uma atenção melhor na parte de filtros para evitar possível ruídos em frequências, mais altas

 

e usar uma amplificador deste pequenos, talvez o banda 2.4d ou SD400.4

 

ou ainda usar um amplificador profissional ou residencial que forneça os 400W rms em 220vca ou 110vca deve ser mais difícil de encontrar do que usar uma solução da linha automotiva,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma outra opção além das comentadas seria um painel que se usa para montar caixas amplificadas, mas esses são um pouco salgados, mas bem melhor do que partir para automotivo + fonte.

 

 

Amplificador in Box

http://www.advancesom.com.br/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom seria se houvesse espaço!! me problema maior é o pouquíssimo espaço q terei, se vc procurar na net vai ver fotos do Sunfire Atmos. mas vlw a dica!

 

No post acima coloquei uma foto ele montado em acrílico e na caixa original

Editado por Zafira32

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber muito interessante se fosse p sub! Legal p fazer um palco! Preciso de amp q faça LP e q me mande uma boa quantidade de rms p balançar esse sub. Mas ta valendo as sugestões!!! thanks!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fcoelho coloquei uma foto acima do sub onde da pa notar que espaço é q me falta! Mas obg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu compraria uma boa potencia AB residencial mesmo.. e não faria "gambitos"..

 

Pequena demais a caixa.. eu colocaria algo externo mesmo. Ou daria um jeito de consertar ou mandar consertar esse amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu compraria uma boa potencia AB residencial mesmo.. e não faria "gambitos"..

 

:+1

 

ou um bom xing AB com uma fonte bacana

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...